Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Portugal é um dos destinos mais procurados pelos universitários brasileiros, principalmente pelas facilidades proporcionadas pelo idioma. Entretanto, também há outros motivos que levam a escolha desses estudantes, como a qualidade do ensino, os preços e a riqueza cultural das cidades em que se encontram as melhores universidades.

    Artigo escrito originalmente em março de 2014

    Os primeiros passos para estudar em Portugal

    As melhores universidades de Portugal

    Se você pretende ir a Portugal para estudar, considere observar quais são as características do curso que procura ou do intercâmbio oferecido pela sua faculdade na Universidade do Porto, na Universidade de Coimbra, na Universidade de Lisboa, na Universidade do Minho e na Universidade de Aveiro.

    Há centros universitários melhores do que outros para cada área. Entretanto, esses aqui citados protagonizam o ranking do país e parte também se encontra entre as melhores do mundo.

    Por onde começar?

    Informe-se junto a universidade que pretende ingressar quais são os requisitos para um estudante estrangeiro frequentar o curso e os valores que deverão ser pagos (mesmo as faculdades públicas exigem o pagamento de uma taxa chamada de propina). Estabeleça esse contato e verifique se o seu pedido poderá ser aceito.

    Feito isso, é hora de correr atrás de toda a documentação e informações burocráticas. Procure o consulado português que atende a sua região e solicite a lista com todos os documentos necessários para pedir o visto de estudante. Ele só será oferecido depois que a universidade emitir um comprovativo da sua admissão.

    O seu visto será emitido de forma provisória. Ao chegar em Portugal, você precisará procurar o Serviço de Estangeiros e Fronteiras para formalizar a sua estadia no país durante o período dos estudos.

    Não se esqueça de se informar sobre o seguro saúde. Ele é necessário para a sua entrada em Portugal e para que você possa receber o visto de estudante. São duas as opções: um seguro internacional de saúde particular feito em qualquer agência de viagens ou diretamente nas seguradoras pelo período que você for estudar ou então o convênio PB4 – um acordo firmado entre Brasil e Portugal que oferece apoio médico e hospitalar aos brasileiros contribuintes do INSS. Se esse é o seu caso, procure o Ministério da Saúde e solicite a declaração.

    Alojamento

    Escolher um lugar para ficar à distância não é uma tarefa simples. Mas tendo em mente que o lar é temporário, não há o que temer. Jogue a localização da sua universidade no Google Maps e descubra quais são os bairros dos arredores. Feito isso, você pode buscar alojamentos estudantis dentro dos campus oferecidos pela própria faculdade, locação de quartos particulares, hostels ou até mesmo um apartamento.

    Facilite ao máximo a sua vida e estadia em Portugal. Procure um local que seja próximo de paradas de ônibus, estações de trem ou metrô, que tenha praticamente toda a mobília básica e que permita a visita de seus amigos e familiares. Outro ponto importante é verificar se no preço do aluguel os serviços como água, luz e Internet estão inclusos.

    Alguns sites que podem te ajudar nas buscas:

    Easy Quarto: www.easyquarto.com.pt
    Pousadas de Juventude (rede HiHostel): www.pousadasjuventude.pt
    HostelWorld: www.hostelworld.com
    Imovirtual: www.imovirtual.com
    OLX: www.olx.pt

    Imigração

    Não se esqueça: no dia da viagem deixe o passaporte, a matrícula e demais documentos emitidos pela universidade, a reserva do alojamento e o seguro saúde a mão. Eles serão solicitados no momento da imigração. Comprovativos de seus meios de subsistência também podem ser pedidos.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    291 Comentários

    1. Olá Priscila tudo bem?
      Muito obrigada pelas sua explicações . Eu tenho uma dúvida . Tenho dupla cidadania, alemã . Estou indo para Portugal dia 26/09 . Vou casar antes de ir, 20/09 e meu esposo aplicou para universidade de Porto , o resultado vem até 15/09 . Dúvida: como esposo de Europeu ele precisa do visto estudante também? Para aplicar residência para mim e ele, precisamos levar a certidão de casamento no consulado português aqui e carimbar como verdadeiro apenas? Assim já é aceito o casamento? Que valor em média será pedido como garantia de subsistência no nosso caso? O cartão de cidadão demora muito para sair? Tem um prazo médio ? Eu falei uma dúvida né? E te bombardeei rsrsrs já me ajuda muito se puder me elucidar metade! Bjooo

      • Olá, Heloisa!
        Tudo certo por aqui :) E por aí?
        Bom, vamos as questões. Não tenho um estudo de causa como o seu, mas talvez possa ajudar.
        Vamos por cada um dos casos. Você, entrando em Portugal como alemã, terá que solicitar um certificado de registro para viver em Portugal. Aqui estão os documentos e como se aplica: http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4351#certificadoregisto
        Com relação ao casamento, posso estar enganada, mas talvez fosse interessante verificar como fazer a averbação do casamento na alemanha por meio do consulado e saber quanto tempo demora. No nosso caso, eu tenho cidadania portuguesa e o meu marido é brasileiro. Fizemos essa solicitação por meio do consulado português. Conto como foram os nossos procedimentos aqui, nesse post: https://www.cultuga.com.br/2014/08/cidadania-residencia-o-casamento-entre-portugues-e-brasileiro/ . Você tendo o casamento reconhecido, pode solicitar no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras o reagrupamento familiar, ou seja, a autorização de residência do seu marido: http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4351#CRfamiliarestrangeiro
        Ele não vai precisar do visto de estudante se conseguir obter a autorização de residência por meio de reagrupamento familiar, mas isso pode demorar alguns meses para sair. E não sei o que implicaria na universidade, por exemplo. Seria interessante checar com eles.
        Com relação ao consulado português reconhecer o casamento de vocês, eu realmente não sei como funciona. Talvez seja interessante entrar em contato e dizer exatamente qual é o caso de vocês para que eles possam orientá-los. Pelo que sei, eles não atendem pessoalmente, somente por agendamento. Então, envie um e-mail ou dê uma ligadinha por lá para saber certinho.
        A questão da subsistência pode ser verificada nesse link aqui, da legislação: http://www.sef.pt/documentos/56/Portaria%201563-2007.pdf
        A comprovação pode ser feita de diversas maneiras, como de acordo com o trabalho de vocês (se forem desenvolver algo a distância, podem obter uma carta da empresa comprovando que vocês têm alguma ligação e o quanto recebem mensalmente), imposto de renda, extrato da conta, comprovação de bens com rendimento – como aluguel de imóveis, por exemplo, etc. Essa questão é de grande importância.
        Eu não sei ao certo se o cartão cidadão se aplica ao seu caso ou se o bilhete de identidade para membros da UE é outro (que já seria emitido junto com a certificação, por ex.). De qualquer forma, se o cartão cidadão ou documento de identidade não sair na hora, você terá um protocolo com a mesma validade.
        Fique a vontade para perguntar o que for preciso. No que eu puder ajudar, estou por aqui!
        Um grande beijo e boa sorte para vocês!

        • Olá Prisila boa noite Priscila
          Então preciso da sua ajuda no seguinte, minha filha terminou o ensino médio no Brasil agora e pretende fazer a faculdade em Portugal, só que ainda estou tirando minha cidadania porque sou filho de português, mais você sabe que isso demora né? ainda vou ter que averbar meu casamento, enfim. Então queria saber se enquanto sua cidadania não sai, ela deveria entrar pela nota do enem? Mais meu medo é de depois ela não conseguir entrar como cidadã na faculdade de já estar registrada como brasileira. E também não sei quando devo mandá-la para Portugal iniciar os estudos. Estou tão perdida e ela está realmente decidida a estudar lá.

          • Olá, Olimpia
            Tudo bem?
            Infelizmente, não tenho essas informações específicas sobre burocracias para te passar. Creio que o ideal seja mesmo verificar junto a universidade que ela deseja cursar e também ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Por vezes, vale mais a pena esperar fazer toda a papelada e já ingressar como cidadã portuguesa, sobretudo pelo valor a ser pago das propinas que é mais baixo e a isenção da necessidade de visto de estudos. Caso contrário, terão mais processos para resolver e custos atrelados a isso. Uma outra possibilidade é iniciar os estudos no Brasil, enquanto aguardar o processo e depois verificar se existe a possibilidade de uma transferência ou de eliminar alguma matéria que já tenha feito. Isso varia de acordo com o curso pretendido e também com as universidades.
            Um grande abraço

      • Boa noite Priscila,

        Devido à situação caótica do Brasil, estamos incentivando nossos filhos a ir estudar em Portugal.
        Os dois já terminaram o estudo médio . O mais velho, 19, ingressou na universidade Pucc em Campinas, cursando Publicidade. O mais novo, 17, está fazendo cursinho para tentar medicina.
        Gostaríamos que os dois fossem embora para Portugal. Através de algumas pesquisas, verifiquei que para ingressar nas universidades, é necessário os pontos do Enem. Não há possibilidade sem a pontuação do Enem? Mesmo que seja uma universidade privada? Muito obrigada

        • Priscila Roque em

          Olá, Rita
          Tudo bem?
          Há sim! Verifique os procedimentos para o ingresso de estudantes estrangeiros junto as universidades portuguesas que os seus filhos desejam cursar.
          Um grande abraço

      • Rosiane Wasserman em

        Boa tarde Priscila, tudo bem?
        Sou casada com europeu e estamos vivendo na Inglaterra, minha filha está no Brasil e gostaria de fazer a faculdade em Portugal,.
        Ela sendo enteada do europeu[holandês]pode fazer faculdade em Portugal pela nota do Enem, em Coimbra, ela pode se candidatar para essa faculdade,depois pretendemos ir viver tb em portugal. Desde já agradeço.

        • Priscila Roque em

          Olá, Rosiane
          Tudo bem? Por aqui está tudo jóia!
          Agradecemos a sua mensagem. Entretanto, não sei orientá-la. Aconselho que contacte diretamente a Universidade de Coimbra para verificar quais são as condições de acesso para cada aluno.
          Um grande abraço

    2. Oi Priscila tenho uma duvida muito grande, sou brasileira, tenho 18 anos, minha mae mora no Porto, e eu quero ir morar com ela, já fiz faculdade no brasil mas nao gostava do curso entao tranquei e quero começar um novo curso e em Portugal. Mas queria saber se eu teria que voltar para o colegio (no brasil ja terminei colegio) ja que em Portugal nao tem vestibular.Ficaria muito feliz se voce pudesse me ajudar!! bjs e sucesso!!

      • Olá, Cah!
        Seja bem-vinda ao Cultuga :)
        Para ingressar em uma faculdade portuguesa, você não precisaria retornar à escola. Uma opção, por exemplo, seria usar a sua nota do Enem para tentar uma vaga na Universidade de Coimbra ou na Universidade da Beira Interior (http://vestibular.brasilescola.com/enem/como-estudar-portugal-pelo-enem.htm).
        Para outras universidades, inclusive no Porto, é preciso que você entre em contato com aquelas que tem interesse para conhecer as formas de ingresso, de acordo com a sua situação. São diversas variáveis: se você vai ingressar como estrangeira ou como portuguesa, se está em busca de bolsa, se pretende uma universidade pública ou particular, qual é área do curso que pretende, etc. Aconselho que verifique isso ainda no Brasil para que você possa providenciar eventuais documentos ou legalização de documentos junto à sua escola brasileira e ao consulado de Portugal no Brasil.
        Um link que também pode te ajudar: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/substituicao-de-provas-de-ingresso-por-exames-estrangeiros?plid=593
        Um grande beijo e boa sorte!

    3. Oi Priscila,
      Adorei o site. Sou medica e tenho muito interesse em morar e trabalhar em Portugal! Você poderia me dar algumas informações sobre como é a medicina em Portugal? Há vagas disponíveis? Existe espaço para médicos estrangeiros?
      Muito obrigada!

      • Olá, Erica!
        Tudo bem? Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga!
        Infelizmente não sei te dar uma posição sobre isso, por não ser a minha área. Creio que você possa obter informações mais seguras e detalhadas junto a Ordem dos Médicos: http://www.ordemdosmedicos.pt/
        Boa sorte!

        • Olá, eu tenho 19 anos e curso direito no Brasil, faço o segundo período!a minha mãe mora em Lisboa e eu gostaria de fazer um “intercâmbio”, gostaria de fazer 6 meses de estudo em Lisboa, é possível? Isso atrasaria o meu curso no Brasil? O que eu quero é: fazer um semestre em Portugal, por exemplo o terceiro período e a minha dúvida é, quando eu voltar para o Brasil, poderei cursar o quarto período normalmente? Isso atrasaria o meu curso? Por favor, se possível, me mande a resposta por e-mail: freitassvictoria@hotmail.com

    4. Olá, Priscila!

      Gostaria de conselho seu, pretendo me mudar para Lisboa, Eu minha esposa e meus 2 filhos, 1 de 1,5 anos e outro de 3,5 anos, mas existem algumas questões as quais não consigo definir:

      • Educação:
      Gostaria de morar na região do Parque das Nações ou em São Sebastião, sabe me dizer qual é melhor com relação as escolas deles, seja ela publica ou privada?
      Saberia me indicar algumas escolas?
      Quanto custa mais ou menos as escolas privadas para idade de 2 a 6 anos?
      Ou teria um outro bairro melhor(de escolas) com transporte publico por perto?
      Como funciona para colocar as crianças em um colegio publico em Lisboa?
      Eles são bons?
      O colegio é definido por região onde morarmos?

      • Esposa:
      Minha esposa será a unica a não ter a dupla cidadania, poderia ela participar de ONG ou voluntariado na área de Educacão para poder ir se ambientando enquanto não consigo a cidadania dela?
      Ela é professor Bilingui e de ensino basico crianças de 1 a 7 anos aqui no Brasil e gostaria de no futuro, quando tiver a cidadania, conseguir emprego, ela é formada em pedagogia aqui, sabe se vai precisar fazer faculdade dinovo?

      Estou indo para lisboa em Janeiro, apenas de ferias e para ver como as coisas funcionam e gostaria de ter estas duvidas sanadas para que possa focar onde procurar moradia e escola.

      Se puder me ajudar onde tirar estas duvidas me ajudaria muito

      Obrigado desde já pela atenção.

      Sérgio Martinho

      • Olá, Sérgio!
        Como vai?

        Sobre as suas dúvidas, aqui vão os meus comentários:

        – “Gostaria de morar na região do Parque das Nações ou em São Sebastião, sabe me dizer qual é melhor com relação as escolas deles, seja ela publica ou privada? Saberia me indicar algumas escolas? Ou teria um outro bairro melhor(de escolas) com transporte publico por perto?”
        Possivalmente no Parque das Nações – mas os dois bairros são impecáveis. Creio que você não terá dificuldades nessa questão. Porém, como não tenho filhos, acabo por não ter como indicar escolas. Para tal, aconselho algumas leituras: (1) http://www.cm-lisboa.pt/viver/educacao/oferta-escolar , (2) http://expresso.sapo.pt/em-que-lugar-ficou-a-sua-escola-veja-o-ranking-de-2014=f900077 , (3) http://www.pumpkin.pt/dicas/educacao/creches-jardins-de-infancia-e-infantarios-na-area-de-lisboa e (4) http://roteiro.min-edu.pt/

        – “Quanto custa mais ou menos as escolas privadas para idade de 2 a 6 anos?”
        É preciso contactar cada uma das escolas de seu interesse para fazer esse balanço.

        – “Como funciona para colocar as crianças em um colegio publico em Lisboa? Eles são bons? O colegio é definido por região onde morarmos?”
        O colégio é definido pela região que você mora, sim. Muitas escolas são boas (veja no ranking do link do jornal Expresso que postei na pergunta anterior). Nem todas são totalmente gratuitas. Isso pode depender da renda familiar. Não sei te dizer como é o procedimento de matrícula. Aconselho que você procure as escolas de seu interesse para ter infomações oficiais sobre esse assunto.

        – “Minha esposa será a unica a não ter a dupla cidadania, poderia ela participar de ONG ou voluntariado na área de Educacão para poder ir se ambientando enquanto não consigo a cidadania dela? Ela é professor Bilingui e de ensino basico crianças de 1 a 7 anos aqui no Brasil e gostaria de no futuro, quando tiver a cidadania, conseguir emprego, ela é formada em pedagogia aqui, sabe se vai precisar fazer faculdade dinovo?”
        Não sei te dizer sobre isso. Penso que ela poderá somente ter uma atividade de maneira legal a partir do momento que vocês derem entrada no pedido de visto de residência dela (não necessariamente a dupla cidadania). Nesse portal você encontra todas as informações: http://www.imigrante.pt/ . Com relação a área dela, recomendo a leitura desse post: https://www.cultuga.com.br/2014/11/reconhecimento-profissao-em-portugal/

        Boas pesquisas e um ótimo fim de ano!

    5. Olá Priscila, como vai? Gostaria de fazer uma pós em Portugal, possuo graduação e MBA aqui no Brasil nas áreas de Publicidade e Marketing, respectivamente. Necessito solicitar validação dos meus diplomas para iniciar a pós em Portugal? Obrigada

    6. Oi, Priscila. Tudo bem?
      Com relação a chegada na imigração, como é esse comprovativo de meio de subsistência? Estou indo como estudante para passar 6 meses na UP, logo, estou me valendo do apoio financeiro familiar. Como fica, nesse caso? Outra coisa, reservamos o hotel aqui para ficar um tempo até achar um apartamento legal para ficarmos “indefinidamente”. A reserva do hotel é suficiente?
      Obrigado!

      • Olá, Iury!
        tudo bem?
        Não sei ao certo como isso é verificado na chegada na imigração, pois o meu caso foi diferente do seu. Mas, se você vai como estudante, já seguirá com todos os documentos do visto prontos, certo? Portanto, na imigração será ok. Para formalizar a sua questão no SEF, possivelmente o extrato de poupança ou o seu último imposto de renda, por exemplo, poderão ser suficientes para essa comprovação.
        Boa sorte :)

    7. Oi Priscila, tudo bem?

      Estou fazendo uma big pesquisa sobre ir fazer um mestrado em Portugal.
      Achei MUITO legal ter encontrado o teu site e suas dicas, e algo maior ainda me fez te escrever, você é jornalista e fotógrafa, praticamente da minha ‘raça’ (no bom sentido) rsrs.
      Sou produtora audiovisual e meu namorado cinegrafista. Ambos formados em comunicação social (rádio e tv) aqui no Brasil, estamos com a idéia de fazer um mestrado na área em Portugal.
      Encontramos esse local, você conhece ou já ouviu falar?
      http://www.esmae-ipp.pt/

      Nossa intenção seria juntar a grana pra pagar o curso e conseguir se manter no país 03 meses, e nesse período buscar emprego (dispostos a sub empregos) para o período de estudos, acha que é possível estando aí no contexto de Portugal?

      Não tenho idéia de como funciona a nossa área por aí, mas imagino que seria dificílimo um emprego na área, até encontrei bastante produtoras e emissora que funcionam por aí, mas meu maior interesse seria cursar o mestrado, e perfeito se conseguir um emprego pra me manter no período.

      Legal ter te encontrado por aqui, e desde já agradeço as dicas.
      MUITO OBRIGADA!
      Abs,

      • Olá, Bruna!
        Como vai?
        Fico feliz que tenha gostado do conteúdo do Cultuga :)
        Essa é uma Escola interessante. Não é das mais conceituadas do país em termos gerais, mas é bem especializada/ segmentada e, se tiver o tema do interesse de vocês por lá, vale a pena, sim, essa experiência e investimento, na minha opinião.
        Bom, o máximo que vocês conseguirem poupar para essa fase, melhor, claro. Eu, particularmente, investiria em buscar freelas (para o Brasil) na área de vocês e aproveitaria essa fase para interagir com profissionais locais e produtoras portuguesas. Comecem a firmar contatos pela Internet e combinem encontros e visitas quando estiverem em Portugal. Pesquisem mais sobre a área de vocês e, primeiro, verifiquem todas as possibilidades dentro do universo de especialização – para então pensar em migrar para outra área ou a busca de um sub emprego. Vocês têm formação e experiência e vão atravessar o oceano para se especializar. Creio que segurar as contas e tentar ao máximo as possibilidades de experiências na área ou intercâmbios seria, certamente, mais valioso/ produtivo.
        Um site que costuma lançar vagas na área de comunicação, e que vale vocês ficarem de olho: http://www.cargadetrabalhos.net/
        Boas pesquisas :)

    8. Oi Priscila!
      Adorei o seu site ele dá dicas muito importantes!
      Tenho a seguinte dúvida:
      Pretendo fazer o doutorado na Universidade Nova de Lisboa, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, qual seria o melhor local para moradia?
      Como fica o visto do meu marido como dependente, já que pretendo ir com bolsa do Brasil?
      Obrigada pela atenção!
      Abraços

    9. Olá Priscila,

      Meu marido tirou a nacionalidade portuguesa e estamos pensando em morar em Portugal. Ele cursava Ciências da computação em uma faculdade estadual porém precisou trancar. Entrei no site do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST de Lisboa) e ficamos com dúvidas, se puder ajudar agradeço muito.

      Há duas formas de ingresso que ficamos em dúvida em qual ele poderia se candidatar:

      1)Maiores de 23 anos – 1º Ciclo
      2) Ingresso pelo Concurso Nacional de Acesso

      Sabe me informar em qual das duas ele se encaixa?

      Obrigada!

      Andrea

      • Olá, Andrea!
        Como vai?
        Creio que o ideal seja entrar em contato com o IST para verificar exatamente em que situação o seu marido se encaixa, justamente por ele não ter uma formação escolar em Portugal. Creio que o ideal seja fazer a transferência dele do curso para o IST ou solicitar a entrada por meio de análise do currículo profissional + entrevista + provas específicas do IST. Entretanto, isso realmente deve ser verificado junto a instituição, pois cada caso deve ser analisado de uma forma diferente.
        Boa sorte!

      • Isadora Fernandes em

        Olá Priscila. Tenho 18 anos, e finalizo o ensino médio agora, em 2017. Entrei no site do Instituto Politécnico do Porto e vi que uma das formas de ingresso é o exame para “maiores de 23 anos”. No entanto, gostaria de saber se só quem pode ingressar nesse instituto são pessoas maiores de 23 mesmo, ou se entendi errado. Os sites de universidades portuguesas não são tão bem explicativos, por isso vim aqui te perguntar. Espero que saiba a resposta!! Obrigada pela atenção.

        • Olá, Isadora
          Como vai?
          Pelo que eu entendi, há provas especiais para maiores de 23 anos, e não apenas maiores de 23 podem ingressar no Politécnico do Porto. Aconselho que entre em contato com eles para tirar todas as suas dúvidas.
          Um abraço!

    10. Angelita Saraiva em

      Bom Dia Priscila. Primeiramente gostaria de elogiar sua iniciativa, tem sido de grande valia nas minhas pesquisas. Gostaria de tirar uma dúvida; em 2016 estou indo para validar meu diploma de enfermeira. Vou estudar 01 ano na Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias. Meu esposo é funcionário público aqui no Brasil e irá tirar uma licença de 1 ano para me acompanhar. Como seria o visto dele nesse ano? ele tem direito pro ser meu esposo? Desde já agradeço sua atenção.

    11. Olá, Priscila, tudo bem? Que site maneiro, heim? As dúvidas são muitas e poucas pessoas se disponibilizam a ajudar! parabéns pela iniciativa!
      Bem, eu sou Brasileiro e tenho cidadania-nacionalidade Portuguesa e já cursei por 1 ano o curso de odontologia (medicina dentária), porém, tranquei o curso para prestar vestibular novamente, mas dessa vez para medicina e também tenho muita vontade de me mudar para Portugal e cursar medicina lá. Você sabe quais são os procedimentos que devo seguir para tentar ingressar na Universidade de Medicina sendo brasileiro com nacionalidade portuguesa? Obrigado pela atenção, muito agradecido desde já! ABRAÇOS!

    12. Parabéns pelo site,Priscila! Minha família está pensando em se mudar p Portugal e eu, fazendo vestibular para medicina aqui no Brasil,gostaria de saber como é o processo aí em Portuga, você consegue me ajudar? Eu tenho a cidadania portuguesa tambem! Obrigada!

    13. Stella Machado em

      Olá Priscila, tudo bem? Muito obrigada por todas as respostas e parabéns pelo site!!!!!

      Estou pensando em me matricular em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa, e estou um pouco insegura, pois minha primeira opção seria a de Aveiro, mas infelizmente não abrirá esse curso para o próximo ano! Gostaria de saber se você conhece essa universidade e também se poderia me indicar uma cidade perto de Lisboa que o custo de vida seja mais barato?
      Muito obrigada!!
      Abraços,
      Stella

      • Priscila Roque em

        Olá, Stella! Como vai?
        A Universidade Nova é bem cotada, sim. Costuma estar em inúmeros rankings, principalmente mundiais, de qualidade de ensino.
        Sobre locais mais em conta, é preciso fazer uma pesquisa, sobretudo a respeito do tempo e do valor do transporte que você vai gastar mensalmente com a universidade para ver se compensa morar longe. São diversas as regiões cobertas pela grande Lisboa, como Oeiras, Odivelas, Amadora, Damaia, Queluz, Loures, Almada, Setúbal, Barreiro… Não sei te dizer quais são as mais baratas. Entretanto, esse post pode ajudá-la nas buscas: https://www.cultuga.com.br/2014/01/como-alugar-um-apartamento-em-lisboa/
        Boas pesquisas!

    14. Gabriella Agnes em

      Oi Priscila! Adorei seu site! Me ajudou muito, em muitas coisas! :)
      Mas estou com uma dúvida sobre “fazer faculdade em Portugal”.
      Tenho 22 anos e estou correndo atrás da dupla-nacionalidade portuguesa. Concluí o ensino médio em 2010, comecei a cursar medicina veterinária em uma faculdade particular aqui no Brasil, mas tranquei porque pretendo cursar medicina (humana). E vi a possibilidade de cursar em Portugal, na Universidade de Coimbra. Porém pesquisei e vi que o único tipo de ingresso à Universidade (para cidadãos portugueses e para o curso de medicina, especificamente) é através das provas de ingresso aplicadas aí em Portugal. Eu queria saber se existe a possibilidade, ou a necessidade, de “validar” os meus estudos até o ensino médio, ou o que seria o equivalente ao 12º ano do ensino português.
      Seria inviável eu tentar fazer uma prova de ingresso do qual não conheço a matéria aplicada (por ser diferente da matéria no Brasil), além de ter que ir à Portugal somente pra isso. E se eu não passar? rs
      Não sei se você pode me ajudar, mas se pudesse ao menos direcionar minhas pesquisas, agradeceria MUITO, porque não sei mais por onde pesquisar! rsrs

      Att., Gabriella.

    15. Priscila, bom dia!

      Parabéns pelo cultuga! Estou de mudança para Portugal com meu marido e acessamos seu blog diariamente! É simplesmente fantástico.

      Eu tenho cidadania Portuguesa, sou brasileira de São Paulo.
      Gostaria de saber se a cidadania facilita nas hora de ingressar em qualquer curso em Portugal e se você sabe me dizer quais documentos são necessários.

      • Priscila Roque em

        Olá, Mariana!
        Como vai?
        Agradeço o carinho pelo nosso conteúdo :)
        Pode ajudá-la na questão burocrática, sim. Os documentos necessários variam de acordo com o curso que pretende, se é livre, técnico, graduação, mestrado, doutorado, etc., e da área. Você pode buscar informações junto a própria universidade ou escola ou na Direção Geral de Ensino Superior: https://www.dges.gov.pt/pt e na Universia: http://www.universia.pt/ no caso de cursos superiores.
        Boas pesquisas e boa sorte!

    16. Fernanda Almeida em

      Olá Priscila,

      Adoro seu blog :)
      Você saberia dizer se posso trabalhar, digo oficialmente, durante o mestrado? Estou aplicando para fazer um mestrado de duração de dois anos e gostaria de trabalhar durante este período.
      Outra dúvida: tenho uma filha de 4 anos. Ela poderá frequentar as escolas portuguesas?

      Obrigada
      Fernanda

      • Priscila Roque em

        Olá, Fernanda! Como ai?
        Agradeço o carinho pelo Cultuga :)
        Eu não sei te afirmar com certeza e se há algum impedimento quando existe bolsa, por exemplo. Creio que o ideal seja entrar em contato direto com o SEF (serviço de estrangeiros e fronteiras) para ter um feedback oficial sobre o assunto (www.sef.pt).
        Com relação a sua filha, creio que ela não terá problemas para frequentar a escola. Entretanto, penso que seja necessário solicitar também a autorização de residência dela por reagrupamento familiar quando vocês chegarem a Portugal (http://www.imigrante.pt/PagesPT/DocumentosNecessarios/ConcessaoAR/14Art98N1.aspx)
        Um forte abraço!

    17. Olá Priscila!!
      Gostei muito do Cultuga e da atenção que você dá a todos.
      Bem, estou terminando o curso de Eng. Civil aqui no Brasil e pretendo fazer uma pós em Portugal,
      poderia me dizer sobra a condição de após a conclusão da pós permanecer trabalhando em Portugal e se há ofertas de emprego por aí ?

    18. Oi Priscila. Bom texto!

      Estou pensando em tentar ir fazer o mestrado em Portugal, mas não achei muitas informações sobre bolsas de estudo. Sabe me dar uma luz de onde buscar?

      Obrigado!

    19. Oi, Priscila! Estou adorando o blog.

      Gostaria de tirar algumas dúvidas, pois estou com dificuldades para encontrar essas informações atualizadas.
      Fui aceita e já até paguei a taxa de matrícula do mestrado em Lisboa. Estou juntando os últimos documentos para dar entrada no visto de estudante (tenho apenas a cidadania brasileira), e está tudo caminhando. Mas fico na maior dúvida sobre os procedimentos que devo tomar após a chegada em Portugal – a que serviços devo me dirigir, como tirar os documentos básicos, quais são os documentos que preciso emitir, etc. Você poderia me dar uma luz?

      Obrigada!

    20. Larissa Froufe em

      Olá, Priscila! Sou brasileira, moro no Brasil. Tenho dupla nacionalidade portuguesa. Gostaria de cursar Medicina em Portugal quando terminar o Ensino Médio no Brasil. Gostaria de saber se existe alguma faculdade em Portugal que aceita brasileiros no curso de Medicina, se por eu ter a dupla nacionalidade seria mais fácil de ser aceita e como seria todo esse processo. Obrigada!

    21. Olá Priscila, tudo bom? Não sei se podes responder minha dúvida, mas aqui está ela: Sou brasileiro, moro no Brasil e tenho cidadania portuguesa. Acabo o ensino médio agora em 2015 e gostaria de me graduar em engenharia civil em Porto ou Coimbra. Só que não estou disposto a fazer o ENEM, visto que, sempre estudei para concursos militares, tais como ITA, IME, AFA, Escola Naval, CIAGA/CIABA e outros. Como estudei meu ensino médio em um colégio preparatório para estas “faculdades”, não tive aulas de matérias como história, geografia, filosofia, sociologia, literatura e biologia. Sendo assim, sou um completo leigo nessas matérias, então não teria chance de eu passar no ENEM, já que não pretendo repetir os 3 anos do ensino médio de novo. Por isso pensei em fazer engenharia civil em uma faculdade particular (faculdade de fácil acesso) e pedir transferência após o termino do 1º semestre. É possível isso, pedir transferência de uma instituição particular? Tipo, mandar meu boletim para Coimbra ou Porto e eles me aceitarem? Ou fazer uma prova que comprovasse que fiz o primeiro semestre e estou apto a concluir o restante nas mesmas universidades?
      Aguardo sua resposta
      Abraço
      Ps: só tinha aulas no colégio para concursos militares de matemática, física, química, português, inglês e redação.

      • Olá, Augusto
        Como vai? Aqui está tudo bem!
        Essa questão é variável, pois vai depender do currículo de cada uma das universidades que você escolher. Veja junto a universidade brasileira que você pretende cursar se ela mantém um programa de intercâmbio com alguma universidade em Portugal. Caso contrário, você possivelmente precisará prestar o exame nacional em Portugal, atingir a nota suficiente para o curso que deseja e, então, solicitar a equivalência das matérias já cursadas no Brasil para verificar quais delas serão aceitas. Você pode verificar mais informações aqui: https://www.dges.gov.pt/pt ou junto das universidades de seu interesse.
        Um forte abraço

    22. Nathalia Correia em

      Olá Priscila!!! Adorei o Blog!! Parabéns..
      A minha duvida é sobre o ensino superior.. Tenho dupla nacionalidade e queria fazer uma graduação em Portugal, necessariamente na cidade do porto, vou me mudar em breve (espero) e queria saber se para quem tem dupla nacionalidade é mais facil de ingressar, como é, documentação e etc.
      Eu também gostaria de saber se meu noivo que é Brasileiro pode ir comigo após o casamento?? e se ele tem direito por ser casado comigo??
      Agradeço desde ja

    23. ´Murillo Carlos em

      Ola Pricila, e o nome da minha irma rs, eu tenho familia em Portugal e pretendo mudar no final do para o seu pais. Eu atualmente estudo Direito aqui no brasil, mas pretendo trancar e ingressar em na universidade de lisboa, e eu queria a sua opinião sobre tal assunto, e melhor eu tentar ingressar aqui do Brasil ou e melhor eu ir pra Portugal e fazer uma prova não sei ao certo como funciona tem como me ajudar.

    24. Priscila,
      estamos pensando em um mestrado ou doutorado em Lisboa ou Porto, mas temos um filho de 5 anos. Gostaria de saber se pode nos ajudar com relação a escolas para brasileirinhos nessa idade, nas cidades citadas. Existe alguma escola específica para brasileiros, especialmente nesta fase de alfabetização?
      Obrigada e parabéns pelo blog.

      • Olá, Ana
        Como vai?
        Aconselho que procure as câmaras de Lisboa e do Porto, além da Direção Geral de Ensino. Eles poderão responder a sua questão sobre escolas. Sei que há escolas que ajudam na adaptação de crianças imigrantes ou filhos de imigrantes, de qualquer nacionalidade. Desconheço que exista uma escola específica para brasileiros.
        Um forte abraço

    25. Priscila.
      Tenho cidadania Portuguesa, e como no Brasil, como faço para adentrar em uma faculdade de lá?
      Qual vestibular preciso fazer e como prosseguir, desde já, Grato.

    26. Olá, Priscila! Parabéns pelo site e por ajudar tanta gente com suas informações. Estou matriculada em uma faculdade no Brasil e não sei se é possível pedir a transferência do meu curso de graduação pra uma faculdade daí, sendo que não tenho dupla cidadania. Só quem tem cidadania européia é que poderia pedir transferência? Outra dúvida seria em relação às faculdades públicas, elas são pagas assim como as privadas?

      Abraços!

      • Olá, Eline
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho e peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :)
        Você não precisa ter cidadania europeia para estudar em Portugal. Você poderá verificar todas as oportunidades junto a Direção Geral de Ensino Superior: https://www.dges.gov.pt/pt
        Com relação as faculdades públicas, elas são pagas, sim. Aos estudantes, elas cobram uma taxa chamada de “propina”. Tal taxa varia de acordo com a faculdade. Em algumas delas o valor para o estudante estrangeiro é diferente do estudante nacional.
        Boas pesquisas!

        • Olá, Priscila!
          Obrigada pela ajuda! Vou pesquisar por aqui e se precisar vou recorrer à você novamente. Outra questão: estou na fase de planejamento pra um intercâmbio ( inglês ) de 6 meses fora e pensei em Lisboa. Mas nunca vi ninguém indicando a cidade pra fazer intercâmbio ( nem nenhuma outra em Portugal). Talvez pela língua em comum ( ? ), pois Lisboa é uma cidade turística e se fala muito inglês por aí. Acha furada? Pois a minha intenção é fazer uma imersão na língua 24H. E se puder indicar escolas muito boas em Lisboa, fico super grata!
          Abraços!
          Eline Neves.

          • Olá, Eline
            Realmente Portugal não é um bom destino para estudar inglês. Se deseja aprender um idioma e fazer uma imersão nele, procure um país em que a primeira língua é mesmo o inglês. Caso contrário, passará uma boa parte do seu dia falando somente português e o dinheiro investido não vai valer para o seu objetivo.
            Um forte abraço e boas festas!

    27. Olá Priscila, tudo bem?
      Você saberia me informar qual o nome de curso universitário em Portugal correspondente ao nosso curso de Publicidade e Propaganda? Estou indo em direção à Design de Comunicação na Universidade de Lisboa, mas gostaria de ter certeza que é o curso mais semelhante ao nosso.
      Aguardo resposta,
      Obrigada.

      • Olá, Bianca
        Como vai? Aqui está tudo certo :)
        Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :)
        Já vi o curso de Publicidade e Marketing em diversas universidades de Portugal. Creio que seja aquele que mais se aproxima com esse mercado. Entretanto, aconselho que realmente solicite o currículo do curso para que você possa verificar se atende o que deseja.
        Um forte abraço

    28. Olá priscila bom dia…
      Sou brasileira entretanto estou a tirar o secundário aqui em Portugal(ensino médio)
      Mas tenho uma pertinente dúvida..
      Gostaria de tirar direito na universidade de Lisboa mas gostaria de saber o meu diploma era validado no Brasil ou não? Sei que existe um tratado de amizade entre ambos oa países mas cursar 5 anos aqui e depois ter que fazer outros aí ao meu ver não compensa.. Estou continuamente a melhorar o currículo para ter mais chances no Brasil (sou voluntária da Cruz vermelha e também tenho o nível do inglês avançado reconhecido pela Cambridge school)
      Gostaria de saber se assim que terminar poderia transferir para o Brasil? Teria que fazer outro EXAME da ordem no caso agora um brasileiro OAB? Visto que já teria feito o OAP obrigado pela atenção um forte abraço

      • Olá, Ayeska
        Como vai?
        Aconselho que procure a OAB e também a OAP para obter as informações que necessita, visto que elas são bem específicas.
        Boas pesquisas e boas festas!

    29. Ola Priscila boa noite.
      Gostei muito da sua página está de parabéns.
      Eu gostaria de saber algumas informações se vc poderia me informar.
      Eu moro a 9 anos na Suíça alemã e estou pensando em começar a fazer uma faculdade de médica veterinária em Portugal. Vc pode me informar quais são as chances que eu posso entrar numa faculdade e oque devo fazer para mais informações sobre esse thema??
      Obrigado pela atenção abraços bjs

    30. Olá Priscila, gostei do website bem esclarecedor. Porém tenho algumas dúvidas:
      Tenho uma grande amiga que mora em Lisboa e ela está me dando a oportunidade de conseguir uma vida em Lisboa, pretendo estudar e trabalhar, iniciei Administração no Brasil porém solicitei o cancelamento da minha matrícula porque quero estudar em Lisboa. Gostaria de saber quais documentos séria necessário para ingressar em uma universidade em Lisboa e como seria um procedimento para conseguir um emprego?

    31. Boa tarde Priscila!
      Gostei muito do seu trabalho, parabéns!
      Tenho uma filha que tem passaporte e identidade portuguesa, fez prova do o ENEM aqui no Brasil para medicina, contudo gostaria de fazer faculdade em Lisboa, Portugalnão sabemos como proceder e os documentos necessários para o exame. Há como me ajudar?

    32. Boa Noite Priscila
      Espero que vc esteja bem
      Vi uns post seu pensei que talvez vc pudesse me dar algumas informações pls
      Meu nome é sheila sou brasileira e vivo em Londres a 12 anos.
      Antes de vim a Londres fiz um curso de auxiliar de enfermagem no Brasil porém esse não é válido em UK. Gostaria muito de ir a Portugal e fazer uma faculdade de enfermagem, vc tem alguma informação a esse respeito? Tenho passaporte inglês, creio que por questão de visto não terei nenhum problema. Neste momento faço faculdade de línguas em Londres mais não gosto do meu curso. Desde já muito obrigada

    33. Olá Priscila, tudo bem?
      Pretendo até abril já está morando em Lisboa, porém tenho algumas dúvidas com relação a minha formação acadêmica. Antes de mais nada, me desculpe se vc já respondeu a essa pergunta anteriormente. Bem, sou formada com graduação tecnológica, vc saberia me dizer se em Portugal é aceito esse tipo de formação, pois pretendo fazer Mestrado.
      Outra questão que eu não consegui achar uma resposta, é que estou pesquisando sobre o PB4, minha dúvida seria no meu caso meu marido está tirando a dupla cidadania, ele teria que fazer esse PB4 para ter acesso ao sistema de saúde? E eu não tenho a dupla cidadania e temos apenas uma documento de união estável aqui do Brasil, neste caso eu preciso fazer o PB4 ? Realizando o casamento português eu precisaria fazer o PB4?
      Mais uma vez obrigada pela ajuda.
      Flávia Mendes

      • Olá, Flávia
        Como vai? Por aqui está tudo certo!
        Sobre a sua formação e mestrado, você precisará buscar a universidade que deseja fazer especialização e verificar essa questão.
        Sobre o suporte na saúde, não sei te informar, pois o nosso caso é diferente do de vocês. Creio que tanto você como o seu marido, para fazerem o uso da saúde pública, precisarão contribuir com a Segurança Social (como o INSS no Brasil). Portanto, se vocês pretendem estudar e não trabalhar em Portugal, é ideal que ambos tenham o PB4 ou um seguro saúde particular em Portugal para suprir com esse suporte de saúde. Se vocês forem trabalhar em Portugal, descontarão a Segurança Social, e assim terão acesso ao sistema de saúde.
        Um forte abraço

    34. Sou dentista no Brasil e gostaria de trabalhar em Portugal.
      Gostaria de saber se é possível revalidar o diploma e mudar o curso para medicina ?

    35. Olá Priscila!
      Tudo bem?
      Desejo estudar mestrado em Portugal e gostaria de saber se ao terminar o mestrado , há possibilidade de conseguir visto autorizando trabalhar full time por um ano ou mais ou procurar trabalho por um período?.
      Obrigada!!!

      • Olá, Jaqueline
        Como vai? Por aqui está tudo bem!
        Não sei te informar. Creio que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (www.sef.pt) seja o órgão que poderá orientá-la melhor sobre isso.
        Um forte abraço

    36. Olá, Priscila
      Terminei meu ensino médio no final de 2015 e prestei vestibular para o curso de Pedagogia em algumas faculdades aqui. Um dos meus planos é ir fazer faculdade em Portugal, mas parece que o curso mais próximo é o de ” ensino básico “, para poder dar aula ao ensino fundamental. Gostaria de saber se meu diploma seria válido no Brasil e como funciona o curso em Portugal.

    37. Olá
      Tenho uma dúvida… Meu marido é português e conseguiu com as notas do Enem nota para conseguir o ensino médio (12 ano).
      Como ele faz para tirar a equivalência do 12 ano em Portugal com o diploma do Enem, já que a escolaridade em questão não gera um histórico de notas. Apenas tem um diploma com a conclusão do ensino médio.
      Obrigada
      Fernanda

    38. Olá, Priscila
      Seu blog é simplesmente fantástico e esclarecedor. Eu tenho algumas dúvidas e queria saber se você poderia me ajudar. Eu e minha namorada fomos a uma feira de intercâmbio no RJ e ficamos muito admirados com a Universidade de Lisboa. Eu estou querendo aplicar para estudar Engenharia e Gestão industrial lá e tem alguns pontos que me deixam na dúvida. O primeiro deles é quanto a minha namorada. Na feira, o rapaz nos informou que se ela chegar em Portugal e arrumar trabalho, ela poderá ficar por lá. É simples assim? Você acha melhor irmos casados ou solteiros? Se formos casados, irá ajudar em alguma coisa? Minha namorada está se graduando no fim deste ano em Letras- Português/Literatura e eu acho que pode ser algo bom para ela em Portugal, tendo em vista que ela está estudando uma língua lusófona. Então, há empregos para ela nesta área? E a dúvida que eu mais estou é a seguinte: O rapaz disse que vivendo 5 anos em Portugal, sejam eles estudando ou trabalhando, eu posso aplicar para o visto de residente e assim, ganhar a cidadania. E, ele também disse, que é uma coisa relativamente fácil de se conseguir. É simples assim também? Desculpe te encher de perguntas, mas a nossa vontade de ir para Portugal é muito grande. Fico muito grato pela sua atenção e paciência.

    39. ei priscila, tudo bem ? amei seu blog e achei muito interessante e util. obrigado por compartilhar com outrem suas experiencias… para nos brasileiros e muito importante contar com brasileiros que moram em outros paises. veja bem… estou cursando filosofia pela ufes no espirito santo – brasil.. gostaria de fazer um mestrado ou nova graduação em uma universidade chamada évora que fica na cidade de mesmo nome. dei uma olhada nos site e vi algumas informações sobre ingresso, estrangeiros, alojamentos, alimentação e sobre as opções de curso. mas mesmo assim é muita informação e estou em duvida de por onde começar e o que fazer… ainda nao conclui minha graduação mas estou empolgado com a possibilidade. e muito dificil? sinto insegurança e temo pela burocracia e dificuldades … por onde começo?
      forte abraço e parabens pelo blog !

      • Olá, Gregorio
        Como vai? Agradeço o carinho.
        Estudar em outro país não é uma tarefa simples. É necessário fazer a leitura atenta de todas as informações, ainda que sejam densas. Separe um tempo para se dedicar a isso.
        Boa sorte!

    40. Olá Priscila, estou com uma duvida e nao sei se voce pode me ajudar.
      Eu estudo odontologia aqui no Brasil e quero muito fazer pos-graduação ai em Portugal. Voce por acaso sabe sobre essa profissão ai em Portugal ?

    41. Olá priscila, tudo bom?
      Seguinte eu sou brasileiro e tenho cidadania portuguesa. Gostaria de saber se eu posso ingressar numa faculdade portuguesa utilizado a nota do ENEM. Já busquei essa informação em muitos sites mas ainda estou confuso. Na página da universidade de Coimbra, por exemplo, diz nos pré requisitos que podem se candidatar apenas brasileiros sem cidadania européia, mas em outros sites eu vi que isso não é problema.
      Você por acaso sabe responder se uma pessoa que tem dupla cidadania pode se candidatar via ENEM?
      Se a resposta for sim, o quê você considera mais fácil, ingressar pelo ENEM ou pelo Concurso Nacional de portugal?
      Agradeço desde já.

      • Priscila Roque em

        Olá, Antonio
        Como vai?
        Não tenho essas informações para orientá-lo. O mais indicado é mesmo contactar as instituições de seu interesse para verificar como cada uma delas trabalha nesse processo.
        Um forte abraço

    42. Ola pri, eu tenho umas duvidas eu quero ir morar o meu pai so que eu quero cusar medicina ou odontologia como eu faco pra entrar em uma faculdade ai sem ser pela nota do Enem , e eu queria em uma faculdade publica , nao quero pagar nenhuma mensalidade . Voce poderia me ajudar com alguma informacao , primeiro vou passar uma experiência se eu gostar eu ja fico ,quero organizar ja as coisas termino o ensino medio esse ano , quero fazer logo uma faculdade . Gostaria da sua ajuda!!

    43. Olá Priscila,
      estou querendo ir estudar medicina em Portugal, e gostaria de algumas informações, tipo: faculdades, moradia, dentre outros custos.
      Desde já agradeço!
      Abraços

    44. Boa tarde Priscila,
      Muito bom esse site,esclarece bem as dúvidas.

      Então gostaria da sua ajuda,estou cursando administração no Brasil 6 período,teria como dar continuidade em Portugal?

      • Priscila Roque em

        Olá, Barbara
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo.
        Essa questão você precisa ver diretamente com a universidade que deseja cursar, para saber se há equivalência entre os cursos.
        Boas pesquisas!

    45. Jose Soares Neto em

      Boa tarde Priscila!
      Eu sou brasileiro com nacionalidade portuguesa , eu terminei o segundo grau no Brasil e gostaria de ingressar numa universidade em Portugal particular nas area de international Business , vc poderia me dizer se meu historico escolar e certificado do 2 grau tem validade em Portugal p ingressar na universidade? Muito obrigado Jose Soares

      • Priscila Roque em

        Olá, Jose
        Como vai?
        Você precisará autenticar e reconhecer os seus documentos escolares brasileiros via consulado para que sejam aceitos por uma universidade portuguesa. Com relação aos documentos necessários, você poderá verificar junto a universidade que deseja cursar. Há boas informações para pesquisa nesse link: http://uniarea.com/
        Um forte abraço

    46. CARLOS REQUEIJO em

      Muito bom toda essa aula que você dá para os enDuvidados do aqui do Brasil. Eu também tenho dúvidas e gostaria de pedir a sua ajuda. Tenho uma filha que está cursando o último ano do ensino médio que é o ano de fazer a prova do ENEM. Ela tem cidadania portuguesa. Qual o caminho das pedras para ela tentar uma vaga para cursar medicina em alguma instituição universitária em Portugal?????
      Eu sou filho de portugueses e tenho nacionalidade portuguesa, tenho moradia na cidade do Porto e sugeri à minha filha que ela pensasse em cursar medicina em Portugal. Será que ela consegue uma vaga?? Qual a mágica para ela conseguir???
      Obrigado.
      Carlos Requeijo

      • Priscila Roque em

        Olá, Carlos
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        Aconselho que vocês procurem as informações junto a universidade que ela pretende cursar para saber quais são as opções que ela tem diante dessa situação. Outra fonte boa de pesquisa no assunto é: http://uniarea.com/
        Boa sorte!

    47. Polyana Viana Campos em

      Olá Priscila, gostaria de saber se posso fazer o enem aqui em Portugal. Cheguei a ver algo parecido no site do consulado do Brasil no Porto. É possível ?
      Desde já agradeço !

      • Priscila Roque em

        Olá, Polyana
        Como vai?
        Não tenho essa informação para te passar. O ideal é entrar em contato diretamente com o consulado para confirmar essa questão.
        Um forte abraço

    48. Olá Priscila.. Tdo bem?
      Tenho 18 anos e sou estudante de engenharia aqui no Brasil.Com esta crise estou desanimado e pretendo ir para portugal.
      Tenho algumas dúvidas em relação a como entrar em uma universidade portuguesa.Tenho cidadania portuguesa e não queria usar nota do enem.Há outra forma de ingresso?

    49. Rodrigo Loss Taborda em

      Olá Priscila,
      Estou querendo ingressar em um mestrado em Portugal e a pouco tempo adquiri cidadania portuguesa. Gostaria de saber em qual perfil de candidato me incluo para ingresso nas universidades portuguesas, candidato internacional ou candidato nacional?
      Obs: Ainda não possuo nenhum documento portugues, a não ser o meu registo de nascimento.

      Agradeço desde já!

      • Priscila Roque em

        Olá, Rodrigo
        Como vai?
        Penso que, como cidadão português, seja melhor optar pelo ingresso como estudante nacional. Caso optasse pelo acesso estrangeiro, teria que arcar com outras burocracias e despesas que envolvam essa inscrição (penso que nem seja permitido, pois envolveria o visto de estudante, inclusive). Para ficar com a mente tranquila, entre em contato com a universidade que deseja cursar para obter as informações oficiais.
        Um forte abraço

    50. Bom Dia Priscila,
      Eu estou quase a fazer os meus 18 anos. Neste momento estou a viver na Suiça e estou a fazer um Estagio de 3 anos numa dentista como assistente de dentista. Eu acabo o meu estagio para o ano 2017 no verao… No meu futuro eu nao quero fazer esta proffisao, eu gostava de ir para portugal viver e ir para universidade estudar psicologia.. Eu so tenho cidadao portugues. Eu so nao sei bem como fazer para entrar em uma Universidade Portuguesa e quanto saos os Custos.
      Muito Obrigada Bjs, Carina

    51. Boa tarde!
      Gostaria de fazer uma pós graduação em Portugal, vou me formar em Pedagogia no ano que vem.
      Como eu faço? Pois sou def auditiva. Aguardo sua ajuda.

      • Priscila Roque em

        Olá, Dai
        Como vai?
        Eu não tenho o domínio de como são ministradas as aulas e o material de suporte para alunos com deficiência auditiva por aqui. Creio que o ideal seja você contactar diretamente a universidade que deseja cursar para que eles possam orientá-la. Uma outra opção é enviar uma mensagem a Associação Portuguesa de Surdos, uma instituição bem antiga que poderá ajudá-la com mais alguma informação importante: http://www.apsurdos.org.pt/
        Um forte abraço

    52. Olá, boa tarde,
      muito obrigado pelas informações e empenho em responder as perguntas . Foram tiradas várias duvidas minha !! :D

      seguinte..Minha esposa irá fazer mestrado em psicologia, e entrarei através do reagrupamento familiar . minha dúvida é, poderei trabalhar fulltime ? ela poderá tb trabalhar ?
      vi recentemente que vou aprovado na UE com exceção do Reino Unido, Irlanda e Dinamarca, que Estudante poderá trabalhar enquanto cursa e tb o seu dependente. Sabes informar algo do tipo?
      mto agradecido.

      • Priscila Roque em

        Olá, Trm
        Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
        Creio que o ideal seja você buscar o SEF para perguntar sobre as características do visto e da autorização de residência de vocês.
        Um abraço

    53. Oi Priscila !

      Excelente a ajuda que vc está dando as pessoas esclarendo tantas dúvidas, obrigada pela iniciativa.

      Sou cidadã italiana e quero fazer Medicina em Portugal, o DGES me instruiu como fazer. Agora preciso estudar o conteúdo que cai nas provas.
      Vc sabe se aí existem cursos como os nossos cursinhos pré-vestibular ? Poderia me indicar alguns ??

      Grata,

      Samara

      • Priscila Roque em

        Olá, Samara
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho :)
        Hum… Infelizmente não conheço. Veja se consegue encontrar mais informações que precisa nesse site: http://uniarea.com/ – ele é muito bom para o acesso a universidades portuguesas.
        Um abraço!

    54. Olá…

      Estou querendo fazer mestrado em Portugal. Sou Brasileiro mas tenho cidadania portuguesa.
      Sabe como é o ingresso nos cursos para quem tem a cidadania?
      Existem bolsas de mestrado ou doutorado?

      Obrigado

    55. Oi Piscila. Tudo bem?
      Também sou estudante de jornalismo, estou recém no terceiro semestre, mas pretendo ir estudar em Portugal. Mas, mais do que isso, pretendo ir morar ai, estudar, trabalhar e tudo o que tenho direito, também com meu namorado.
      Gostaria de informações e sugestões. É possível conseguir visto permanente e mudar para Portugal? Aos poucos, gostaria de ir construindo a minha vida ai, sempre tive uma paixão fora do normal por Portugal, e convenhamos, como jornalista deves estar acompanhando a situação atual do Brasil: caos. E aos meus olhos, não tende a melhorar tão cedo. Não é, pelo menos no momento, um bom lugar para se estar. E por isso, e vários outros motivos, queria fazer esta mudança – radical – o mais rápido possível.
      Se puderes me ajudar com conselhos/informações/possibilidades, fico grata.

    56. Olá, eu tenho uma dúvida e gostaria muito que voce me ajudasse.
      Tenho 18 anos e tenho nacionalidade portuguesa, agora em setembro estarei me mudando para Portugal, e queria saber com posso me cantidatar para uma universidade portuguesa, aqui no Brasil em agosto eu estaria começando o curso de moda, como eu ainda não estou cursando o esse curso a universidade não quer fazer minha transferência, mais estou pensando em levar uma declaração ou até mesmo minha matricula, será que eles aceitariam? Ou mesmo assim eu teria que fazer uma prova ?
      Beijinhos

    57. Olá, vou participar de uma seleção em minha universidade para cursar um semestre (Odontologia) em Portugual, posso escolher a Universidade, qual a melhor para o meu curso, Coimbra ou Lisboa?

      • Priscila Roque em

        Olá, Tasso
        Como vai?
        O ideal é que veja junto aos colegas da sua profissão ou faça uma pesquisa junto das próprias universidades para que saiba qual delas é a melhor para o seu curso. Ambas tem suas mais valias e são reconhecidas no país. Entretanto, para o seu curso específico, é aconselhável que busque junto a pessoas da área.
        Um abraço

    58. Olá, Priscila! Tudo bom?

      Bom, tenho dúvidas. haha!
      Minha mãe vai se casar com um português no início do próximo ano e vamos nos mudar para Portugal. Como já tenho 18 anos, eu não tenho direito a cidadania por ser filha dela, agregando a família, mas minha bisavó era portuguesa e tentarei conseguir cidadania através da minha descendência. Ouvi dizer que é muito mais barato e rápido conseguir a cidadania assim já estando aí, portanto pretendo procurar um advogado em Portugal e dar andamento no processo. Gostaria de saber se assim, conseguindo a cidadania portuguesa eu poderia me candidatar como um português para uma universidade e se o meu Ensino Médio concluído vale em Portugal também. Eu poderia entrar na Universidade de Coimbra (que é na qual desejo estudar) pelo Enem, mas o valor da Universidade ficaria 700 euros mensais, enquanto como portuguesa eu pagaria por volta de 100 euros mensais, o que é uma grande diferença.

      Desde já, agradeço.

      • Priscila Roque em

        Olá, Mariana
        Como vai? Por aqui está tudo bem!
        Realmente não sei te dizer de valores.
        Quando você tiver a cidadania, poderá, sim, se candidatar como portuguesa em qualquer universidade do país.
        Um forte abraço!

    59. Olá Priscila! Sei que há um reagrupamento atraves dos pais para filhos de maiores que estiverem matriculados no ensino superior, isso quer dizer que posso tentar um mestrado sem tirar o visto de estudante? Obrigada

    60. Olá, tenho uma dúvida. Quero estudar relações internacionais, mas gostaria de ingressar de outra forma que não fosse pelo enem! Poderia me responder por aqui e meu e-mail? Desde já, agradeço.

    61. Olá Priscila, tudo bem?
      Bom, eu estou a completar meus estudos no Brasil esse ano e recentemente adquiri minha cidadania portuguesa. Com isso, minha família vai se mudar para Portugal.
      Minha dúvida é o que eu teria que fazer para ingressar nas faculdades de Portugal sendo cidadã portuguesa mas tendo vivido no Brasil .
      Se puder me ajudar, serei muito grata!
      Abraços e muito sucesso!

    62. Olá Priscila!! Tudo bem?

      Primeiramente parabéns pelo Post. É muito esclarecedor!

      Bom, eu tenho algumas dúvidas que talvés você possa me ajudar.

      Sou brasileira com cidadania Portuguesa. Cursei o segundo grau no Brasil e no próximo ano pretendo estudar o nivel superior em Portugal.
      No meu caso, você saberia me informar quais são os pré requisitos para cursar Administração ou Economia em Portugal?

      Obrigada.

      Forte abraço e muita luz,
      Amanda

    63. Olá Priscila, tudo bem?
      Tenho 18 anos, estou fazendo cursinho preparatório para medicina, soube que é possível ingressar em uma faculdade em Portugal com a nota do ENEM, porem para vagas de medicina só é possível para portugueses dada a elevada procura pelo curso.Gostaria de saber se consigo participar, sendo possível eu ter uma cidadania portuguesa devido meu pai assim como o seu ser português imigrado no Brasil.
      Obrigada!

      • Priscila Roque em

        Olá, Nicole
        Como vai? Por aqui está tudo bem!
        Eu não conheço esses detalhes relacionados ao seu curso. Creio que o ideal seja você buscar as universidades que deseja cursar para saber como deve proceder ou buscar mais informações na direção geral de ensino superior: https://www.dges.gov.pt/pt
        Um abraço

    64. Olá, Priscila!
      No ano passado eu comentei aqui, mas em breve completo um ano em Lisboa, como o tempo voa…
      Queria sugerir um post, pode ser? Eu acho mil informações desencontradas sobre o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres (Tratado de Porto Seguro). É tudo muito confuso. Eu dei entrada na documentação, e muito embora no site Portal do Cidadão esteja escrito que o prazo máximo para resposta é de 30 dias, ouvi pessoas dizendo que levou pelo menos 8, 9 meses pra sair.
      Fora isso, não ficam claros os benefícios da concessão do estatuto. Sabe dizer se, com esta concessão, é possível trabalhar (mesmo com autorização de estudante)? Porque só esta semana recebi duas propostas de emprego e não pude fazer contrato por não ter autorização para trabalhar; e não consigo a autorização por não ter um contrato, ou seja, estou no limbo :P
      Obrigada desde já e desculpa o textão!

      • Priscila Roque em

        Olá, Maria Clara
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho e recontato. Seja sempre bem-vinda ao Cultuga :)
        Eu também não conheço essa questão do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres. Penso que um advogado especializado poderá informar direitinho como ele funciona na prática. Você já procurou o consulado brasileiro ou a Casa do Brasil em Lisboa para perguntar? Pode ser também que eles possam ajudá-la!
        Um forte abraço

    65. Theodoro regina em

      Olá Pricila!
      Parabéns, você é muito atenciosa, sempre respondendo a todos. Você sabe informar a respeito do visto de estudante; pergunto: Quando o brasileiro está cursando nível superior em Portugal por 4 anos, após o termino da graduação ele passa a ficar ilegal novamente? Segunda pergunta: Quando formado ele pode procurar emprego em Portugal? desde já agradeço.

      • Priscila Roque em

        Olá, Theodoro
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        O visto de estudante terá a validade exata do seu curso. Assim, ao término dele, você não tem permissão para viver o país com o mesmo visto. Com relação ao emprego, não sei te informar, pois creio que essa questão dependa do tipo de visto de estudante que você tem. O ideal é contactar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (www.sef.pt), que poderá passar a você as exatas características do seu visto/ autorização de residência.
        Um abraço

    66. Oi, Priscila tenho 18 anos tenho uma prima que mora em Lisboa, e me chamou pra ir fazer falcudade lá gostaria de saber como faço pra me informar sobre as universidades de lá, e do que preciso.

    67. Alex lopes Figueira em

      Bom dia Priscila

      Meu nome é Alex. Gostaria de manter contato com você sobre como estudar em Portugal. Tem como me ajudar? Gostaria de fazer mestrado e trabalhar lá.
      Atenciosamente

      Alex

      • Olá, Alex
        Como vai?
        Eu não fiz mestrado em Portugal. Assim, não tenho experiência nesse assunto que possa compartilhar com você.
        Um forte abraço

    68. Oi Priscila,

      Primeiro gostaria de parabeniza pelo site… é ótimo…Eu tenho 36 anos e estou tirando a minha dupla cidadania e pretendo ir morar no Porto o ano que vem e quero muito fazer uma graduação ( teatro ) já pesquisei algumas Universidades são muitas as informação sobre o acesso ( processo seletivo ) fico um pouco perdida, pois vi que existe um ingresso diferenciado para pessoas acima de 23 anos… vc teria alguma informação sobre isso ou algum lugar que eu possa me informar com mais certeza nas informações…..

      Obrigada e novamente parabéns pelo site… bjs

    69. Olá, Priscila! Tudo bem?
      Em primeiro lugar, parabéns pelo site! Tirei um tempo para ler vários posts, e adorei todos eles!
      Enfim, tenho algumas dúvidas, e gostaria de saber se você pode me ajudar.
      Atualmente sou estudante de Direito no Brasil, e me formo em dezembro/2017. Além disso, tenho cidadania e passaporte português, já que meus avós vieram de Portugal para morar aqui.
      Pretendo continuar meus estudos na área de Direito em Portugal (Pós e Mestrado, e futuramente um Doutorado), e já procurei informações na internet, mas não sei como começar.
      Primeiro, sei que devo reconhecer/revalidar/registar o meu (futuro) diploma de Direito, mas não sei qual dos três processos é o adequado. Gostaria de saber também como funcionam os processos seletivos para essas especializações. Existe alguma diferença por já possuir cidadania portuguesa? Ou a inscrição é a mesma para portugueses natos, naturalizados e estrangeiros?
      Muito obrigada pela atenção e parabéns novamente pelo site!
      Abraços!

      • Olá, Paula
        Como vai? Por aqui está tudo bem!
        Agradeço o seu carinho :)
        A opção sobre equivalência, reconhecimento e registo de diplomas estrangeiros vai depender das solicitações do curso que você pretende fazer. Nem todos eles solicitam – isso varia de área para área. É necessário verificar com a universidade que deseja cursar qual é o documento exigido e, mais do que isso, se o seu objetivo é atuar na sua área em Portugal, buscar a Ordem dos Advogados para levantar quais são os registros e documentos que você precisa ter para exercer a profissão.
        Sobre o processo para mestrados são mais simples. Para a graduação é que há variações para o ingresso.
        Um forte abraço

    70. Natália Ferracini em

      Boa noite!
      Adorei suas informações, é muito esclarecedor!
      Você sabe me dizer sobre as propinas, pois nos sites das universidades portuguesas mostram as propinas para alunos nacionais e outra para alunos internacionais, que tem um valor bem mais alto. Sabe se tem alguma forma desse valor para estrangeiro diminuir?

      Muito obrigada pela ajuda!

      • Olá, Natália!
        Como vai?
        Creio que não. A taxa é realmente diferente, pois é preciso ter um estímulo e a prioridade para o estudo público dos nacionais, não é?
        Um forte abraço e boas pesquisas!

    71. Gabrielle Giulie em

      Oi Pri, tudo bem ?
      Tenho algumas dúvidas sobre o ingresso para universidades portuguesas por meio do ENEM. Já vi que pelas minhas notas consigo me candidatar a qualquer uma delas mas me disseram que só aceitam maiores de 23 anos e eu tenho apenas 19, mas atendo todos os outros pré-requisitos. Sabe se essa é uma informação verdadeira e se vale para todas as universidades? Se for, sabe se consigo ingressar mesmo não tendo 23?
      Obrigada desde já.

    72. Olá Priscila, tudo bem? preciso muito de um contato seu! Estou querendo mudar para Portugal para começar a fazer a faculdade por lá, mas ligo todo santo dia na universidade de Coimbra e nunca consigo falar com ninguém! Para você ter uma noção estou tentando falar lá desde março. Na DGES já liguei mais eles não conseguem me informar valor da faculdade. Eles me falaram que eu teria que fazer uma prova lá, para entrar no curso de medicina! Pois acho que eles não aceitam ENEM em medicina! gostaria muito que me chamasse em meu e-mail carolinamedeirosj@hotmail.com ou me envie o seu! você mora em Portugal mesmo? obrigada Carolina

    73. Ana CLara de OLiveira PEREIRA em

      Oi Priscila,como vai?
      Estou pensando em cursar literatura na faculdade de Coimbra.
      Minha mãe está solicitando a cidadania dela e poderá pedir a minha e de meus irmão.
      Isso prejudica ou ajuda na minha candidatura a uma vaga na universidade?.
      Como funciona ,se ei tiver a dupla cidadania?
      Desde já ,agradeço.

      • Olá, Ana Clara
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
        Que delícia! Tenho a certeza que você vai gostar da experiência.
        Quando você tem a dupla cidadania, deve seguir a candidatura para estudantes portugueses. Os detalhes das candidaturas e valores (que acabam por ser reduzidos quando você tem a cidadania portuguesa) você poderá verificar nesses sites: https://www.dges.gov.pt/pt e http://uniarea.com/, além do próprio site da Universidade de Coimbra.
        Um forte abraço e boa sorte!

    74. Boa tarde Priscila!!! Adorei o site, e achei incrível como você responde com tanto carinho as pessoas que aqui estão.
      Vi acima que muitas pessoas tem o interesse em cursar Medicina em Portugal, bom, sigo o mesmo..
      gostaria de saber, se você conhece alguma assessoria, que ajude com as faculdade, saiba sobre candidaturas, documentos, enfim, que coordene a ida para Estudo em Portugal..
      muito Obrigada.
      e Parabéns pela Página.

      • Olá, Rafaela
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho :)
        Infelizmente, não conheço nenhuma especializada nesse caso. Tente buscar essas informações diretamentes com as universidades do seu interesse ou com empresas de intercâmbio no Brasil.
        Um forte abraço

    75. Olá Priscila. Eu sou estudante de Odontologia de uma faculdade particular, mas já estou no 7º período de curso. Mas sempre tive a vontade de estudar fora do País. Será que seria possível eu transferir meu curso para Portugal? Por onde eu começo a pesquisar? Porque não conheço as faculdades em Portugal que tem o curso de Odontologia.

      • Olá, Sâmmea
        tudo bem?
        Creio que o primeiro passo é buscar na sua própria faculdade essa informação. Há diversas faculdades brasileiras que mantém parceria com universidades do exterior. Se esse for o caso da sua, pode ser um bom caminho. Caso contrário, o ideal é mesmo levantar quais são as universidades que oferecem o curso que deseja em Portugal e buscar, uma a uma, informações sobre o procedimento de transferência.
        Você pode levantar boas informações sobre as formas de ingresso nas universidades portuguesas com esses sites:
        http://uniarea.com/
        http://www.universia.pt/
        Um abraço e boas pesquisas!

    76. Olá Priscila,
      Eu tenho dupla nacionalidade e penso fazer a minha faculdade de Farmácia em Portugal. Entretanto eu tenho uma duvida, eu não posso ingressar pela nota do Enem pelo fato de ser portuguesa, então qual seria a melhor maneira para eu conseguir me ingressar a uma faculdade de Portugal? Seria melhor eu iniciar uma faculdade particular aqui e fazer transferência ou iniciar direto numa de Portugal? Seria preciso fazer uma prova dai?
      Beijos, e obrigada pelo blog, tem me ajudado muito?❤

    77. Bom dia Priscila.
      Meu nome é Raphael.
      Tenho 19 anos, sou brasileiro e possuo a dupla cidadania portuguesa.
      Tenho uma tia que mora em Coimbra e gostaria de me mudar para lá.
      Gostaria de saber qual a possibilidade de estudar lá sem utilizar de minha nota do ENEM.
      Com a dupla cidadania eu posso ingressar como português?
      Se sim, o que é exigido para o ingresso?
      Aguardo a reposta

    78. Oi Priscila, muito esclarecedor, parabéns! Eu tenho dupla nacionalidade portuguesa e quero ingressar numa universidade portuguesa. Mesmo tendo dupla nacionalidade os requisitos para ser aceita são iguais? Sou reconhecida como cidadã portuguesa? Gostaria que me tirasse essa dúvida, obrigada.

    79. olá Priscila, gostaria de saber como faço pra ingressar num faculdade em Lisboa?
      queria muto estudar fora
      como faço pra ganhar uma bolsa de estudos?
      de já agradeço
      bom dia

    80. Olá Priscila!!
      Parabéns pelo Cultuga e pela atencao que voce dá a cada comentario.
      Tenho pensando na possibilidade de fazer um curso em Lisboa, mas tem algo que me deixa intrigada que é o preconceito contra brasileiros.
      Ouvi de alguns brasileiros que o preconceito é forte, principalmente contra brasileiras..na faculdade e trabalho. Qual a sua impressao sobre isso?
      Um abraço e obrigada :)

      • Olá, Monica
        Tudo bem? Obrigada pelo carinho :)
        Sobre o preconceito, penso que a questão não seja relacionada diretamente entre brasileiros e portugueses. Isso acontece em qualquer parte do mundo, com imigrantes de qualquer nacionalidade, infelizmente. Entretanto, tenho em mente que com respeito, esforço, dedicação e profissionalismo, você chega a qualquer lugar e conquista o seu espaço. Pessoalmente, não tenho situações que tenham me prejudicado nesse sentido. Sou respeitada na atividade que desenvolvo por aqui e tenho amigos portugueses que são meus anjos da guarda.
        Boa sorte e um forte abraço!

    81. Olá, Priscila! Tudo bom?
      Meu nome é Marília, tenho 19 anos e faço faculdade de Odontologia, ao terminar a faculdade, penso bastante em fazer uma pós ou especialização em Portugal e futuramente trabalhar lá, esse processo é muito difícil? Obrigada desde já, seu texto está muito bom! Parabéns

      • Olá, Marília
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
        Agradeço o seu carinho! O ideal é você procurar alguém da sua área de atuação para perguntar sobre o processo. Há algumas diferenças entre as formações de odonto para o Brasil e Portugal. Veja direitinho com os seus colegas de profissão ou diretamente na universidade.
        Um grande abraço e um excelente ano!

    82. Joao Pedro Feitosa em

      Oi Priscila, tudo bem? Me chamo Joao Pedro, e tenho 19 anos. Por favor, me ajuda to com a cabeça pesando para saber se o que eu quero fazer é o caminho certo. Veja bem, quero fazer meu curso de Direito em Coimbra – Portugal. Ja fiz a candidatura, e estou esperando os resultados, que sairão no dia 30 desse mês. Porem to na maior duvida se devo ir porque me preocupo com a minha volta para o Brasil, quando acabar o curso. Voce saberia dizer se ha muitas disparidades entre o direito portugues e o nosso? Eu sei que há a revalidação de diplomas estrangeiros, mas será que se consegue tao ‘facil’? Ou será que fazer o curso inteiro em Portugal se aplica melhor para aqueles que querem fazer o futuro em Portugal? Porque isso é o que eu quero, mas tambem quero a chance de atuar por aqui. Ultima duvida: eu soube que após um ano residindo aí em Portugal, nós Brasileiros, podemos pedir para termos um passaporte Equiparado ao Português, tendo mais beneficios, assim como um Português. Detalhe: como um português e nao um cidadao europeu. Muito obrigado pela atencao!!!

    83. Rosangela Brasil em

      Olá Priscila,
      Minha filha faz medicina veterinária numa universidade federal (UFRRJ) é possível dar continuidade em alguma universidade em Portugal?

      • Olá, Rosangela
        Tudo bem?
        O ideal é a sua filha perguntar na própria universidade dela se há programas de intercâmbio com outras faculdades portuguesas.
        Um grande abraço

    84. Boa tarde Priscila.

      Meu filho é brasileiro e tem também a nacionalidade portuguesa embora moremos no Brasil. Até onde consegui pesquisar, ele não pode utilizar a nota do ENEM para o processo de admissão nas universidades portuguesas, por ser português. Como funciona o processo para os estudantes nacionais que moram fora do país serem admitidos nas faculdades portuguesas?

      Muito Obrigado.

      • Olá, Eduardo
        Tudo bem?
        Por ter dupla cidadania, o seu filho, em Portugal, é um estudante português. Por isso não poderá usar a nota do ENEM. Aconselho que procure a universidade que ele deseja entrar para pedir orientação sobre o ingresso, pois o sistema de acesso pode ser diferente de acordo com o curso escolhido, a idade dele e as formações anteriores.
        Um grande abraço

    85. olá Priscila,
      gostaria de frequentar a faculdade de medicina em Portugal,mas as faculdades de medicina não costumar aceitar estrangeiros. Entretanto, queria saber se com a dupla cidadania conseguiria fazer a faculdade?
      obrigada desde já

      • Olá, Maitê
        Tudo bem?
        Desconheço essa questão sobre as universidades de medicina não aceitarem estrangeiros. Entretanto, a partir do momento que você tem a cidadania portuguesa, passa a ser um estudante português.
        Um abraço

    86. Olá Priscila, boa noite. Tudo bem?

      Tenho dupla nacionalidade e gostaria de saber se posso usar a nota do ENEM ou não faz diferença . Já li uns post anteriores mas ficou essa dúvida.

      • Olá, Alexandre
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
        Creio que não seja possível, visto que em Portugal você é um estudante português, não brasileiro.
        Entretanto, o ideal é verificar junto a universidade que deseja cursar.
        Um grande abraço

    87. Bom dia Priscila!

      Parabéns pelo post, adorei! Sou brasileira e quero ir no início de 2018 para Portugal, gostaria de saber se tem como eu ir como turista e depois mudar para estudante e como seria? Eu quero muito estudar Pedagogia lá. E mais uma coisa, não existe visto entre Brasil e Portugal?

      Desde já, muito obrigada!

    88. Ola Priscilla

      Ótimo o seu post, bem esclarecedor. Sou formada em direito e tenho interesse em fazer uma pós graduação ou mestrado em Portugal e se você tiver alguma informação sobre bolsas nas universidades e talvez os períodos que é ofertada essas bolsas, gostaria muito de saber. Sempre pesquiso mas difícil achar um norte ou alguém que me explique bem como funciona e se existe isso mesmo.

      Muito obrigada e parabéns pelas informações que tem dado aqui.
      beijos

      • Olá, Isabela
        Tudo bem? Agradeço o seu carinho :)
        Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área de estudo. Creio que, se você não tem cidadania portuguesa, o processo de bolsa de estudos é somente por programas de acordo entre Portugal e Brasil. Aconselho buscar grupos de estudantes brasileiros ou bolsistas que vivem em Portugal no Facebook, por exemplo, ou diretamente nas universidades que você tem em mente para cursar e solicitar as condições.
        Boas pesquisas

    89. Oi Priscila, tudo bem?

      Muito legal seu site, parabéns! Vou gastar dias explorando todo o conteúdo aqui rsrs

      Será que consegue me tirar uma dúvida? Sou brasileiro com dupla cidadania portuguesa, e tenho graduação em Marketing em uma universidade do Brasil. Atualmente moro em Londres mas pretendo fazer um master em Portugal no 2º semestre desse ano.

      Sabe me dizer qual o procedimento no meu caso?

      Abraço e sucesso!

      Felipe O

      • Olá, Felipe
        Tudo bem? Por aqui está tudo joia!
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        Aconselho que procure a universidade que deseja cursar para solicitar as condições. O procedimento de ingresso pode variar de acordo com a especialização.
        Um grande abraço

    90. Olá eu sou a Elisa ,moro no porto em Portugal
      Sou angolana conclui o ensino médio em Angola e gostaria de começar os estudos n universidade de medicina do porto.e a minha dúvida é seguinte em Angola no ensino médio eu fis o curso de economia e direito e agora eu gostaria de estudar em uma universidade de medicina no curso de análise clínica e saúde pública será que é possível?
      E como posso fazer isto ?

      • Olá, Elisa
        Tudo bem?
        Infelizmente não sei informá-la. Aconselho que procure a universidade que deseja cursar para solicitar as condições de ingresso para o seu curso :)
        Um grande abraço

    91. Matheus Filipe Barros de Souza Lopes em

      Boa Tarde, Priscila!
      Sou brasileiro e quero estudar medicina em Portugal, mas olhando nos processos de admissão de estudantes internacionais não vi a faculdade de medicina. Quero muito medicina em Portugal, você poderia me dizer como faço para conseguir?
      Desde já, grato!!

    92. Oi priscila tudo bem? sou estudante de medicina e no ultimo semestre a faculdade libera pra fazer 2 meses opcional onde quiser, podendo ser em outro pais. E gostaria de saber como posso fazer o pedido a alguma faculdade de medicina de portugal pra estudar nos dois ultimos meses do curso? obrigadaaa

      • Olá, Katlen
        Verifique na coordenação da sua universidade com quais instituições ela tem acordo para que você possa fazer o intercâmbio.
        Um grande abraço

    93. Olá Priscila, tudo bem?
      Eu sou um estudante de publicidade e propaganda, e eu tenho a chance de estudar na IADE, eu gostaria de saber se é boa a faculdade? Se vale a pena eu trocar o Mackenzie pela IADE, e se o mercado de publicidade e marketing aí em Portugal é bom.
      Agradeço a postagem ajudou muito!

      • Olá, Lucass
        Tudo bem? Aqui está tudo joia!
        O IADE é reconhecido por aqui, sim! Entretanto, se vale a pena trocar as faculdades e se o mercado por aqui de publicidade é bom, aconselho que procure por profissionais e estudantes da sua área via Linkedin ou grupos do Facebook, por exemplo, para pesquisar com mais profundidade. Como não atuamos no seu mercado de trabalho, fica difícil opinar sobre algo que é bastante delicado, sobretudo sem experiência nisso.
        Um grande abraço

    94. Olá Priscila ! Tudo bom ?
      Então, vou contar um pouquinho dos meus futuros passos haha.
      Daqui a algumas semanas estou me mudando para Lisboa, ainda para terminar o colegial (12º). E estou um tanto perdida em relação a qual materias escolher no colegio.
      Meu sonho é ser fotográfa! Aqui em São Paulo venho fazendo alguns freelances com meu pai que acabou alimentando mais essa paixão.
      Não sei se você poderá me ajudar, mas pelo menos me falar se ai tem faculdade para atuar nessa profissão e como é o campo de trabalho essas coisas basicas haha.
      Agradeço desde já <3

    95. Priscila, bom dia! Tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo site.
      Sou formado em Engenharia desde 2010 e atuo na área desde então. Gostaria de realizar um mestrado em Portugal e tenho algumas dúvidas. Poderia me ajudar?
      1- Realizando o mestrado fora do país precisaria passar por alguma revalidação no retorno?
      2- Os processos seletivos são extensos? Quanto tempo de antecedência seria interessante startar o processo?
      3- Para a área, quais universidades me indicaria?
      4- MBA também seria uma opção para mim. Poderia me indicar algumas instituições mais conceituadas?
      5- Qual o custo médio de vida para um casal (considerando apenas gastos básicos)? 1000 euros?
      6- Temos um filho recém-nascido. Como você vê este ponto com relação ao atendimento de saúde, caso necessitemos? O que indicaria? Algum convenio médico?

      Obrigado antecipadamente pela atenção.
      Abraço.

      • Priscila Roque em

        Olá, Mateus
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        Infelizmente não tenho conhecimento sobre a sua área de atuação. O ideal é você buscar colegas da sua profissão, que possam orientá-lo. Você já fez uma pesquisa no Linkedin ou em grupos de imigrantes no Facebook? Certamente, encontrará quem o oriente.
        Para as demais questões, temos um conteúdo que vai ajudá-lo no levantamento desses dados, direcionados para o perfil da sua família: https://www.cultuga.com.br/category/morar/
        Um grande abraço

    96. Olá, Priscila tudo bem?
      Sou Andreia, brasileira moro em Goiânia. Terminei o 9º ano e estou de mudança para Lisboa Portugal, e gostaria de informações sobre o Ensino médio (Secundário) para brasileiros pois quero continuar os estudos e minha idade se encontra um pouco avançada. A minha Dúvida é a seguinte: Eu posso dar continuidade nos estudos assim que chegar em Portugal? Assim que chegar lá, já posso me ingressar em uma escola ou não por ser imigrante?

    97. Ola Priscila,

      Parabens pelo excelente trabalho que vem prestando as pessoas interessadas em estudar ou morar em Portugal. Nada como mostrar o caminho das pedras as pessoas, facilita muito a vida.
      Eu sou Brasileiro e me diferencio dos posts em funçao da minha experiência (enteda como idade avançada). Tenho 56 anos e muita vontade de fazer um MBA ou mestrado em Portugal. Tenho 3 filhos porem 2 ja estao encaminhados aqui no Brasil, terminando a faculdade. Portanto somos em 3, eu minha esposa e uma filha de 8 anos. Gostaria de estudar em uma universidade fora de Lisboa, estou pensando em Coimbra ou no Porto (ja visitei esta maravilhosa cidade). Voce poderia me dar algumas dicas de como proceder e se existe a possibilidade de uma universidade me aceitar independente do fator idade? Ja entendi que meu visto seria de estudante e para a familia tenho que ver o reagrupamento. Poderia me dar uma ideia de custo de moradia para as 3 pessoas nestas 2 cidades? Algo aproximado.
      Agradeço antecipadamente e dou lhe novamente os parabens pelo serviço que vem prestando a comunidade.

      • Priscila Roque em

        Olá, Helio
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        Infelizmente não sei te dizer sobre as universidades, por não ter essa informação. Entretanto, acredito que a idade não seja um fator impeditivo para o ingresso. Aconselho que procure diretamente a universidade que pretende cursar para que possa ler o edital do curso que quer frequentar. Sobre o custo de vida, indico que leia as nossas dicas desse post – https://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/ – que são sobre Lisboa, mas podem serem adaptadas facilmente a outra cidade, para que você mesmo possa fazer as contas de acordo com os seus hábitos de consumo.
        Um grande abraço

    98. Olá Priscila!

      Tenho um filho que está terminando o ensino médio aqui no Brasil neste ano e tem o desejo de estudar medicina em Portugal. Ele é neto de português e já tem a documentação portuguesa(já é portugues rsrsrs). Quais seriam os primeiros passos a serem dados para estudar numa faculdade pública? As notas do ENEM são aceitas ai?
      Obrigado pela atenção.

      • Priscila Roque em

        Olá, Arthur
        Tudo bem?
        Para que ele possa se candidatar como estudante português, ele não poderá fazer uso da nota do ENEM. Ele fará uso das mesmas normas que um estudante português passaria, e não um estrangeiro. Verifique junto as universidades que ele deseja cursar quais são os formatos de ingresso, sobretudo por medicina ser diferente do Brasil. Indico que iniciem a pesquisa por esses dois links, que são excelentes:
        https://www.dges.gov.pt/pt
        http://uniarea.com/
        Um abraço

    99. Boa tarde Priscila, tudo bem?
      Estou no 3 ano do Ensino médio aqui no Brasil e tenho o interesse de fazer o ensino superior em Portugal. Tenho dupla nacionalidade, e portanto gostaria de saber como seria o processo que teria que fazer… por meio do ENEm? Pelo fato de ter dupla nacionalidade tenho que “competir” pela vaga na universidade como um português? Ou isso não afeta nada e posso optar pelo ENEM como ingresso?

      • Priscila Roque em

        Olá, Kaue
        Tudo bem? Tudo certo por aqui :)
        Creio que sendo cidadão português, você não poderá fazer uso do Enem em Portugal. O seu processo será feito da mesma forma que um estudante português que tenha se formado no exterior. Em Portugal, você será sempre um cidadão português, e não estrangeiro.
        Um grande abraço

    100. Nathalia Côpo Pires em

      Olá Priscila, tudo bem?!

      Gostaria de uns esclarecimentos.
      Sou formada em enfermagem no brasil a cinco anos e estou interessada em ir morar em Portugal para tirar o curso de medicina. A mãe já reside no pais e tem nacionalidade. Apenas gostaria de saber como faço para me iingressar na universidade de medicina? Por já ter uma formação isso favorece o ingresso a uma universidade de medicia, como obtenção de novo curso?!

      Desde já muito obrigada pela atenção.

      Att,
      Nathalia

      • Nathalia Côpo Pires em

        Olá Priscila, tudo bem?!
        Gostaria de uns esclarecimentos.
        Sou formada em enfermagem no brasil a cinco anos e estou interessada em ir morar em Portugal para tirar o curso de medicina. A mãe já reside no pais e tem nacionalidade. Apenas gostaria de saber como faço para me iingressar na universidade de medicina? Por já ter uma formação isso favorece o ingresso a uma universidade de medicia, como obtenção de novo curso?!
        Desde já muito obrigada pela atenção.
        Att,
        Nathalia
        Seu comentário está aguardando moderação.

    101. Valéria Oliveira em

      Ola.Estou indo para mestrado em Nova Lisboa . sera ministrado nesse endereço.
      NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
      Campo Mártires da Pátria, 130

      Qual bairro voce aconselha? Vão comigo marido e filho de 3 anos que precisa estudar.

      • Priscila Roque em

        Olá, Valéria
        Tudo bem?
        O próprio bairro da faculdade é ótimo. Veja na Estefânia. Gosto bastante de lá :)
        Um grande abraço

    102. Oi Priscila
      Me formo agora em dezembro de 2017 em nutrição e gostaria de saber pra fazer uma residência em Portugal o que é preciso?
      Onde me informo pra saber sobre?
      Obrigada

    103. Olá Priscila,
      Estou interessada em um curso de pós-graduação em Lisboa!
      A minha duvida é sobre o visto, posso comprovar os meios de subsistência apenas com o extrato da poupança ??
      A declaração de imposto de renda é uma exigência?
      (não tenho declaração de imposto de renda e não tenho ajuda de familiares neste caso)
      Obrigada!!

      • Priscila Roque em

        Olá, Carol
        Tudo bem?
        Os meios de subsistência devem ser comprovados com o máximo de documentos que você tiver relacionados a essa questão, como o extrato da poupança, inclusive.
        Um grande abraço

    104. Carlos Eduardo em

      Olá, gostaria de cursar medicina em Portugal…
      Poderia me informar a melhor faculdade e quanto em média eu estaria gastando???
      Existem faculdades​ gratuitas???

    105. FERNANDA BRUM AVELAR em

      Olá Priscila! Tudo bem? Sabe me informar se filhos de estudantes internacionais podem frequentar escola gratuitamente? Obrigada

      • Priscila Roque em

        Olá, Fernanda
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
        Não sei te dizer como são esses trâmites. Entretanto, creio que as crianças que estejam com autorização de residência por meio do visto de estudante dos pais, tenham também abertura para serem matriculadas na escola pública do bairro em que vivem. Entretanto, aconselho que busque essa informação com a Direção de Ensino de Portugal, no SEF ou mesmo no Consulado, de forma oficial.
        Um grande abraço

    106. Olá Priscila ! Tudo bem ? estou com uma duvida e não acho nenhuma informação relacionada ao assunto , meu noivo passou para um mestrado em Aveiro , Portugal, para iniciar as aulas em 13/09/17 ele vai dar entrada no visto de estudante na próxima semana porém nosso casamento está marcado para o fim do mês de julho, gostaria de saber se isso pode interferir em alguma coisa referente a universidade ou até mesmo ao visto permanente dele pois ele vai tirar o visto de estudante como solteiro e vai chegar la com documento de casado, você sabe como devemos proceder?
      Agradeço desde já pela atenção.

      Ariane Ramos.

      • Olá, Ariane
        Tudo bem?
        Não sei dizer se isso poderá interfirir. Aconselho que você procure a universidade ou o SEF para tirar essa dúvida.
        Abraços!

    107. Steffanie da Silva Meirrelles em

      Oi Priscila tudo bem?
      Gostaria de uma informação, sou Brasileira tenho 19 anos, sera que eu consigo fazer um curso de Odontologia aii em Portugal por ser Brasileira? Obrigada

      • Olá, Steffanie
        Tudo bem e você?
        Sim, você consegue. Informe-se junto a universidade que pretende ingressar quais são os requisitos para um estudante estrangeiro frequentar o curso e os valores que deverão ser pagos (mesmo as faculdades públicas exigem o pagamento de uma taxa chamada de propina). Estabeleça esse contato e verifique se o seu pedido poderá ser aceito.
        Abraço!

    108. Bom dia!

      Priscila, tudo bem ?

      Estou no 4ª ano de Direito, estava pensando em ir para Portugal assim que me formasse para fazer uma especialização, mas ocorreu um acontecimento novo e terei que adiantar minha viagem para o final desse ano, e para concluir minha graduação restará o 5ª ano, nesse caso, eu consigo transferir para concluir a graduação em Portugal? E sendo positiva a resposta, quais os primeiros passos a tomar.

      Agradeço desde já!

      Abraços

      • Olá, Alessandra
        Tudo bem?
        Você precisa entrar em contato com a sua universidade para saber se ela tem parceria com alguma portuguesa e perguntar se é possível. Entretanto, o ano letivo em Portugal começa em setembro.
        Abraços

    109. Olá, Priscila. Tenho cidadania italiana e gostaria de cursar o superior em Porto. A admissão pelo Enem é possível ou como cidadã europeia eu preciso fazer alguma prova específica? Obrigada

    110. Olá, Priscila, suas explicações são ótimas.
      Gostaria de tirar algumas dúvidas, sou acadêmica de medicina no Brasil, e gostaria de mudar para Portugal, já vi que não há possibilidade de transferência nem de me candidatar a vagas usando nota do ENEM para ingressar em medicina.
      Caso eu me cadastrasse para outro curso, depois de quanto tempo eu poderia tentar reingresso para medicina?
      Eu tendo visto de estudante, posso levar marido e filha?

      Desde já agradeço.

      • Olá, Renata
        Tudo bom?
        Fico feliz que tenha gostado das nossas explicações.
        Infelizmente, não sei como você deve fazer nesse caso. A melhor maneira seria entrar em contato com alguma faculdade de medicina ou outro curso do seu interesse e perguntar quais são as opções. ;)
        Seu marido e sua filha podem vir com você. Nesse caso, eles precisariam de uma autorização de residência. Você precisa pedir no Serviço de Estrangeiros e Fornteiras http://www.sef.pt
        Um abraço!

    111. Olá,
      Bom dia,

      Sou brasileira (sempre vivi no Brasil) com naturalização italiana e gostaria de informações sobre como devo proceder para me candidatar a uma vaga na Universidade do Porto.
      Na verdade, minha maior dúvida se encontra na questão: eu posso utilizar a nota do ENEM mesmo sendo naturalizada italiana uma vez que eu nunca estudei ou fiz exames nacionais na Europa? Caso a resposta seja negativa,você saberia me dizer como devo proceder em relação a isso?

      Agradeço desde já,
      Mariana

    112. Olá Priscila! Estou querendo iniciar minha pos em Portugal agora no inicio de 2018 mas nao tenho muito conhecimento quanto toda a parte burocratica. Gostaria de saber se consigo dar entrada já para o começo do ano e se consigo fazer por conta propria ou há a necessidade de uma agencia. Desde já agradeço e parabens pelo trabalho

      • Olá, Delano
        Tudo bem?
        O ano letivo em Portugal começa no mês de setembro. Para verificar a época exata para dar entrada na documentação, você deve procurar a universidade que deseja cursar e verificar os prazos específicos dela em seu edital.
        Um grande abraço

    113. Velasquez da silva em

      Boa tarde. Sou neto de portugues e estou buscando criar vinculos com portugal, pois sou aposentado e estou querendo fazer minha cidadania porque alem de gostar muito de portugal, ter descendencia. o brasil esta uma ddroga e nao quero mais viver aqui. Em sintese gostaria de saber se posso chegar ai e buscar fazer matricula em um curso de historia (graduaçao) em faculdade particular, para poder ter o visto de estudante é possivel ?nao quero fazer ENEN. quero ir direto. o que asvoce acha. Eu ja tenho graduaçao porem seu que o processo de reconhecimento e muito complicado.

