Bate-volta a Sintra: roteiro para fugir das longas filas

27

Sintra é um bate-volta de Lisboa bem popular. E não por acaso, pois essa vila romântica parece ter saído das páginas de um livro e deixa qualquer viajante de queixo caído – além de, claro, ser bem fácil de chegar (seja de carro ou de trem). Visitá-la é um dos passeios obrigatórios dos arredores da capital. O problema é que, por ser um destino muito procurado, as filas nas atrações também podem ser bem longas. Então, qual é a melhor forma de aproveitar um dia em Sintra?

Lembro ainda da primeira vez que visitei Sintra, há quase 10 anos (quando passei fome, frio e fiquei super cansada por pura inexperiência rs.). De lá para cá, já perdi as contas de quantas vezes voltei a vila, seja para levar os amigos e a família, pelo prazer da visita ou para fotografar clientes. Sabendo dos perrengues e dos “atalhos”, decidi fazer esse post para dividir um pouco do que aprendi 🙂

Quer ter a nossa companhia durante a sua viagem por Lisboa?

Dicas básicas de Sintra

  • A vila de Sintra pode ser visitada o ano todo, independente da estação do ano. Porém, evite dias chuvosos, pois a maior parte das atrações estão a céu aberto.
  • Entre os meses de junho a setembro, procure chegar alguns minutos antes da abertura da primeira atração que deseja visitar – principalmente se a sua escolha for o Palácio da Pena – o cartão postal da vila. Nos meses de verão, principalmente, é difícil encontrar um local para estacionar e as filas para visitar a área interna do palácio são quilométricas. Vá cedo e aproveite o passeio com tranquilidade.
  • O Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros ficam no topo da Serra, em um ponto muito alto. Portanto, saiba que o vento costuma ser muito forte o ano todo, principalmente nessas duas atrações. Mesmo no verão, leve um casaquinho para tornar a sua visita mais confortável. Para dias mais frios, agasalhe-se bem.
castelo-dos-mouros-sintra-cultuga

Castelo dos Mouros – você pode comprar o bilhete na hora ou online. Há preços especiais nos Bilhetes Combinados (2 ou mais atrações)

  • A maioria dos palácios e o Castelo dos Mouros estão inseridos em parques e jardins muito grandes. Por isso, a visita se torna tão longa e, por vezes, cansativa. Também não há muitas opções de cafés e lanchonetes dentro das atrações. Portanto, leve sempre água, frutas, barras de cereal ou bolachas na mochila.
  • Use calçados confortáveis. Como disse no tópico anterior, as atrações ficam em jardins e parques enormes. É ideal usar um calçado que te ofereça segurança nas caminhadas e, o mais importante, cuide dos seus pés para não perder um dia de viagem com bolhas.
  • Se puder, escolha ir a Sintra de segunda a sexta. Evite os finais de semana – pois é quando muitos portugueses também estão de folga e vão a vila para passear.

Roteiro de Sintra para fugir das filas

Se você vai para Sintra durante a alta temporada ou gostaria de fazer um roteiro contemplando outros locais, além do Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, preparei um roteiro que explora outros dois palácios e jardins muito bonitos, que também vão oferecer a você uma experiência inesquecível na vila – sem deixar de provar, claro, os seus clássicos sabores.

Partida de Lisboa por volta das 08h30. Você poderá pegar o trem na estação Rossio ou Oriente (ambas com ligação ao metrô). O percurso tem cerca de 40 minutos. Ao chegar em uma das estações de Lisboa indicadas, procure pelo painel luminoso que indica o horário da próxima partida para Sintra e a plataforma de onde sairá o trem (atenção: o horário da partida é variável e não sai às 08h30. Esse é um horário aproximado).

Programe-se para chegar a vila de Sintra às 09h30. Saia da estação a pé e siga pela Volta do Duche, uma rua bastante agradável e bonita, que faz a ligação com o centro histórico da vila.

Na Volta do Duche, número 12, pare para conhecer a Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa. Esse é um dos símbolos de Sintra. Para quem quer sentir o sabor do século XVIII, não pode deixar de provar o doce dessa que é a marca de queijadas mais antiga da vila. Se não quiser comer na hora, compre um pacotinho para se deliciar mais tarde, durante o passeio. Fecha as segundas.

fabrica-queijadas-da-sapa-sintra-cultuga

Siga caminho usando como referência o Palácio Nacional de Sintra (ele é branco e tem duas torres em forma de cone). Ao encontrá-lo, você estará no centro da vila. São, aproximadamente, 10 minutos a pé da estação de trem.

Suba a rua da Padaria, a principal do centro. Do lado esquerdo, você encontrará a Piriquita, uma casa de doces também tradicional, de 1862. Entre e sente-se para tomar um café e provar o famoso Travesseiro de Sintra – uma massa folheada crocante, coberta por açúcar e com recheio de doce de ovos, dos deuses. Essa unidade fecha as quartas. Porém, se você subir mais um pouco, encontrará a segunda unidade, que estará aberta.

doces_portugueses_travesseirodesintra_cultuga

Travesseiros de Sintra, na Piriquita

Localize o posto de turismo oficial da vila, na Praça da República. Siga a pé pelo lado esquerdo do posto e encontre as placas com indicações para a Quinta da Regaleira. Se você não tiver restrições de mobilidade, poderá ir em uma caminhada com tranquilidade. O percurso é de pouco menos de 10 minutos e sem inclinação.

A Quinta da Regaleira abre às 10h da manhã e se destaca pelos belos jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas. Essa propriedade particular guarda alguns dos segredos de Sintra e merece ser visitada com tempo. Separe 2 horas para o passeio. Carregue uma lanterna ou um celular com luz forte para explorar suas pequenas grutas – que sempre o levarão para interessantes descobertas (as crianças vão enlouquecer rs.). Não deixe de visitar o Poço Iniciático, o símbolo dessa atração. Aqui, além dos calçados confortáveis, se possível, escolha um que seja resistente a umidade.

O bilhete custa 6 (adulto) e pode ser comprado na hora – crianças e idosos pagam preços especiais.

roteiro-sintra-quinta-da-regaleira-cultuga

Quinta da Regaleira

poco-iniciatico-quinta-da-regaleira

Poço Iniciático, na Quinta da Regaleira

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Diferente dos demais parques, a Quinta da Regaleira tem um bom café e restaurante, que fica bem perto da área do palácio. Para poupar energias, aproveite para almoçar ou tomar um lanche reforçado por aqui.

Depois do almoço, você poderá pegar o ônibus 435, da Scotturb, chamado Villa Express 4 Palácios, que passa em frente a Quinta da Regaleira. O bilhete custa 1,10€ . Você, agora, tem como destino o Palácio de Monserrate.

O Palácio de Monserrate é uma referência arquitetônica e paisagística do Romantismo em Portugal, com influências góticas, indianas e mouriscas – de tirar o fôlego. Aqui também está um dos mais ricos jardins botânicos portugueses, onde há espécies vindas do mundo todo, organizadas por áreas geográficas. Dá até para levar uma canga e fazer uma pausa no enorme gramado em frente ao Palácio 🙂

Os valores dos bilhetes variam de acordo com a época do ano. Eles podem ser adquiridos na bilheteria ou online.

palacio-monserrate-sintra-cultuga

Gramado do Palácio de Monserrate

palacio-monserrate-sintra-cultuga2

Palácio de Monserrate

Depois da visita, você vai pegar, novamente, o ônibus 435 – Villa Express 4 Palácios. Agora, desça na estação de Sintra.

Antes de embarcar rumo a Lisboa, ainda sugiro que você conheça o Café Saudade – o meu favorito na vila, bem pertinho da estação. Ele fica em um lindo edifício histórico, onde antes era a Fábrica de Queijadas Finas Mathilde. Muito charmoso, com bons preços e, o melhor, um menu recheado de sanduíches quentes e frios, quiches e doces. Para terminar o passeio com chave de ouro!

cafe-saudade-sintra-onde-comer

Café Saudade

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

27 comentários

    • Rafael Boro

      Que coisa boa, Cristiane! Ficamos muito felizes. Obrigado pelo carinho. 🙂
      Um grande abraço e aproveite muito essa viagem tão especial!

  1. Há ainda outros miradouros muito próximos do miradouro nossa sra do monte, falo do miradouro Sofia Mello Breyner (ao fundo da rua damasceno monteiro) e do miradouro da Graça (junto a igreja da graça). Na Penha de França existe ainda o miradouro Monte Agudo (junto a escola Luisa Gusmão)… O meu preferido,tem até um cafezinho bem castiço e ainda um bem mais pequeno por detrás da igreja da Penha de França, qualquer um deles com vistas magnificas da cidade Lisboa.

  2. Que delícia de post Pricila! Estou aqui anotando tudo para usar nas próximas férias, quando estaremos em Portugal.

    Claudia
    @AsPasseadeiras

  3. Adorei as dicas e o blog! Queria saber se vale a pena (e se dá tempo) dar um pulinho em Azenhas do Mar, após visitar as principais atrações de Sintra (pensei em ir por volta das 17h, para retornar às 19h). Lembrando que irei numa segunda-feira.

    • Rafael Boro

      Olá, Marília
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas! 🙂
      Dá tempo sim e você vai gostar muito. Azenhas do Mar é uma aldeia muito bonita para fotografar a partir de um mirante localizado muito próximo. A vila de Sintra fica a cerca de 30 minutos. Se você for voltar para Lisboa, o tempo de viagem também é curto (aproximadamente uma hora).
      Não sei em que época você estará por aqui, mas logo mais, com a chegada do outono (21 de setembro), os dias começam a ficar cada vez mais curtos – 19h já começa a escurecer. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

  4. Soraya Liguori em

    olá Rafael e Priscila! Chego em Lisboa no dia 26 de outubro para minha primeira visita. Gostaria de conhecer Sintra em um dia e inclui em meu roteiro o Palacio da Pena, o Castelo dos Mouros e ainda, a Quinta das Regaleiras e o Palacio Monserrate. Vocês acham que é possivel? Por onde devo começar? Li todas suas dicas, mas continuo sem saber o que seria melhor… Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Soraya
      Tudo bem? 🙂
      Que delícia! Tenho a certeza que você vai adorar!
      Nós não indicamos a visita a 4 monumentos de Sintra em um mesmo dia. Cada um desses locais que você citou estão inseridos em parques grandes, que exigem não somente uma caminhada para chegar ao monumento, como também são jardins lindíssimos – cada um com a sua particularidade. O ideal é você fazer um pela manhã e outro a tarde, quando teria um aproveitamento com tranquilidade. No máximo, optar por três – mas já ficaria bem apertado e cansativo.
      O Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros são os mais famosos e ficam próximos um do outro, no topo da montanha. A Quinta da Regaleira é aquela que tem acesso mais fácil, bem próxima ao centro histórico da vila de Sintra, com um percurso que pode até mesmo ser feito a pé. O Palácio de Monserrate é o mais descentralizado dos quatro. Todos são lindíssimos e as visitas valem a pena. Independente daquele que você escolher, terá uma excelente experiência, tenha a certeza disso 🙂
      Um forte abraço e uma ótima viagem

  5. A um mês venho procurando locais para conhecer mais portugal, gostei muito do trabalho do seu site Priscila, e com isto já tenho em mente minha viagem em novembro agora para Lisboa, Porto e outras cidades, estarei procurando os locais com suas indicações, acredito que devo retornar mais vezes a esta cidade maravilhosa. Sou grato pela atenção que tem com todos para mostrar essa beleza imensa de Portugal

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Pablo
      Tudo bem?
      Agradeço o seu carinho! Que bom saber 🙂
      Depois da sua viagem, volte aqui ao Cultuga para nos contar o que mais gostou! Vamos adorar saber!
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  6. Ana Mirian Araujo Krieck em

    Bom dia Priscila…
    Vou para Portugal em Março e estou gostando das suas dicas.
    Essas atrações em Sintra necessitam de ingresso? Compra na hora ou é melhor comprar pela internet?
    Obrigada pelas dicas…

    • Rafael Boro

      Olá, Ana
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que esteja gostado das nossas dicas! 🙂
      Essas atrações necessitam de ingresso. A Quinta da Regaleira custa 6€ e só é possível comprar na bilheteria. Já o Palácio de Monserrate custa 6,50€ até o dia 25 de março – depois o preço fica um pouco mais caro. A mesma coisa no Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, os mais concorridos de Sintra. Caso você queira comprar pela internet, esse é o site: https://www.parquesdesintra.pt/area-comercial/bilheteira-2/ 😉
      Como você viaja na baixa temporada, dificilmente as filas serão longas.
      Um grande abraço e boa viagem!

  7. Ola. Minha duvida é:Comprando o Lisboa Card de três dias, os descontos as atrações só valem para esses 3 dias? Explico, pretendo ficar 3 dias em lisboa, para depois ir a Sintra de carro, gostaria de usar o lisboa card para se locomover por lisboa nos 3 dias, e no quarto dia aproveitar os descontos que ele da em Sintra. é possível ou os descontos acompanham os 3 dias?

    Obrigado

    • Rafael Boro

      Olá, Jefferson
      Tudo bem?
      O Lisboa Card é valido por 72 horas (ele vale depois de assinado e preenchida a data e hora em que vai começar a utilizar o cartão). Você só vai conseguir usar no quarto dia se ele ainda estiver no período de 72 horas.
      Um abraço e boa viagem!

  8. Patrícia Conti em

    Priscila e Rafael! Tudo bem? Faz um ano mais ou menos que encontrei o site de vcs e foi amor à primeira vista!!! O carinho com que vcs transmitem o que conhecem é encantador! Com vcs até parece que eu já conheço Portugal… muito obrigada. Meu marido e eu vamos levar meu pai que está com 82 anos para uma viagem de 14 dias por Portugal, que é o sonho da vida dele… E será daqui a uma semana… Embarcaremos dia 07 de março e estamos com o coração acelerado, rsrsrs Vou continuar aqui, namorando as dicas de vcs! Muito obrigada! Um abraço… \o/

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Patrícia
      Tudo bem?
      Você não sabe o quanto amamos receber a sua mensagem e carinho! Tenho a certeza que estão tendo dias inesquecíveis por aqui!
      Contem conosco e sejam sempre bem-vindos 🙂
      Um grande beijo

  9. Olá, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se vocês conseguem tirar algumas dúvidas:
    1 – Só é possível pegar o trem na estação Rossio e Oriente? Li em um outro blog que eu poderia pegar em outros lugares que esse trem passa, mas só vi isso em um blog mesmo (no caso eu queria pegar na estação Roma-Areeiro que é de junto do hotel que vou ficar);
    2 – Tenho interesse em ver a Quinta e o Castelo dos Mouros, só terei uma tarde para fazer isso (creio que chegaria as 13 ou mais). No caso, daria para ir andando para a Quinta e, de lá, pegar o 434 para ir para o Castelo e, de lá, esperar o 434 de novo para ir para a estação de trem? Se eu quiser pegar o autocarro desde a estação eu teria que pegar o 435, ir para a Quinta, depois o 434, ir par ao Castelo, e depois ele de novo para voltar para a estação?;
    3 – Caso eu resolva dormir lá para ver mais coisas, eu teria que pagar o mesmo autocarro 2 vezes se eu quiser ver uma parte de uma rota em um dia e outra parte no outro (por exemplo, tenho direito a 3 descidas e subidas, posso fazer uma descida num dia e no outro as outras 2)?
    4 – Irei no dia 18/05, vocês sabem me dizer que horas o sol se põe, mais ou menos?

    Obrigada!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Eliza
      Tudo bem?
      Agradeço o carinho com o Cultuga! 🙂

      1 – Indicamos as estações do Rossio e a Oriente por serem as mais populares entre os turistas. Mas também é possível ir a partir da Roma-Areeiro (a melhor para você, pois fica junto ao seu hotel, como você disse), Sete Rios e Entrecampos. Nesse link tem todos os horários: https://www.cp.pt/StaticFiles/Passageiros/1_horarios/horarios/PDF/lx/azambuja_sintra_completo.pdf
      2 – Sim, é possível. Para facilitar o seu planejamento, aconselho que use os percursos da empresa que faz esses caminhos, a scotturb http://www.scotturb.com/planear-percurso
      3 – Pelas minhas pesquisas no site da empresa, o bilhete só vale no mesmo dia.
      4 – O sol se põe por volta das 20h40.
      5 – O Viva Viagem 24h só vale para os transportes dentro de Lisboa. A modalidade Zaaping é a melhor opção.
      Um grande abraço e boa viagem! 🙂

  10. Esqueci de mais uma pergunta:

    5 – Vou usar o cartão Viva Lisboa para pagar o trem, correto? E não vale aquele bilhete de 24 horas?

  11. Maria Aparecida em

    Olá Rafael
    Vou para Portugal em julho, ficar ilha Madeira, Porto, Lisboa.
    Em Porto e Lisboa gostaria de conhecer aos redores.
    Porto conhecer Braga, Guimarães, Aveiro e rio ouro, já em Lisboa conhecer Sintra, cascais, Cascais, Cabo Roca e Estoril
    Pretendo fazer isto da maioria com transporte público, minha dúvida é quanto aos bilhetes ( cartao ) de transportes, pois vejo vários comentários a respeito deles, mas fico sem entender como funciona cada um e como é.
    Gostaria de pedir favor explicar cada um e como pode ser utilizado e onde adquirido?
    Cartao viva, modalidade sapinho, etc.
    Também gostaria de saber se posso comprar ingressos para eventos pela internet. Caso positivo, como funciona. Compro o ingresso, imprimo e depois e apresento lá na entrada, como que é?

  12. Olá, parabéns pelo site as dicas são maravilhosas.
    Estou com umas dúvidas. Ggostaria de visitar 4 atrações: Palacio da Penha, Castelo dos Mouros, Regaleira e Palacio Monserrat. Pretendo ir no dia 8 de junho, você acha que consigo fazer tudo em um dia?
    Para fugir de filas é uma boa começar pelo Palacio de Monserrat e encerrar o dia no Palacio da Penha ou Mouros ou melhor começar pelo Palácio da Penha?

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Luisa
      Tudo bom?
      Agradecemos o carinho com o Cultuga. 🙂
      Quatro atrações no mesmo dia é muito corrido, principalmente em junho, que já é alta temporada e o fluxo de turistas é maior e pode estar calor. Além disso, eles são longe um dos outros e você também não conseguiria aproveitar todos os jardins e palácios, pois todos são grandes.
      O Palácio da Pena é o mais concorrido. A melhor opção é chegar logo na abertura. Dessas quatro atrações, o Palácio de Monserrate é o mais tranquilo. Para aproveitar Sintra com calma, tente eleger duas atrações. Vai valer a pena. 😉
      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário