Cultuga na terceira edição do EEBB em Berlim

8

Em novembro, eu e o Rafa saímos de Lisboa rumo a Berlim para participar da terceira edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. O EEBB é um evento anual que tem como objetivo debater a profissionalização do nosso mercado e fortalecer também essa rede tão bacana, promovendo trocas de experiências.

Em 2015, tivemos a oportunidade de estar na segunda edição, que foi sediada no Porto e organizada pela Rita, do blog O Porto Encanta. Agora, recebemos o convite da organização – feito com tanto carinho pela Nicole e o Pacelli, do Agenda Berlim, e pela Cláudia, da revista Brasileiros Mundo Afora – para sermos palestrantes do evento, com uma discussão sobre Produção de Conteúdo.

Cláudia, da revista Brasileiros Mundo Afora, e Nicole, do blog Agenda Berlim: organizadoras do IIIEEBB

Aqui em Portugal uma banda canta que “juntos somos mais fortes“. Esse também é o espírito do EEBB.

Como foi o IIIEEBB?

Dia 11 de novembro, sexta-feira

Berlim é uma cidade que eu, particularmente, sou apaixonada. Ela transborda cultura de segunda a segunda. Por isso, para aproveitar cada minuto nesse cantinho alemão, saímos quinta-feira de Lisboa para termos a sexta-feira completa por lá.

Depois de descansarmos da viagem pela manhã, fomos para o hotel Scandic Berlin Postdamer Platz, que nos acolheu durante os dias oficiais do evento, ou seja, nas pernoites de sexta a domingo.

Detalhes do banheiro do Scandic Berlin Postdamer Platz e a rua do hotel

Com uma temperatura de zero grau lá fora (brrrrrrr), não poderia ter sido uma escolha mais acertada como base de apoio para esse encontro: quarto quentinho com muito conforto, Internet funcionando a 100% e bastante espaço por todas as dependências do hotel.

Passeio guiado em Berlim

Check-in feito, encontramos blogueiros brasileiros vindos de diversas partes da Europa (e pudemos *matar as saudades* de quem conhecemos no ano passado) no hall do hotel para fazermos um passeio guiado promovido pelo blog Agenda Berlim

Nicole, a nossa querida guia do Agenda Berlim

A área escolhida para essa primeira integração foi o bairro de Kreuzberg. Sabíamos da paixão e do profissionalismo da Nicole em seu trabalho como blogueira e guia de turismo por Berlim, mas essa foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de participar de um de seus tours. Ficamos ainda mais encantados com a sua bagagem cultural e facilidade para explicar tudo sobre aquela região 🙂

Durante o passeio, fomos apresentados ao bairro mais populoso de Berlim e com menos apelo turístico. Vimos as diferenças na arquitetura de seus edifícios (alguns extremamente charmosos) e passeamos pela feira turca na Maybachufe – uma experiência também gastronômica.

Olha aí a foto do nosso tour registrada pelo fotógrafo oficial do evento, o Felipe Minnicelli

Aquecimento para o encontro

O tour terminou no fim da tarde, junto ao The Circus Hostel, que abriu as portas da sua cervejaria gentilmente ao nosso grupo uma hora mais cedo, para que pudéssemos aproveitar o espaço também de maneira privativa. Por lá, além de reencontrarmos os demais blogueiros que haviam chegado a Berlim para o congresso, ainda provamos a cerveja artesanal que eles produzem. Um aquecimento e tanto!

Com o querido casal Agenda Berlim na cervejaria do The Circus Hostel 😀 (foto: Felipe Minnicelli)

Dia 12 de novembro, sábado

A animação começou cedo no Scandic. Chegamos ao café da manhã antes das 8h e diversas mesas do salão já estavam tomadas pelos participantes do EEBB.

Grupo agitado já no café da manhã

Carregamos as energias com pães, frios, geléias, cereais, frutas e também bacon, tomate, ovo e aqueles tantos alimentos que os alemães comem como primeira refeição do dia rs., e o frio da barriga, então, veio. Afinal, teríamos um dia inteiro de palestras, sendo uma delas a nossa – a estreia do Cultuga!

