O que levar na mala para a primavera em Portugal?

91

É uma opinião praticamente unânime: não há melhor época para viajar pela Europa que a primavera. Isso se aplica, inclusive, a Portugal. Claro que o país é lindo o ano todo e cada época tem suas atrações e o seu charme. Entretanto, não há temperatura mais agradável para passear, os jardins estão de tirar o fôlego e durante os primeiros meses da estação o fluxo de turistas também não é tão intenso.

Portanto, se essa foi a sua escolha, veja aqui quais são os itens indispensáveis na hora de fazer as malas:

Temperatura

Uma dica importantíssima é: na semana anterior ao seu embarque, não deixe de checar as temperaturas das cidades que você vai passar no AccuWeather. Esse é o meu “site guia” para tudo. Ele oferece até mesmo as médias históricas para todos os meses do ano. Ou seja, se você já quer se organizar com alguma antecedência, também é possível consultar as possíveis médias que farão na época da sua viagem.

No finalzinho de março, o clima se assemelha mais com o inverno. Portanto, mesmo com um sol delicioso batendo lá fora, na sombra ou quando o sol se põe, brrrr… É frio. E as temperaturas podem virar “do nada”. Em Lisboa, esteja preparado para pegar mínimas de 10 graus e máximas de 20, 22 graus.

Quer ter a nossa companhia durante a sua passagem por Lisboa?

A primavera dá cor a todo o país

A cara da primavera portuguesa

O tempo segue assim, um pouco doido, também no mês de abril. Gostoso para sair durante o dia e bem friozinho à noite. Não se deixe enganar pelo “calor” e tenha sempre uma blusa bem quentinha na mochila quando você for turistar durante o dia todo.

No mês de maio as temperaturas mínimas sobem um pouco, mas as máximas permanecem. A parte boa é que o vento pode dar uma trégua, assim como a chuva. Dificilmente você vai pegar uma sequência de dias chuvosos em Lisboa, por exemplo (do centro oeste para o norte pode ser mais frequente). O que pode acontecer é o dia amanhecer ruim e depois do almoço abrir aquele sol bonito, sabe?

Para que você tenha uma referência, no Porto as temperaturas máximas costumam ser inferiores as de Lisboa, enquanto no Algarve são superiores. Lembre-se disso ao fazer as malas. O país é pequeno, mas a diferença entre regiões pode ser grande.

Quer ter fotos lindas e profissionais do seu passeio pelo Porto?

Por fim, junho já começa a ter cara de verão e as mínimas sobem, assim como as máximas. O fluxo de turismo aumenta significativamente e a descontração toma conta também dos portugueses.

Temperatura agradável no Cabo da Roca durante o mês de maio

Temperatura agradável no Cabo da Roca durante o mês de maio

Horário de verão

O horário de verão português começa no finalzinho do mês de março, quando o horário de verão brasileiro já acabou. Portanto, a primeira semana de primavera em Portugal costuma ter 3 horas a frente do horário de Brasília. Depois, nos últimos dias de março, aumenta para 4 horas e assim segue até o mês de outubro. Isso significa que você pode se preparar para dias beeeeeem longos, com o pôr-do-sol para depois das 20hrs.

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Roupas para o dia… E para a noite

Talvez a parte mais complicada de viajar na primavera seja justamente fazer as malas. Uma das principais características dessa estação em Portugal é o calorzinho gostoso que você pega durante o dia e o frio que vem depois do pôr-do-sol. Portanto, não vai ter jeito: roupas de meia estação e algumas peças de frio terão que fazer parte do pacote.

Jardim do Torel, em Lisboa: tomar sol, fazer um piquenique e aproveitar o sol na cidade

Jardim do Torel, em Lisboa: tomar sol, fazer um piquenique e aproveitar o sol na cidade

Calças jeans (ou de outro tecido que você goste), meia-calça, vestido, blusinhas, blusas de manga longa de algodão ou com um tecido não tão pesado, casaquinho ou jaqueta e uma boa blusa de lã ou casaco comprido são boas pedidas para essa estação. Como eu sou friorenta, indico também meias mais grossinhas, principalmente se você vai passar o dia todo na rua (principalmente para o início da primavera. Ao longo da estação já fica bem mais agradável).

Na hora de fazer a produção, pense em camadas. Uma blusinha, uma malha e um casaco acabam sendo ideais para qualquer programa. Quando você entrar em um restaurante ou café, por exemplo, poderá tirar as camadas conforme a temperatura. Há dias em que só uma calça jeans e uma blusinha bastam. Mas lembre-se de não deixar a sua malha no hotel, sempre dentro da mochila

Atenção, para Sintra, não tem jeito. Lá é serra e venta bastante. Portanto, se esse destino está no seu roteiro para essa época do ano, prepare-se para o vento com roupas mais quentes, ao menos entre os meses de março e maio.

Eu gosto de cachecol. Portanto, não acho exagero usá-lo nessa época do ano – sobretudo à noite, quando vem o frio pra valer. Pescoço e pé quentes resolvem já metade do caminho. Se você também curte, coloque na mala um ou dois bem quentinhos para os dias mais frios e outros de meia estação, que você poderá usá-los em qualquer ocasião.

Quer um suvenir especial de primavera em Lisboa? Veja a nossa dica!

Importante: calçados

Evite os sapatos de salto. Isso independente da estação. Portugal é um país famoso por suas calçadas, aquelas de pedrinhas com buracos no meio. Isso se torna um verdadeiro perigo de acessibilidade. Portanto, se for possível, deixe os sapatos de salto alto em casa. Só realmente os traga se tiver um salto quadrado, mais baixinho. Assim, você terá mais segurança e conforto para caminhar.

Outro ponto importante é sempre, sempre, sempre ter um tênis bastante confortável. Para turistar em Portugal, o mais gostoso é caminhar. Costumo dizer que a maior riqueza de Lisboa e do Porto estão em suas ruas e em ambas há muitas ladeiras. Portanto, invista em um calçado seguro e confortável.

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

91 comentários

  1. Olá Priscila, obrigada pelas dicas! seus comentários me ajudaram muuito.Estarei em Portugal em abril deste ano!
    Abraços pra vc!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria José!
      Como vai?
      Fico feliz que tenha gostado das dicas! Aproveite bastante a sua viagem. A primavera é uma época incrível 🙂
      Um forte abraço

    • Cris Schuster em

      Olá Maria Jose, tdo bem? eu e meu esposo estaremos final de Abril em Lisboa, qualquer coisa
      nos vemos por lá. Estaremos no Holiday Inn Lisboa. Abçss

    • Luis Catlos em

      Cara Priscila. Se Deus quiser, estarei juntamente com minha esposa chegando em Lisboa no próximo dia 17 de junho. Gostaria se possível fosse, que VC me desse algumas dicas de passeio e de como se locomover em Lisboa.
      No aguardo
      Luis Carlos

      • Priscila Roque
        Priscila Roque em

        Olá, Luis!
        Como vai? Que delícia de viagem! Vocês pegarão dias muito bonitos, com certeza 🙂
        Aqui no Cultuga temos diversos posts sobre Lisboa que podem ser bacanas para a sua viagem: http://www.cultuga.com.br/category/viajar/lisboa/
        Para se locomover, nós sempre aconselhamos o uso do metro. Ele cobre boa parte da cidade e é bastante fácil de usar. Somente para Belém é que o metro não chega. Aí o ideal é seguir de ônibus ou de elétrico (o bondinho) para lá a partir do centro histórico (Baixa/ Chiado). Uma outra opção de transporte bem interessante é o taxi. Como não tem uma tarifa muito cara e a cidade é relativamente pequena, você pode usá-lo para sair a noite para jantar, se deslocar a partir do Aeroporto ou mesmo para ir a Belém, por exemplo. Se vocês não tiverem problemas de mobilidade, sigam em longas caminhadas por Lisboa. É a melhor forma de conhecer a capital 🙂
        Um forte abraço e uma ótima viagem!

    • Tânia Sousa em

      Muito boa tarde. Eu estou a realizar uma dissertação de mestrado em Turismo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde me encontro a realizar inquéritos ao turista brasileiro em visita ou que já tenha visitado a cidade do Porto. O inquérito é anónimo e só visa entender as motivações dos turistas, monumentos que os atraem mais, etc. Pode pf responder a este breve inquérito, pois encontro-me com dificuldades em encontrar turistas brasileiros pelas ruas do Porto:

      https://docs.google.com/forms/d/1ynHYu9gw3Onhu2FRVOwSuHVzJpkl-4gnQUqVu2CaiyE/viewform

      Muito obrigada! 🙂

      • Priscila Roque
        Priscila Roque em

        Respondido, Tânia! Depois gostaria de ler o seu trabalho final!
        Se deseja encontrar pessoalmente turistas brasileiros facilmente na região, aconselho que aguarde em frente as caves de Vila Nova de Gaia após as visitas em português. Pode ser uma forma certeira de encontrar o público adequado ao seu estudo 🙂
        Boa sorte!

  2. Wanda Menezes em

    Olá Maria José!

    Viajarei para Portugal em abril deste ano e estava super ansiosa para encontrar algum comentário a respeito do que levar na mala.

    Obrigada pelas dicas, adorei.

    Agora é só fazer as malas e sei que viajarei mais tranquila.

    Abraços

  3. Olá,

    Agradeço as dicas. Creio que já serviram para me orientar em relação ao que vestir e ao meio de transporte.

    Parabéns pelo blog,

  4. Deborah Calazans em

    Priscila,
    Seus comentários têm sido uma ajuda enorme para mim.
    Estou pensando em me mudar para Portugal e literalmente devoro tudo o que você escreve.
    Muito obrigada por todas as informações super úteis. Você já pensou em escrever um livro, algo como “Manual de Portugal”, ou “Portugal para Brasileiros”?
    Assim como eu, acho que muita gente iria gostar e comprar. Afinal, não é só de Camões e Fernando Pessoa que vive a literatura portuguesa!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Deborah!
      Obrigada por tanto, tanto carinho! São comentários como o seu que não nos deixam desistir desse projeto. É bom saber que temos com quem dividir tanto amor pela terrinha. Adorei as sugestões!
      Um grade beijo

  5. Em setembro de 14 estivemos em Lisboa e fomos, animados, ao Castelo São Jorge. Na praça com vista para o Tejo que antecede o castelo, linda vista, fomos abordados por um africano que nos “encurralou” para vender uma peça de artesanato. Começou dizendo que era brinde e foi nos ameaçando e impondo a venda, apesar da pouca conversa que demos a ele. Ao nosso redor muitos turistas que não se aperceberam do fato, mas a dona de uma tenda de bebidas e lanches ignorou nosso pedido de ajuda. Não vimos policiais no entorno. É assim mesmo? O turista fica à mercê de ilegais? A polícia não limpa a área? Com certeza ela sabe que este fato acontece alí. Qual tua sugestão para outros visitantes que querem ter pacífica estadia em Lisboa?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luciano!
      Como vai?

      Eu lamento o ocorrido. Infelizmente é uma prática “conhecida” nas principais capitais da Europa. Eu nunca vi por Lisboa esses vendedores de pulseiras, mas já fui abordada por eles na Itália e sei bem o que você passou, sem poder pedir ajuda a ninguém. É realmente uma pena e a gente se sente impotente, né? Aqui, sempre que percebemos algo do gênero, reportamos à Câmara de Lisboa na esperança de ver a cidade melhorar. Eles, certamente, sabem da existência dessas situações e nós esperamos que, com o crescimento do turismo em Lisboa (principalmente), a Câmara passe a se preocupar ainda mais com a segurança de quem por aqui passa para levar um belo cartão postal, não uma recordação indigesta.

      O nosso alerta fica para os visitantes das grandes cidades e capitais de um modo geral, não somente em Lisboa. Doleira para carregar grandes quantidades de dinheiro, passaporte no cofre do hotel e só andar com a cópia, celular e carteira em bolsos com botão e, para as mulheres, bolsa para frente nunca apresenta qualquer perigo. Quando entrar em um transporte público cheio, tirar a mochila. E, na rua, não dar qualquer conversa para “vendedores” que te abordam. Seja ele qual for. Violência física é muito, muito rara, mas é importante ter cuidados para poder passar dias maravilhosos por aqui 🙂

  6. Graça Pacheco em

    Olá Priscila, irei a Portugal no fim de Maio(29) e ficarei em Lisboa até,08 de Junho, seguindo para o Porto…Gostei das suas dicas e sei que posso aproveitar melhor a viagem…Por favor dê dicas de onde se come bem e barato em Lisboa…Obrigada, beijinhos.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Graça
      Que delícia! Você vai pegar uma época ótima, com temperaturas muito agradáveis.
      Agradeço o carinho!
      Olha, para comer bem em Lisboa e pagar barato, há diversos locais. A comida não é tão cara assim, de um modo geral, na capital. Mas uma opção econômica é, por exemplo, o restaurante da Fundação Calouste Gulbenkian (metro São Sebastião). Eles têm um buffet com muitas opções frias e algumas quentes. Gosto bastante de lá. Para restaurante, tem um bem barato, caseiro, pouco turístico, e com uma vista linda do centro: o Cantina das Freiras (Travessa do Ferragial, 1 – Chiado). São poucas opções de prato, mas eles também fazem omeletes e alguns lanches. Uma outra alternativa para comer barato em Lisboa e fugir de comidas do tipo fast food (em Lisboa isso é quase um crime – risos) é ir a Padaria Portuguesa (http://www.apadariaportuguesa.pt/). Eles têm diversos endereços na capital e menus com lanches naturais e sopas muito baratos e deliciosos.
      Espero que tenha ajudado!
      Um grande beijo e uma ótima viagem!

  7. EVANGELINA AXI em

    Embarcamos agora dia 14/04 pra Lisboa… As dicas foram de muita serventia para organizarmos nossa passagem por Portugal. Obrigada por compartilhar. Tem alguma sugestão de passeio pra ir com os pequenos? Meu filhote tem 3 anos. Abraço

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Evangelina!
      Tudo bem? Que delícia!
      Em Lisboa, o Oceanário é o principal passeio para fazer com as crianças (http://www.cultuga.com.br/2014/08/oceanario-de-lisboa-e-o-segundo-melhor-do-mundo/). O seu filhinho vai adorar e não tem tempo ruim por lá, faça chuva ou faça sol, faça frio ou calor 🙂
      O Zoológico de Lisboa também tem fácil acesso de metro e é bastante organizado. Se vocês gostam de parques e bichos, vão gostar também dessa experiência.
      Outro passeio que costuma fazer sucesso com as crianças é o Castelo de São Jorge, que acaba por mexer com o imaginário deles e tem uma vista linda da cidade.
      Os parques e jardins de Lisboa costumam ter muitos patos e isso também acaba sendo um entretenimento para os pequenos. A Fundação Calouste Gulbenkian (metro São Sebastião) é o melhor exemplo disso. Tem um jardim maravilhoso e muito bem cuidado cheio de patos, lagos e espaços verdes para as crianças. Ainda há um bar no meio do parque, uma lanchonete (junto a biblioteca) e um restaurante (do Centro de Arte Moderna) que são muito bons.
      Espero que vocês possam aproveitar bastante os dias por aqui! Boa viagem!

  8. bela matéria, vou pra Portugal no começo de Junho até começo de julho, Lisboa, outras cidades por perto, depois Porto. Honestamente não gosto de frio. O que me reserva Portugal nessa época? obrigado.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, João!
      Você pegará temperaturas boas nessa época do ano, não se preocupe 🙂 É bem provável que tenha mínimas por volta dos 17 – 20 graus e máximas entre 25 e 27 graus. Fica em paz!
      Boa viagem!

  9. Lourdes Costa em

    Muito legal sua dicas, vou a Portugal final de maio (27/05) até inicio de julho, sei das variações de temperaturas e gosto de usar mais vestidos. Não seria recomendável usá-los nesses meses?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lourdes!
      Os meses de maio e junho ainda são uma “montanha russa” nas temperaturas. Há dias que faz um calor de verão durante o dia e outros que faz um verdadeiro friozinho de primavera. Pode colocar os vestidos na mala, sim! Mas esteja preparada também para mudanças bruscas de temperatura, principalmente se você vai passar o dia todo na rua, depois do sol se por. Em julho as temperaturas já não variam tanto e o calor é predominante, com vestidos a vontade 🙂
      Uma ótima viagem!

  10. Priscila, vou para Portugal em meados de Junho e adorei seus comentários, Muito úteis !!!!

  11. maria salete aranha em

    Oi, Priscila, só passando para cumprimentá-la pela delícia de texto e generosidade de contribuição. Complicou minha vida (estava pensando em levar somente roupas leves), mas me preveniu contra sofrimento, pois também sou friorenta…kkkkkk

    Obrigada pelas dicas! Deus a abençoe!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria!
      Como vai?
      Você vem por esses dias ou virá no início da próxima primavera? Se você estiver por aqui em junho, fique descansada. As temperaturas estão altas e você não vai passar frio 🙂
      Uma ótima viagem!

  12. Oi Priscila,

    Meu marido, eu e nosso filho de 5 anos, vamos para Portugal dia 12/Outubro e tenho 2 pedidos:
    1) Dica de lugares que possamos conhecer em 2 semanas de viagem
    2) O que levar na mala durante essa época do ano

    Parabéns pelo site!

  13. Olá Priscila…estarei, pela primeira vez, em Portugal no mês de julho…seus comentários e dicas me ajudaram bastante…obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Que delícia, Vera! Você vai pegar bastante calor 🙂
      Aproveite bastante e uma ótima viagem

  14. Fantásticas as dicas, parabéns, irei em maio de 2016 para a Europa pela primeira vez, e sozinha, está longe, mas já estou planejando para que seja perfeita e principalmente barata.
    Serão:
    5 dias em Lisboa (com Sintra-Caiscais-Obidos)
    4 dias Madri (um Toledo)
    5 dias Paris
    3 dias Amsterdã
    Adorei o Post sobre a temperatura e as roupas que levar.
    O pessoal é muito elegante por aí? Pq como turista minha intenção são roupas confortáveis como
    calça de tactel, moleton, ou jeans, Vou passar vergonha?
    o que achou do meu roteiro?
    Pretendo gastar 60 euros/dia com alimentação/transporte/atrações, será que dá?
    obrigada Priscila

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lucimary! Como vai?
      Agradeço o carinho 🙂
      Não se preocupe com a questão da “elegância”, sobretudo em Portugal e na Holanda. As pessoas são bem tranquilas com relação a isso. Ninguém vai te julgar pelas roupas, pode ter certeza 🙂 Madri e Toledo eu não conheço e Paris pode até ser, mas só se você quiser visitar um restaurante mais requintado, por exemplo. Sobre o seu roteiro, parece uma boa divisão, sim – sobretudo se forem dias completos. Veja o quanto você vai perder em deslocamento entre países. Isso também precisa entrar na sua conta.
      Sobre o valor, em Portugal, dá, sim. Nos demais países é preciso fazer uma busca em sites especializados. Pela experiência que tive, Paris é uma cidade caríssima. Então tenta balancear os gastos nos outros locais para poder ficar tranquila por lá.
      Como você ainda tem bastante tempo até a viagem, veja todos os sites de transporte e atrações para fazer as contas do quanto você vai gastar. Nessa etapa, você poderá ser bem precisa. A comida é que acaba por ser mais imprevisível. Entretanto, em todas as cidades você consegue se organizar para comer mais barato um dia ou outro, com um lanche ou algo do supermercado, e, assim, economizar.
      Nós temos algumas dicas nesse post: http://www.cultuga.com.br/2014/04/5-preciosas-dicas-para-economizar-em-lisboa/
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  15. Oi, Priscila. Adorei as dicas. Estamos pensando em fazer uma viagem de família (5 adultos e 2 crianças) por Portugal. A principio seriam 15 dias. Queremos fazer um tour enogastronômico. Tem alguma sugestão? Você acha que final de abril ainda está frio? Vale mais a pena chegar por Lisboa ou Porto? Desculpe tanta pergunta… Obrigada.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Janaina
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Há muito para ver em Portugal dentro desse tema. Vocês, certamente, vão amar! Há quintas produtoras de vinho e azeite em diversas partes do país. Você poderão conhecer as diferenças entre os vinhos de cada região protegida, além de seus produtores. Essa também é uma época importante para a produção de queijo em vários pontos de Portugal. No final de abril pode fazer algum friozinho sim, mas o tempo já é bem agradável e dá para passear bastante. E com relação a chegada, vocês podem optar por chegar por uma cidade e ir embora por outra. Assim, vocês dinamizam o passeio (e o preço, por vezes, sai igual).
      Um forte abraço!

