Como é Portugal em DEZEMBRO?

10

Se você está com viagem marcada para Portugal em dezembro, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar:

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Clima

Dezembro marca a reta final do outono e início do inverno. Assim, é bom se pareparar para as duas estações – principalmente para quem fica para o Natal e Ano Novo no país. Veja as nossas dicas de como fazer a sua mala para o outono e a mala para o inverno em Portugal.

O país, apesar de pequeno, tem alguma variação de temperatura expressiva o ano todo. Isso devido a altitude, pois há muitas serras, a proximidade com o Oceano e também a fronteira espanhola. Por isso, não dá para generalizar. Entretanto, exceto para quem vive no sul do Brasil (e está mais acostumado), essa época do ano pode ser incômoda pela falta de roupas adequadas.

O primeiro alerta que faço é: esteja preparado para a chuva. Não é uma regra que dezembro seja muito chuvoso, pois há anos mais secos e outros mais úmidos. Entretanto, isso é algo que pode ser um obstáculo para aproveitar um roteiro pelas ruas, se não estiver a espera dela. Assim, sapatos e casacos impermeáveis e um guarda-chuva daqueles tipo bengala (que você pode comprar logo que chegar e depois descartar, se não quiser carregar para o Brasil) são imprescindíveis. Esses artigos vão deixar os seus passeios bem mais confortáveis.

Sobre a previsão do tempo, aconselho a consulta alguns dias antes da sua viagem ao site Accuweather (que também tem uma versão em aplicativo). Ele é a minha escolha de eleição. Só realmente uso uma “segunda opinião” (como a previsão do Google, por exemplo) se tenho um ensaio fotográfico em Lisboa para fazer – que não tem plano B.

Em Lisboa, por exemplo, as máximas de dezembro costumam rondar os 15 – 16º C, mas são as mínimas que podem apertar, principalmente pela força dos ventos. Mesmo com médias de 8ºC, a sensação térmica pode ser bem mais baixa do que isso e já pegamos dias com 2ºC, por exemplo.

Na Serra da Estrela e arredores, além de Trás-os-Montes, são áreas que podem nevar. Em locais como esses, as temperaturas chegam a ser negativas. Portanto, além de se proteger contra o frio, também esteja em contato direto com os noticiários portugueses ou tenha os telefones dos postos de turismo das cidades que você vai visitar, para se informar sobre as estradas antes de ir. Apesar das nevascas não serem frequentes, há algumas que podem interditar estradas por horas ou até dias.

Se você não está acostumado com o frio ou nunca viajou nessa época do ano, não se desespere ou desanime. Lembre-se da paisagem de inverno, que é linda (e há dias de sol, inclusive), e que comer é uma das coisas mais gostosas ao visitar Portugal, sempre. Por isso, faça pausas em restaurantes e cafés, tome vinho e chocolate quente (nham!).

Outro ponto que sempre vale a pena é dar uma passada em uma loja baratinha, como a Primark ou a Decathlon, para comprar roupas térmicas. Isso já vai te livrar de muito peso no lombo, te oferecer mais conforto e, o mais importante, não vai custar muito (no frio de São Paulo já cheguei a usar três meias de uma vez rs. Depois de morar em Lisboa, eu nunca nem precisei colocar duas. Mesmo. Roupa adequada é tudo!).

Veja também quais cidades portuguesas valem a visita no inverno

Fuso Horário

Dezembro está no horário de inverno português. Assim, Portugal continental e o arquipélago da Madeira ficam com apenas 2 horas a mais do que Brasília (fácil, fácil para se adequar ao horário local), e arquipélago dos Açores fica com 1 hora. Esse horário segue até o mês de fevereiro.

O nascer do sol acontece entre as 07h30 e às 08h da manhã, enquanto o pôr do sol costuma ser perto das 17h20 nessa época do ano. Programe-se para aproveitar o máximo do seu dia.

Liquidações

A partir do dia 26 de dezembro até meados de fevereiro, acontecem as liquidações de inverno. As principais lojas e outlets fazem promoções nessa época do ano, com descontos que podem chegar até os 60%. Veja também quais são as principais lojas de esportes de Lisboa e conheça o El Corte Inglés.

Quer ter a nossa companhia durante a sua viagem por Lisboa?

Castanhas assadas

Frio, em Portugal, tem um nome: CASTANHAS ASSADAS, QUENTES E BOAS!

Em uma grande parte das cidades que você visitar, de norte a sul do país, sempre encontrará um carrinho na rua com castanhas assadas na brasa a venda (e aquela fumaceira, que espalha o cheiro pelas praças e ruas… hummmm!).

Elas são vendidas em porções com 6 ou 12 unidades. Basta tirar a casquinha para comer… E aquecer mente e corpo!

Preços na rede hoteleira e aluguéis de carro

Diferente de novembro, dezembro se divide entre época baixa e alta. Por isso, pode ter uma variação grande de preços ao longo do mês para os hotéis em Portugal, principalmente para aqueles destinos mais procurados no inverno – sobretudo para Natal e Ano Novo, e também para o aluguel de carro.

Entretanto, tente focar as suas bases em cidades maiores. Assim, qualquer que seja o tempo, você sempre terá algo para fazer. Veja só quanta coisa bacana você pode fazer em Lisboa em um dia de chuva (a Rita, do blog O Porto Encanta, também tem boas sugestões para a Invicta).

Faça sempre uma boa pesquisa antes de reservar o que você precisa e lembre-se que, nem sempre, trocar o carro pelo transporte público é interessante nessa época do ano – principalmente para quem é mais sensível ao tempo (como as pessoas de mais idade e as crianças). Não que o inverno seja sinônimo de carro, de forma alguma. Entretanto, coloque na balança o conforto da sua família e a possibilidade de pegar dias de vento e chuva (tendo que esperar um ônibus ou trem na plataforma/ ponto).

Natal e Ano Novo

Se tem uma época do ano que sou apaixonada é o Natal. Por vezes, o frio e a chuva enchem o saco, mas o clima e a decoração de Natal realmente me encantam. Saio com prazer para bater perna na rua e adoro ver o cair do dia, com as luzes e as decorações que dão nova vida a noite.

Entretanto, porém, contudo rs., Portugal é um país bastante religioso e, por isso, a noite de Natal não é celebrada com festa na rua – como muita gente vem perguntar aqui no Cultuga todos os anos. Assim como no Brasil, é uma festa familiar, quando todo mundo se reencontra e senta a mesa para conversar e, claro, comer.

Li um texto ótimo do Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem, que fala sobre passar o Natal fora de casa. Ele resume bem o que é a data. Vivenciar a época do Natal em viagem é uma coisa, tem mil eventos deliciosos acontecendo, como feiras de Natal, concertos, decorações, etc.. Entretanto, o dia 24 já é uma data em que muita coisa está fechada ou encerra cedo. No dia 25, praticamente ninguém trabalha.

Veja quais são os doces portugueses típicos do Natal

Você sempre poderá optar por fazer alguma coisa no hotel, economizar com um piquenique de quarto e “participar” da ceia da sua família a distância, via Skype, ou então reservar o jantar em algum restaurante – entretanto, nesse caso, não espere uma festa de arromba ou algo absolutamente impressionante e especial. É mesmo uma reunião e uma comidinha gostosa. Você faz a opção de acordo com o seu estilo e budget.

Já para o Ano Novo, a programação fica mais leve. Dias 31 de dezembro e 1 de janeiro podem ter restaurantes e atrações fechadas, mas por ser uma celebração que envolve os amigos e há queima de fogos e artifício, shows e tudo mais, há sempre alguma coisa para fazer.

Inpire-se com os guias que fizemos para quem vai passar o Natal e o Ano Novo em Lisboa e no Porto.

Feiras e eventos populares

Dezembro é o mês das festas e feiras dedicadas, claro, ao Natal. Começando por um das mais charmosas, que é a Vila Natal de Óbidos. Essa é uma vila medieval que já tem aquele cenário de sonho, imagina com um espaço todo dedicado aos motivos de natalinos? Apesar do foco ser bastante infantil, é um evento interessante e gostoso para toda a família.

Um outro destaque vai para quem tem um roteiro pela Serra da Estrela. Escondida em um pequeno cantinho está a aldeia de Cabeça que, nessa época do ano, ganha uma iluminação toda de led e artigos decorativos feitos pelos próprios moradores. Dê preferência para visitá-la aos finais de semana, quando há atividades programadas. A Guarda, essa já uma das cidades mais importantes da região, também tem uma programação especial nessa época do ano.

Há ainda outras cidades pouco turísticas, mas com uma programação de Natal bastante consistente – esse é o caso de Leiria. Eu e o Rafa temos uma paixão muito particular por essa cidade e, sempre que a gente pode, dá uma passadinha por lá para rever os amigos. Uma boa sugestão para quem quer fugir dos grandes centros de maior fluxo turístico mesmo.

Pertinho de Lisboa está Cascais. Para quem pensa que vila de praia não vale a pena no inverno, pode dar uma passada por lá e ver como a câmara local envolve a população com uma programação de Natal bem consistente.

Falando na capital, além da programação especial de Natal com entrada livre, ainda há dois eventos que preenchem o calendário: a Natalis e a Divertilândia. Para a programação do Porto, também fique de olho no site da câmara municipal.

Sobre eventos particulares, esse é um mês repleeeeeeeeto de peças de teatro infantis por todo o país. Essa é também uma boa opção para animar os pequenos e fugir do frio.

Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

Feriados

O mês de dezembro tem três feriados. Programe-se para não ser surpreendido com o comércio fechado:

1 de dezembro: Restauração da Independência
8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição
25 de dezembro: Natal

(veja todos os feriados do ano)

Sugestões culturais para dezembro de 2017

* em atualização

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

10 comentários

  1. Olá Priscila, boa tarde!

    Parabéns pelo site! Estou indo para Europa com meu namorado e passarei por Lisboa do dia 22/12 até o dia 26/12, adorei os posts! Parabéns novamente!
    Vi que colocou que apenas o Oceanário ficará aberto no dia do Natal. Estou pensando em alugar um carro neste dia e passear por Sintra e Cascais, sabe se os castelos e restaurantes funcionam no Natal?
    Para a ceia de Natal conhece algum restaurante que oferecerá? Pensei no Solar dos Presuntos mas parece que estará fechado.

    Muito obrigada!

    Thais

    • Rafael Boro

      Olá, Thais
      Tudo bem?
      Primeiramente, pedimos desculpas pela demora em responder a sua dúvida. Estivemos em viagem e tivemos alguns problemas pessoais. 🙁
      Espero que você tenha feito uma ótima viagem. Não choveu nesses dias e a temperatura em Lisboa estava muito agradável. 🙂
      Aproveito para responder a sua dúvida, que também possa ser de outro leitor.

      Os palácios e o castelo têm horários especiais no dia 24 e 31 de dezembro (última entrada às 14h) e fecha 25 de dezembro e 1 de janeiro. Acredito que os restaurantes e os cafés da vila de Sintra também.
      Para a ceia, os restaurantes que sempre ficam abertos são os de hotéis. A rede Altis, Real Palácio Hotel, PortoBay, EpicSana e Tivoli Lisboa são alguns exemplos.
      Um grande abraço!

  2. christianne em

    Ola Priscila, estou querendo ir com minha família passar 30 dias em lisboa no período de natal e ano novo, voltando para o Brasil na primeira quinzena. Pretendemos alugar um apartamento, que bairro vc sugere.

    Grata,
    Christianne

  3. Olá meninos, tudo bem?

    Primeiramente devo dizer que amei o blog/site de vocês, mesmo.

    Queria uma ajudinha de vocês… Estou pretendendo ir para Portugal (Lisboa e Porto) entre os dias 5 e 17 de dezembro, então como é o clima nesse período? Nessa época ainda é outono, mas às vésperas do início do inverno. Influencia muita coisa?

    Muito obrigado desde já!!

    Abraços;
    Vinícius

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vinícius
      Tudo bem? Por aqui está tudo certo 🙂
      Agradecemos a sua mensagem e carinho. Entretanto, não entendemos a sua pergunta. Aqui no texto falamos exatamente sobre o clima para o mês de dezembro e também sugerimos a leitura de dois artigos com mais dicas sobre como fazer as malas para essa época do ano. Você poderá encontrar uma informação mais precisa sobre as temperaturas acessando o Accuweather, que também indicamos no texto, um pouco mais perto da sua viagem.
      Um grande abraço e uma excelente viagem!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Ana Catarina
      Tudo bem?
      Ficamos muito contentes que tenha gostado das dicas. 🙂
      Um grande abraço e aproveite bastante a viagem!

Deixe um comentário