10 coisas que você NÃO deve fazer em Lisboa!

57

São muitos os sites e guias turísticos que indicam os melhores programas e atrações para aproveitar Lisboa. Mas uma coisa que também precisa ser dita é o que NÃO fazer e como escapar das armadilhas. Fizemos uma lista humorada para que você se lembre dessas dicas durante a sua passagem pela cidade!

1. NÃO dispense os doces portugueses, principalmente o Pastel de Belém

pasteis-de-belem-cultuga

Ir a Lisboa e não entrar em sua famosa Pastelaria de Belém é como não ter visitado a cidade. A essência desse doce conventual tem uma ligação direta com a capital e, se você quiser ir mais a fundo, pode até pedir mais alguns pastéis de nata em outros cafés, ao longo do seu passeio, para entender a razão deles serem tão queridos.

Veja também 15 doces portugueses que você precisa experimentar

2. NÃO coma em redes de fast food

Portugal é muito famoso por seu paladar. A gastronomia portuguesa é farta, deliciosa e barata. Optar por um restaurante fast food durante a sua passagem pela capital país, diante de tantas boas ofertas, é quase uma ofensa aos portugueses!

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

3. NÃO alugue um carro para conhecer Lisboa

transporte-de-lisboa-eletrico-cultuga

Lisboa é uma cidade pequena e seu transporte público funciona. No centro histórico, há ruas muito estreitas e outras que nem mesmo podem ter o trânsito de carros. Além do mais, o estacionamento na rua geralmente é pago e o combustível não é tão barato. Portanto, não há motivos para alugar um carro para andar pela capital, a não ser que você ou um de seus acompanhantes tenha mobilidade reduzida – visto que Lisboa, infelizmente, não é uma cidade acessível.

4. NÃO atravesse a rua fora da faixa de pedestres

O pedestre tem prioridade, desde que atravesse na faixa (chamada de “passadeira”). Se você for atravessar a rua em um local que não tem semáforo, aguarde na calçada, junto a faixa. Você vai perceber que rapidamente os motoristas vão parar para que você passe. Longe dela, você vai perceber que ninguém te dá a vez (e com razão).

5. NÃO use sapatos de salto alto

Sabe as calçadas portuguesas? Então, elas podem se tornar um perigo para quem gosta de salto alto. Para andar em Lisboa, escolha um calçado confortável e que ofereça segurança. O piso é bastante irregular e escorregadio.

6. NÃO passe reto por um mirante

miradouro-lisboa-cultuga

Lisboa é chamada de “a cidade das 7 colinas”, e não por acaso. São 7 os principais morros que compõem a capital e, perto do topo de cada um deles, há deslumbrantes mirantes (chamados de “miradouros”). Não deixe de passar alguns bons minutos apreciando a bela vista que eles oferecem.

7. NÃO vá embora sem experimentar um bom bacalhau

Voltando a justificativa do tópico 2, além de evitar o fast food, experimentar uma boa receita de bacalhau é fundamental. Não são poucas as pessoas que já ouvi dizer que não gostavam muito de bacalhau, mas que em Portugal mudaram de opinião e provaram pratos fantásticos. Os portugueses até dizem que há 365 receitas de bacalhau, uma para cada dia do ano.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

8. NÃO entre no elétrico 28 na hora do rush

Um dos passeios imperdíveis da capital pode se tornar um dos mais chatos da viagem, se for feito no horário de pico. O elétrico 28 faz um dos caminhos mais tradicionais do centro histórico e seu percurso é famoso na vida de muitos nomes portugueses, como Fernando Pessoa, por exemplo. Entretanto, por ser bem turístico, há sempre bate-carteiras à solta e, nos horários em que ele fica mais cheio, a probabilidade de um desses entrar em ação é maior. Fora que, com o aperta-aperta, você não vai aproveitar o belo caminho e a experiência de andar em um transporte tão antigo. Portanto, vá andar de elétrico no início da manhã ou somente à noite.

O metrô é uma das melhores formas de se locomover em Lisboa. Veja como usá-lo!

9. NÃO peça informações sem antes dizer um “Olá, bom dia!”

Os portugueses são muito gentis para dar informações. Entretanto, para que essa comunicação aconteça de forma saudável, não deixe de cumprimentá-lo antes de dizer o que precisa. Dizer logo um “por favor” não é sinal de respeito. Comece com um “Olá, bom dia. Por favor, o senhor poderia me ajudar?”.

10. NÃO espere ser atendido sem antes verificar se há retirada de senhas

Em Lisboa, é muito comum os serviços terem uma máquina que solta senhas para o atendimento. Essa é a primeira coisa que você deve identificar quando for aos Correios, ao supermercado, a padaria ou a farmácia, por exemplo.

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

57 comentários

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Sim, Heitor 🙂 Na Pastelaria de Belém, como la está!
      Mas nem por isso os demais pastéis de nata devem ser ignorados! Eles também têm seu espaço no coração dos lisboetas (e com razão) <3

  1. estou sonhando com minha chegada em Lisboa. Minha sobrinha está aí faz 15 anos e ama Lisboa como Portugal todo. Diz que não tem porque voltar para o Brasil de vez!!!

  2. Seguindo essas recomendações, acho que ainda tenho esperanças em relação ao bacalhau. Eu até como, mas nada demais, ainda não cheguei ao ponto de achar que precisa ter na mesa de qualquer jeito, mas com essa quantidade de pessoas que passaram a ter outra ideia sobre o prato, acho que posso me incluir nessa lista futuramente rs

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Thiago!
      Não deixe mesmo de experimentar um bom prato de bacalhau quanto estiver Portugal. Se possível, em um restaurante mais regional (não nos turísticos). Tenho certeza que você não vai se arrepender e até “vai chorar por mais” – como os portugueses costumam dizer!

      • Ola Muito bom seu site. otimas e fascinantes informações. Mas qual restaurante voce recomenda para um bom bacalhau. nada de turistico. Por exemplo em Coimbra fui num restaurante super escondido ZE MANE DOS OSSOS uma maravilha de bacalhau e ai em Lisboa o que recomendas ?

        • Rafael Boro

          Olá, Biano
          Tudo bem?
          Ficamos muito felizes que tenha gostado do Cultuga! 🙂
          O Zé Manel dos Ossos, em Coimbra, é fabuloso. Já estivemos lá e a experiência foi incrível!
          Em Lisboa, mais ou menos no mesmo estilo, tem a Tasca Zé dos Cornos (os grelhados são ótimos) e O Eurico, ambos no bairro da Mouraria. Você vai gostar bastante.
          Um grande abraço, boa viagem e bom apetite rs!

  3. Eliu Lustosa em

    Priscila Roque

    Seu site é SHOW DE BOLA, peguei muitas DICAS.

    Vou para Lisboa em Setembro, tem como eu falar por email com voce ?

  4. Vamos ir para Lisboa em setembro, adorei suas sugestões (já imprimi para levar).
    Me informe quais restaurantes regionais vc sugere.

    Abraços
    Graça

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Graça
      Como vai?
      Fico feliz que as nossas sugestões tenham sido úteis 🙂
      Lisboa tem uma oferta imensa de bons restaurantes… Imensa mesmo (ainda bem!). Era mais fácil dizer onde não ir rs.
      Um restaurante mais caro, mas com as melhores receitas de bacalhau da cidade é o Laurentina – Rei do Bacalhau. Se você estiver por perto (bairro de Avenidas Novas/ metro São Sebastião), vale muito a pena. Um outro que adoro é o Floresta do Salitre, junto ao metro Avenida, em uma travessa da Avenida da Liberdade. Esse é mais em conta e tem peixe fresco. Você vai gostar!
      Uma excelente viagem

  5. Miguel Ângelo em

    Priscila Roque,

    Parabéns pelo site.
    Muito prestativo é interessante, servindo mesmo para unir Brsaileiros e Portugueses.

    Eu e minha esposa estaremos viajando, prela primeira vez, para Lisboa com destino a Porto, vindo de Dublin e com escala em Paris no dia 26/01/16. Previsão de chegada em Lisboa às 18:00h do dia 26/01.
    Planejei pegar o trem das 20:00h direto para o Porto com previsão de chega em Porto às 23:00h. Reservei o Ibis Centro Porto para ficar 03 noites e depois iremos para Lisboa mais 05 dias.
    Pergunto; é tranquilo chegar às 23:00h na estação de trem em Porto e apanhar Taxi para o Hotel no centro? Ou é mais recomendável pernoitar em Lisboa e viajar de manhã para o Porto?

    O seu site e dicas me inspirou a , finalmente, conhecer um pouco de Portugal, seu povo, suas belezas naturais, suas culturas e seus vinhos.

    Grande Abraço

    Miguel Ângelo

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Miguel Ângelo
      Como vai?
      Agradeço o seu contato e tamanho carinho! Não se preocupe, pois o fluxo de pessoas na estação de Campanhã, no Porto, é grande. Você não terá problemas em encontrar um táxi logo a porta. Há um ponto em frente. Aconselho apenas que você verifique previamente o caminho, que são por volta de 3km. O custo deve dar algo como 6€ + o valor das bagagens. Digo isso porque em 2007, na minha primeira vez no Porto, um taxista queria me cobrar um preço altíssimo para me levar um pouco mais a frente de onde você vai. Desisti dele e perguntei a um outro taxista quanto daria em média a corrida até o ponto que precisava. Esse, sim, foi muito querido e o valor era 3x menos. Isso não acontece com frequência, pois já retornei lá muitas vezes ao longo desses anos. Mas é sempre bom perguntar quando vai dar mais ou menos a corrida. Assim, você vai tranquilo 🙂
      Os desejos de um lindo ano a vocês e uma excelente viagem!

  6. Bom dia Priscila,
    Irei a Lisboa e Porto em fevereiro e gostaria de saber qual o preço médio para almoço (simples), tipo uma ala minuta (chamamos assim em Porto Alegre – Arroz,bife, batata frita e salada) se é que tem kkkk.
    Abraços, Cleuza

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Cleuza
      Como vai?
      Em Portugal se chama “bitoque” ou “prego no prato” (geralmente um bife de vaca com um ovo por cima, batata frita e arroz) e tem um custo médio entre 6,50€ – 8€ nos restaurantes tradicionais. Se você gosta de peixe ou porco, poderá encontrar pratos até mais em conta. Aí, soma uma bebida, como uma Coca-Cola, por exemplo, a 1,40€. Aproveito para indicar um artigo nosso que pode ajudar bastante nos seus almoços por Lisboa: http://www.cultuga.com.br/2015/10/restaurantes-baratos-em-lisboa/
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  7. Este site foi, simplesmente, uma das melhores descobertas que já fiz na internet. Objetivo, bem escrito, prático e com ótimas dicas. Parabéns… e obrigada!

  8. José Khattab Hassan em

    Oi Priscila. Irei a Lisboa dia 24/3,se Deus quizer. O que me sugeres do aeroporto ao hotel Nacional,na rua castilho. Taxi,onibus ou metro? Levo mala de tamnho médio. E em Porto do aeroporto para hotel Quality Inn,na praça da Batalha. Muito show teu site.Parabéns por ajudar-nos. José Khattab

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, José
      Como vai?
      Peço desculpas pela demora da resposta. Somente pude ler a sua mensagem agora. Espero que tenha tido uma excelente viagem 🙂
      Deixo aqui um artigo do Cultuga com boas informações sobre o deslocamento a partir do aeroporto de Lisboa: http://www.cultuga.com.br/2015/04/como-ir-do-aeroporto-de-lisboa-para-o-centro/ – para o seu caso, seguir de táxi pode ser a melhor opção, e mais confortável, por conta da mala e não sai tão caro. Para o dia a dia, você consegue se deslocar de metro.
      No Porto você estará mais perto da estação São Bento. O deslocamento é mais longo e o aeroporto fica fora da cidade, diferente de Lisboa. Portanto, sairia mais em conta e não tão “sacrificante” seguir mesmo de metro.
      Um forte abraço!

  9. Ola Boa tarde!!!!!
    Tenho muita vontade de morar em Portugal, tenho cidadania, mas gostaria de saber como esta a situacao economica e qual regiao tem maiores oportunidades de trabalho.

  10. Márcia Medeiros de Azevedo em

    Olá Priscila! Estive aí na terrinha em maio, aliás hoje completo exatos 2 anos que embarcava para Lisboa, onde resolvi ficar para conhecer algumas cidades no entorno, depois mais 15 dias no Porto com o mesmo propósito. Amei de paixão todos os lugares que passei. Desde a semana passada descobri seu blog por acaso, pois estava procurando informações de como viver em Portugal. Todos os dias entro para dar um lida; já salvei no meu Favorito. Excelente! Parabéns a vocês. Um beijo da carioca, Márcia.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Márcia
      Como vai?
      Que delícia! Adorei o seu recado. Obrigada pelo carinho!
      Seja sempre bem-vinda 🙂

  11. Karla Jisanny em

    Priscila Roque, muito obrigada pela inspiração do Cultuga! Estou apaixonada pelo site, pois me aproxima cada vez mais das terras lusitanas! Assim como você, também tenho um fascínio inexplicável por Portugal! Finalmente, em agosto, irei conhecer o País! Dá para sentir daqui o seu amor pelo o que fazes! Parabéns! Beijos no seu coração luso-brasileiro! 😘

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Karla
      Tudo bem?
      Agradeço todo o seu carinho e por estar sempre junto conosco por aqui. Seja sempre bem-vinda!
      Tenho a certeza que você terá uma boa surpresa com sua viagem a Portugal!
      Um grande beijo

  12. Oi Priscila !! Pretendo ir a Portugal com minha família em fevereiro. Estou em dúvida se me hospedo em Lisboa ou Porto. O que me sugere ? Boa noite. Bjs

  13. Marciênio Medeiros em

    Olá Priscila e Rafael, parabéns pelo site!!

    Qual seria a melhor época para viajar a Portugal, considerando que será a primeira vez que vou ao país e pretendo aproveitar pra conhecer o máximo, dentro de 10 dias?

    Desde já agradeço!

    • Rafael Boro

      Olá, Marciênio
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga! 🙂
      Os meses de abril, maio, final de setembro e iníco de outubro não são alta temporada, têm boas temperaturas e bons preços de passagens aéreas e de hotéis. O verão é muito quente e com hospedagens mais caras e o inverno chove bastante.
      Aconselho você dividir a sua viagem entre Lisboa (6 dias) e Porto (4 dias). Assim você poderia conhecer um pouquinho das duas principais cidades do país e os seus arredores. Pesquise voos da TAP com chegada por Lisboa e volta pelo Porto, ou vice e versa. 😉
      Temos um post com várias dicas que vai ajudar na organização da sua viagem: http://www.cultuga.com.br/2015/08/indice-de-artigos-para-planejar-sua-viagem-a-portugal/
      Um grande abraço!

  14. Richardson Mota em

    Olá, muito bom suas dicas.
    Bom, estou indo para Lisboa com a intenção de morar e trabalhar. No seu ponto de vista, como está o mercado de trabalho atualmente para estrangeiros ( principalmente brasileiros ) ?

    Obrigado e fique com Deus .

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Richardson
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho!
      Essa questão é bastante generalista, pois depende de muitos fatores. Você usa Facebook? Há muitos grupos bacanas que discutem o mercado de trabalho em Portugal para estrangeiros e você poderá encontrar colegas da sua área ou da área que deseja atuar para pegar dicas atualizadas e mais direcionadas ao que precisa 🙂
      Deixo também o nosso post sobre como procurar emprego, que também pode ajudá-lo: http://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
      Boas pesquisas e um forte abraço

  15. Joel Posternak em

    Ola Priscila, boa tarde.
    Descobrí há pouco o seu site. Foi uma vitória. !!
    Valeu a pena pelas dicas e respostas que ajudaram bastante.
    Vou mais além : Vamos em dois casais passar o Natal e Ano Novo aí em Lisboa. (24 DEZ a 02 JAN)
    Dois casais de jovens idosos (77 a 83) e dispostos a aproveitar a beleza de Lisboa.
    Por favor, sugira um belo jantar onde pudessemos assistir ao show com os fogos da virada do ano.
    Não se preocupe com os pasteis de Belem ou com o Bacalhau … vamos tratá-los com todo o carinho !!
    Continuamos pesquisando outros programas.
    Grato pela atenção e paciência.
    Saudações,

    Joel

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Joel
      Tudo bem?
      Agradecemos o seu carinho! Peço desculpas pela demora do feedback. Espero que ainda esteja em tempo 🙂
      Os fogos de artifício, por vezes, mudam de lugar. Nesse ano, ainda não saiu a programação oficial. No ano passado foi na Praça do Comércio, mas já houve também em Belém e no Parque das Nações. O ponto é que sempre serão virados para o rio Tejo. Assim, fica difícil indicarmos um restaurante específico, com essa vista para a festa de Ano Novo ou para os fogos.
      Há muitos restaurantes, sobretudo aqueles de hotéis, que ficam no topo de edifícios mais altos. Eles, certamente, poderão oferecer um momento muito especial para vocês. O terraço do Tivoli é um deles, bastante tradicional, acolhedor. Entretanto, é preciso confirmar onde serão os fogos: http://tivolihotels.com/Files/Billeder/PDF/HTL/TLIS_MenuReveillon_2016_PT.pdf
      Um grande abraço e sejam sempre bem-vindos!

  16. Estarei em Lisboa no final de janeiro. Minha duvida é, se é mais vantajoso para fazer a viagem de Lisboa até Porto alugando um carro, ou com agências de turismo?

  17. Boa tarde!

    Quais são os locais para uma boa dança de salão em Portugal (Coimbra, Lisboa, por exemplo)?

    Abraço

  18. Clovis Tellini em

    Clovis Tellini em 17/02/2017
    Olá Priscila bom dia, não conheço Portugal mas gostei muito de suas dica e comentários, estarei ai em Maio desse ano em excursão até Santiago de Compostela, porem essa viagem é o grande sonho de minha esposa que nasceu em Funchal Ilha da Madeira e veio para o Brasil com dois anos de idade e espera por essa viagem a setena anos essa é a viagem dos sonhos Bjsss.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      A sua esposa é conterrânea da minha mãe, então! Ela também nasceu no Funchal e tem a família em Santana 😀
      Com certeza será, Clovis! Vocês vão amar!
      Uma excelente viagem e um grande beijo

  19. Oi Priscila

    Tudo bem?

    Sou apaixonada por Portugal, já fui várias vezes e me encantei com o norte principalmente e acho que Portugal é o meu lugar no mundo.
    Poderias me indicar, se tiver essa informação, qual seria o Lugar de Portugal , onde o mercado de TI é menlhor?
    Obrigada e um beijinho

  20. RJ 22/03/2017- Priscila , boa noite- Tenho 77 e meu marido 78 anos mais temos plena saude .Vamos pela TAP para Lisboa no dia 09 de junho e voltamos por Porto no dia 25 de junho . Sera que v.sa poderia me fazer um roteiro dentro deste periodo. Agradeço – Georgia A Souza

  21. Adorei seu site. Vamos a Portugal em Julho, e pretendemos fazer um tour por varias cidades, começando por Lisboa. Vou navegar em varios comentários seus para montar um roteiro legal, já que vamos por conta, sem agencia, eu, meu esposo e filho de 8 anos.
    abraços

    • Rafael Boro

      Olá, Ana Paula
      Tudo bom?
      Ficamos super contentes em saber que as nossas dicas e comentários estão ajudando você, o seu marido e o seu filho a organizar a viagem para Portugal. Esse é o melhor feedback que podemos ter. Muito obrigado pelo carinho! 🙂
      Um forte abraço e tenham uma ótima viagem!

  22. Sou aposentado,61anos,divorciado a 17 anos, meus dois filhos formados,vão se casar,e morar em suas casas, e eu quero aproveitar e tentar migrar pra Portugal.tenho renda mais que suficiente exigida pra residir em Portugal,atualmente trabalho por esporte,dando assistência em maquinários de pet shop.Gostaria de ir morar num lugar em que não sinta tanto medo dá violência urbana,e poder ajudar a sociedade,porém não sei como dar meus primeiros passos

  23. Olá Priscila, Boa Tarde.
    Tudo bem ?

    Estou indo pela primeira vez a Portugal e adorei as dicas, sou Fotografo Profissional e apaixonado pela Fotografia. Porém não é a minha atividade principal. Consegui a Cidadania Portuguesa e estou indo conhecer essa terra que falam maravilhas dela. Pretendo fotografar muito lugares e colocar num site para incentivar as pessoas a conhecer essa terra maravilhosa.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ulysses
      Tudo bem?
      Seja bem-vindo a Portugal 🙂 Você terá inúmeros cenários para desfrutar e fotografar!
      Um grande abraço

Deixe um comentário