  16. Olá Priscila! Conheci há poucos dias o seu site, mas já adoro – e posso dizer que está me ajudando muito. Recentemente, consegui uma bolsa de estudos para ficar de 27/02/16 até 10/04/16 em Lisboa. Não é a minha primeira viagem internacional, mas a segunda. A primeira, fui para a Geórgia, mas fiz conexão em Miami, um dos maiores aeroportos do mundo, eu não estava sozinha, mas as pessoas que estavam comigo ficaram tão perdidas quanto eu – inclusive em relação a bagagem. Sendo assim, pra essa segunda viagem internacional, eu realmente gostaria de levar uma bagagem de mão, mas tenho pesquisado e vi que as pessoas ficam felizes de conseguir sobreviver com uma bagagem de mão por 20 e poucos dias! Como no meu caso ficarei mais do que isso e não terei condições de gastar comprando roupas ou “turistando” (vou ficar na casa de uma pessoa que mora em Lisboa há alguns anos, pretendo viver como cidadã e não turista), fico pensando se não tem mesmo como eu levar uma bagagem de mão. Vou pegar o final do inverno e a primavera, então se esse “friozinho” for sério, penso que não terá jeito! Eu realmente não queria ter que despachar as malas… Dessa vez estarei sozinha e a viagem durará 20 e poucas horas (duas conexões), não queria ter que me preocupar com bagagem despachada ): O que você acha? Eu pensei até em comprar daqueles mochilões de camping/volta ao mundo, mas ainda estou insegura…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, A!
      É super possível fazer uma mala pequena para qualquer que seja a viagem, pelo tempo que for necessário. Basta ser mais objetiva e levar realmente o básico. Mesmo com o frio é possível, pois você poderá ter um casaco para dias mais frios e outro para a meia estação. Três calças, meia dúzia de blusinhas, mais umas duas malhas, um bom tênis e está feito, não é?
      Se você precisar de roupas baratinhas por lá (e depois poderá doá-las antes de ir embora), como segunda pele, meias mais quentes ou até blusinhas de meia estação, poderá comprar na Primark do Shopping Colombo, em Lisboa (https://www.primark.com/pt/loja/colombo). Quanto a isso, fique tranquila. Dá para se organizar bem com uma mala pequena e uma ou outra coisinha que precise a mais.
      Outra coisa que você pode fazer é usar os sacos organizadores a vácuo, que diminuem o espaço na mala e é perfeito para as roupas de frio, aquelas mais volumosas. Com uma boa organização você consegue fazer uma mala pequena e embarcar tranquila 🙂
      Boa sorte!

  17. IOLENE AZEVEDO em

    Faremos uma excursão em maio com destino a Portugal e Espanha neste ano de 2016 (de 14 a 26). Qual a previsão das temperaturas para este período?? O que usar nestes dois países??

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Iolene
      Como vai?
      Maio é primavera na Europa. Por isso, sobre o que usar em Portugal, você poderá tomar nota das dicas aqui desse artigo 🙂 Com relação a Espanha, já não posso auxiliá-la, pois não é um país que eu conheça com profundidade. Aqui no artigo também indicamos um site excelente para você verificar a temperatura no período da sua viagem (e ele, sim, vale tanto para Portugal como Espanha).
      Um forte abraço

  18. Bom dia Priscila, tudo bem? Suas dicas são ótimas! Parabéns! Pretendo ir em julho pra Porto, Lisboa e Itália. Embora a passagem esteja um absurdo nesta época. Mas, será férias da minha filha. Tem horas que quero enfrentar e irmos, sem agência, mas tem outras que temo na base. Por agência está mais caro ainda. O que acha? Conseguiremos nos virar? Tenho 49 anos e ela 17. Qual a melhor opção de transporte para ir de Lisboa até Porto? Quais cidades próximas de Lisboa você indica para uma breve visita? O verão de Portugal é extremamente quente como no Brasil ou é mais ameno? Qual valor diário devo calcular com alimentação? Pretendo, se for sem agência, alugar apartamento pelo BOOKING. Penso em pegar avião de SP para Porto e vice versa pra retorno. Se puder me ajudar e ou dar mais dicas, agradeço. Obrigada

  19. Olá, amei suas dicas, estarei em Portugal no final do mês de março e gostaria de saber se posso levar botas como usamos aqui no Brasil? Aguardo sua resposta
    Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Adriana
      Como vai? Obrigada pelo carinho!
      Pode, sim – desde que não seja com salto mais fino. É ideal que seja sem salto ou com salto mais quadrado, ok? 🙂
      Uma excelente viagem!

  20. ana jacqueline em

    Parabéns pelo blog. Estaremos indo para Lisboa no dia 4 de maio e ficaremos até o dia 10. Nesse período você acha que ainda está muito frio. Sou muito friorenta. paz e luz!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana Jacqueline
      Como vai? Agradeço o carinho 🙂
      Nessa época do ano, as máximas ficam por volta de 20 graus e mínimas de 13. Portanto, os dias são bem agradáveis e as noites mais frias. Vale a pena trazer uma roupa mais quentinha para sair a noite, inclusive com cachecol. Em Lisboa venta bastante.
      Uma excelente viagem!

  21. ana jacqueline em

    Grata pela sua atenção. Obrigada pela dica. Quando retornar ao Brasil deixarei minhas impressões da cidade. Espero ter uma estadia proveitosa. Adorei suas valiosas dicas. Que bom que existem pessoas disponíveis e com boa vontade em ajudar aos semelhantes. Desejo muitas bênçãos de paz, amor, harmonia e bondade. Um abraço fraterno.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Gessica, você vai logo ver que a calçada portuguesa não é muito amigável rs. Eu também sou super baixinha! Um plano “B” é ter um salto quadrado e mais largo e baixo, para que você também tenha algum conforto 🙂
      Uma excelente viagem!

  22. Luciane Leite em

    Boa tarde
    Meu filho quer participar de um torneio que vai acontecer em tomar nos dias 4 e 5 de Junho
    Gostaria de saber mais sobre a cidade e se você tem alguma informação desse torneio
    Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luciane
      Como vai?
      Tomar é chamada de “cidade templária” (por ter sido a antiga sede da Ordem dos Templários). Além de muito bonita, tem como seu monumento principal o Convento de Cristo, patrimônio da humanidade e referência na história de Portugal. O suporte turístico é bom, com opções interessantes de hospedagem, além de acesso fácil de carro para quem segue de Lisboa ou mesmo de ônibus/ trem. Você poderá pesquisar mais sobre a cidade no site da câmara municipal: http://www.cm-tomar.pt/
      Com relação ao torneio, a qual modalidade ou gênero é? Possivelmente a câmara deve ter as informações que você precisa.
      Um forte abraço

  23. Olá Luciane, tudo bem?
    Estou indo para Portugal dia 16-04 e ficarei até o dia 08-05. minha filha e o marido estão fazendo pós em Coimbra, mas ela é muito friorenta e eu já nem tanto..rs, estou colocando na mala blusinhas de calor para colocar debaixo das blusas de meia estação ou de frio, umas três mais grossas entre elas um caso de couro, tenis, sapato social salto baixo quadrado, sapatilha, uma bota de chuva e sombrinha porque dizem que me Portugal em abril águas mil…rsrs, 3 calças jeans, uma saia e um vestido, algumas meias grossinhas, 2 cachecol fresquinhos, gorro e luva…acha que está faltando algo ou estou exagerando? Obrigada 😉

  24. Viajo para Portugal em 15 a 26 de junho(Rio/Porto/Rio) . Ficarei hospedada no Vila Joaquina Hotel Rural em Póvoa do Lanhoso. De la´, sairemos todos os dias para passeios em Braga, Vila Nova de Gaia, Guimarães, Fátima, Lisboa, Barcelos Santiago de Compostela e Póvoa de Varzim. O que levar na mala? Obrigada pela atenção.

  25. maria angelica ribeiro dos santos em

    Oi Priscila. Vou para Lisboa em 13/05/2016. gostaria de saber se posso levar macaquinhos curtos e blusas sem mangas. Ou será melhor levar somente calças compridas.
    obrigada. Adorei seus comentários. Irei para o Porto em 18/05/2016. A temperatura lá igual a Lisboa?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria Angelica
      Como vai?
      Depende do seu estilo e como você lida com as temperaturas. Eu ainda não me sinto muito a vontade no mês de maio para usar blusas do tipo regata, por exemplo. Sou um pouco friorenta. O dia é mais quente, sim, com temperaturas que costumam rondar os 20, 22 graus, como disse aqui no post. Porém, outra recomendação que faço aqui no post é consultar o site que indiquei para verificar a temperatura, pois o tempo pode variar sempre – como anos mais quentes do que outros ou mais chuvosos do que outros. O mesmo vale para a variação de temperatura no Porto, que também está indicado nesse post.
      Um abraço e uma excelente viagem

  26. Ana Carolina Caetano em

    Olá Priscila, tudo bem?
    Finalmente conhecerei Portugal, um destino que meu marido tem sonho em conhecer. Iremos na primeira quinzena de junho e comemoraremos o segundo aniversário de casamento. Em meio a muitas pesquisas conheci este site que por sinal meu ajudou muito, principalmente no que diz respeito à roteiro de passeios, condições climáticas e o que levar de roupa (sabe como é mulher, né? Também não quero ficar carregando peso). Bom, pelo que percebi, Lisboa é semelhante a cidade de São Paulo – bipolar nas temperaturas! Assim sendo, levarei um pouco de cada coisa (calor e frio, nada pesado). Agradeço por você compartilhar ótimas dicas conosco. Deus lhe abençoe sempre! Grande beijo.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana Carolina
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Fico feliz que o Cultuga esteja sendo importante na organização da sua viagem 🙂 E que delícia que vão celebrar mais um ano de união por aqui! Você já viu o nosso artigo com lugares românticos? Dá para tirar mais algumas ideias: http://www.cultuga.com.br/2016/02/lua-mel-lugares-romanticos-em-portugal/
      Lisboa tem, sim, um “quê” de São Paulo rs. No finalzinho da primavera é que o calor estabiliza mesmo. Porém, como temos um rio imenso que banha a cidade, isso faz com que o vento seja intenso o ano todo!
      Aproveitem bastante essa experiência!
      Um grande beijo

    • Leda Cardoso Machado de Miranda em

      LEDA CARDOSO MIRANDA, 20 JUNHO 2016

      Olá Priscila tudo bom?
      Parabéns pelo site…ótimas dicas.
      Estou indo para Lisboa dia 23/06/2016 e ficarei até 03/008/2016, lendo as suas informações, verifiquei que é uma época bastante quente, só gostaria de saber se eu não precisarei levar nada de agasalho, já que a minha bagagem está um pouco grande.
      Obrigada, abraço e sucesso!!!!

      • Priscila Roque
        Priscila Roque em

        Olá, Leda
        Como vai? Por aqui está tudo bem!
        Agradeço o seu carinho 🙂
        Olha, eu não arriscaria, particularmente. Apesar de ser o início do verão, por vezes, dependendo das cidades que você vai passar, pode esfriar a noite ou mesmo ter um vento forte durante o dia – em que uma roupa quente pode te deixar mais confortável. Você conhece aqueles sacos a vácuo, ideais para viagem? Não é tão difícil de encontrar, e eles poupam bastante espaço na mala. Assim, você pode levar uma calça e um casaquinho, por exemplo, e garantir o seu conforto nessa viagem.
        Um forte abraço!

  27. Ana Pessôa em

    Olá, Precisa.
    Parabéns pela iniciativa maravilhosa de criar esse site de grande utilidade
    Estaremos viajando para Portugal no início de setembro e gostaria que me desse algumas dicas de roupas que vou precisar.
    Pretendemos passar 15 dias, partindo de Lisboa até o Porto, roteiro que será realizado de carro pois pretendemos conhecer essa região a ser percorrida.
    Agradeço se puder me ajudar com sugestões.
    Um abraço: Ana Pessôa.

  28. Olá, Priscila

    Vejo que vc responde ás perguntas e isso é ótimo!! Parabéns!! Tomara que responda a minha a tempo rsrsrs. Estamos indo a turismo dia 30 de outubro e ficaremos 6 dias em Porto e 6 dias em Lisboa. Queremos alugar carro em Porto para fazermos alguns passeios incluindo SANTIAGO DE COMPOSTELA mas não sabemos se podemos atravessar a fronteira com a carteira de habilitação brasileira …( dúvida nr 1) . Planejamos ir de Porto a Lisboa de carro e ficar com o carro durante os 12 dias pois a locação acima de 7 dias é vantajosa, porém não sei se Lisboa é mais interessante a pé…( dúvida nr 2) .O intuito é economizar mas pesar o custo benefício tb pois somos jovens da terceira idade….Esse período é final de outono e isso significa solzinho de dia e friozinho á noite? ( dúvida nr 3).

    Aguardo ansiosa sua resposta! Sucesso.

    • Rafael Boro

      Olá, Elaine
      Tudo bem?
      Pode ficar tranquila que a carteira de habilitação brasileira também é valida na Espanha.
      Realmente é mais vantajoso ficar com o carro mais dias, porém, Lisboa é melhor a pé e transporte público. Há trânsito e é chato para estacionar. O que vocês podem fazer é calcular o quanto irão gastar de estacionamento enquanto estiverem em Lisboa (aqui tem uma lista com vários estacionamentos http://www.empark.com/pt/pt/parques-de-estacionamento). Assim vocês podem ver se vale a pena deixar o carro parado no hotel (se houver lugar) ou ir até algumas atrações com ele. Em Belém, por exemplo, há várias vagas, algumas são gratuitas e outras com parquímetro.
      A temperatura já está instável no final de outubro e começo de novembro (por volta de 20 de máxima e 12 de mínima) e pode chover. 🙁 Mas vocês vão dar sorte e não vai ter chuva. 🙂 Aqui no post de outono tem dicas que vocês vão gostar: http://www.cultuga.com.br/2014/09/planejando-a-viagem-o-que-levar-na-mala-para-o-outono-portugues/
      Um grande abraço e obrigado pelo carinho com o Cultuga!

  29. Ola Priscila,estou encantada com o seu blog. Viajo para Portugal em março de 2017. Vc já sabe a data q começa o horário de verão? Pergunto pois meu voô de volta é no dia 26,último domingo de março.

    • Rafael Boro

      Olá, Izabel
      Tudo bom?
      Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga! 🙂
      O horário de verão começa na madrugada de sábado (25 de março) para domingo (26). Vai ser exatamente no dia da sua volta. Você terá 1 hora a menos em Portugal. 🙁 Mas isso não vai ser problema. A viagem será ótima!
      Um grande abraço e aproveite bastante!

  30. Boa tarde Priscila!

    Eu e meu esposo iremos em Maio/17 a Porto e Lisboa.
    Chegaremos primeiro no aerporto de Porto e gostaria de saber como faço para pegar um táxi até o hotel.
    Depois de 7 dias iremos de trem pra Lisboa e também gostaria de saber como pego táxi da estação até o hotel.
    Pergunto pois não sei se posso pegar qualquer táxi ou se é melhor de alguma empresa.
    Desde já agradeço
    Helena, Brasil

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Helena
      Tudo bem?
      Não há uma empresa específica. Você poderá pegar os táxis disponíveis no desembarque Aeroporto do Porto e também na estação de trem do seu desembarque em Lisboa. Se preferir e estiver com um chip para acessar a Internet do seu celular, também poderá solicitar um UBER, que funciona bem tanto em Lisboa como no Porto.
      Um grande abraço!

      • Obrigado Priscila.

        Minha preocupação em relação a táxi é no quesito segurança, se os motoristas são confiáveis.
        Poderia me dar uma noção de preço a corrida do aerporto/centro para o casal.

        Boa noite
        Helena

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Helena
          Há, sim, motoristas que podem cobrar mais do que o valor correto, infelizmente. Entretanto, isso não é assim tão comum. Há um site que faz uma simulação de preços e que pode ajudá-la a ter uma base, que é esse: taximeter.geolink.pt
          Eu tive um problema do gênero uma única vez, em 2007. Estava na estação de trem Porto-Campanhã, quando decidi perguntar a um taxista o valor para me levar a minha hospedagem. Ele logo disse 30€. Achei muito estranho e decidi perguntar a outro, que me disse 8€ – e assim foi. Quando você tem uma ideia de quanto tempo demora a sua viagem, dificilmente terá um problema assim.
          Nesse caso, o UBER também é uma ótima escolha, pois ele já te dá uma previsão de quanto custará a corrida, antes mesmo de você usar o serviço e costuma ser mais barato.
          Para você ter uma ideia, do Aeroporto do Porto ao centro, a corrida deve custar, em média 20€-25€, de acordo com o horário e número de malas que você tiver. Como o Aeroporto fica fora do Porto, o custo é mais alto mesmo.
          Um grande abraço

  31. Boa tarde Priscila!

    Mais um detalhe: de Porto para Lisboa posso comprar o bilhete do trem aí em Porto em maio ou vc acha meldorado comprar aqui no Brasil?
    Qual o site oficial de trem de Porto/Lisboa?

    Desde já agradeço e ótimo início de semana.
    Helena

      • Oi Priscila!

        O comprar o bilhete antecipadamente pela Internet é por causa do desconto ou porque fica difícil de comprar na hora?
        Vou ficar 7 noites em Porto, por isso pensei em comprar logo no primeiro ou segundo dia de viagem.

        Obrigado e uma ótima noite

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Helena
          É por causa do desconto. Com 7 dias de antecedência, direto no balcão, nem sempre você consegue o desconto – pois ele tem um número limitado por horário e dias. Quanto antes você compra, mais opções com desconto encontra – podendo chegar a 65%.
          Um grande abraço

  32. Bom dia Priscila!
    Muito obrigado pelas respostas rápidas em relação às minhas dúvidas.
    Continue com esse belo trabalho pois o blog é muito bom e esclarecedor.
    Se até a viagem aparecerem outras dúvidas e te pergunto ok?
    Abraços
    Helena

  33. Meu Deus..obrigada SemOr (Desculpa a brincadeirinha!)
    As dicas de vocês são maras!!
    Estarei indo com minha mãe para Portugal no final de maio. Como não tenho experiência e também pela comodidade da minha mãe, optei por ir em excursão. (vai dar certo!)
    Meu maior desejo é conhecer Fátima, devido a devoção, mas passaremos por outra cidades. As dicas de vocês aqui no site, estão me esclarecendo muito. As roupas ainda fico confusa, mas continuemos a leitura. hehehe
    Adorei cada post.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Erika
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga 😀
      Que delícia! Vocês vão aproveitar bastante e tenho a certeza que vão adorar!
      Não se preocupe com as roupas. Alguns dias antes da viagem, entre nesse site da previsão que recomendamos aqui. Ele é muito bom. Você já vai ter uma ideia de como estará na época. Um outro post bacana que temos sobre o mês de maio é esse: http://www.cultuga.com.br/2016/04/portugal-em-maio/
      Um grande abraço e uma excelente viagem

  34. Olá, Priscila! Ouvi dizer que este ano está mais frio que o habitual na Europa… será que em Portugal também? Estarei por aí na primeira semana de maio, será que pegarei frio? Ah, uma dúvida: existem trens entre Porto e Salamanca? Gostaria de esticar até lá, mas não encontrei trens pela internet. Desde já, obrigada! =)

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ecila
      Tudo bem?
      Em Portugal tem estado cerca de 2 ou 3 graus a mais do que a média nas máximas. Entretanto, para as mínimas permanece na média mesmo, comuns ao inverno. Não temos como prever como vai ser o meio da primavera, pois ainda estamos no inverno por aqui. Aconselho que veja as temperaturas mais perto da sua viagem, quando poderá ter mais segurança sobre isso. Indico também a leitura do nosso post sobre o mês de maio: http://www.cultuga.com.br/2016/04/portugal-em-maio/
      O trem para Salamanca sai de Coimbra. Você poderá comprar pessoalmente nas bilheterias do Porto (São Bento ou Campanhã) ou no site da http://www.renfe.com/
      Um abraço e boa viagem

Deixe um comentário