Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Esse é um interessante vídeo do professor e estudioso açoriano Victor Rui Dores sobre as diferenças entre as pronúncias das ilhas dos Açores.

    Na descrição das imagens, há também um texto de José Agostinho Serpa, responsável por divulgar esse trabalho, que replico aqui:

    “Todas as pessoas, lugares, cidades, países, têm a sua língua, linguagem, a sua forma de se exprimir.
    Herança, conhecimento, estudo, capricho, a comunicação enquanto forma sonora de expressão é usada por humanos e animais.
    É nos humanos que é mais acentuada e conhecida, assim variando de pessoa para pessoa…
    Mesmo em pequenas localidades, existem diferentes modos de cada pessoa se exprimir. Uma dessas formas denomina-se por “pronúncia” e é exactamente disso que nos vai falar o Victor Rui Dores.
    Professor, escritor e actor, formado em germânicas é porventura um dos maiores poetas/escritor/cronista da actualidade dos Açores. Mas e como ele próprio se define, é sem dúvida alguma um enorme comunicador. Conhecendo os nossos saberes, usos e costumes e neste caso concreto a linguística açoriana bem como as suas diferentes formas dialectais.
    Este é mais um contributo para o nosso Património cultural imaterial (ou património cultural intangível) Açoriano.
    Agradecimento muito especial ao professor Victor Rui Dores por ter disposto do seu precioso tempo várias horas em estúdio, a fim de partilhar com todos nós, graças ao seu poder comunicativo, o seu saber e conhecimento sobre essa forma fantástica dos seres se comunicarem … a dialéctica da fala.”

    – José

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    7 Comentários

    Deixe um comentário