Cultuga no IIEEBB: veja como foi esse encontro no Porto!

10

Entre os dias 13 e 15 de novembro de 2015, nós participamos do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros que, nesse ano, foi sediado no Porto – aqui em Portugal. O objetivo principal dessa reunião anual é intensificar a aproximação entre os blogueiros brasileiros que vivem na Europa, além de trocar experiências na profissionalização e reconhecimento desse mercado.

E a meta do ano foi cumprida (com louvor). Para a realização desse encontro, a blogueira Rita Branco, de O Porto Encanta, buscou como parceiro a Associação de Turismo do Porto, que abraçou o projeto e ofereceu suporte aos mais de 40 blogueiros presentes durante toda a estadia na cidade. Fomos acarinhados e cuidados pela excelente equipe de turismo do Porto, além de todos os parceiros que embarcaram nesse encontro conosco.

Apaixone-se por Portugal com o nosso roteiro personalizado

Ao longo dos próximos posts que vão entrar aqui no Cultuga vamos falar sobre as diversas experiências que tivemos por lá 🙂 Mas já deixamos por aqui uma prévia do que aconteceu nesse fim de semana, com algumas fotos bem bacanas:

Dia 13 de novembro, sexta-feira

Os blogueiros foram divididos em 3 turmas, cada uma acolhida por um hotel 5 estrelas da cidade. Nós ficamos no Porto Palácio Congress Hotel & Spa – próximo a Casa da Música. Como chegamos vindos de Lisboa um pouco depois da hora do almoço, encontramos um espaço impecável para descansar e trabalhar ao longo da tarde, com uma cama enorme e bastante confortável, uma vista inspiradora (ficamos no 10º andar) e um ótimo acesso ao wi-fi.

As acomodações do nosso quarto no Porto Palácio Congress Hotel & SPA

As nossas acomodações no Porto Palácio Congress Hotel & SPA

No final do dia, tivemos a primeira atividade de recepção do grupo: um jantar no restaurante Os Lusíadas, em Matosinhos (nos arredores do Porto). Matosinhos é uma cidade reconhecida pela qualidade de seus peixes e mariscos. No passado, ali vivia um pequeno povoado de pescadores e foi somente no início do século XX que essa região cresceu.

Em uma mesa imensa, para tantas pessoas do encontro, tivemos a oportunidade de sentar perto de algumas delas e bater um papo de longas horas com blogueiros que já acompanhávamos há algum tempo. Como entrada vieram diversas opções de frutos do mar – como percebes, ameijoas e camarões, que foram coroadas, depois, com um belo peixe como prato principal. Eu, que infelizmente não como peixe, fui mimada pela equipe do restaurante com uma caprichada salada e um delicioso prato de carne – que nos mostrou também a versatilidade da cozinha e qualidade de seus ingredientes. Fechamos a noite com um pão de ló de chorar por mais.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem: um ensaio fotográfico!

Muito cuidado e dedicação ao preparo da nossa comida no restaurante Os Lusíadas

Muito cuidado e dedicação no preparo da nossa comida no restaurante Os Lusíadas

Dia 14 de novembro, sábado

A manhã começou com a apresentação do hotel pela Sofia Diégues Borges, responsável pelo marketing do Porto Palácio, e um ótimo café, em que pudemos ter mais algum momento de convivência com os blogueiros que também estavam hospedados por ali.

Seguimos para a Casa da Música, um dos principais espaços culturais da atualidade no Porto e em Portugal, reconhecido por sua arquitetura contemporânea – um verdadeiro ícone local – para participarmos das palestras programadas para o encontro.

A primeira delas foi com a jornalista portuguesa Susana Ribeiro, do Viaje Comigo. Confesso que já era sua fã, principalmente pelo trabalho tão completo e organizado que ela faz em língua portuguesa. Aqui nessa palestra ela contou como foi a criação do Viaje Comigo, além das etapas que percorreu para encontrar o reconhecimento como travel blogger.

Manhã de palestras na Casa da Música

Chegada a Casa da Música para a manhã de palestras

Depois, pudemos ouvir a Elena Paschinger, do Creativelena. A Elena é austríaca e o seu trabalho tem como principal foco a promoção do Turismo Criativo ao redor do mundo. Ela levou para o nosso encontro suas experiências e conselhos e nos apresentou o livro The Creative Traveler’s Handbook – que eu e o Rafa tivemos o privilégio de recebê-lo de suas mãos, com tanto carinho.

A palestra seguinte foi com o Daniel Duclos, do DucsAmsterdam. O “Ducs”, como o chamávamos aqui em casa, é um dos profissionais que mais admiramos nesse universo da blogosfera. Quando decidimos transformar o Cultuga em um projeto profissional, foi no trabalho dele que buscamos inspiração e conhecimento. Nessa apresentação, ele falou sobre imprimir sua personalidade no blog, indicou algumas referências e também reforçou a importância do investimento – seja de tempo, seja de dinheiro.

Então veio a Heloísa Righetto, do Aprendiz de Viajante, que nos apresentou os bastidores do lançamento do lindíssimo Guia de Londres Para Iniciantes e Iniciados, relatando decisões importantes no momento em que decidiu publicar as versões impressa e digital, além de sublinhar o valor de criar e fortalecer uma comunidade – sobretudo de parceiros.

Na sequência estivemos com a Cristina Rosa, do Sol de Barcelona, responsável pela organização do primeiro encontro, que aconteceu no ano passado na Espanha. Ela desenvolve um trabalho muito interessante a frente da associação Barcelona Travel Bloggers e sua palestra foi como uma injeção de motivação, ressaltando a importância da união entre os blogueiros em busca do reconhecimento e valorização do mercado.

O ciclo foi encerrado pelo português Ivo Madaleno, do Pinstagram Guy, que enriqueceu o nosso aprendizado sobre redes sociais, principalmente com dicas práticas para o uso do Instagram e o fortalecimento do engajamento.

Manhã de palestras na Casa da Música

Manhã de palestras na Casa da Música

Mas a grande surpresa da programação foi o vídeo gravado pela viajante Dileni Buoro, especialmente para o encontro, que deixou todo mundo com lágrimas nos olhos. Ela, que é leitora de diversos blogs que estavam presentes, fez uma intensa declaração de carinho, pois diz que diariamente viaja pelo mundo todo lendo posts, acompanhando fotos no Instagram e prestigiando Snapchats de quem faz isso profissionalmente, com amor.

Da Casa da Música seguimos para a belíssima zona da Ribeira, onde a esplanada do restaurante Fish Fixe nos aguardava para uma tarde recheada de petiscos, com uma vista incrível daquela tarde ensolarada no Porto. Queijo da Ilha, queijo curado da Serra da Estrela, polvo com molho verde, chouriço assado, alheira, bolinhos de bacalhau e pataniscas foram somente algumas das especialidades servidas. Saímos de lá ainda com a garrafa de um delicioso vinho verde oferecida pelo gerente da casa, o Sr. Joaquim Granja.

Almoço com vista privilegiada no Fish Fixe

Almoço com vista privilegiada no Fish Fixe

Já caia o dia quando subimos a pé até a região da Torre dos Clérigos para ver um pedacinho da cidade em grupo e visitamos a Livraria Lello. Eu e o Rafa não tínhamos retornado a Lello após o início da cobrança de entrada a 3€ (que poderão ser descontados na compra de um livro). Ficamos absolutamente encantados com essa nova proposta. A fila para a compra de livros era imensa! Ainda tivemos a oportunidade de conversar rapidamente com a funcionária responsável pelos suvenires da livraria. Ela nos contou um pouco mais sobre as novidades e as boas mudanças que essa proposta causou a loja. Saímos de lá felizes com mais um local repleto de história que encontrou uma forma de se renovar.

Uma visita sempre bem-vinda a Livraria Lello

Uma visita sempre bem-vinda a Livraria Lello e a inspiração para o fim do nosso dia

Fechamos a noite com uma recepção e jantar na casa da Fundação de Serralves. Enquanto tínhamos o acompanhamento de uma banda de jazz local, fomos servidos com creme de espargos e cogumelos para a entrada, uma posta de alcatra com redução de vinho tinto, batata gratinada e legumes salteados como prato principal e uma trilogia de doces para a despedida. Está sentindo o aroma disso tudo?

Com os novos amigos e uma comida excelente no jantar oferecido pela Fundação de Serralves

Com a Flávia (Almost Locals), a Helô (Aprendiz de Viajante) e a Elena (Creativelena) e um excelente jantar oferecido pela Fundação de Serralves

Dia 15 de novembro, domingo

O verão de São Martinho, que por vezes acontece de forma “mágica” em Portugal, trazendo o sol e um certo calorzinho no meio do outono melancólico, veio nesse ano e se prolongou até domingo – o que parecia um verdadeiro presente ao nosso encontro. O Porto amanheceu, mais uma vez, com muita cor e energia.

O dia começou junto ao Castelo do Queijo, com um passeio de bicicleta até a Foz (onde o rio Douro encontra com o oceano Atlântico) disponibilizado pela Fold n’ Visit. Ali encontramos uma simpática senhora com o seu carrinho, que nos ofereceu chá gelado e um pastel de nata com um toque de vinho do Porto.

Uma manhã inspiradora junto a Foz do Douro

Uma manhã cheia de energia junto a Foz do Douro

Embarcamos, então, no elétrico histórico – um bondinho que nos levou da Foz do Douro até a Alfândega. Esse importante edifício recebe atualmente congressos, convenções e eventos de destaque – como o Porto Fashion Week, por exemplo.

De lá, seguimos ao cais para embarcar em um bonito barco inspirado nos Rabelos do Douro (antigas embarcações que transportavam o vinho do Vale do Douro até as caves de Vila Nova de Gaia) para o chamado Cruzeiro das Pontes, da empresa Douro Azul. O que mais me impressionou nesse percurso foi a calmaria do Douro que transformou esse passeio em um momento bastante tranquilo e relaxante com essa paisagem tão emblemática.

Visita ao edifício histórico da Alfândega e um passeio relaxante de barco pelo Douro

Visita ao edifício histórico da Alfândega e um passeio relaxante de barco pelo Douro

Na hora do almoço fomos recepcionados pela equipe do restaurante Barão de Fladgate, que fica junto as caves de vinho da Taylor’s, em Vila Nova de Gaia. Além das mesas decoradas com muito bom gosto, a localização da sala tinha uma bonita atmosfera, visto que estávamos no alto da cidade. No menu foram servidos um creme de abóbora com pato crocante para a entrada e um bacalhau com crosta de broa e presunto, batata a murro e grelos salteados como prato principal. Para a Sra. Priscila (eu mesma, rs.), que não come nada do mar, novamente um mimo com uma carne que derretia na boca para substituir o bacalhau.

Almoço cheio de mimos no Barão Fladgate, restaurante da cave Taylor's

Com Daniel (DucsAmsterdam) e Mônica (De Café Por Barcelona) no almoço cheio de mimos no Barão Fladgate, restaurante da cave Taylor’s

Antes da sobremesa, fomos surpreendidos pela apresentação da Tuna Académica de Medicina do Porto – um grupo musical masculino de estudantes e formandos do curso de medicina da Universidade do Porto. Além da habilidade e performance artística, eles foram extremamente carismáticos e marcaram esse almoço com um bom astral, levantando todo mundo de suas cadeiras.

A Tuna de Medicina do Porto levantou todo mundo das mesas

A Tuna de Medicina do Porto tirou todo mundo das mesas. Na foto, Elena (Creativelena), Juliana e Diego (Eu Ando Pelo Mundo)

O passeio seguiu pelas caves de Vinho do Porto da Taylor’s, onde aprendemos mais sobre a produção dessa que é uma das maiores marcas exportadoras do produto. Seus corredores repletos de barris de carvalho impressionam. Nos despedimos oficialmente do encontro com um fim de tarde incrivelmente lindo de outono, ensolarado, colorido e inspirador no mirante do Hotel Yeatman.

Encerramos o encontro com esse bonito fim de tarde no topo do hotel The Yeatman

Encerramos o encontro com esse bonito fim de tarde no topo do hotel The Yeatman. Nas fotos estão Daniel (DucsAmsterdam), Elena (Creativelena) e Rita (O Porto Encanta)

Levamos na bagagem para Lisboa não somente os muitos mimos e recordações do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, mas também muito conhecimento, novos amigos e, sobretudo, o respeito pelo nosso trabalho.

Aproveito o espaço para agradecer, principalmente, a Rita Branco, de O Porto encanta, que passou um ano inteiro com muita energia e empenho para proporcionar a todos nós momentos tão especiais no Porto, a Cristina Rosa, do Sol de Barcelona, que planejou o primeiro encontro na Espanha, em 2014, e a Nicole Plauto e o Pacelli Luckwu, do Agenda Berlim, que organizarão o próximo encontro, no ano que vem, na Alemanha.

Acompanhe o trabalho dos demais blogueiros que embarcaram nessa aventura conosco:

Claudia Bömmels, do Brasileiros Mundo Afora
Magê dos Santos, do Milão Nas Mãos 
Paulinha Albuquerque, Priscila Dieb e Flávia Motta, do Almost Locals
Hely Campos, do Barcelona Emociona
Priscilla Dieb, do Chicken or Pasta
Renata Inforzato, do Direto de Paris
Mônica Barbosa, do De Café Por Barcelona
Pedro Richardson, do Travel with Pedro
Larissa Andrade, do Esto es Madrid, Madrid
Paula Augot, do No Mundo da Paula
Juliana Bezerra, do Rumo a Madrid
Suzana Paquete, do That Good Trip
Karine Keogh, do Ká.Entre.Nós
Luciana Rodrigues, do Turimos em Roma
Naiara Back, Gisele Almeida, Daniel Kifarkis e a bebê Nicole, do Viajar Pela Europa
Priscila Roque e Rafael Boro, do Cultuga
Carolina Kina, do Carta Sem Portador
Ciane Deppe, do Handmade by Savannah
Juliana Guimarães e Diego Esteban, do Eu Ando Pelo Mundo
Karine Porto, do Blog Brazuka
Vivi Monteiro, do Vivi em Madrid
Ana Freccia, do O mundo que eu vi
Liliana Stahr, do Catálogo de Viagens
Luli Monteleone, do Trend Tips
Luíza Antunes, do 360 Meridianos
Fabiane Fernandes e Erick Gutierrez, do Euro Dicas
Irina Vieira, do Cantinho da Irina

Veja também os ecos desse encontro nas hashtags do Instagram e do Facebook ‪#‎IIEEBB‬ ‪#‎VisitPorto‬ ‪#‎FollowPorto‬ 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

10 comentários

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Obrigada pelo carinho, Nicole 🙂
      Foi tão especial conhecê-los!
      …E o IIIEEBB em Berlim foi a “desculpa” perfeita para irmos a essa cidade que já conquistou o nosso coração. Vai ser incrível!
      Um grande beijo

  1. Queridos,

    Post completo, uma galeria de fotos nota 10 e a simpatia de vcs…
    Espero ter mais tempo em Berlim para a gente ter oportunidade de nos conhecermos melhor.
    beijão

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Obrigada pelo carinho, Magê!
      Berlim será uma excelente oportunidade para que a gente possa se conhecer mais 🙂
      Um grande beijo

Deixe um comentário