Inspire-se: lindo casamento com tema de Portugal

4

Do outro lado do oceano Atlântico, nas terras de Cabral, a decoração temática de casamento é bastante comum. Geralmente, as festas sempre têm um foco de inspiração e, curiosamente, o tópico “viagens”, seja relacionado a uma cidade ou a um país, por exemplo, está entre os favoritos. No Brasil, esse não é um costume, mas já ganhou muitos adeptos nos últimos anos, sobretudo para quem deseja marcar o grande dia com uma história muito forte que conecta o casal. Por isso, trago hoje aqui a decoração do casamento do Fabio e da Viviane que teve como tema o famoso Lenço de Namorados, um bordado típico de Vila Verde, no norte de Portugal.

Casamento temático decoração de Portugal

O Lenço de Namorados como inspiração em diversos itens do casamento. Fotos: Alessandra Tolc

O planejamento do casamento

Em 2012, o Fabio e a Viviane decidiram passar um ano de novas experiências em Lisboa. Ambos tem descendência portuguesa e o envolvimento com a terrinha se tornou ainda mais intenso com essa aproximação. Ao retornarem ao Brasil, no ano seguinte, decidiram marcar o casamento.

E não houve dúvidas: Portugal teria que estar presente na decoração de alguma forma. “Desde que pensamos em fazer o casamento, queríamos colocar Portugal na cerimônia ou na festa. Porém não conseguimos identificar inicialmente como isso seria. Quando, ao pesquisar, vimos que poderíamos usar o tema do Lenço de Namorados como convite, adotamos isso como marca do casamento e assim fomos agregando cada vez mais itens”, me contou o casal.

Casamento temático decoração de Portugal

A mãe da noiva e o pai do noivo entraram na igreja com as imagens de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge. Foto: Alessandra Tolc

Olhando as fotos dá para perceber o tamanho capricho e carinho que tiveram com cada símbolo português. Entretanto, essa organização não foi nada fácil. “A principal dificuldade foi que não conseguimos encontrar nada da cultura portuguesa no Brasil, nenhum dos itens que queríamos para usar no casamento”, lamentaram. “As toalhas com o tema, o brinco com o trabalho de filigrana, os lenços bordados e as argolas para o guardanapo de mesa, todos esses itens precisaram ser importados de Portugal. Isso só foi possível com a ajuda de amigos que fizeram as compras e trouxeram para nós”, completaram.

Apaixone-se por Portugal com o nosso roteiro personalizado

Casamento temático decoração de Portugal

A noiva (maravilhosa) e seu brinco com trabalho de filigrana, típico de Viana do Castelo. Foto: Alessandra Tolc

Casamento temático decoração de Portugal

Capricho em cada detalhe: toalhinha da igreja também com a estampa dos Namorados. Foto: Alessandra Tolc

Casamento temático decoração de Portugal

O pajem e a daminha tiveram suas roupinhas inspiradas no folclore português. Foto: Alessandra Tolc

Mas a emoção de ver tudo pronto no grande dia fez o coração bater mais forte e trouxe um pouco daquela saudade gostosa. “Nós adoramos o resultado! Todos na festa também se encantaram e nos perguntaram sobre o tema. Além da linda decoração, conseguimos trazer um bocadinho da cultura portuguesa para os amigos e familiares“, comemoraram. Agora, cada um dos itens ganhou um cantinho especial no novo lar do casal.

Casamento temático decoração de Portugal

Na mesa, além do Lenço de Namorados, também tinham docinhos portugueses… NHAM! Foto: Alessandra Tolc

Casamento temático decoração de Portugal

O Photoshoot humorado contou com alguns adereços portugueses. Foto: Alessandra Tolc

Casamento temático decoração de Portugal

Felicidades ao casal! Foto: Alessandra Tolc

Ah, e na trilha sonora não faltou Áurea, Amália Rodrigues e Ana Moura… Uma história para suspirar e inspirar

Leve uma memória emocionante da sua viagem a Portugal. Veja a nossa dica!

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

4 comentários

  1. Fabio Magalhaes em

    Depois de muito tempo voltei e reli tudo,,, mais uma vez me emocionei e lembrei com muita alegria do meu casamento!! Obrigado pelo post e saber que sempre posso voltar aqui, ver as fotos e ler esse post..
    Obrigado Cultuga

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Fabio
      Demais ler seu depoimento e saber da emoção que sentiu ao relembrar um momento tão marcante da sua vida! 🙂
      Um grande abraço!

Deixe um comentário