[Na sala de aula] Como se fala em Portugal?

10

Por aqui, já discutimos sobre a diferença das palavras usadas em restaurantes e nos esportes em Portugal. Fizemos um post curioso sobre palavrões e reunimos também algumas expressões tipicamente portuguesas. Agora, com a proximidade da volta às aulas (o ano letivo em Portugal começa no mês de setembro), reunimos mais alguns vocábulos que você vai gostar de conhecer.

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

regresso às aulas – volta às aulas
pasta ou dossier escolar – fichário
saco mensageiro – bolsa tipo carteiro
agrafador – grampeador
afia lápis – apontador
minas – grafite
fita cola – durex
candeeiro – luminária
liceu ou escola secundária – ensino médio ou ginásio
caneta feltro ou marcador de colorir – canetinha
manuais – livros didáticos
plasticina – massinha
X-acto ou faca – estilete
secretária – escrivaninha
ascultadores – fones de ouvido
rato – mouse
tapete para rato – mouse pad
recarga – folha de fichário
bolsas plásticas – plásticos para pasta

Você conhece mais palavras que poderiam entrar para essa lista?

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

10 comentários

  1. Mouse é rato em Português. Minha mãe sempre disse rato e ela é brasileira e nunca esteve em Portugal. Igual Xerox que a nossa língua é cópia, mas todo mundo fala xerox.
    E o quê é Casa de Banho, é sinônimo de banheiro ou é como se usava antigamente, para nomear o como aonde se tomava banho que ficava fora de casa e só se tomava banho?

  2. Faltou o famoso “stora”. No início não percebia, mas depois explicaram-me que vem da abreviação de “Senhora Professora” ou ainda “Senhora Doutora Professora”.

    • Stora ou stôr são abreviaturas de Sra doutora e sr doutor, respectivamente. Para se exercer a profissão de professor é necessário possuir-se um título universitário, geralmente de licenciatura ( ou mestrado).

      Senhora professora doutora nunca ouvi na minha vida.
      Nas Universidades, utiliza-se a designação Professor(a) Doutor(a) [por extenso] quando nos referimos a um professor catedrático com o grau de Doutor, ou seja, a um lente.

      Os licenciados e/ou mestres são designados por doutores (com letra minúscula), podendo ser escrito com a abreviatura dr(a). Em alternativa, se estes forem engenheiros ou arquitectos podem ser designados por esse título.

  3. Em relação às bolsas de plástico – nos meios estudantis é mais comum designá-las por MICAS, creio que em resultado de, pela sua espessura fina, estas bolsas fazerem lembrar as lâminas das micas minerais.

Deixe um comentário