      • Olá, Velasquez
        Tudo bem?
        Se você não tiver a cidadania portuguesa e desejar cursar uma faculdade em Portugal, precisará tirar o visto de estudante ainda no Brasil. Para isso, verifique junto a universidade que deseja cursar qual é a documentação necessária para a matrícula online. Somente com a aprovação do curso, você então poderá solicitar o visto junto ao Consulado de Portugal que atende a sua região no Brasil.
        Um grande abraço

    114. Oii tudo bem?
      Eu quero aplica para mestrado integrado em portugal através do ENEM. Porém a maioria das faculdades está dizendo que não posso pois tenho dupla-cidadania italiana. Somente Coimbra diz que está salvo quem nunca residiu no país (o meu caso). Essa informação procede? Eu poderia aplicar com os documentos brasileiros?
      Agradeço desde já! Abs

      • Olá, Julia
        Tudo bem?
        Não sei te responder a essa pergunta. Creio que o que as universidades te disseram é mesmo o correto. Acredito que não seja possível (veja, é um “achômetro” meu). Se você vai viver em Portugal como cidadã italiana, com os benefícios de ser da UE, não faz sentido fazer a inscrição como cidadã brasileira (ou você estaria sujeita ao visto de estudante e a toda a burocracia envolvida nisso, inclusive de taxas que podem ser diferentes).
        Um grande abraço

    115. Augusto Corrêa em

      Priscila boa tarde,
      Gostaria primeiro de parabenizá-la pela dedicação ao site, tenho cidadania portuguesa e minha filha também, mas moramos no Brasil, ela decidiu estudar em Coimbra mas está terminando o estudo aqui no Brasil, quero que ela faça o concurso nacional pra daí o custo ser menor referente a mensalidade para os cidadãos, então gostaria de colocá-la em algum curso preparatório pra que ela faça a prova do concurso nacional com mais preparo, você sabe dizer se aí em Portugal existe algum curso preparatório para o concurso nacional, ela escolheu o curso de Direito em Coimbra.
      Augusto Corrêa

      • Olá, Augusto
        Tudo bem? Agradecemos o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        Infelizmente não tenho conhecimento de um curso de reforço ou preparatório. Aconselho que procure essa informação junto a Direção-Geral da Educação: http://www.dge.mec.pt . Creio que eles poderão orientá-los!
        Um grande abraço

    116. Marcelo Magalhães em

      Bom dia, Priscila! Parabéns pelo site!
      Gostaria de tirar uma dúvida: é possível fazer mestrado em Portugal tendo a graduação de Tecnólogo? Sei que no Brasil é possível fazer Mestrado e Doutorado mas em Portugal estou em dúvida. Toda universidade que eu entro em contato me manda olhar as informações do site. Seria possível me ajudar? Agradeço desde já! Abraços

      • Olá, Marcelo
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho!
        Infelizmente também não tenho essa informação. Creio que o melhor seja você contactar grupos de estudantes brasileiros que façam mestrado e doutorado em Portugal para entender quais são as exigências no caso de uma graduação no exato formato da sua. Uma graduação de tecnólogo é realmente bastante específica e, possivelmente, as universidades não souberam respondê-lo por não terem conhecimento do currículo do seu curso. Somente com a análise do seu currículo é que poderiam opinar sobre a sua aprovação para as especializações que deseja fazer.
        Um grande abraço

    117. Olá Priscila, preciso de uma luz.
      Quero fazer Medicina na universidade de Coimbra. Pesquisei que todas a universidades que dispõe deste curso, fazem uma prova, e quem pode fazer é o aluno estrangeiro que more no mínimo a dois anos no país. Estou perdida porque para poder tirar o visto de estudante, é preciso o documento da universidade. O que devo fazer?
      Desde já agradeço sua ajuda!
      Beijos!!

      • Olá, Suellem
        Tudo bem?
        Olha, realmente não temos informações sobre o curso de medicina por aqui. Sei que é bastante burocrático, mas não tenho acompanhado de que forma é feito o ingresso dos estudantes estrangeiros. Mas será que não vale a pena pedir o visto de estudante para outro curso de saúde, em que você já possa eliminar depois algumas matérias em medicina?
        Um grande abraço

    118. Boa noite,
      me chamo Marcella e estou no meu primeiro ano de medicina. Gostaria de saber se você saberia me informar se há a possibilidade de fazer uma transferência para alguma faculdade de Portugal para o curso que estou estudando. Sei que eles não aceitam a nota do Enem para este curso, porém não sei quanto aos procedimentos de transferência. Atenciosamente,
      Marcella Farias

      • Olá, Marcella
        Tudo bem?
        Realmente não sei informá-la sobre Medicina. O ideal é você verificar diretamente com a faculdade de seu interesse, pois as exigências podem variar de uma universidade para outras.
        Um grande abraço

      • OLá, Loh
        Tudo bem e com você?
        Aqui nesse artigo tem os primeiros passos para você estudar em Portugal. ;)
        Todas as universidades exigem o pagamento de uma taxa anual chamada de propina.
        Um abraço!

    119. Oi Priscila, um amigo meu conseguiu transferência para uma universidade em Portugal e deixou toda a vida dele aqui no Brasil. O problema é que ele passou no processo como estrangeiro, mas tem cidadania portuguesa, a universidade aceitou ele, mas após uma semana disse que é quase certo dele não poder ficar na Universidade por ter cidadania portuguesa e ter passado no processo como estrangeiro.
      Teria como ele não perder a vaga na universidade por isso?
      Obrigada pela atenção,
      Maria Carolina

      • Olá, Maria Carolina
        Tudo bom?
        Não sei como proceder nesse caso. Acredito que a melhor maneira é seu amigo entrar em contato com a própria universidade.
        Um abraço!

    120. Olá, tenho uma dúvida.
      Tenho dupla cidadania ( brasileira e portuguesa) há a possibilidade de pagar a proprina como um cidadão português? Nesse caso como ingressaria na faculdade pelo enem?
      Um abraço…

      • Olá, Graziela
        Tudo bom?
        Não há como pagar propina como um cidadão português se você pretende ingressar pelo Enem. Ou você faz faz os testes com a cidadania portuguesa ou tenta uma vaga como estudante estrangeira, no caso brasileira, através do Enem.
        Um abraço!

    121. Olá Priscila , gostaria de saber se é possivel terminar o ens medio em portugal , tenho 22 anos e gostaria de terminar o ensino me medio por la .. será que pe possível ?
      agradeço des de ja. Abracos.

      • Olá, Carlos
        Como vai?
        Infelizmente, não sei responder a sua questão. Aconselho buscar grupos de estudantes brasileiros que vivem em Portugal no Facebook para tentar tirar a sua dúvida.
        Um abraço!

    122. Olá, tudo bem?

      Procurei nos comentários sobre o assunto antes de enviar à mensagem mas não encontrei.

      Sou Brasileiro com cidadania Italiana e gostaria de fazer o curso de Medicina em Portugal, estou pesquisando bastante mas às informações estão conflitantes, você poderia me passar alguma dica?

      Desde já agradeço à atenção

      • Olá, Henrique
        Tudo bem? Por aqui está tudo joia
        Infelizmente não sei como ajudá-lo. Medicina é um curso com muitas particularidades aqui em Portugal. O ideal é mesmo você buscar essa orientação junto a grupos de estudantes (como no Facebook, por exemplo) que já fizeram o procedimento.
        Um grande abraço

    123. Boa tarde Priscila.
      O meu filho tem a cidadania portuguesa e gostaria de saber se teria alguma dificuldade em cursar uma faculdade em Portugal.O que ele precisará? Obrigado.

    124. Olá Priscila ! Tas boa?
      Bem, estou no segundo período de gastronomia e soube que Portugal disponibilizou um número considerável de vagas a estu dantes brasileiros.
      Poderias dizer-me quais os procedimentos a ser seguidos?
      Grata desde já.

    125. Sou brasileira, estou planejando ir morar em Portugal, com foco em entrar na faculdade, tenho conhecidos por lá, eu queria saber se posso entrar em contato com as faculdades de Portugal , sem ter que procurar agencias para fazer os tramites, vou ter ajuda financeira da família. Eu irei sozinha! Gostei muito do seu blog, excelente conteúdo.
      Se você puder, entrar em contato comigo através do e-mail, pq tenho umas duvidas, e por aqui e difícil pra mim ficar verificando.

      • Priscila Roque e Rafael Boro em

        Olá, Lorrany
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho pelo nosso conteúdo. Você poderá se candidatar as universidades fazendo o contato e a inscrição diretamente com as instituições, sim, sem a necessidade de uma agência.
        Sobre o contato via e-mail, pedimos desculpas, mas não fazemos esse tipo de consultoria personalizada.
        Boa sorte e boas pesquisas

    126. Bianca Luise Paulino em

      Boa noite, Priscila
      Tudo bem?
      Sou a Bianca, tenho 17 anos e estou cursando o último ano do ensino médio. Sou neta de português e sei que posso tirar a dupla nacionalidade, certo? Contudo, com a dupla nacionalidade, não posso utilizar a nota do ENEM para entrar na faculdade de Portugal. Pelo que sei, teria que fazer o exame nacional, como um estudante português. Mas esse exame é diferente, não é? Tem conteúdos diferentes. Gostaria de saber como ele é, se compensa tirar a dupla cidadania ou se seria melhor primeiro entrar como estudante brasileira. Pra falar a verdade, estou um pouco perdida. Gostaria que pudesse me ajudar.
      Agradeço desde já
      Abraços
      Bianca

      • Olá, Bianca
        Tudo bem e com você?
        Sim, você pode pedir a nacionalidade portuguesa.
        Eu e a Priscila nunca fizemos o exame nacional, mas sabemos que é diferente das provas do Brasil. Há um site que tem diversas provas e exames de anos passados que você pode consultar http://bi.iave.pt/exames/ ;)
        Um abraço e boa sorte!

    127. Boa tarde Priscila.
      Sou cantora de Salvador- Ba. vou para Portugal em setembro/2018.
      Gostaria de estudar canto numa boa universidade em Lisboa ou Porto. Qual vc me indicaria?
      Como fazer para ingressar? Aqui no Brasil fiz ate o 4 semestre de Fonoaudiologia, mas não desejo retomar esse curso.

      • Olá, Aline
        Como vai?
        Não sei quais são os melhores cursos de música em Portugal, pois não é a minha área. Para ingressar, informe-se junto a universidade que pretende ingressar quais são os requisitos para um estudante estrangeiro frequentar o curso e os valores que deverão ser pagos.
        Abraço

    128. Olá Priscila! Gostaria de saber como faço para fazer especialização na área de enfermagem ingressando em uma universidade publica?
      O que é preciso fazer ?

    129. Ola Priscila!!
      Faço Psicologia e tenho bolsa pelo enem aqui na faculdade. Gostaria de ir morar em Portugal, mas não tenho cidadania, então creio que a melhor opção é o visto de estudante…tenho muitas duvidas…tipo: Posso fazer uma transfêrencia sem perder o beneficio do enem ou devo prestar ou exame?Posso trabalhar enquanto concluo a faculdade tendo entrado como estudante? estou no terceiro semestre por quanto tempo posso ficar como estudante?? Podes me ajudar nestas questões??Obrigada.

      • Olá, Fernanda
        Como vai?
        Infelizmente não sei como ajudá-la. O ideal é você buscar essas orientações e dicas junto a grupos no Facebook. Provavelmente, você vai ter a opinião de pessoas que já passaram por isso. ????
        Um abraço

    130. Olá, Boa Tarde!

      Gostaria de uma informação, vou para Portugal trabalhar em julho de 2019 e levarei minha filha de 18 anos que concluiu o ensino médio porem não terá a oportunidade de fazer o ENEN. Gostaria de saber como chego e procuro uma escola/colégio para ela estudar? Um preparatório para entrar na faculdade, como são estas questões ai! Em relação aos custos na rede publica como seria também?
      Aguardo maiores informações.

    131. Olá Priscila, como vai? Meus parabéns pelo blog!!!
      Estou terminando o ensino médio neste ano, 2020, e pretendo fazer publicidade e marketing em Portugal. Possuo a dupla cidadania portuguesa e, portanto, pretendo fazer os exames finais portugueses. Você tem alguma ideia se a universidade IADE (em Lisboa) é bem reconhecida em Portugal e na Europa? Ou se alguma outra, em qualquer cidade portuguesa é mais bem vista.

      Grata desde já,
      Marina.

      • Priscila Roque em

        Olá, Marina
        Tudo bem? Por aqui está tudo joia

        Agradecemos o carinho pelo nosso trabalho. :)

        Eu não tenho uma informação oficial para ajudá-la nesse sentido. Mas deixo já algumas considerações que creio que possam ser interessantes para você – e que penso serem valiosas para quem deseja seguir o caminho da comunicação:

        – Procurar estudantes do IADE (em grupos do Facebook, por exemplo) que façam esse curso e perguntar a eles se estão gostando das aulas e da estrutura da universidade.

        – Vale a pena também dar uma olhada na grade de matérias que serão abordadas e perceber se vão de encontro ao que você deseja estudar. Um mesmo curso pode ser abordado de maneira mais prática ou mais teórica de acordo com a metodologia da universidade.

        – Estudar em uma universidade conceituada é importante, claro. Porém, o seu valor como estudante vai além do local que você se forma, sobretudo dentro do meio da comunicação. Conhecer pessoas, estimular a sua criatividade e colocar a mão na massa podem te trazer ainda mais resultados, sobretudo por ser uma estudante estrangeira (mesmo tendo a cidadania).

        O IADE é geralmente referenciado para design em Portugal, pelo que conheço. Entretanto, neste site da Direção-Geral do Ensino Superior você poderá encontrar todos os cursos disponíveis e as universidades que oferecem: https://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp – e então verificar depois nos rankings atualizados das universidades portugueses e europeias como estão posicionadas.

        Um grande abraço

    132. Tatiana Koglin em

      Boa noite,

      Estou terminando o curso de graduação em Engenharia Civil na UFRJ, e no caso estou me preparando há algum tempo para fazer mestrado fora, em Portugal ou na Espanha. Soube que algumas bolsas tiveram os prazos de inscrições prorrogados, o que envolve ainda conseguir inscrição para inicio do semestre de 2021. Estava com algumas duvidas em relação ao visto estudantil, que seria pela embaixada portuguesa, e se a maioria das inscrições ainda seriam pelo próprio site das universidades portuguesas. Ainda não possuo o diploma oficial, mas devo obtê-lo em breve. Sabe quais sites, ou a melhor forma de proceder para conseguir fazer a inscrição/pagamento da propina e, obter maiores informações do programas de MBA oferecidos.

    Deixe um comentário