Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Encanto por Lisboa

    “O meu encantamento pela cidade é algo sempre em estado latente, às vezes “descoberto” nas entrelinhas de alguns escritores que muito prezo como Camões, Eça, Pessoa, Saramago, Sophia, Cecília, dentre alguns. 

    Confesso que sou uma amante do Rio Tejo. O Tejo me é fascinante pelo que tem de história, de conquistas, de rebuliços e por sua calma cortando uma cidade que existe indissociável do seu rio. Para mim, Lisboa é a moldura do Tejo. As cores refletidas em suas águas acompanham as idiossincrasias do tempo. Talvez seja o meu primeiro encantamento. Depois tem a própria cidade. E por ela tornei-me uma flaneur diurna. Lisboa é solar, com cores espetaculares; a conformação urbana é instigante. As ruelas, becos e escadarias, geralmente nos surpreendem. Acredito que foram as junções ou confluências de uma cidade que por não ser perfeita, é real e preserva um modus vivendi muito fascinante.”

    autora_rijarda_viver_e_amar_lisboa_1

     

    Sobre o meu livro

    capa_viver_e_amar_lisboa“Escrevi o livro entre os 
meses de Agosto de 2014 e Setembro de 2015.
 Propositadamente, optei por fazer com as primeiras
 impressões, os primeiros olhares, virgens olhares, sem 
conceitos pre estabelecidos. Andei durante 9 meses a pé ou
 em meios públicos, que são bons. Tive a companhia quase sempre do Giovanni, meu marido, e do Artur, filho, o que tornou o processo mais real, lúdico e compartilhado.

    Acredito que a primeira vez que vi o Rio Tejo da minha janela, decidi escrever o livro. Senti uma emoção forte e indescritível, como se houvesse ancestralidade. Apropriei-me deste canto do Tejo. Contudo, demorei a encontra-lo fisicamente. Mantive com ele uma relação cerimoniosa. “Um resguardo de menina faceira”.

    O mais forte, porém, foi o desejo em compartilhar este meu momento com outras pessoas. Pensei em contar a minha experiência de brasileira, classe média, com filho pequeno, marido músico. Talvez muitas pessoas pudessem inspirar-se ou beneficiar-se com algumas situações que vivenciamos.

    Porém, o maior desafio foi conciliar o primeiro ano do doutorado com o processo literário e as, consequentes, noites insones, o desleixo emocional com os amigos, o cansaço. No fim, tudo valeu muito!

    O livro divide-se, com indicações, para quem quer viver ou, simplesmente, passear por Lisboa, de um modo pessoal e único. Traz, também, as receitas mais tradicionais da culinária portuguesa.

    Viver e Amar Lisboa

    “Viver e Amar Lisboa não é difícil por nenhuma situação. Ressalto sempre que a cidade, seja ela qual for, é acolhedora na proporção da nossa relação respeitosa com ela. Neste livro eu apresento um jeito de chegar e permanecer como parte do todo. Fiz valer meus direitos, inclusive para a bolsa de estudos, reclamei quando necessário, sugeri quando assim foi possível. Participei como voluntária de ações da minha Junta de Freguesia. O livro foi escrito sem que ninguém soubesse de sua existência. As impressões que relato são reais. Direitos e deveres, em todos os momentos, observados com o espírito desarmado. Viver Lisboa não é nenhum sacrifício. Ao contrário. Amar é uma consequência.

    Com Lisboa, foi algo mais contemporâneo, acho, por conta do meu olhar de hoje. Ela, a cidade, de repente apresentou-se como uma conformação dos meus anseios. Um amor à primeira vista, talvez. Lembro-me que quando chegamos o aeroporto surpreendeu-nos pela beleza, grandiosidade do shopping internacional e pelo metrô dentro do aeroporto. Ali fomos recebidos, em azulejos, por grandes personagens portugueses, nos dando às boas vindas. O primeiro encantamento. Em nosso segundo dia de morada, fomos a um supermercado e um senhor com não menos de 80 anos, nos deu uma “boleia” (carona) sem que eu pedisse…vejo a cidade gentil. Como demonstro no livro Lisboa é uma alternativa muito interessante para quem quer ter uma experiência de moradia. Em termos de custo da vida é relativamente menor do que a Itália e do que o Brasil. Como qualidade de vida é superior nos dois casos.”

    Rijarda Giandini
    www.rijardagiandini.wordpress.com
    email: Rijarda@icloud.com

    Livro Viver e Amar Lisboa
    Autor: Rijarda Giandini
    Ano da Publicação: 2016
    Disponível para o Brasil e para Portugal: www.chiado.com

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário