Como economizar na hospedagem sem perder o conforto

26

Já foi a época em que as opções de hotéis mais baratos em Portugal eram de baixa qualidade, com carpetes antigos, mobiliários em péssimo estado e um atendimento precário. A maneira de se hospedar em Portugal mudou muito nos últimos anos, sobretudo pelo crescimento do turismo. Mas, afinal, dá economizar na hospedagem? Leia esse artigo e entenda como direcionar as suas buscas.

O país ainda está se reerguendo da crise, mas foi ela que trouxe a excelência no atendimento e a preocupação em receber bem os viajantes, com mais conforto. Afinal, esse foi o motivo principal que passou a girar a economia daqui. Assim, todo mundo ganhou com a criatividade e o profissionalismo português 🙂

Seguindo para o terceiro post da nossa série Portugal Gastando Pouco, hoje vou apresentar dicas e opções para quem está em busca de bom preço, mas sem ter que passar perrengue para pernoitar.

Deseja se hospedar perto do Aeroporto de Lisboa? Veja as melhores opções

Dicas para economizar na hospedagem

+ Se pretende andar bastante a pé, escolher uma a hospedagem no centro histórico vai te ajudar a poupar no uso do transporte público – isso se você não se importa com o barulho e o volume de pessoas.

+ Caso você esteja de carro, há opções excelentes fora do centro. Além de economizar na hospedagem, você ainda poderá receber mais pagando menos e encontrará melhores opções para estacionar o carro.

+ Pagar o café da manhã do hotel só vale a pena se você estiver viajando no inverno (em que dá aquela preguiça de sair sem comer nada do hotel) ou se estiver em uma cidade pequena, fora do centro. Caso contrário, principalmente em Lisboa e no Porto, há sempre um bom café ou pastelaria local por perto, a preços muito bons e com excelente qualidade.

+ Se você for viajar durante a alta temporada, procure hospedagem com bastante tempo de antecedência. Assim, você terá opções na escolha. No alto verão, por exemplo, encontrar um bom hotel com preço interessante em Lagos ou em Albufeira é uma maratona. Durante o Carnaval e o Ano Novo da Ilha da Madeira também é uma loteria. Lisboa no feriado da Revolução dos Cravos, em 25 de abril, é dificílima. O mesmo acontece no Porto para o São João. Tenha atenção a isso.

+ Há viajantes que gostam de deixar o roteiro mais livre, sem grandes planejamentos de onde pernoitar. Essa é uma prática que nós não aconselhamos para Portugal. Você poderá perder muito tempo procurando um local para ficar, visto que o país cresceu muito no turismo – e até mesmo as pequenas cidades podem não ter vagas. Nesse caso, deixe um ou dois quartos reservados com a opção de cancelamento gratuito para aqueles destinos que você ainda tem alguma dúvida ou que não deseja programar.

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Agora que você já sabe como se preparar, vamos os tipos de acomodação que nós indicamos para quem quer economizar, mas sem abrir mão do conforto:

Apartamentos

Os apartamentos são a atual “menina dos olhos” da hotelaria portuguesa. Quando iniciamos o trabalho de consultoria de viagem, alguns clientes do Cultuga se mostraram um pouco resistentes ao sugerirmos esse tipo de acomodação. O receio de ter algum problema com o proprietário ou com a segurança do local era grande.

Porém, depois de explicarmos o quanto essa hospedagem se tornou comum em Portugal e o quanto é segura, privativa e confortável, muita gente decidiu arriscar e teve uma ótima surpresa. Há muitos edifícios que foram reformados para essa finalidade, com uma decoração moderna, bom suporte e localização central.

Se você está viajando em família, sobretudo com crianças, o apartamento deixa todo mundo bem acomodado e mais a vontade. Um outro ponto positivo é a cozinha, que facilita o preparo de comidinhas rápidas e lanches, que podem gerar uma boa economia no fim da viagem.

Sala de um dos apartamentos do Go2OPorto A-Portoments

Sala e cozinha de um dos apartamentos do Go2OPorto A-Portoments

Uma das cidades mais interessantes para pegar um apartamento é no Porto, quando há ainda muitos hotéis antigos no centro. Se você vai ficar por lá três dias ou mais, vale a pena cotar alguns dos apartamentos mais bacanas que sempre indicamos aos nossos clientes: o Go2oPorto A-Portoments (no coração do centro histórico), o Ribeira Apartments (com uma vista do rio Douro de tirar o fôlego) e o Serviced Apartments Boavista Palace (na região da Casa da Música e uma ótima opção para quem está de carro).

Casas de Turismo Rural

Um outro tipo de turismo muito interessante, com bom suporte e bastante econômico em Portugal é o turismo rural. Há diversas casas históricas espalhadas por pequenas aldeias que valem a escolha e oferecem uma experiência inesquecível por menos de 50€/ noite.

Se você tem como objetivo conhecer as Aldeias Históricas que rodeiam a Serra da Estrela, o interior magnífico do Alto Douro Vinhateiro ou as famosas paisagens do Alentejo, coloque como primeira opção a hospedagem em uma casa de turismo rural. Apesar do ambiente bastante rústico, você terá um ótimo contato com os proprietários e, certamente, será recebido com um café da manhã regional e bastante farto.

Área exterior da Casa do Miradouro, na aldeia histórica de Monsanto

Área exterior da Casa do Miradouro, na aldeia histórica de Monsanto

Coloco aqui como exemplo algumas casas que já contactamos, comandadas por pessoas muito afáveis e corretas, como a Casa do Miradouro (na Aldeia de Monsanto), a linda Quinta Pedras de Baixo – que tem até um anexo com três quartos de casal que você pode alugar, caso esteja indo em 6 adultos (pertinho de Braga), o Casal da Eira Branca – que não fica no “meio do mato”, mas tem uma atmosfera mais rústica deliciosa (em Óbidos), e a Quinta do Vau – uma hospedagem alentejana de sonhos (em Mértola).

Hotéis de Rede

Em tempos de crise, os hotéis de rede são ótimas opções. Por um valor baixo, você não tem surpresas ao chegar ao local, pois os quartos são iguais no mundo todo. O ponto principal aqui é saber escolher a localização, de acordo com o roteiro que pretende fazer.

Em Lisboa, por exemplo, há unidades do Ibis com localizações bem interessantes – seja para o viajante que vai passar rapidamente pela capital, seja para aquele que pretende ficar uma semana. Particularmente, gosto da unidade Liberdade, que com uma pequena caminhada pela principal avenida da cidade você chega ao centro histórico. A unidade do Saldanha fica no centro comercial de Lisboa, também com excelentes opções de restaurantes e cafés, além do metro bem pertinho. Já a unidade do Parque das Nações é uma das mais “queridinhas” do viajante brasileiro, principalmente pelo bairro, que é bem gostoso, a proximidade com o metro e também bem pertinho do aeroporto.

Edifício do Ibis Parque das Nações, em Lisboa

Edifício do Ibis Parque das Nações, em Lisboa

Outra rede que também oferece boas opções é a Continental, com o Quality Inn bem no coração do centro histórico do Porto, por exemplo. Porém, para quem procura hotéis de 3 e 4 estrelas com bom custo/ benefício, há diversas redes fortes em Portugal. Destaco aqui o Alif Avenidas, o Sana Reno e o HF Fenix Urban – todos eles estão em um dos meus locais favoritos de Lisboa, entre as Avenidas Novas e o Marquês de Pombal. Fica bem perto do centro histórico, mas não junto de todo aquele movimento turístico, com boa oferta para comer, ao lado do El Corte Inglés e do Parque Eduardo VII. Apenas saliento que, para esses três últimos, vale a pena insistir na pesquisa. Por vezes, as tarifas podem cair para 80€/ noite.

Hostels e Guest Houses

Antes que você torça o nariz e diga para mim: “Priscila, eu já não tenho mais idade para ficar em um hostel e dividir quarto com um monte de gente. Quero a minha privacidade!”. Ca-ca-ca-caaaalma. Eu super entendo você. Já fiquei em hostel em diversas viagens, inclusive aqui mesmo em Portugal, quando vinha durante as férias.

A primeira coisa que quero dizer a você é que há muitos hostels portugueses que estão entre os melhores do mundo (como o Travellers House e o Lisbon Destination). Com isso, não bate aquela curiosidade para entender quais são os critérios para toda essa fama? Adianto já que um pouco de conforto é parte disso tudo.

Quarto incrível do Travellers House, em Lisboa

Quarto incrível do Travellers House, em Lisboa

Você não precisa ficar em um quarto com diversos desconhecidos se não quiser. Em 2009, quis me hospedar em um desses bam bam bans para sentir o clima e optei por um quarto para uma pessoa no Lisbon Lounge Hostel. O que mais gostei foi a decoração bem moderna, a localização, o astral da recepção, o farto café da manhã e, o principal, ele tinha um banheiro separado (compartilhado, claro) no corredor, não era vestiário.

Então, era sobre isso que eu queria ressaltar aqui. Não exclua da sua busca os hostels e as guest houses somente pela falta de banheiro dentro do quarto (apesar de muitos deles o terem). Aconselho que verifique como é o banheiro e se, apesar de compartilhado com outros quartos, oferece alguma privacidade. Assim, você não sofre com essa questão e consegue pagar um preço mais em conta, com boa localização e excelente atmosfera.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve a sua estadia em Lisboa pelo Booking, com cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

26 comentários

  1. Camila Leite em

    Adoro o site de vcs. Estou passando novamente férias aqui na terrinha e dessa vez escolhi todas as acomodações pelo site do airbnb. No momento estou em Cascais e está funcionando muito bem. Os apartamentos são perfeitos. Abraços e parabéns pelo site!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Camila
      Como vai? Agradeço o seu carinho 🙂
      Já são mais de 20 mil apartamentos em Portugal legalizados para a hospedagem de turismo, disponíveis em diversos sites como o AirBnB, o HomeStay, o Booking, etc. Essa parece ser uma tendência bem interessante para os viajantes que desejam conhecer o país, principalmente porque os hotéis precisarão melhorar os seus serviços para competir com o conforto de um bom apartamento 🙂 Todo mundo sai ganhando, não é?
      Uma excelente viagem :*

  2. Olá ..Priscila prazer sou Liliana,acabei de descobrir o Cultuga ,estou adorando ja que pretendo ir de mala e cuia a Portugal em meados de Maio,.filha caçula pretende fazer aulas de culinarias .,eu aposentada posso permanecer pra todo sempre ,vc com suas dicas maravilhosas e experiencia na terrinha ,devo ir com casa,ou apto alugados ou por uma semana conhecer o territorio,em um ibis.,hostel ., Portugal seremos Marinheiras de primeira Viajem!,Tambem sou de Sao Paulo,mas sangue cigano nas veias,no momento estou pelo nordeste Olinda Pe ,.no aguardo beijinhos

  3. Adam Brandel em

    Chegamos Tap lisboa 06;15 dia 07/04
    queremos ir de trem para Porto
    1)Consigo desconto/antecedencia?
    2)Que horario devo comprar(tempo entre aereoporto e Trem)
    3)Que estacao e mais perto
    Muito Grato
    ADAM

  4. Analberto Pizzio em

    Oi, Priscila prazer sou Analberto ,acabei de descobrir o Cultuga. E já fiz minha inscrição.
    Obrigado

  5. Olá boa tarde.
    Estamos indo a Lisboa em 19/09..eu e meu marido chegaremos as 05:35 da manhã e ficaremos no Hotel Rossio Garden, bem próximo ao metro Restauradores.
    Para irmos do aeroporto até o hotel vi que tem o aerobus. Em alguns sites vejo que ele começa a funcionar as 7 da manhã e em outros as 8 da manhã.
    Qual o horario correto que inicia o funcionamento?
    Há outra indicação de transporte?
    Obrigada

  6. Ola estou indo para Portugal com marido e filha pequena gostaria de dicas de passeio e aluguel de carros. Queria ir ao Porto, Fátima e Coimbra. Fiz reserva no Booking para o Holiday In Lysbon Continental
    Abs
    Beth

  7. Susi Trevisan em

    Olá!
    Tenho acompanhado o Cultuga há alguns meses e só posso dizer que o trabalho de vocês é, de longe, o melhor que encontrei em minhas pesquisas, parabéns!
    Estamos programando uma viagem de 15 dias para maio de 2017 em família, 6 adultos e 1 criança. Pretendemos iniciar em Lisboa e seguir por algumas cidades até Porto. Vocês tem indicações de apartamento que comporte todo esse pessoal em Lisboa e Porto, que são as cidades onde pretendemos fazer maior tempo de parada?
    Obrigada!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Susi
      Obrigado pelas palavras. Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga! 🙂

      O mês de maio é muito agradável. Vocês vão gostar bastante!
      Há boas oportunidades de apartamentos grandes em Lisboa e no Porto. O Airbnb (http://www.airbnb.com.br) é o melhor site para você fazer as buscas. Se preferir, o Booking também tem. Sobre as localizações, na capital, fora do centro histórico, aconcelho próximo as estações São Sebastião, Parque, Saldanha e Avenida. Na parte histórica, a Baixa e o Chiado são bairros próximos de muitas atrações.
      No Porto, você pode procurar na Rua das Flores, Rua de Santa Catarina, Rua Ferreira Borges e próximo das estações São Bento e Carolina Michaelis.
      Fique atenta que muitos prédios não têm elevador. Isso significa subir alguns degraus rs

      Um grande abraço e aproveite muito essaa viagem com a família!

      • Susi Trevisan em

        Oi Rafael,
        Informações valiosas, me ajudarão bastante a direcionar a pesquisa.
        Muito obrigada!

        • Rafael Boro
          Rafael Boro em

          Olá, Susi
          Tudo bem?
          Muito bom saber que gostou das informações.
          Boas pesquisas e aproveite bastante quando estiver em Portugal! 🙂
          Um abraço!

  8. Olá, boa noite! Por favor, o hotel Real Park localizado na Av. Luís Bívar 67, 1069-146, é uma boa opção de hospedagem? Lisboa e a região deste hotel é violenta? Quais horários e locais vocês sugerem evitar andar a pé? Obrigada!

    • Rafael Boro

      Olá, Janaina
      Tudo bem?
      O Hotel Real Parque é um bom hotel. É um 4 estrelas, mas com perfil de 3. A localização é ótima. As estações São Sebastião (linhas azul e vermelha) e Parque (azul) ficam próximas, o bairro é muito agradável e tem ótimos restaurantes e cafés nos arredores.

      Não precisa se preocupar. Lisboa não é uma cidade violenta. A atenção que você só precisa ter é com os “bate-carteiras” em lugares movimentados e cheios, principalmente no centro histórico e nos transportes públicos com muito movimento. Isso é uma prática comum em todas as grandes capitais da Europa.
      Um abraço e boa viagem!

      • Olá, Rafael! Estou feliz com a sua resposta! Muito obrigada!
        Comigo esta tudo ótimo, não vejo a hora de conhecer Lisboa.
        Parabéns pelo site, é excelente!
        Abraço e mais uma vez obrigada!

        • Rafael Boro

          De nada, Janaina!
          Muito bom saber que gostou do Cultuga! 🙂
          Pode ter certeza que você vai gostar bastante de Lisboa.
          Um grande abraço!

  9. Olá,Priscilla! Adorei o site.Eu e meu marido vamos estar em Lisboa de 24/02 a 06/03 e vamos querer agendar o ensaio fotográfico, mas ainda não sei a data melhor.
    Gostaríamos de seguir o roteiro dos 5 bate-voltas que vcs sugerem.
    Para isto, qual a melhor região para ficar em Lisboa, de onde seja fácil pegar os trens e ônibus para as outras cidades?
    Gostamos da Rede Ibis, mas o Liberdade por exemplo está sem vagas para esta época..
    Aguardo,att.

  10. Ola! Parabéns pelo Cultuga, muitas informações excelentes. Vamos em Janeiro/2017 com os filhos de 6 e 8 anos. Alem de explorar as Lisboa, Porto e arredores, resolvemos passar 4 dias inteiros na Ilha da Madeira. Deixamos cerca de 10 dias pra Porto, Lisboa e arredores, acha que essa distribuição de dias é suficiente para aproveitar bem cada lugar? Obrigada!

    • Rafael Boro

      Olá, Lucia
      Obrigado pelo carinho! 🙂
      A divisão dos dias está ótima. Vocês podem fazer as coisas com mais calma e aproveitar mais as cidades. No inverno é bom estar com tudo programado, pois a chuva pode atrapalhar (mas estamos torcendo para não chover 🙂 ). Mas se chover, há museus, restaurantes e shoppings para aproveitar.
      Um grande abraço e boa viagem!

Deixe um comentário