domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Comunidade Luso-Brasileira


Roberto Carlos encontra com Amália Rodrigues. O rei e a rainha :)

Hoje é comemorado o "Dia da Comunidade Luso-Brasileira" - data instituída pela lei nº 5.720/67 em memória a chegada de Pedro Álvares Cabral a Porto Seguro. Em alguns estados brasileiros, a colônia e os apaixonados pela terrinha se reúnem para almoços e jantares celebrando as duas culturas, com direito a música e pratos típicos.

Aqui no Cultuga, deixo uma homenagem a alguns dos encontros mais bacanas entre as músicas brasileira e portuguesa.

Arnaldo Antunes e integrantes da banda portuguesa Clã escreveram a genial "Qualquer". Essa apresentação foi durante a passagem do grupo pelo Brasil. (registrado por Janaína Moitinho)


No Rock in Rio de 2011, os Titãs apresentaram um show completo em conjunto com os portugueses dos Xutos e Pontapés. Nesse vídeo, Sérgio Britto canta "A Minha Maneira", da banda lusa. Essa não é a primeira vez que eles tocaram juntos. Essa parceria já vem desde os anos 1990.


Adriana Calcanhoto sobe ao palco ao lado da fadista Mísia para cantar "O Corvo". Elas são grandes amigas e uma já se apresentou no show da outra algumas vezes. No último álbum de Mísia, Calcanhoto escreveu uma das canções.


No final do ano passado, Maria Gadú convidou o fadista Marco Rodrigues para fazer parte de seu novo disco, cantando "A Valsa". Um belo dueto que, agora, está sendo apresentado ao vivo.


"Fado Tropical", uma das músicas mais lindas de Chico Buarque, inspirada em Portugal, ganhou trechos recitados pelo fadista Carlos do Carmo nesse vídeo do filme "Fados", de Carlos Saura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...