Veja a lista de feriados nacionais em Portugal

21

Você está planejando passar as suas férias na terrinha? Então é bom tomar nota dos feriados em Portugal!

Nos últimos quatro anos, os portugueses precisaram trabalhar um pouquinho mais – isso porque alguns feriados religiosos e civis foram retirados do calendário por conta da crise. Em 2016, o novo governo repôs Corpus Christi, Implantação da República, Dia de Todos os Santos e Restauração da Independência.

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria personalizada

Para o turista, é importante saber aqueles que estão em vigor, visto que não é nada agradável dar com a porta na cara nos locais que gostaria de visitar, comer ou comprar.

Mas, lembre-se: nem todos estabelecimentos fecham em virtude dos feriados. Aconselho que você consulte as informações sobre o funcionamento dos restaurantes, atrações ou lojas que pretende ir com antecedência (verifique nos sites ou envie um e-mail a eles). A famosa megaloja El Corte Inglés, por exemplo, só fecha nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Já o Oceanário abre todos os dias do ano, mas com horário especial no Natal e Ano Novo. Então, vale sempre a pena checar.

Veja quais são os feriados nacionais em Portugal para 2017:

1 de janeiro: Ano Novo

28 de fevereiro: Carnaval (facultativo, depende dos municípios e das empresas)

14 de abril: Sexta-Feira Santa

16 de abril: Páscoa

25 de abril: Dia da Liberdade/ Revolução dos Cravos

1 de maio: Dia do Trabalho

10 de junho: Dia de Portugal

– 15 de junho: Corpus Christi

15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora

– 5 de outubro: Implantação da República

– 1 de novembro: Dia de Todos os Santos

– 1 de dezembro: Restauração da Independência

8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição

25 de dezembro: Natal

Quer um suvenir especial em Lisboa? Veja a nossa dica!

Lembre-se que ainda há os feriados municipais, que você poderá verificar no site da câmara municipal da localidade que vai visitar. 

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 33 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tara Perdida.

21 comentários

  1. Boa tarde, Rafael Boro e Priscila Roque! Eu tenho 30 anos, sou servidor público federal e adorei o site. Atualmente estou estudando, pois quero ganhar uma remuneração melhor, como todos. Tenho esposa e um filho. Meu objetivo de vida é juntar dinheiro para ir morar em Portugal. Claro que desejo ir o quanto antes, mas como última alternativa irei nem que seja depois que me aposentar. Ouvi dizer que para aposentados é mais fácil. Gostaria de saber de vocês se existe a possibilidade de se fazer concurso público para Portugal mesmo residindo no Brasil, e quanto dinheiro aproximadamente eu precisaria juntar para viajar e ficar permanente em Portugal. Sei que há todo um processo, documentação, visto etc. para isso. Por ora queria saber apenas essas informações. Mas claro que outras são bem-vindas rsrs. Um abraço e parabéns aos dois!

  2. Oi Priscila! Chegarei com minha familia em Portugal nodia 01º/05. Quando compramos a passagem não atentamos para o fato desse dia ser feriado e agora fiquei até desanimada.. Será que tudo estará fechado? Como vc informou que o Oceanário estará aberto, programei ida até lá e depois pensei em ir ao Shopping ou ao Mercado da Ribeira… O que vc acha? Será que esses locais estarão abertos nesse dia?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Camila
      Como vai?
      O feriado de 1 de maio é mesmo mais “chato” para o turismo, pois são mesmo muitos os locais fechados. Porém, o Oceanário está aberto o ano todo, bem como os Pastéis de Belém. O Mercado da Ribeira também costuma ter um horário mais flexível (aconselho que entre em contato com o Mercado da Ribeira via Facebook para confirmar se estarão abertos e em qual horário). Você ainda tem a possibilidade de fazer passeios pelas ruas de Lisboa. Temos algumas sugestões aqui: http://www.cultuga.com.br/2015/08/40-coisas-para-fazer-de-graca-em-lisboa-dicas/
      Não fica desanimada, não! Tem por do sol e ruas lindas para te animar nessa chagada 🙂
      Um forte abraço

  3. Olá por favor me indique um hotel bom mas não muito caro para hospedar em setembro 2016 vou sozinha e quero estar em lugar turismo e agradavel . Vc recomenda quais passeios serão 7 dias muito obrigada Eliana

  4. Olá vou para Portugal em outubro. Gostaria de saber se é melhor fechar pacote completo com agência aqui ou se consigo conhecer os lugares sozinha; ou ainda se haveria a possibilidade de fechar com alguma empresa de turismo em Portugal os passeios. Pois verifiquei aqui no Brasil que pacotes com guia sai bem mais caro do que viajar somente com pacote de vôo e hotel. Obrigda

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Mirna
      Como vai?
      Portugal não é um país difícil para se locomover, e ainda temos a facilidade do idioma. Entretanto, é preciso planejamento e pesquisa, para que você possa aproveitar bem os seus dias de férias. Se você está acostumada a viajar por conta própria, aproveite o tempo que você tem até o seu embarque para se organizar e estudar. Aqui no Cultuga, temos muitas dicas e sugestões de roteiros que podem ajudar.
      Em Portugal, há diversas empresas para fazer passeios. Porém, não é barato, sobretudo pela diferença entre o real e o euro atualmente. Entretanto, são trabalhos profissionais e de boa qualidade.
      Deixo aqui também a sugestão dos nossos serviços de consultoria e roteiro personalizado, que também podem atender ao que precisa: http://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/
      Um abraço

    • Ana Cristina Corrêa em

      Olá, Mirna! Vou também a Portugal em outubro, chego lá dia 21/10. Já reservei o hotel pelo Booking e em breve comprarei as passagens. Acho bem melhor assim, sai mais em conta e podemos fazer passeios pelas agências de lá.

  5. Fátima Menezes Simas em

    Olá Priscila!
    Gostei muito do CULTUGA e o acesso diariamente. Considero-o de grande utilidade. Parabéns!

  6. Boa tarde!
    Gostaria de saber quais atrações fecham no feriado do dia 05/10, e se há funcionamento do transporte público.
    Observei que um dos dias da minha viagem coincidirá com esse feriado.
    Grata!

    • Rafael Boro

      Olá, Marília
      Tudo bom?
      Os monumentos abrem normalmente nesse feriado do dia 5 de outubro. O comércio e alguns restaurantes fecham. Os transportes funcionam sempre, porém, o intervalo de tempo é maior aos domingos e feriados.
      Um abraço e boa viagem!

  7. Bom dia, tudo bem?

    Em breve estou de mudança para Lisboa e tenho devorado o Cultuga que é muito bem feito, parabéns! Eu gostaria de saber como costumam funcionar os feriados de terça e quinta-feira. É igual no Brasil onde costuma-se emendar ou não?

    O ano que vem por exemplo, dia 25 de abril cai numa terça. É comum emendar a segunda-feira nesse caso?

    Obrigada.

    • Rafael Boro

      Olá, Melissa.
      Tudo bem e você?
      Obrigado pelo carinho! Ficamos felizes que esteja aproveitando o conteúdo do Cultuga. 🙂
      Aqui em Portugal é diferente do Brasil. Não é comum emendar. Mas isso também depende muito da política de cada empresa. O comércio, por exemplo, funciona normalmente nos dias anteriores e posteriores aos feriados. O Carnaval, o Natal e o Ano Novo são os feriados que geralmente há mais dias de folga.
      Um abraço e boa mudança para terras portuguesas!

  8. Cléa Bichara em

    Excelente todas as informações prestadas! Vou ficar 5 dias em Lisboa e quero otimizar o tempo entre os pontos turísticos da capital e visitas aos arredores. Gostaria de receber orientações sobre o que devo fazer no feriado de 1/1/2017. Fico em Lisboa ou aproveito para visitar Fatima, Óbidos etc? Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Cléa
      Ficamos felizes que tenha gostado das nossas informações! 🙂
      O feriado do dia 1 de janeiro é bem “chatinho”, pois é uma data que você encontrará muitos locais fechados, inclusive monumentos. É uma data de descaso em todo o país.
      Em Lisboa você pode aproveitar para caminhar pelas ruas do centro histórico, comer os famosos Pastéis de Belém (a confeitaria não fecha) e conhecer o Oceanário (abre todos os dias do ano).
      Se você estiver de carro e não quiser ficar em Lisboa, aconselho a ida ao Santuário de Fátima e uma visita a vila de Óbidos.
      Deixo aqui os roteiros do que fazer em cada uma delas:
      Fátima http://www.cultuga.com.br/2014/05/roteiro-o-que-fazer-em-fatima/
      Óbidos http://www.cultuga.com.br/2014/04/roteiro-o-que-fazer-em-obidos/
      Um abraço e boa viagem!

  9. Olá!! Parabéns e obrigado pelo site! Chego a Lisboa dia 1 de maio e gostaria de saber se restaurantes e museus abrem normalmente nesta data.

    • Rafael Boro

      Olá, Mauricio
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga. 🙂

      O feriado de 1 de maio é meio chato, pois muitos lugares fecham. Cada restaurante tem a sua política de funcionamento, mas o maiores e mais populares costumam funcionar. A melhor opção é comer nos shoppings (Armazéns do Chiado, Vasco da Gama e Colombo) ou no Mercado da Ribeira. Esses estão abertos.

      Com relação aos museus e monumentos, todos os geridos pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Panteão Nacional, fecham. A melhor coisa é aproveitar as ruas e as praças do centro histórico.

      Aproveito para indicar a leitura do nosso artigo sobre o mês de maio, na série Portugal mês a mês: http://www.cultuga.com.br/2016/04/portugal-em-maio/
      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário