Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Geralmente abertas ao público entre os meses de julho e setembro, as Piscinas das Marés estão entre as mais queridas do país. Geridas pela Matosinhos Sports, elas estão localizadas junto a Praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos, no norte de Portugal.

    Foto: Ana Guzzo/ Flickr/ alémdoquesevê_
    Foto: Ana Guzzo/ Flickr/ alémdoquesevê_

    Essas piscinas municipais foram projetadas por um dos mais conceituados e premiados arquitetos portugueses, Álvaro Siza Vieira, na década de 1960. Desde 2006, estão classificadas como Monumento Nacional. Duas piscinas de água salgada servem o local, uma delas exclusiva para crianças, além de vestiários e um bar.

    Foto: El Pais
    Foto: El Pais
    Foto: Google Earth
    Foto: Google Earth

    Siza Vieira é natural de Matosinhos e projetou esse espaço quando tinha 26 anos. Hoje, com 81, guarda em seu currículo importantes obras como a nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, e a reconstrução do bairro do Chiado, em Lisboa, após o forte incêndio que sofreu em 1988.

    Quer ter fotos lindas e profissionais do seu passeio pelo Porto?

     “Todos os anos, nas marés vivas, o mar leva o que não é essencial. Naquele sítio, um maciço rochoso interrompe as três linhas paralelas: encontro do mar e do céu, da praia e do mar, longo muro de suporte da via marginal. Alguém pensou em proteger uma depressão desse maciço, utilizando-a como piscina de marés. Mas o Atlântico não é o Mediterrâneo, nem é simples construir uma piscina onde poucas se fazem…” – Álvaro Siza, 1980

    Foto: Matosinhos Sport
    Foto: Matosinhos Sport

    Como chegar

    Dá para chegar de metrô + 20 minutos de caminhada (ou com um ônibus que serve a região). A partir da estação Trindade, no Porto, pegue a linha A – azul, que vai do Estádio do Dragão sentido Senhor de Matosinhos, e desça na estação Mercado (veja o mapa da rede).

    Piscinas das Marés
    Avenida da Liberdade – Leça da Palmeira
    Funciona somente durante a alta temporada (geralmente de julho a setembro)
    Horário: 9h às 19h
    Informações: (+351) 229952610
    Contato: geral@matosinhosport.com
    Veja os preços para a utilização e o regulamento

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário