6 dúvidas de quem viaja a Portugal pela primeira vez

94

O brasileiro que viaja a Portugal pela primeira vez sempre sai com a impressão de que visitou um pedacinho de um lugar bastante familiar.

Mesmo com tantas novidades culturais, arquitetônicas e históricas, nos dá a sensação de que fomos matar as saudades de algo que nem sabíamos que existia. A facilidade com a língua, a cordialidade e a riqueza gastronômica são alguns dos pontos que ajudam a formar essa atmosfera.

Mas o que você precisa saber antes de ir a Portugal? Acompanhe a nossa lista com itens que são fundamentais antes do seu embarque.

1. Devo levar mais dinheiro em cartão ou em espécie?

Nas grandes cidades brasileiras, temos o costume de usar os cartões de débito e crédito para tudo. Poucas vezes andamos com dinheiro no bolso. Entretanto, em Portugal é diferente.

Ainda que você passeie somente pelas grandes cidades, como Lisboa e Porto, é sempre importante estar com notas e moedas. Isso porque não são todos os lugares que aceitam cartões, principalmente os internacionais (isso inclui cartões de débito, crédito, Visa Travel Money e similares).

Em grandes lojas, hotéis e monumentos não há problema, mas arrisco dizer que a maioria dos restaurantes e bares – principalmente aqueles mais tradicionais – preferem o dinheiro, assim como as lojinhas regionais.

A taxa e os impostos para manter uma máquina de cartões internacionais em Portugal é bastante alta para o comerciante, mesmo que ele receba turistas em peso.

2. Preciso de visto para entrar em Portugal?

Os brasileiros que pretendem visitar Portugal a turismo, por um período de até 90 dias, não precisam de visto para entrar no país.

Entretanto, para uma viagem tranquila e segura, você deve ter toda a documentação organizada antes do embarque. Mas, não tema: a entrevista feita na imigração com o funcionário do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras não é um bicho de sete cabeças.

Tome nota dos ítens que podem ser solicitados na sua entrada a Portugal:

3. Quantas cidades visitar por dia em Portugal?

Alugar um carro com o objetivo de rodar por Portugal é uma alternativa bastante interessante. Sim, o país é pequeno. Mas, não, não é possível fazer tudo de uma só vez, visto que as regiões portuguesas são riquíssimas e nem todos os locais tem acessos por estradas rápidas.

Evite passar por três ou mais cidades em um único dia, se o seu objetivo é conhecê-las. Essa é uma prática comum do turismo em terras lusas, e até mesmo algumas agências de viagens indicam propostas assim nos programas. Entretanto, isso só vai te deixar com a sensação de que andou, andou, andou e não viu nada, gastando horas na estrada e procurando lugar para estacionar.

Uma sugestão é: faça sua base em uma grande cidade da região que pretende conhecer, seja no norte, no centro ou no sul, e viaje pela manhã bem cedinho. Fique até a hora do almoço em uma cidade e siga para a outra a tarde, quando quiser fazer duas cidades menores em um único dia. Retorne para a sua base antes de escurecer. Isso é o máximo que, pessoalmente, considero em um roteiro para quem quer viver um pouco de Portugal.

Afinal, não há experiência mais gostosa do que aproveitar que compartilhamos o mesmo idioma e conversar com as pessoas do local, seja em uma lojinha ou um café, além de ter tempo para provar e conhecer mais da gastronomia, da doçaria e dos vinhos portugueses.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

4. Qual região de Portugal devo visitar primeiro?

As duas principais cidades que merecem ser visitadas por alguém que não conhece o país é Lisboa e Porto. São fortes representantes portuguesas e mostram ao turista diferenças extremas em tradições, rotina, gastronomia e arquitetura.

Uma boa estratégia é chegar por Lisboa e ir embora pelo Porto (ou vice-versa, claro). Assim, você pode aproveitar, além dos arredores de cada uma das cidades (de Lisboa, você pode ir a Cascais ou a Sintra; do Porto você pode ir a Braga ou Guimarães, por exemplo), também o percurso que liga uma a outra, no centro oeste português (como Óbidos, Fátima, Alcobaça, Batalha, Coimbra, Aveiro, etc.), escolhendo algumas cidades no caminho (se você estiver de carro), fazendo também em bate-volta (de carro ou de transporte público) ou formando uma base no centro para aproveitá-las com calma.

Dessa forma, você terá uma primeira visão comparativa e interessante sobre o país.

Mas, obviamente, tudo isso vai depender do seu perfil de viajante e do que pretende conhecer em Portugal. Para quem quer saber mais sobre os vinhos e azeites regionais, um tempo dedicado ao Alentejo ou Alto Douro será de mais valia. Para aldeias históricas e paisagens de tirar o fôlego, a Serra da Estrela é uma boa opção. Para praias paradisíacas, o Algarve, com certeza.

Em tempo: se o seu objetivo é incluir ilhas dos Açores ou da Madeira, o ideal, então, é compor apenas com Lisboa e arredores, visto que os deslocamentos a partir da capital são mais frequentes e rápidos para as principais ilhas dos dois arquipélagos.

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

5. Como economizar em uma viagem a Portugal?

Transporte: evite alugar um carro para viajar a uma cidade portuguesa que é bem servida por trens, por exemplo, a não ser que você esteja com um pequeno grupo, crianças ou pessoas com mobilidade reduzida. Atualmente, a empresa responsável pelo transporte ferroviário, a CP, oferece uma promoção valiosa para muitos destinos. Se você comprar a passagem com, pelo menos, 5 dias de antecedência, pode conseguir 40% de desconto (há um número limitado de bilhetes com desconto. Assim, o quanto antes você comprar, melhor). É confortável e, se o seu destino tiver uma estação próxima ao centro, o passeio se torna impecável.

leia também: trem, carro ou ônibus – o que é melhor para viajar por Portugal?

Ingressos para atrações: são muitas as atrações que oferecem bilhete em conjunto com desconto, como por exemplo Torre de Belém (Lisboa) + Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)/ Mosteiro da Batalha (Batalha) + Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça) + Convento de Cristo (Tomar)/ Palácio da Pena (Sintra) + Castelo dos Mouros (Sintra), etc. Há muitas combinações possíveis em diversos monumentos. Os bilhetes combinados podem ser comprados no primeiro monumento que você visitar. Basta perguntar na bilheteria quais são as opções.

Hospedagem: se você não se incomoda com barulho e o alto fluxo de pessoas, um hotel no centro histórico pode valer a pena, pois você terá a opç]ao de fazer muitos passeios passeios a pé e, assim, economizar com o transporte. Para Lisboa e Porto, principalmente, uma grande parte das atrações podem ser acessadas facilmente sem o uso do transporte público. Saiba mais aqui!

leia também: 5 preciosas dicas para economizar em Lisboa

6. O que é permitido levar de Portugal para o Brasil?

Das lembranças inesquecíveis de Portugal estão, certamente, seus sabores. Quem viaja ao país, não resiste e quer sempre levar um pouco do que provou para matar as saudades ou presentear amigos e parentes.

Vinhos: é possível trazer qualquer tipo de vinho, desde que não ultrapasse os 12 litros totais permitidos. Entretanto, esteja atento aos limites da Receita Federal quanto ao valor total das compras, de 500 dólares, e de 12 garrafas de uma mesma marca (para comprar vinhos com bons preços, procure-os nos supermercados da cidade).

Azeites, chocolates, cafés e amêndoas confeitadas: são permitidos.

Queijos: somente podem ser transportados para o Brasil queijos com longa maturação, como o Queijo Serra da Estrela, desde que estejam bem acondicionados na mala de porão.

Bacalhau, enlatados e embutidos: devem ser industrializados, defumados ou salgados inteiros, guardados na na embalagem original e com o rótulo que possa ser identificado.

Saiba todas as regras e o que pode levar de Portugal para o Brasil

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Artigo atualizado em julho/ 2016

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

94 comentários

  1. Rogério Aquino em

    Gostei do artigo. Didático e abordou temas importantes.
    Sobretudo, quanto ao uso de dinheiro em espécie e os contatos com o Ministério da Agricultura.

  2. Marco Antonio em

    Nunca viajei e minha primeira viagem sera logo pra Portugal rs! Nem sei por onde começar tenho amiga lá e vou ficar na casa dela. O que me aconselha? Ela mora em Sintra. Lir algumas coisas sobre parte de migração nos aeroportos na Europa exigências pra poder entrar no país. Poderia me orientar?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marco Antonio
      Como vai?
      Para a entrada de brasileiros a turismo em Portugal (assim como nos demais países do Espaço Schengen), é preciso que o seu passaporte tenha a validade de, pelo menos, 6 meses; ter a passagem de retorno; comprovar que você tem 64,14€ por dia de permanência no país; ter um demonstrativo de hospedagem (no seu caso, uma carta convite feita por sua amiga) e também o seguro saúde com a cobertura de 30 mil euros (ou o atestado PB-4). Pode ser que não te peçam nenhum desses comprovativos na imigração. Entretanto, se for solicitado e você não tiver, você corre o risco de ser deportado.
      Uma excelente viagem!

  3. Laís Barros em

    Olá Priscila!!

    Vamos viajar à Portugal no próximo domingo, dia 15! Digo vamos, porque será eu e meu marido em lua de mel S2!!!
    Como está o tempo aí? Friiiiio ou frio…rs
    Como já li seu blog, vi que nessa época, é ideal levar lenços, casaco, uma botinha, e nada de sapatos de salto!!!
    Estou com uma dúvida, será que pode me ajudar? Podemos levar na bagagem de mão remédios, digamos básicos, para dor de cabeça, de barriga, para o estômago, cólicas e etc sem receita médica??? Ou então, é fácil comprar esses tipos de remédios em farmácias por aí?

    Obrigada desde já!!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Laís
      Como vai?
      Que delícia! Aproveito, então, para parabenizar vocês também pelo casamento. Serão dias bem especiais em Portugal 🙂
      Exato… Deixa os saltinhos em casa. Você vai ficar bem mais confortável e segura!
      Sobre os remédios, se eles forem somente os básicos, pode levar, sim. Caso tenha algum em líquido, com mais de 100ml (como um xarope, por exemplo), esse deve ir na mala para despachar, ok? Se você for levar algum mais específico, em que você precisa de receita até mesmo para comprá-lo, aí sim é ideal carregar a recomendação médica.
      Eu, particularmente, aconselho que você leve os seus remedinhos que já está acostumada. Pode ser que você não encontre um equivalente por aqui facilmente ou que ainda precise de uma receita para tal (e aí será necessário passar em um hospital ou acionar o seguro saúde).
      É bom prevenir. Mas tudo acontecerá da melhor forma 🙂
      Uma excelente viagem!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Simone
      Como vai?
      Conte conosco para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma excelente viagem 😀
      Boas festas!

  4. Wilson Nascimento em

    Oi Priscila, descobri seu site de dicas recentemente na verdade hoje rsrs, e adorei.
    Vou a Aveiro em setembro para um congresso. Estou beeeeeeeeeeeemmm perdido rsrs
    Já andei vendo alguns hostels e hotéis, mas a minha maior dúvida diz respeito aos procedimentos para a imigração.
    O que devo apresentar?
    Posso entrar no país com dinheiro? Se sim até quanto?
    Desde já muiiito to obrigado e parabéns pelo serviço.

    Atenciosamente,

    Wilson Jr

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Wilson Jr
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Para a imigração, poderá ser solicitado que mostre o passaporte com validade mínima de 3 meses (ideal ter, pelo menos, uma validade superior a 6 meses), passagem de volta, comprovante de hospedagem, documento de vínculo de trabalho no Brasil (ou o comprovativo de inscrição no congresso, por exemplo), seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros (ou o PB4) e comprovativos de meios financeiros para suportar a viagem (75€ pela entrada + 40€ por dia de permanência). Você pode ver essas informações também no site da Embaixada: http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php
      Você pode sair do Brasil com até 10 mil reais em espécie. Valores superiores a esse devem ser declarados.
      Um forte abraço

  5. Priscila,

    Adorei suas postagens!
    Vou passar 4 dias em Lisboa de Férias. Estou perdida ( rs ). Vou sozinha e ficarei num hotel no centro de Lisboa. O que você me sugere de passeios? O que fazer de interessante e legal nesse período?
    Beijos.

  6. Ola bom dia !
    Estarei indo para Portugal com meu esposo no inicio de novembro , gostaria de informações sobre o clima , o que levar na mala .
    Obrigada

  7. Eu e meu esposo estamos indo por conta própria como turista, tem algum coisa que devemos saber para ficar em Lisboa? Como por exemplo taxas a ser paga?

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Aline
      Tudo bem?
      Vocês precisam ter o passaporte atualizado (validade superior a 6 meses), as passagens de ida e volta, comprovar que cada um tem 75€ para a entrada em Portugal + o mínimo de 40€ por dia de permanência, reservas do hotéis e o seguro viagem. Aproveitamos a sua dúvida para atualizar esse post 🙂

      Além disso, o hotel cobrará 1€ por noite por pessoa. Essa é uma taxa que a prefeitura de Lisboa começou a cobrar em 2016. Todos os turistas que se hospedam na cidade devem pagar.

      Um abraço e boa viagem!

  8. Ola Priscila!
    Estou desempregada e eles solicitam um documento comprovativo de vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil (declaração emitida pela entidade patronal, pública ou privada; Minha duvida é se apenas a minha carteira de trabalho serve como comprovante ou como consigo tal solicitação?
    Estou indo sozinha, meu namorado mora em Portugal, se eu disser que estou indo para ficar na casa do meu namorado terei problemas na entrevista?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Margarete
      Como vai?
      Esse não é obrigatório, mas um documento que comprove os seus vínculos com o Brasil é sempre importante para caso a imigração suspeite que a sua ida ao país não é por turismo. Por exemplo, se você tem uma propriedade ou um carro em seu nome no Brasil, a matrícula em um curso corrente, o seu passaporte com outras entradas e saídas de Portugal/ Brasil, etc. Com relação ao seu namorado, se ele vai hospedá-la, é preciso levar também uma carta convite em que ele afirme que você vai hospedá-la durante o período da viagem.
      Um forte abraço e uma boa viagem!

      • Alexsandro Viegas em

        Ola Priscila. Viajaremos eu, minha esposa, dois filhos e minha mãe em outrubro à Lisboa. Minha esposa esta desempregada. Isto é um impecilho para entrarmos no pais? Obrigado .

        • Rafael Boro

          Olá, Alexsandro
          Tudo bom?
          De acordo com a embaixada brasileira, nao é um pré-requesito o comprovante de vínculo laboral. Porém, ele pode ajudar caso o turista tenha algum problema na imigração. Fique tranquilo que vai dar tudo certo. O importante é ter os itens que listamos no tópico 2 do post.
          Um abraço e boa viagem!

  9. Vanessa Pinheiro em

    Oi Priscila, bom dia! Tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo site e as informações muito esclarecedoras para quem vai conhecer Portugal. Estou com planos de ir com uma ou duas amigas em fevereiro 2017, provavelmente 06 dias, sendo dividido entre lisboa e porto. Tenho dúvidas o quanto é a média de euro em espécie para levar e se compensar usar o transporte público ?
    Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vanessa
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Agradeço o seu carinho 🙂
      A quantidade de dinheiro em espécie varia de acordo com o perfil de viagem que pretendem fazer, se mais econômica, confortável ou luxo. Se vocês ficarem em hotéis que aceitam o pagamento em cartão de crédito, esse já é um valor que poderão abater da quantia a ser levada. Com relação a alimentação, se pretendem comer em locais mais tradicionais e pequenos, é melhor levar em espécie. Para compras, lojas grandes aceitam cartão de crédito e Visa Travel Money, as menores não. Assim, vale ter um dinheiro para essas compras, caso as deseje fazer. E, sobre o transporte público, também é necessário usar o dinheiro em espécie no perímetro urbano – como metro e ônibus. Para deslocamentos mais longos, como Lisboa ao Porto de trem, por exemplo, você poderá pagar com cartão, se quiser. O uso do transporte público dentro de Lisboa e do Porto é mais vantajoso e compensa mais do que o carro. São cidades com muito trânsito e a área histórica não tem fácil estacionamento. Os transportes urbanos funcionam muito bem. Entretanto, como vocês estarão em 3 amigas, o táxi e o Uber também são boas opções. Entre cidades, aí varia de acordo com o que pretendem na viagem. Para parar em outras cidades, alugar um carro compensa mais. Para fazer uma única ligação, como Lisboa ao Porto, por exemplo, poderão ir direto de trem, que funciona bem.
      Uma excelente viagem!

  10. Boa tarde Priscila,
    Tenho uma dúvida, vou a Portugal pela terceira vez, mas desta vez vou direto para o porto das outras vezes fui por Madrid, foi tranquilo a imigração nunca me perguntaram nada, eu vou visitar meu namorado em dezembro.
    Tenho carta convite do meu namorado dizendo que ele se responsabiliza por mim em tudo.
    Tem algum mal se eu falar que estou indo visitar meu namorado?.
    Vou precisar de dinheiro suficiente para os 40 dias mesmo ele sendo responsável por mim?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Júlia
      como vai?
      Não tenho essa informação de forma segura para te passar. Aconselho contactar o Consulado do Brasil em Portugal. Pode ser que, tendo essa informação de forma clara na sua carta convite, não seja necessário comprovar em moeda. Porém, é melhor você confirmar para que não tenha que tomar um “chá de cadeira” na imigração ou ainda corra o risco, no último caso, de ser deportada.
      Um abraço

  11. Olá como vai?

    Sou Brasileiro com cidadania Portuguesa.
    Pretendo conhecer a terra onde meu pai nasceu. Na região de Coimbra, não gosto do frio. Pergunto: qual a melhor época de conhecer Portugal e Miranda do Corvo .

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Raul
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo!
      Para pegar dias mais quentes, você poderá visitar o país entre o final da primavera e o início do outono, ou seja, entre maio e outubro. Lembrando que os meses de verão, principalmente julho e agosto, são realmente muito quentes. Assim, também não são tão agradáveis para o passeio pelo interior, principalmente no período da tarde.
      Um forte abraço

  12. boa tarde, tudo bem,
    estou indo visitar a europa, e gostaria de saber o que fazer em portugal no periodo de tres dias, incluindo fatima, o que vc acha

  13. Priscila, show de pagina,

    Já tenho o RG e passaporte Português, meu Pai migrou para o Brasil, quanto a isso é tranquilo entrar ou cai na mesma regra do dinheiro e turismo?
    Pretendo ir para lisboa você tem algum lugar para indicar o aluguel de carro?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, David
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho.
      Você não precisará fazer nenhuma comprovação na entrada.
      Sobre alugar um carro, coloco aqui algumas indicações, que inclusive você pode encontrar no buscador da RentalCars, que são nossos parceiros, do mesmo grupo do Booking: http://www.cultuga.com.br/2015/07/como-alugar-um-carro-para-viajar-por-portugal/
      Eu já aluguei em diversas empresas e não tenho queixas. O que realmente indicaria é ter cuidado com ass MUITO baratas. “Quando a esmola é muita, o santo desconfia”, sabe assim? Vá pelas conhecidas, com suporte 24h, como a Europcar, a Hertz e a Avis. Recentemente, aluguei com a Guerin e também tive uma boa experiência.
      Um abraço

  14. Priscila, parabéns pela pagina,
    Já tenho o RG e passaporte Português, meu Pai migrou para o Brasil, quanto a isso é tranquilo entrar ou cai na mesma regra do dinheiro e turismo?
    Pretendo ir para lisboa você tem algum lugar para indicar o aluguel de carro?
    Seu comentário está aguardando moderação.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, David
      tudo bem?
      Agradecemos o seu carinho 🙂
      Impecável. Não, se você tem o cartão cidadão/ BI (o RG português) e o passaporte, não precisará fazer nenhuma comprovação na entrada do país.
      Sobre o local para alugar carros, temos algumas dicas nesse post: http://www.cultuga.com.br/2015/07/como-alugar-um-carro-para-viajar-por-portugal/ – costumamos alugar na Europcar (principalmente), mas também já alugamos na Avis, Hertz e Guerin. Todas com boas experiências em Portugal 🙂
      Um abraço e uma excelente viagem

  15. Olá, quais os documentos necessários para se casar em Portugal !? Eu brasileiro, e ela portuguesa ?

    Adorei o Blog!

    Att.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Oliver
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho!
      Você poderá verificar essas informações e buscar orientação junto ao Instituto de Registos e Notariado: http://www.irn.mj.pt/
      Um forte abraço e parabéns pelo casamento 🙂

  16. Olá, Priscila! Estive em Portugal faz 3 anos em lua de mel com a minha esposa, mas fui naqueles pacotes da CVC em que visitei 3 países em 10 dias, e sobrou somente três para Portugal. Conheci Lisboa, Sintra, (passei e tirei uma foto de Cascais e Estoril) e estive em Fátima e Marvão (caminho para a Espanha). Ficamos com um gostinho de quero mais e queremos muito voltar a Portugal para aproveitá-lo, sem pacote, alugando um carro. Você tem alguma sugestão de roteiro para 10 dias, com carro alugado? Obrigado!

  17. Olá Pri, primeiramente parabéns pelo artigo!
    Pode me tirar uma dúvida?
    Estou prestes a ir para Portugal, vou como turista e vou regularizar minha situação perante a Ordem dos Advogados Portugueses (sou advogado). Li que a partir do momento que estiver com a “carteira da ordem dos adv portugueses” eu me torno residente. Dessa forma, sabe me dizer se eu vou precisar renovar visto, alguma coisa assim? Sou leigo!

    Já quero comprar minha passagem, para tirar isso de cabeça. Estou olhando para Março/2017. Já que preciso mostrar minha passagem de volta, eu compro ela para Junho/2017?

    Pensando na hipótese de algo der errado, pelo menos quero ficar os 90 dias que o visto me concede.

    Desde já agradeço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marco
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Infelizmente não tenho informações sobre a sua área de atuação e reconhecimento da profissão. Creio que os seus colegas da Ordem poderão orientá-lo com mais embasamento sobre esse assunto ou mesmo o SEF, que regulamenta a estadia de estrangeiros no país. Nunca ouvi falar sobre a carteira da ordem oferecer a residência, muito pelo contrário, mas sobre a necessidade de ter a residência para solicitá-la em algumas situações. Por isso, é ideal verificar. Sobre a compra da passagem, você poderá comprá-la para o período de 90 dias, sim.
      Um forte abraço e boas pesquisas!

  18. Fabiano Brasil em

    Olá Priscila Roque
    Mto boa suas dicas!! nota 10

    Fechei um voo pela Tap chegando ai em lisboa no dia 29/12/16 e com volta por madri no dia 14/01/17
    Gostaria de suas dicas se possível..rs
    Estarei viajando em 4 adultos + 2 crianças (7anos e 14anos)
    Segue minhas Duvidas

    Como e o clima nessa época? consigo conhecer algarve(praias,como seria passar reveillon la)

    Devo fecha por aqui Brasil os hoteis ?ou fica mais barato fechar ai na hora?(lembrando q estaremos reveillon)

    Devo alugar carro com Gps?

    Como funciona os pedágio?

    Qto custa um chip de internet ai? onde encontro?

    Poderia sugerir um bom roteiro de cidade para nos?

    Qtanto deve levar de dinheiro para comer?

    Tem algumas atraçoes gratis ai? quais

    Vc acho bom comprar aqui as passagens de trem?

    Aguardo seu retorno
    Desde ja agradeço

  19. Rafael Farina em

    Eu aqui na internet pesquisando sobre Portugal no google me deparo com esse site sensacional, e quando vejo o endereço e o nome de quem escreve a matéria vejo que é a Priscila eeeeeeeee Pri!
    Sou eu o Rafael que ia na MTV rsrsrsrs seu site é sensacional sempre tem dicas muitos boas!
    Em junho estou planejando com minha esposa de irmos visitar os Açores – Ponta Delgada, tenho família lá e possivelmente vamos ficar uns 20 dias em Portugal, Estou pensando em ficar uns dias em Lisboa e depois ir para os açores! Não vejo a hora de conhecer essa terra que tanto amo mais não conhece ainda! com certeza iremos pegar muitas dicas aqui do site! PARABÉNS pelo excelente trabalho ! Esse site é sensacional! Grande beijo!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Oiê, Rafa!
      Que bom receber a sua mensagem por aqui 🙂
      Lembro que você me disse que tem família açoriana! Tenho a certeza que vocês vão amar conhecer! Ainda no primeiro semestre estamos vendo se conseguimos ir ao Arquipélago para trazer novos conteúdos aqui para o site. Aí poderão pegar mais algumas dicas.
      Sobre Lisboa, o que for preciso, poderá sempre contar com a gente!
      Um grande beijo a você e sua esposa. Sejam bem-vindos a Portugal e sempre ao Cultuga!

  20. Thamires Sousa em

    Oi Priscila, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo site e pelas fotos, gosto muito de fotografia e fiquei encantada pelos ensaios que você faz!

    Eu tenho algumas dúvidas.

    Vou para Portugal em Junho de 2017, vou ficar somente um dia em Lisboa assim que eu chegar e um no final antes de ir embora, pois fechei um circuito pra conhecer 4 Ilhas dos Açores e vou ficar 8 dias por lá. A dúvida é: com esse pouco tempo em Lisboa eu consigo conhecer a cidade? Pelo menos alguns dos pontos turísticos?

    E sobre os documentos necessários para a entrada em Portugal, você tem alguma recomendação de empresa para contratar o seguro obrigatório? E quanto a comprovação do dinheiro necessário para se manter no país, não entendi muito bem, é só mostrar o valor que estou levando? Vou ficar 10 dias no total.

    Obrigada e beijos!

  21. Cris Ângela em

    Olá Priscila. Adorei seu blog! Tenho o sonho d conhecer Portugal, mas quero fazê-lo com qualidade! Então, irei me programar para passa 01 mês, farei roteiro. Irei com meu marido e minha bebe. Irei começar a me organizar através das dicas de seu blog. Mto obrigada!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Cris Ângela
      Tudo bem? Agradeço o seu carinho 🙂
      Que delícia! Conte sempre conosco. Tenho a certeza que farão uma viagem inesquecível!
      Um forte abraço

  22. Olá Priscila Roque
    Mto boa suas dicas!! nota 10
    Gostaria de uma informação sua , Sou brasilieiro e para alugar carro ai em portugal posso utilizar minha habilitação normalmente ou preciso tirar uma internacional

    Desde ja agradeço

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Fabiano
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Com uma visita a turismo, pode usar a sua habilitação brasileira, sim! Não se preocupe 🙂
      Um forte abraço e uma ótima viagem

  23. Olá, estou querendo ir para Portugal e Espanha em Fevereiro, aproveitando as férias de meu filho. Minha dúvida é quanto ao clima, dizem que chove muito. Isso é bem característico de Portugal? Por favor me responda no meu e.mail agradeço.

  24. Shirley Spindola em

    Priscila bom dia ! tudo bem ?
    Agora no final do ano eu e minha amiga vamos para Paris e a conexão é em Lisboa, sera que podemos passar juntas na imigração ? eu estou desempregada, devo falar isso ao oficial de imigração caso pergunte ?Obrigada um beijo !! adoei o blog ! vc tem muito talento !

    • Rafael Boro

      Olá, Shirley
      Tudo ótimo e com você?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂

      Se vocês ficarão em todas as etapas da viagem, não há problema passarem na mesma cabine. O importante é vocês terem todos os comprovantes em mãos (reservas dos hotéis, todas as passagens, seguro viagem e comprovativo de dinheiro). Temos um post que explica tudo isso: http://www.cultuga.com.br/2016/09/preciso-de-visto-para-viajar-a-portugal/
      Caso ele pergunte, a melhor coisa é dizer a verdade e mostrar documentos ou algo que comprovem que você não está viajando para “tentar a sorte” em outro país. Pode ficar tranquila que vai dar tudo certo. 🙂
      Um abraço e boa viagem para você e a sua amiga!

  25. Muito bom, assim que possível pretendo visitar uma amiga que mora em Braga e tirar umas fotos por lá, mas na atual situação confesso que está bem complicado até de tirar um passaporte, mas gostei muito das dicas!!!

    • Rafael Boro

      Olá, Carlos
      Tudo bem?
      Legal que gostou das dicas. Pode ter certeza que você vai conseguir viajar. 🙂
      Abraços!

  26. Boa Tarde!

    Gostaria de uma informação, se possível rsrs.
    Estarei embarcando para Brasil x Portugal-Lisboa turismo. Em Portugal eu consigo viajar de avião para Paris ou outra cidade?

    • Rafael Boro

      Olá, Caio
      Tudo bem?
      Sim, você consegue. A TAP, a Easyjet, a Ryanair, a Air France são algumas empresas que você poderá comprar passagem a partir de Lisboa. 🙂
      Um abraço e boa viagem!

  27. Olá, boa tarde!
    Esse site é ótimo! estou pretendendo ir morar em Portugal com minha familia e precisava de dicas como essa ( e até mais hahaha ) de qualquer forma me inspirou e me deixou mais tranquila! conforme o tempo passar vou tirando minhas duvidas com vocês. Site bem explicativo, felicidades bjs

  28. Ola Priscila (xará),
    Eu pretendo ir para Porto, você me indica algum hotel bem barato e em conta para hospedar lá? Eu vou sozinha, confesso que estou com medo, mas só assim arriscando para ter experiências na vida.

  29. Primeiramente gostaria de parabenizar o site, eu amei.
    Gostaria de tirar uma dúvida… Para ir a Portugal como turista não precisa de visto né?! Tendo em vista que eu trabalho e estudo aqui no Brasil, e posso comprovar. Mas caso eu queira visitar outros países, como Grécia, Itália ou Paris, como seria o procedimento ?

    • Rafael Boro

      Olá, Ingrid
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado do site! 🙂
      Não é preciso de visto para entrar em Portugal como turista. Você pode comprovar com os seus documentos de estudo e trabalho.
      Grécia, Itália e França fazem parte do Espaço Schengen, assim como Portugal, então a circulação é livre entre esses países e os outros membros.
      Um abraço e boa viagem!

  30. Olá,
    Tudo bem ?
    Tenho um passaporte Europeu e minha esposa um passaporte Brasileira.
    Por gentileza queria que alguem tira a duvida seguinte : sabemos que não precisamos um visto para entrar no Portugal para turismo, mas parece que há possibilidade que nós entramos como turistas e depois ficar lá para morar (90 dias como turistas e depois dentro de 30 dias solicitar certidão de residência). É verdade ?
    Obrigado pelas respostas.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vic
      Tudo bem?
      Aquele que tem passaporte válido na União Europeia tem livre acesso a todos os países. Para residir em Portugal, um membro da União Europeia deve apenas comunicar formalmente a Câmara Municipal da sua área de residência a permanência no país. Para a sua esposa, de cidadania brasileira, ela inicialmente entrará como turista, sim. E, para viver com você, deverá ter o casamento transcrito no seu país de cidadania europeia e, então, solicitar a autorização de residência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal por casamento com membro da UE (www.sef.pt).
      Um abraço

      • Boa tarde Priscila,

        Obrigado pela resposta.
        Eu casei no Brasil.
        O certidão de casamento do Brasil não vale para solicitar a autorização de residência para minha esposa ?

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Vic
          Tudo bem?
          Você precisa transcrever o seu casamento no país em que tem a cidadania europeia. Veja como proceder no consulado do país em que tem a cidadania.
          Um abraço

  31. Olá! Adorei todas as dicas de vcs.
    Estou de viagem marcada para Portugal/Lisboa, tenho dúvidas ainda sobre quanto devo levar de dinheiro em espécie, cartão de crédito e cartão viagem, sei que é exigido 75 euros e uma média de 40 euros por dia, mas vou utilizar mais o cartão de credito ou especie?
    E se é exigido nota fiscal dos aparelhos eletrônicos que vou levar (celular, computador).
    Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Rosângela
      Tudo bom?
      Muito bom saber que você gostou das nossas dicas! 🙂
      O uso do dinheiro em papel é bem comum em Portugal, principalmente em restaurantes, cafés e lojas menores. Os cartões internacionais são mais aceitos em comércios maiores, como Fnac, Worten, shopping center e lojas de departamento.
      É importante guardar as notas fiscais dos aparelhos eletrônicos que você comprar aqui, mesmo que eles tenham sidos usados durante a sua viagem. Isso é uma exigência da alfândega no Brasil. A cota por pessoa é de 500 dólares. Nesse caso, indico a leitura desse ótimo post do blog Viaje na Viagem: http://www.viajenaviagem.com/2016/01/alfandega-brasil-perguntas-respostas 😉
      Um abraço e boa viagem!

  32. Olá, Priscila! Estou fazendo pesquisas para minha primeira viagem a Portugal, entre maio e junho e descobri o seu site maravilhoso. Infelizmente, terei disponibilidade de apenas 15 dias, o que é uma pena porque o país parece ter atrações para mais de um mês… Estou meio confusa com a logística e gostaria de uma opinião.
    Separei 6 dias para Lisboa e os bate-voltas (Cascais, Sintra, Óbidos e Évora) e 4 dias para o Porto, com day tour por Aveiros e Guimarães. Os últimos 5 dias deixei para a região do Algarve. Minha ideia é voar de Lisboa-Porto_Lisboa e depois pegar um ônibus Lisboa-Lagos-Lisboa para ao Brasil. Você acha que a quantidade de dias e a sequência está OK?
    Obrigada e parabéns pelo belo trabalho!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Val
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂
      Há muitos locais lindos para visitar em Portugal. Porém, é preciso fazer escolhas. Mesmo assim, 15 dias é um bom tempo para quem viagem para o país pela primeira vez. A divisão de dias e cidades está boa, eu só diminuiria o número de bate-voltas a partir de Lisboa, pois você só teria dois dias para aproveitar a cidade. Como você terá 5 dias no Algarve, que é uma região muito bonita e ótima para quem gosta de praia e paisagem, eu tiraria Cascais, que é linda, mas também é praia. Sintra, Óbidos e Évora são diferentes entre si e bem marcantes. 😉
      Um abraço e boa viagem!

  33. Gabriele Lisboa de Matos em

    Olá,eu sou do Rio Grande do Sul e quero ir embora para Portugal para estudar em Coimbra a princípio. Gostaria de saber se é muito difícil conseguir o visto ,como funciona? Grata desde já

  34. José Luiz Galvão em

    Olá!

    Gostei muito do conteúdo do blog. Já nos ajudou muito.

    Tenho uma dúvida, que não muda em nada os planos, mas, numa situação emergencial pode fazer diferença.

    Eu e minha mulher estamos indo a Portugal em maio. Eu sou brasileiro, ela é cidadã portuguesa. Porém, vive há mais de 20 anos no Brasil e nunca mais renovou o passaporte português.

    Mas ela possui o Cartão do Cidadão de Portugal.

    Portanto, minha pergunta é: ela também se obriga a portar os EUR 75 + EUR 40/dia?

    Obrigado

    • Rafael Boro

      Olá, José Luiz
      Tudo bom?
      Fico contente que o conteúdo do Cultuga esteja ajudando vocês na organização da viagem! 🙂
      Sem o passaporte português, ela terá que passar pela imigração como brasileira, independente de ter o cartão cidadão. Então será necessário ela ter essa quantia comprovativa para poder entrar no país como turista.
      Um abraço e boa viagem!

  35. Nossa adorei página, muito útil! Eu só gostaria de tirar uma dúvida, vou passar 90 dias em Portugal, nesses 90 dias eu vou passar em vários lugares diferente, a pergunta é, Eu tenho que comprovar residência desses 90dias? Grata desde já! Abraços

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Angélica
      Tudo bem?
      Legal que você gostou do Cultuga! 🙂
      Nesse caso, a melhor forma é levar o máximo de reservas que você tiver, além, lógico, das passagens de ida e volta.
      Um abraço e boas férias!

  36. Silvio Almeida em

    Olá…Recebi o comunicado de aceite de trabalho acadêmico para apresentação em coimbra. As informações aqui sobre a entrada pra viagem de cunho acadêmico são as mesmas regras? Podem me ajudar?

  37. Victor Hugo em

    Oi Priscila, tudo bem ?
    Amei site.
    To querendo ir a Portugal, eu estando em portugal, teria como eu conhecer um pais próximo sem algum problema..
    Ou teria que passar por entrevista saindo de Portugal e indo a outro país ?

    Obrigado

    • Rafael Boro

      Olá, Victor Hugo
      Tudo bem e com você?
      Não há problema, desde que os países façam parte da União Europeia, menos Reino Unido e Irlanda, que não fazem parte do Acordo de Schengen. 🙂
      Um abraço e boas férias!

  38. João crissanto em

    Olá, estou indo para Portugal em Maio e pretendo passar um tempinho por lá, se eu estiver próximo de completar​ 3 meses e resolver me estender​ um pouco para conhecer outros países dá união europeia, eles carimbam meu passaporte ou ficarei ilegal?

Deixe um comentário