Índice de artigos para planejar sua viagem a Portugal

38

Como estão os preparativos para a sua viagem de férias a Portugal? Veja a seleção de posts do Cultuga que poderá te ajudar a planejar esse momento tão especial:

Preparativos básicos

Como escolher a melhor passagem aérea?
Preciso de visto para viajar a Portugal?
Como alugar um carro para viajar por Portugal?
Como economizar na hospedagem sem perder o conforto
O que levar na mala para o inverno, a primavera, o verão e o outono
Qual é a voltagem e como são as tomadas em Portugal?
 Dúvidas de quem viaja a Portugal pela primeira vez
Você vai viajar a outros países da Europa? Conheça os nossos amigos!

Montando o roteiro

De Lisboa ao Porto: cidades baratas para visitar
Vale a pena ir para Portugal no inverno?
Você precisa de guia em Lisboa? Nós acompanhamos você!
– Trem, carro ou ônibus: o que é melhor para viajar por Portugal?
5 maneiras de economizar com transporte em Portugal
– Veja os posts divididos por regiões: Lisboa, Porto, Norte, Centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira
Precisa de ajuda para montar o roteiro? Apaixone-se com a nossa consultoria!

Durante a viagem

Como comprar ingressos com desconto para as atrações?
Doces portugueses que você PRECISA experimentar
Deseja ter fotos lindas de sua viagem a Lisboa ou ao Porto?
Onde e quais lembrancinhas comprar em Portugal?
O que pode e o que não pode levar de Portugal para o Brasil?

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

38 comentários

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Esther
      Como vai?
      Viajar de carro por Portugal é uma delícia. Há excelentes estradas e você pode visitar pequenas aldeias ou praias que não são acessíveis de transporte público.
      Um excelente ano e uma boa viagem!

  1. Priscila, estou fazendo pesquisas para minha ida a Portugal em março e seu site foi um grande achado. Bem escrito, parece que vocês leram meus pensamentos. As informações essenciais, dicas ótimas que com certeza farão minha viagem ainda mais legal e economica ;)! Muito obrigada e parabéns! Recomendarei seus serviços!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Obrigada por tamanho carinho, Mariana!
      Conte conosco para o que for preciso 🙂
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  2. luiz claudio em

    Olá, vou viajar em agosto por 12 dias, gostaria de alugar um carro para conhecer melhor o país, quais cidades você recomenda?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luiz Claudio
      Como vai?
      As possibilidades são muitas pois, apesar do país ser pequeno, suas regiões são bem distintas e cada uma delas oferece muito para ser explorado. Para traçar um roteiro ou recomendar as cidades, precisaria saber qual é o seu perfil. Se prefere praias, montanhas, cidades históricas, experiências mais rurais ou urbanas, se vai viajar sozinho ou em família, por exemplo. Aqui no Cultuga, você consegue encontrar muitas combinações e dicas para traçar o seu percurso por conta própria: http://www.cultuga.com.br/portugal-dicas-de-viagem-por-regiao/
      Entretanto, se deseja o nosso aconselhamento, temos os serviços de consultoria e roteiro personalizado, no qual poderemos adequar o tempo que tem disponível no país aos seus gostos pessoais de viajante ou se sua família: http://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/ Será um prazer ajudá-lo 🙂
      Um forte abraço

  3. FERNANDO LIBERATO em

    O Cultuga foi um grande achado na nossa programação de viagem!!!

    Eu, minha esposa, nosso filho (2 anos), o vovô (57) e a vovó (57) visitaremos Portugal na segunda quinzena de setembro de 2016. Serão 12 dias. Possivelmente 5 dias em Lisboa e 5 em Porto, visitando algumas cidades próximas.

    Adoramos as dicas do site. Serão muito úteis. Apesar de muita informação de excelente qualidade, sentimos falta de algo específico para crianças. Pelo menos não encontramos.

    Temos algumas dúvidas quanto aos pequenos. Ao utilizar transportes públicos, táxi ou mesmo carros alugados, é necessário o uso da cadeirinha de auto? Nós vamos precisar, na viajem, de um carrinho de bebês ou até mesmo um carregador de bebê para nos deslocar com nosso pequeno. Vocês sugerem alguma loja física ou virtual para a compra ou aluguel deste tipo de produto? Se virtual, eles entregam no hotel?

    Dúvidas também pros crescidos: obviamente não conseguiremos enfrentar as delícias do Porto sem provar os vinhos. Pensamos em fazer a região de carro. Como é a legislação quanto ao uso de álcool? Lei seca, como aqui? Zero?

    Como disse, o Cultuga foi um grande achado!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Fernando
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo 🙂
      Peço desculpas pela demora do feedback. Espero que ainda esteja em tempo de ajudá-los!
      Vamos fazer mais pautas relacionadas a crianças, sim. Sugestão anotada! O país tem muita coisa interessante para os pequenos. Tenho a certeza que vocês vão aproveitar bastante.
      Para carros alugados, é obrigatório fazer o uso da cadeirinha, sim, e o cinto de segurança deve ser usado por todos, seja nos bancos da frente ou de trás. Para os demais acessórios para bebês, há uma loja interessante de aluguel no próprio Aeroporto de Lisboa que pode ser bem interessante para vocês. Eles alugam de tudo e vocês podem organizar essa questão ainda na chegada: http://rent-a-stuff.com/em-portugues
      Com relação a bebida alcoólica, eles são um pouco mais tolerantes do que no Brasil, sim, principalmente nas regiões de vinícolas, que são mais rurais e a fiscalização é baixa. Se você encontrar fiscalização, possivelmente será na entrada/ saída de Lisboa e do Porto ou então nas principais vias dessas cidades no período da noite. Fique tranquilo.
      Deixo nosso contato também a sua disposição, caso precise de uma cosultoria específica para o seu roteiro: http://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/
      Um forte abraço

  4. kwan Myun Hong em

    Ola Priscila
    Minha familia , com duas filhas ,todas maiores de 25
    planejando viajar p Portugal final de dezembro ,ficar 9 dias
    peco sua opiniao
    Qual regiao seria bom p visitar nesse epoca?
    estou pensando alugar um carro em LIsboa e ir ate Porto.
    As cidades grandes como Lisboa e Porto nao tem muito transito?
    Nesse caso seria bom transporte publico.
    Vc pode recomendar alguns cidades interior p hospedar durante a viagem

    Um abraco

  5. kwan Myun Hong em

    Ola, Rafael
    Obrigado pelo sua informacao
    NO internet fala que a cidade Tomar e a cidade mais bonito do Portugal
    Estou pensando hospedar em Tomar e visitar as cidades ao redor
    Sera que e uma boa opcao?

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      De nada, Kwan Myun! 🙂
      Tomar realmente é uma cidade muito bonita e lá que fica o Convento de Cristo, um dos monumentos mais importantes do país. Ficar em Tomar é uma ótima opção sim. Você vai gostar bastante do centro de Portugal.
      Um abraço e boa viagem!

  6. Em janeiro/2017 farei minha primeira visita a Portugal (só fiz conexões em Lisboa até agora) e estava meio perdido quanto ao que conhecer e fazer, principalmente em se tratando de uma época fria e chuvosa. Sorte que encontrei o SENSACIONAL Cultuga. Costumo planejar minhas viagens pesquisando sobre os destinos na internet e posso afirmar que NUNCA encontrei um site sobre um determinado destino tão bem feito quanto este, em termos de apresentação e conteúdo. Textos objetivos com redação primorosa, tudo muito bem separado por categorias. Interessante que mesmo vocês trabalhando com tours, vocês nos entregam todo o ouro, não escondendo seus “conhecimentos privilegiados”. Se estamos na era do “compartilhar”, vocês são um bom exemplo disso. Fico imaginando que os seus tours devem reservar maravilhosas surpresas. Pena que dessa vez meu orçamento está muito muito muito apertado. Em outra oportunidade, certamente terei o prazer de conhecê-los. Obrigado pelas dicas e PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS pelo site!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Cesar
      Como vai?
      Agradecemos todo o carinho. Esse é o melhor feedback que podemos receber do nosso trabalho, o combustível para seguirmos sempre em frente!
      Seja bem-vindo ao Cultuga e a Portugal. Conte conosco, mesmo para um café em Lisboa 🙂
      Um grande abraço

  7. Olá, bom dia! Que achado esse site! Muito bom! Estou adorando!
    Eu e meu esposo estamos indo no dia 01/10/2016 para Lisboa e ficaremos por 7 dias. Essa época do ano vale a pena ir à Caiscais? Além de Lisboa, quais outros destinos poderíamos fazer nesse período?

    Obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Christiane
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem e vamos tomar nota da sugestão, sobre fazer um artigo indicando, passo a passo, como fazer o orçamento para uma viagem a Portugal 🙂
      Um forte abraço

  8. Denise B. Paganotti em

    Olá André! pretendo ir para Portugal mais ou menos dia 23 de junho de 2017. Meu marido, eu e mais um casal de amigos. Faremos Lisboa a Porto em 7 dias e gostaríamos de algumas ideias, passeios em cidades, hospedagens e restaurantes. Gostamos muito de conhecer ruinas romanas, arte medieval e vinícolas.
    Ah! manda um bj pra sua mãe, sou amiga de infância dela.

  9. Renato Aguilar em

    Olá Priscila e Rafael, vamos para Lisboa em 19/03/17 a 04/04/17, eu, esposa e filha com 25 anos, ela se forma em Medicina Veterinaria em Dez. De 2016, e gostaria que vcs. Me ajudassem com dicas de como podemos conseguir um estágio ou pós graduação em Medicina Veterinaria.
    Parabens pelo site, tiramos todas as informações, passeios, roteiros e dicas com vocês .
    Obrigado.

  10. Oi Priscila, tudo bem? Adorei o site e tem tudo o que eu precisava saber pra minha viagem…viajo em abril e pretendo ficar 40 dias em Coimbra em um ap do airbnb, a escolha por Coimbra ‘e pq tenho uma pessoa conhecida na cidade. Eu gostaria de saber se voces tem excursoes e dicas pra eu montar um esquema de viagem e conhecer locais da Europa neste periodo…se sim, gostaria de ter ideia de valores e como seria? qualquer informacao eu agradeco muito. Obrigada desde ja 🙂

    • Rafael Boro

      Olá, Isa
      Tudo ótimo e com você?
      A melhor forma de você conhecer outras cidades da Europa a partir de Coimbra é viajando de avião. O aeroporto mais próximo é o do Porto (130km de distância). Há muitos voos com bom preços, o mais chato é o deslocamento até o aeroporto.
      De qualquer forma, indico guias brasileiros que vivem em cidades europeias que você poderá passar. Os blogs deles também são bem legais 🙂 http://www.cultuga.com.br/guias-brasileiros-na-europa/
      Um abraço e boa viagem!

  11. Andressa A Ferreira em

    Priscila e Rafael

    Fazer a consultoria com vocês foi a melhor escolha!!! suas dicas são preciosas (hotel, restaurantes, pontos turísticos…) nossa viagem foi perfeita com as orientações e a logística perfeita que vcs montaram através de um relatório totalmente detalhado e feito com muito carinho!!! o Cultuga com CERTEZA é o melhor site de conteúdo sobre Portugal!!!! sem dúvidas!!!já indiquei para vários amigos que estão ansiosos para conhecer esse país maravilhoso!!!

    Foi uma pena não conhecer vcs pessoalmente!!! 🙁 …fica para próxima!!!

    Abraços!!! 🙂

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Andressa
      Tudo bem?
      Que delícia de comentário! Muito obrigada pelo carinho e pela confiança 😀
      Foi uma pena não conseguirmos nos encontrar pessoalmente em Lisboa, mas aguardamos vocês para uma próxima!
      Um grande abraço

  12. Antônio José R. M. Luz em

    Oi Priscila, tudo bem?
    Estou lendo o seu site e estou gostando muito. Ele contém muitas informações interessantes e importantes para quem visita Portugal. Eu e minha esposa deveremos viajar para aí em maio de 2017.
    Na parte de aluguéis de automóveis, você sugere a compra de um chip da Vodafone para acessar a internet em Portugal. Dei uma olhada no site da Vodafone e considerei-o um tanto confuso. Por outro lado, achei o site da Portugal Internet muito amigável e me pareceu ser bastante fácil alugar um chip de dados com eles. O serviço da Vodafone é melhor do que o da Portugal Internet?
    Atenciosamente,
    Antonio.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Antônio
      Tudo ótimo e com você?
      Muito bom saber que gostou do conteúdo do Cultuga! 🙂
      As explicações dos tarifários no site da Vodafone são mais chatinhas rs. Mas para o turista é a melhor opção, pois tem um quiosque na área do desembarque, no Aeroporto de Lisboa. Daí facilita a compra. Os valores dos chips/ planos giram em torno 15 a 25 euros. O da Portugal Internet (acredito que você tenha confundico com a Portugal Telecom) é parecido. O problema é que não há a vantagem de comprar no aeroporto. Dessa forma, você teria que se deslocar até uma loja da empresa em Lisboa, e dependendo do horário pode haver fila. De maneira geral, o serviço de ambas as empresas é igual e funciona bem em todo país.
      Um grande abraço e boa viagem!

      • Antônio José R. M. Luz em

        Oi, Rafael,
        Muito obrigado pela sua pronta resposta. Eu estou lendo avidamente o conteúdo do Cultuga (é bom demais!).
        Quanto à empresa que me referi, o nome dela é realmente Portugal Internet, que é diferente da Portugal Telecom.
        Pelo que está escrito no site, a Portugal Internet é a empresa dos sonhos das pessoas que desejam visitar Portugal. Ela tem lojas nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, S. Miguel ou Terceira. Ela aluga chips e/ou roteadores e faz a entrega gratuitamente em qualquer parte de Portugal. A devolução pode ser feita pelo correio através de um envelope de devolução que eles fornecem (sem pagamento extra). Ao que parece, tudo é feito de forma extremamente simples e descomplicada.
        Por favor, verifique e nos dê a sua opinião a respeito.
        Antônio.
        Antecipadamente, agradeço a sua atenção

        • Rafael Boro
          Rafael Boro em

          De nada, Antônio!
          Não conheço o serviço de aluguel de chip. Pelo que vi no site da empresa, os valores são caros. Ela aluga um chip de operadoras que existem em Portugal (MEO, que é da Portugal Telecom, Vodafone e NOS). Acho muito mais seguro comprar um chip da Vodafone no quiosque oficial. Assim você pode usar a internet, fazer ligações e carregar o quanto e quando quiser. Indico a Vodafone por ser a única operadora que está no aeroporto (o quiosque abre às 08h) e dá para comprar logo após a porta do desembarque.
          Agradeço mais uma vez o carinho pelo Cultuga! 🙂
          Um grande abraço e boa viagem!

          • Antônio José R. M. Luz em

            Oi, Rafael!
            Você tem razão! A Portugal Internet utiliza as as redes móveis da Vodafone e da NOS e o serviço deles é mais caro do que o da Vodafone.
            Você sabe dizer se poderei contratar o serviço da Vodafone diretamente (sem fazer um contato prévio) no quiosque do aeroporto de Lisboa? (Estou perguntando porque no caso da Portugal Internet é necessário encomendar o chip com pelo menos dois dias de antecedência).
            Um grande abraço.
            Antonio.

          • Rafael Boro
            Rafael Boro em

            Olá, Antônio!
            É só chegar no quiosque da Vodafone e comprar. 😉
            Um grande abraço!

  13. Daniela Martins em

    O Cultuga é realmente especial e essencial para um planejamento da minha viagem!
    Então, apenas uma duvida.

    Em novembro estarei em Lisboa e no dia 12/11 (domingo) pretendemos ir a Belém e depois na LX Factory. Funciona normalmente? Os munumentos, lojas, cafes…
    Meu receio é ir no domingo e encontrar tudo fechado ;(

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Daniela
      Tudo bom?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂

      Pode ficar tranquila, pois os monumentos e cafés de Belém – os Pastéis de Belém também 🙂 – e da LX Factory funcionam normalmente. Inclusive, todo domingo, na LX Factory, há uma feirinha de produtos típicos e artesanato muito legal. Você vai gostar. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

Deixe um comentário