Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A segunda parada da nossa viagem pelo centro de Portugal, vindos de Alcobaça, foi em Alvados.

    Inserida na Serra de Aire e Candeeiros, essa pequena aldeia nos chamou a atenção, principalmente por sua vasta (e linda) plantação de oliveiras.

    Eram muitas, muitas pelo caminho!

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_oliveiras_cooking_and_nature_emotional
    Dos prazeres de Portugal: passar por um olival a beira da estrada

    O QG do Cultuga foi montado no Cooking and Nature – Emotional Hotel, um hotel temático 4 estrelas com clima rural, que não conhecíamos, e tivemos o privilégio de passar por lá essa noite, após um convite de seus proprietários, a Rita e o Rui Anastácio, que nos procuraram para explicar o conceito desse trabalho tão criativo e interessante.

    Hotel no centro: como é o Cooking and Nature?

    As primeiras impressões

    Antes de chegar ao hotel, eu já estava encantada pelo caminho da serra.

    Saímos cedo de Alcobaça para ter tempo de almoçar no caminho e visitar o Castelo de Porto de Mós.

    Assim, ser recebida por um imenso olival e uma casa tão aconchegante, com muita privacidade e uma enorme paz, foi delicioso.

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_oliveiras_cooking_and_nature_emotional_6

    O Cooking and Nature é, praticamente, todo revestido de vidro – o que leva para dentro do ambiente a magia da natureza lá de fora, além de muita luz.

    O que também gostei muito foi da decoração, bastante autêntica e cheia de detalhes por descobrir – trabalho feito pelo competente estúdio português Iznogude premiado no International Hotel Design Award 2012.

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_oliveiras_cooking_and_nature_emotional_3
    As paredes de vidro levam a atmosfera da natureza para dentro da casa

    Eu e o Rafa fomos recepcionados pela proprietária, Rita Anastácio. Ela nos apresentou cada um dos espaços e contou um pouco mais sobre a história dela e do Rui, seu marido.

    Esse é o segundo alojamento deles. Antes do Cooking, já mantinham a Casa dos Matos e foi ali que descobriram a paixão por receber pessoas.

    O casal conhece muito bem a região, além de ser apaixonado pelo campo.

    Assim, o tiro foi certeiro na escolha da localização e a Rita nos garantiu que foi somente necessário tirar uma única árvore para a construção do hotel (e parte dela foi inserida na decoração interna, como referência a sua ausência exterior).

    A ideia era fazer algo criativo e diferenciador, mas com a intenção de que hóspedes se sentissem em casa.

    Dessa forma, esse hotel temático integra bem os espaços do piso térreo, como as salas de estar, as ilhas da cozinha, os banheiros e as passagens para os banhos árabes (banhos D’aire), principalmente com divisões de vidro, cimento aparente e detalhes em madeira, sem formalidades.

    Há ainda um Honest Bar, em que cada um pode se servir e depois marcar o que consumiu.

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_oliveiras_cooking_and_nature_emotional_5 hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_oliveiras_cooking_and_nature_emotional_4

    Como está no nome, esse também é um hotel com foco culinário.

    Ele dispõe de um menu com algumas opções para que o visitante possa escolher e cozinhar durante a sua estadia (a reserva deve ser feita com antecedência), com ou sem suporte de um profissional.

    Todas as receitas são elaboradas pelo chef de cozinha Nuno Barros (1300 Taberna,  em Lisboa), que é consultor do hotel, e faz uso de produtos frescos e locais. As propostas são simples e têm o objetivo mais lúdico e integrativo.

    Um outro ponto de destaque é que as crianças são bem-vindas ao Cooking and Nature.

    Há muitos espaços exteriores e uma sala de estar interior dedicada aos pequenos, toda de vidro, fazendo com que os pais possam circular com alguma tranquilidade, sem perdê-los de vista.

    São 4 os quartos maiores dedicados as famílias.

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_oliveiras_cooking_and_nature_emotional_2

    Como chegar

    De carro, a partir de Lisboa, são cerca de 125km, sendo que a maior parte do caminho é pela A1, a principal autoestrada do país.

    O desvio já é feito bem pertinho da Serra de Aire e Candeeiros e você pode conjugar com uma ida as Grutas de Mira de Aire ou uma visita ao Castelo de Porto de Mós, por exemplo.

    Se você subir pela A8, o caminho é mais  longo, mas você poderá fazer uma pausa na Vila de Óbidos ou em Alcobaça.

    De qualquer forma, estando no Cooking and Nature, você consegue conhecer todos esses locais em bate-volta, pois a aldeia de Alvados tem uma ótima localização.

    Acomodações

    Foi chegando ao quarto que percebemos melhor o conceito de emotional, que também consta no nome do hotel.

    São 12 no total, todos diferentes.

    O nosso, a primeira vista, nos pareceu bastante acolhedor e alegre, sobretudo pelo colorido das paredes. Porém, os detalhes que o faziam ainda mais envolvente foram sendo descobertos ao longo da estadia.

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_cooking_and_nature_emotional_quarto_tematico_filme_amelie_poulain_1
    O nosso quarto

    A Rita nos revelou, como em um segredo, que cada quarto usa como inspiração emoções, livros e filmes (quem acompanhou o nosso Snapchat e o Instagram durante essa viagem já sabe do que estou falando!). 

    O nosso jogava com a curiosidade e tinha como referência o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

    Fiquei enlouquecida quando soube. Só faltou olhar por baixo da cama rs.

    Eles acertaram em cheio na escolha para nós. E, apesar da Rita e do Rui terem nos contado o universo das outras inspirações, deixo aqui no ar para que você vá até lá descobrir… (senão perde a graça, né?)

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_cooking_and_nature_emotional_quarto_tematico_filme_amelie_poulain_4 hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_cooking_and_nature_emotional_quarto_tematico_filme_amelie_poulain_3

    Dessa descoberta, o mais fofo foi ver o gnomo escondido atrás da porta do banheiro.

    Como era uma porta de correr, ao fechá-la, víamos ele por um recorte em formato de fechadura.

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_cooking_and_nature_emotional_quarto_tematico_filme_amelie_poulain_2
    Gnomo escondido atrás da porta do banheiro

    Um outro ponto forte do quarto é a enorme parede + porta de vidro que conecta o quarto a uma agradável varanda.

    A luz que entra por ali é linda e a vista privativa, com o olival ao fundo, te oferece um sorriso logo pela manhã.

    O wifi funciona muito bem no quarto e por todo o hotel. Pudemos não só aproveitar o ambiente como também trabalhar com tranquilidade.

    Café da manhã

    O dia seguinte amanheceu um pouco chuvoso, mas estava longe de ser um problema.

    Começamos com um café da manhã em uma sala envidraçada muito agradável, bem iluminada.

    No buffet, tivemos a oportunidade de experimentar diversos sabores locais, como biscoitinhos, bolos, pães e uma granola incrível.

    Ainda havia chá, café, sucos (um deles com um mix de frutas que estava muito saboroso), frutas fatiadas, frios, ovos mexidos, entre outras coisas.

    hotel_turismo_rural_centro_de_portugal_cafedamanha_cooking_and_nature_emotional_4
    Café da manhã saboroso e caseirinho

    Serviços e facilidades

    Além da oportunidade de colocar a mão na massa na cozinha, a Rita e o Rui ainda disponibilizam outras atividades relacionadas ao hotel, como passeios a cavalo, tours pela região, piquenique, uma lojinha com produtos regionais (vários daqueles que provamos no café da manhã), além de uma programação cultural interna (com exposições e apresentações sazonais).

    Para quem deseja um dia de relaxamento, poderá ainda aproveitar a piscina durante as altas temperaturas do ano ou então utilizar a área dos banhos árabes e da massagem a qualquer época.



    Booking.com

    Cooking and Nature
    Endereço: Rua Asseguia das Lages, 181 – Alvados
    Contatos: (+351) 244 447 000 – info@cookinghotel.com

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário