Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O Grupo Risco de Teatro (Itajaí/SC) transporta o espectador ao passado, mais precisamente na vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808. A peça “Cem Dias” pode ser assistida nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho, sempre às 20h30, no Teatro da UBRO, em Florianópolis.

    O espetáculo está há quase dois anos no repertório do Grupo e passou por mais de 300 palcos de escolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com muita criatividade e em tom cômico, a peça “Cem Dias” promove reflexão política e social, com resgate de um importante episódio histórico.

    Foto: Reprodução/ Gabriel Silveira/ Facebook
    Foto: Reprodução/ Gabriel Silveira/ Facebook

    Com dramaturgia própria, o grupo faz uso de vários recursos para a construção do texto. Laurentino Gomes, autor do livro “1808”, e obras de Jean Debret foram algumas das bibliografias utilizadas. “Estudamos a fundo a vinda da família real portuguesa ao Brasil por todos os meios possíveis, desde aulas de história, livros, filmes, minisséries e documentários – como ‘O Povo Brasileiro’, de Darcy Ribeiro”, acrescenta Rafael Orsi de Melo, ator, diretor e um dos responsáveis pela dramaturgia.

    O espetáculo “Cem dias”

    Foto: Reprodução/ Facebook
    Foto: Reprodução/ Facebook

    Em meio à Revolução Francesa, a nau da corte fugia para o “novo mundo”. A bordo, a família real, sua corte de nobres e demais empregados domésticos, vivenciaram um dos períodos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil e de Portugal. “Cem Dias” mostra aventuras nunca vistas entre o céu e o mar. Com o apoio do cenário que parte da ideia de tudo estar e sair dele, desde objetos de manipulação e adereços à disposição de espaço/tempo, personagens e elementos cênicos criam e transformam o espaço num jogo lúdico, cômico e crítico.

    O grupo

    O Grupo Risco de Teatro é composto pelos atores Rafael Orsi de Melo, Rodolfo Lemos e Otávio Barwinski. A formação teatral de ambos iniciou entre 2005 e 2009, com apresentações em teatros e principalmente em escolas do Sul do país. Em 2013, o trio fundou o Grupo Risco de Teatro, com sede na cidade de Itajaí/SC. Atualmente mantêm no repertório dois espetáculos e uma intervenção artística, direcionados ao público infantil e adulto. O grupo é filiado à Rede Itajaiense de Teatro e à Federação Catarinense de Teatro (Fecate).

    Serviço

    Espetáculo “Cem dias”
    Quando: 24, 25, 26 e 27 de Julho, às 20h30
    Onde: Teatro da UBRO | Florianópolis | (48) 3222-0529
    Endereço: Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 – Centro | Fundos do Colégio Bom Jesus
    Quanto: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
    Classificação etária: A partir de 12 anos

    * Com informações do Portal da Ilha

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário