Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Em Portugal, 6 de janeiro é dia de Cantar as Janeiras. Segundo a tradição portuguesa, no Dia de Reis, crianças e grupos reunidos na própria vizinhança batem de porta em porta e cantam uma canção para o Menino Jesus. Em troca, as pessoas oferecem doces, comidas típicas da época (como castanhas e nozes) e dinheiro. É uma forma de dar boas vindas ao novo ano que, oficialmente, começa.

    A tradição é seguida principalmente no Norte do país, onde também há igrejas e câmaras municipais que promovem festividades e apresentações com corais ao redor de uma grande fogueira. Há músicas folclóricas para a época, que têm suas letras modificadas conforme a região.

    Entretanto, o cantor aveireise Zeca Afonso escreveu “Natal dos Simples” em 1968, que fala justamente sobre as Janeiras. A canção ficou tão popular que, atualmente, ela acaba por ser entoada também por muitas pessoas nessa época.

    Assista aos vídeos das Janeiras escolhidos pelo Cultuga:

    Zeca Afonso canta Natal dos Simples, em 1983

    Matéria sobre as Janeiras em Arouca

    Foto do topo: Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva Cantando a Janeira/ AldeiasdeMemoria.com

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário