Como é Portugal em ABRIL?

10

Se você está com viagem marcada para Portugal em abril, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar:

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Clima

O início da primavera eleva um pouquinho as temperaturas e deixa todo mundo mais feliz. Dias mais longos, sol brilhando por muitos dias e, na segunda quinzena do mês, dá para aposentar definitivamente a calça segunda pele e as meias térmicas (eu, como friorenta, uso-as sempre nas temperaturas menores de 10ºC). Ah, mas ainda pode chover um pouco.

Veja como montar a sua mala para essa época do ano com as nossas dicas de início de primavera. Outro conselho que sempre digo por aqui é: veja a previsão do tempo alguns dias antes do seu embarque. As temperaturas por vezes nos pregam peças. Então, dá uma espiada no AccuWeather, que é o site que uso diariamente para me orientar.

Fuso Horário

Tenha atenção que, nessa época do ano, Portugal está 4 horas a frente do horário de Brasília (nos Açores são 3 horas). Isso porque o Brasil já retornou ao horário normal e a Europa entrou no horário de verão no finalzinho de março.

Ajuste o relógio e programe-se – principalmente para não ligar para a sua mãe às 11h da manhã de Portugal (7h do Brasil), em um domingo, para contar como está a viagem rs. (em 2007, quando viajei a Portugal pela primeira vez, eu fiz isso. Desculpa, mãe ♥)

Feiras, Festas e Festivais

Uma das festas mais famosas da primavera portuguesa é a Festa da Flor, que acontece na Ilha da Madeira sempre após a Páscoa, com desfiles nas ruas, carros alegóricos e a confecção de tapetes florais.

Nos dias 1 e 2 de abril, ainda é possível visitar o delicioso Festival do Chocolate de Óbidos. Imperdível por dois motivos: por ser chocolate e por ser Óbidos  🙂

Entre as feiras de Lisboa que acontecem na FIL (junto ao Parque das Nações) estão a Mundo Abreu, que é uma feira de viagem, e o MotorClássico, um salão internacional de veículos clássicos. Se você tem interesse por esses assuntos, vale a pena tomar nota!

Tamém na FIL, entre os dias 5 e 9 de abril, acontece o Festival Hambúrguer Lisboa, com grandes hamburguerias de Lisboa. É possível comprar ingresso na hora ou pela internet.

Uma celebração também interessante é a “Semana do Brasil”, promovida pela Câmara de Belmonte. Belmonte é uma das chamadas “aldeias históricas” de Portugal, conhecida pelos brasileiros por ser o berço de Pedro Álvares Cabral. Essa pode ser uma boa razão para você esticar a sua viagem até a região da Serra da Estrela, não é?

Para quem está mais para o norte do país, por todo o mês de abril poderá visitar a Feira de Março – um evento muito tradicional que acontece em Aveiro. Há diversões para as crianças, fartura em comida (claro, como não poderia faltar) e shows de artistas portugueses as sextas e sábados. Destaque também para a Expocosmética, em Leça da Palmeira.

Se você estiver a ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, pode ver, de 4 a 8 de abril, o Festival Tremor, em Ponta Delgada. Mão Morta, Bonga, Circuit des Yeux, Stone Dead e Norberto Lobo são alguns dos artistas que fazem parte do line up.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Feriados e datas comemorativas

Em 2017, a sexta-feira santa cai em 14 de abril, enquanto a Páscoa no dia 16. Como o país é bastante católico, tais datas são bastante celebradas.

Diferente do que se pode imaginar, as prateleiras dos supermercados não ficam abarrotadas de ovos de chocolate para a Páscoa. Os chocolates são oferecidos, geralmente, para as crianças. Os adultos trocam entre si as famosas amêndoas com cobertura de açúcar ou chocolate – e são elas que você vai encontrar nos mais variados tipos – e também o bolo folar. Saiba mais sobre essa tradição em Portugal.

Quem viaja a Portugal na época da Páscoa em busca de um roteiro religioso, encontrará muitas romarias e missas dedicadas a esse momento. Veja a agenda do Santuário de Fátima e as programações especiais da Semana Santa de Óbidos e da Semana Santa de Braga.

Uma outra data celebrada no país, mas que não é feriado, é o “Dia Internacional de Monumentos e Sítios”, a 18 de abril. Nesse dia, diversas instituições culturais e históricas portuguesas promovem ações e programações especiais. Acompanhe no site da ICOMOS.

Dia da Liberdade: 25 de abril

O dia 25 de abril é um dos feriados mais importantes de Portugal, pois assinala o Dia da Liberdade, representada pela Revolução dos Cravos (veja aqui todos os feriados do ano).

As homenagens à data acontecem por todo o país. Porém, é em Lisboa que se localiza a maior das celebrações. Se você estiver na capital nesse dia, tenha atenção com a interrupção de algumas vias – principalmente a Avenida da Liberdade, que é por onde passa um enorme desfile com saída da Praça Marquês de Pombal e chegada na Praça dos Restauradores/ Rossio (todos os anos dou uma passadinha por lá. Gosto da energia e de ver aquela mistura de gerações homenageando Portugal).

Vale lembrar que essa data histórica tem muito significado para os portugueses. Foi em 25 de abril de 1974 que caiu a ditadura no país (para saber mais sobre essa data histórica, vale consultar o site da Associação 25 de Abril).

Tour Especial “Revolução – a ditadura portuguesa”

Convidamos você para um passeio a pé programado pelo Cultuga especialmente para o dia 25 de abril. Vamos percorrer juntos os caminhos da liberdade. Essa é uma forma diferente de conhecer o centro histórico de Lisboa, passando por pontos marcantes relacionados a Revolução dos Cravos. Se desejar, poderá ainda ter a experiência de participar  das comemorações do Dia da Liberdade, na Av. da Liberdade, com a companhia da Patrícia Guerreiro, a nossa guia (opcional).

Quando: 25 de abril de 2017
Horário: 9h (as comemorações do Dia da Liberdade são no período da tarde)
Duração:
 3h30 (aproximadamente)
Preço: 25€/ pessoa (10 vagas disponíveis)
Ponto de encontro: Cais das Colunas/ Praça do Comércio
Informações e reservas: contato@cultuga.com.br

Sugestões culturais para abril de 2017

Fado

Artistas portugueses

Música internacional

Artistas brasileiros

Teatro e Cinema

Humor

Dança

Outros espetáculos

Esporte

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

10 comentários

  1. Ana Cláudia em

    Oi, Priscila!
    Esperando ansiosamente o Portugal em Maio! De toda forma, se puder, tem como me adiantar umas informações?
    Em Barcelos acontece, às quintas-feiras, uma feira de artesanato que eu gostaria de visitar. No entanto, ao me programar, percebi que 26/05 é Corpus Christi… Será que a feira funciona normalmente? E ainda: essa data é complicada para viajar por Portugal (passagens de trem/ônibus, hospedagem, etc)?
    Agradeceria muito se você respondesse, pois, se for o caso, vou mudar meu roteiro aqui.
    Abraços!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana Cláudia
      Como vai?
      Vamos ver se conseguimos colocar o site o mês de maio com alguma antecedência, para que você possa se programar 🙂
      Sobre a Feira de Barcelos, dei uma ligadinha no Posto de Turismo de lá para perguntar e eles me informaram que ainda não há a confirmação da feira para essa data. Por vezes, quando o feriado cai a quinta-feira, a Feira é mudada para quarta-feira. Entretanto, já foram alguns feriados as quintas que a Feira se manteve a quinta. O ideal mesmo é ligar para lá mais perto da data ou enviar um e-mail e confirmar, se for do seu interesse: http://www.cm-barcelos.pt/visitar-barcelos/barcelos/posto-de-turismo
      Com relação a viajar nessa data, é relativo, sabe? Alguns feriados, sobretudo os religiosos, estavam suspensos – medida tomada pelo governo quando houve a crise. Nesse ano, os feriados religiosos voltaram ao calendário, o que deixará os portugueses um pouco mais descansados para viajar e emendar algumas datas. Dependendo do destino escolhido, pode ser que a rede hoteleira esteja mais cheia, sim. Porém, com relação as passagens de ônibus ou trem, não há grandes interferências.
      Uma excelente viagem!

      • Ana Cláudia em

        Oi, Priscila!
        Por aqui, vai tudo bem! E com vocês?
        Muito obrigada pela resposta! Adorei o site que você passou, lá tem muita coisa sobre Barcelos. Vou entrar em contato com eles para me certificar da data, mas agradeço pela disponibilidade de ligar pra eles.
        E tomara que dê certo adiantar o Portugal em Maio! Já tenho muita coisa adiantada, mas toda informação é válida, não é?
        Mais uma vez agradeço a atenção, você é muito simpática! Acho muito legal ver pessoas assim, que procuram crescer baseados em educação, profissionalismo e dedicação! Desejo a vocês do Cultuga todo o sucesso do mundo e sempre indicarei o site e os seus serviços! Dessa vez, infelizmente, não vou poder levar o souvenir especial de viagem que vocês oferecem, mas em uma próxima ida, com certeza vou querer!

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Ana Cláudia
          Agradeço tamanho carinho!
          Conte sempre conosco e tenha uma excelente viagem 🙂

  2. Ana Silvia Mota em

    Oi Priscila, tudo bem?
    E Portugal em junho, chegará em maio? Não resisti, irei em junho passar uns dias com Isadora (ela conseguiu prorrogar o intercâmbio para mais um período letivo na UFBA-Porto). Desta vez será rápido 10 dias.
    Planejamos ir a Cascais, Évora ( que ficou de fora em dezembro, optamos por Óbidos). Ficaremos 5 dias em Lisboa! Estou animadíssima, desta vez sairá Castelo de São Jorge e Mosteiros dos Jerônimos…
    Voces estarão por Lisboa? Quem sabe não dará tempo para um café?
    Um grande abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana Silvia
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Estamos tentando fazer essa publicação trimestral, mas é difícil, pois a agenda cultural é divulgada com pouco tempo de antecedência do início do mês. Mas em maio certamente publicaremos o de junho, sim 🙂
      Que delícia que você vai retornar e que a Isadora vai ficar mais um pouquinho por aqui. Tenho a certeza que vão se divertir bastante nessa época do ano e ainda ver um outro Portugal!
      Possivelmente estaremos por aqui, sim! Depois nos indique as suas datas por e-mail. Com certeza dará tempo para um café!
      Fiquem bem!

  3. Gostaria de saber no inicio de abril em portugal e frio ou calor , e se devo levar roupas de frio. obrigado.

  4. Gente, boa tarde!
    Ainda estou decidindo se vou a Portugal em Março ou em Abril. O site de vocês tem me ajudado muuuuuito. Obrigada, de coração, pelas informações e esclarecimentos. Mas a pergunta que não quer calar: nesses dois meses que mencionei chove muito? Chove ao ponto de atrapalhar nossos passeios ao ar livre? Se eu não quiser me preocupar com a chuva, qual o mês mais indicado para eu ir (exceto os meses do verão) ? Por favor, me ajudem.

    • Rafael Boro

      Olá, Eliete
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que as nossas dicas estejam ajudando você! 🙂
      As chuvas começam dar uma diminuida em março e abril, mas mesmo assim, ainda é possível haver dias chuvosos – só mesmo no verão que dificilmente chove. Porém, não vai atrapalhar o seu passeio. Esse ano, o inverno tem sido mais seco e até um pouco quente. Tomara que a primavera seja assim também! 🙂
      Abril e maio são meses bons para viajar para Portugal. As temperaturas giram em torno de 20-25 graus de máximas, hotelaria com bom preço (abril mais do que maio) e muitos jardins floridos.
      Um grande abraço e faça uma ótima viagem! 😉

Deixe um comentário