Uma das marcas desse encontro foi a pontualidade e a organização impecável, como não poderia deixar de ser. Palestras, intervalos e refeições minimamente cronometradas, mas sem pressão. A sensação que nós tivemos é que tudo correu lindamente e de forma natural (mesmo sabendo que, nos bastidores, a Nicole, o Pacelli e a Cláudia trabalharam duro e firme).

Pelos caminhos de Berlim…

Às 10h da manhã, os 60 blogueiros participantes já estavam acomodados no espaço Microsoft Atrium, da Microsoft Berlin – que não somente reservou essa área tão moderna, com cadeiras confortáveis e um enorme telão para nós, como também deslocou a sua equipe técnica para auxiliar em tudo o que foi preciso.

Profissionalização do blog

O primeiro a subir em palco foi o Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam, que abriu o encontro com a palestra “O blog como empresa”. O Ducs é um cara super admirado pelo time de blogueiros do EEBB. São 10 anos escrevendo profissionalmente sobre Amsterdam e se reinventado a cada temporada. Tivemos a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente no ano passado, no Porto, e ainda recebemos um convite – do qual nos orgulhamos muito – para escrever uma coluna mensal apresentando Portugal aos leitores do blog dele.

Nosso querido amigo e parceiro Daniel Duclos, do blog Ducs Amsterdam

Em Berlim, matamos as saudades do Ducs e pudemos aprender ainda mais com suas experiências sobre esse mercado. Ele falou da importância de encararmos o blog como empresa desde o primeiro dia, agindo profissionalmente, com responsabilidade sobre o que é publicado e com a atividade formalizada.

Outro ponto que também nos chamou a atenção foi a questão de gerenciamento do tempo. Quando nos tornamos empreendedores ou empresários, facilmente usamos a totalidade do nosso dia, sem intervalos ou descanso, para produzir. Na palestra, aprendemos a repensar o tempo e definir metas de produtividade.

Por falar em profissionalização, depois da palestra do Ducs, tivemos a apresentação de um dos patrocinadores do evento, a visitBerlin. É muito compensador ver uma empresa desse porte investindo no EEBB e valorizando o nosso trabalho. Eles falaram sobre a importância dos blogs na divulgação de Berlim e do crescimento de turistas brasileiros na capital alemã nos últimos 10 anos.

Apresentação da visitBerlin, parceira do IIIEEBB

No finalzinho da manhã, veio então a pausa para o tradiconal coffee break. Hora de ativar os contatos, conversar com as pessoas e… Comer! Nós recarregamos as energias com café, chás e bolos típicos da Alemanha preparados pela The Digital Eatery, a cafeteria da Microsoft Berlin, com o patrocínio da empresa GetYourGuide.

Bolinhooooos, o-ba!

Rafa com o Edson (do blog Ligado em Viagem) e o Pacelli (organizador do IIIEEBB e blogueiro do Agenda Berlim)

SEO para blogueiros

Hora de voltar para o auditório, com a cabeça fresca, e aprender mais sobre SEOSearch Engine Optimization (otimização para motores de busca, em tradução livre) com o Erick Weicker, do blog Euro Dicas, que é desenvolvedor web.

Erick, do blog Euro Dicas, falou sobre SEO para blogueiros

Essa foi, certamente, uma das palestras mais aguardadas do sábado, visto que o assunto está em constante atualização. Durante o bate-papo, ele ensinou como trabalhar a palavra-chave, desde a escolha até o levantamento do seu uso pela concorrência, e reforçou também como fazer a indicação correta de links internos e externos. Técnicas que podem ser aplicadas por blogs de qualquer tamanho.

Depois das dicas e de uma bateria de perguntas dos bloggers, a GetYourGuide, empresa alemã de venda de ingressos online para atrações turísticas e apoiadora do nosso evento, também subiu ao palco para explicar como podemos fortalecer essa parceria com o seu programa de afiliados.

Apresentação da GetYourGuide, parceira do IIIEEBB

Produção de conteúdo: somos nós!

O relógio marcava 13h10 e as borboletas começavam a bater asas nas nossas barrigas. Intervalo para o almoço e momento de repassar as nossas ideias mentalmente para abrir as discussões do período da tarde.

O nosso almoço 😀

Ter participado do EEBB no ano passado, mergulhando nesse universo tão interessante e conhecendo pessoas que atuam na mesma área que a gente, fez o Cultuga crescer profissionalmente – e muito. Nós ganhamos novos amigos e excelentes parceiros. Estar aqui, mais um ano, foi a chance de reacender essa chama, além de renovar as forças para começar mais um ano de trabalho.

A nossa palestra foi sobre Produção de Conteúdo (foto: Felipe Minnicelli)

O Rafa em ação (foto: Felipe Minnicelli)

Hora das perguntas (foto: Felipe Minnicelli)

Quando preparamos o material para a palestra, pensamos muito no quanto havíamos aprendido na edição passada e em como poderíamos fazer para retribuir, nesse ano, tal motivação e fortalecimento ao nosso grupo. Levamos para o palco o conhecimento que acumulamos ao longo de 15 anos atuando como jornalistas de rádio e Internet e o que nós usamos hoje na produção de conteúdo do Cultuga.

Conversamos, então, sobre a identificação do nicho, o levantamento da pauta, a importância de uma apuração bem feita, além dos cuidados que devemos ter ao escrever um texto. Aproveitamos também para falar sobre um fantasma bastante frequente na vida do blogueiro, que é o bloqueio criativo. Saldo total: muitos carinhos, novas amizades, conversas enriquecedoras e uma deliciosa experiência.

Projetos com parcerias

Para fechar o bloco de palestras da tarde, foi então a vez da Rita Branco, do O Porto Encanta, e da Juliana Guimarães, do Eu Ando Pelo Mundo, com o tema “Realização de projetos com parcerias”.

Juliana, do blog Eu Ando Pelo Mundo, falou sobre o seu projeto Calor nos Alpes

Rita, do blog O Porto Encanta, falou do seu projeto Duas Bloggers, um Caminho, feito em parceria com a Elena Paschinger

Elas uniram forças para explicar como elaboraram os seus grandes projetos de 2016: Calor nos Alpes, da Juliana, e Duas Bloggers, um Caminho, da Rita e da Elena Paschinger.

Acompanhamos, passo a passo, como cada uma delas conduziu desde a negociação com os parceiros até o feedback dos leitores. Para nós, as dicas foram valiosas. Trabalhamos ativamente com parceiros no Cultuga e temos a certeza que, daqui para frente, vamos aprimorar as nossas relações com as dicas delas.

E as redes sociais?

Para fechar o encontro, presenciamos um debate bem bacana sobre redes sociais com blogueiras que a gente adora: a Isa Discacciati (Itália per amore), a Camilian Siqueira (Destino Munique), a Letícia Diethelm (Viva Viena), a Suzana Paquete (That Good Trip), a Gisele Almeida (Viajar pela Europa) e com a moderação da querida Rode Veiga-Pfeifer (Entre Duas Culturas).

Sou fã assumida dessas meninas: Isa (Itália per amore), Camilian (Destino Munique), Rode (Entre Duas Culturas), Suzana (That Good Trip), Letícia (Viva Viena) e Gisele (Viajar pela Europa)  (foto: Felipe Minnicelli)

As meninas mostraram os pontos fortes do Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e YouTube. Redes que também usamos para propagar o conteúdo do Cultuga.

Onde será o IV EEBB?

Antes de deixarmos o edifício da Microsoft, foi o momento de conhecer, oficialmente, onde será o próximo encontro, com as responsáveis da quarta edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

Paris aí vamos nós, com a Renata (Direto de Paris) e a Martinha (Viajoteca)

No melhor estilo: “and the winner is…”, veio Paris!

Eu e o Rafa já estivemos por lá e será um enorme prazer poder voltar a essa cidade que respira arte, além de ter doces lindos e deliciosos. Temos a certeza de que a Renata Inforzato (Direto de Paris) e a Martinha Andersen (Viajoteca) vão deixar a Cidade Luz ainda mais encantadora.

Os blogs brasileiros com base em Portugal: Euro Dicas (Erick Weicker e Fabiane Fernandes), O Porto Encanta (Rita Branco), Aqueles que Viajam (Naiara Back), Trend Tips (Luli Monteleone), nós 😀 e Rumo a Lisboa (Juliana Bezerra)

Foto oficial, com o click do Felipe Minnicelli

Hora do jantar

Mas os compromissos desse dia não pararam por aqui. Seguimos ainda para um jantar privativo oferecido pelo Scandic Berlin Potsdamer Platz, hotel em que estávamos hospedados. Teve boa comida, excelente bate-papo e também o tradicional sorteio dos brindes levados por diversos blogueiros, representando o país ou a cidade em que vivem.

Jantar especialíssimo no Scandic Berlin Postdamer Platz

Eu tive o privilégio de ganhar um kit maravilhoso da Mônica (costumo dizer que o blog dela tem até cheirinho, o De Café por Barcelona) e o Rafa ganhou uma sacolinha recheada de sabores irlandeses, da querida Karine (Ká.Entre.Nós). Fechamos o sábado em grande 😀

Dia 13 de novembro, domingo

A programação de domingo começou com uma incrível subida ao Panoramapunkt. É do alto desse edifício que se tem a vista panorâmica espetacular de Berlim.

O Panoramapunkt é, sim, tudo isso!

Além de vermos a icônica Torre de TV da Alexanderplatz no horizonte, os blocos de prédios e os parques da cidade, também posso dizer que VOAMOS rs.  com o elevador mais rápido da Europa. Para chegar ao topo, subimos 24 andares em apenas 20 SE-GUN-DOS!

Nem preciso dizer que aquele mirante foi um prato cheio para a minha inspiração fotográfica, não é? Melhor, só se fosse todo de vidro, nos protegendo do “friozinho” de zero grau e sem a necessidade de driblar as grades com a lente.

Mais um passeio guiado por Berlim

Depois de conversas, risadas, fotos e mais 20 segundos para baixo até reunirmos todo o pessoal, estávamos prontos para percorrer Berlim novamente na companhia da Nicole e do Pacelli, blogueiros e guias experientes do Agenda Berlim.

Eu escolhi o percurso da Nicole para conhecer melhor o Prenzlauer Berg e o antigo bairro judeu. O que mais gostei do passeio foi visitar o conjunto Hackesche Höfe, que reúne edifícios com pátios internos restaurados com cafés, lojinhas, galerias e também street art.

Essa era uma área que eu e o Rafa tínhamos passado rapidamente em 2011, quando visitamos o  Museu dos Ramones, bem pertinho da Nova Sinagoga. Foi tão bom bater os olhos em algumas ruas e voltar no tempo, direto para aquela viagem que havia me deixado morrendo de amores por Berlim (só para fazer um parênteses e deixar o Ducs maluco ao ler isso: para manter a tradição, ainda voltamos ao Museu dos Ramones na segunda à noite rs.).

Já o Rafa seguiu com outros blogueiros para explorar a Berlim do século XX, na companhia do Pacelli. Assim, ele também pode relembrar e, mais do que isso, se aprofundar na história de locais importantes que havíamos passado, como o Memorial do Holocausto, o antigo bunker do Hitler e a Topografia do Terror. Apesar do assunto ser super denso e pesado, o Rafa disse que o Pacelli contou tudo de uma forma muito clara e rica em detalhes.

Mas quando não é muito bom estar na companhia desse casal? 🙂

Dia 14 de novembro, segunda

Pela manhã, fizemos um último encontro para celebrar os momentos que passamos juntos durante esse fim de semana prolongado e abraçar os amigos que ainda estavam em Berlim.

Fomos todos para a loja Noir Berlin, bem ao lado do Checkpoint Charlie. Nem preciso dizer que fiquei perdidamente apaixonada. O espaço tem diversos suvenires bem diferentes, todos estampados pelas obras do artista francês Thierry Noir.

O Thierry Noir é uma das referências da street art, principalmente quando o assunto é o Muro de Berlim. Sua obra é bem emblemática e marcante, além dele ter sido um dos primeiros a pintar o muro. Eu também adorei saber mais alguns detalhes dos bastidores sobre o seu desentendimento com o Keith Haring (um dos meus artistas plásticos favoritos de todos os tempos).

Um Trabi com a pintura temática do Thierry Noir

A recepção foi feita pela brasileira Manuela, uma das responsáveis pela loja. Alguns blogueiros do nosso grupo ainda seguiram em tour a bordo do Trabi, um tradicional carro fabricado na antiga Alemanha Oriental. A única coisa diferente dos originais da época é a pintura temática do Thierry Noir, o resto é igualzinho.

Agora é esperar pelo que vem em 2017 😀

Muito obrigada, trio tão querido! (foto: Felipe Minnicelli)

O III EEBB teve o apoio e patrocínio de: Scandic Berlin Potsdamer Platz | visitBerlin | Microsoft Berlin | GetYourGuide

Conheça todos os blogueiros participantes:

Alemanha

Agenda Berlim (Nicole e Pacelli) – Backpackingalone (Raquel Carvalho) – Brasileiros Mundo Afora (Claudia Bömmels) – Claudias Welt (Claudia Castro-Lasetzki) – Conexão Berlim (Dulcineia Gomes) – Destino Munique (Camilian e Rodrigo Pereira) – Entre Duas Culturas (Rode Veiga-Pfeifer) – Grossa, Eu? (Katia) – Ligado em Viagem (Edson Amorina Jr.) – Trupe da Trip (Rodrigo Pinto) – Viagem HamburgoMaria de Lux (Rafaella Vilafranca) – Viagem Jovem (Gabriele Wiederkehr) – Viajando por Aí e Vou para a Alemanha (Márcia e José) – Viajoteca (Carina Dittrich) – Um Casal na Alemanha (Patrícia)

Áustria

Femme Volátil (Kely Martins Bauer) – Viva Viena (Leticia Diethelm)

Espanha

Almost Locals (Sarah Galvão) – Barcelona Emociona (Hely Campos) – De Café por Barcelona (Mônica Barbosa) – Manaira Araújo (Manaira Araújo) – Rumo a Madrid (Juliana Bezerra) – Sol de Barcelona (Cristina Rosa) – That Good Trip (Suzana Paquete) – Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid

França

Direto de Paris (Renata Rocha Inforzato) – SOS Viagem (Louise Elali) – Viajoteca (Martinha Andersen)

Holanda

Ana de Amsterdam (Ana Paula Risson) – Ducs Amsterdam (Daniel Duclos) – Turista Fulltime (Regina Oki)

Inglaterra

Blog Brazuka (Karine Porto) – Catálogo de Viagens (Liliana Carneiro) – Londres com Crianças (Carol Pascual) – Londres pra Você (Tina Wells) – No Mundo da Paula (Paula Augot) – Sete Mil Km (Thais Nascimento)

Irlanda

Ká Entre Nós (Karine Keogh)

Itália

Em Roma (Ingrid) – Guia de Roma (Patricia Carmo) – Italia per Amore (Isa Discacciati) – Milão nas Mãos (Magê) – Viva Toscana (Babi Campanaro)

Portugal 

Aqueles que Viajam (Naiara Back) – Cultuga (Nós 😉 ) – Euro Dicas (Erick Weicker e Fabiane Fernandes) – O Porto Encanta (Rita Branco) – Rumo a Lisboa (Juliana Bezerra) – Trend Tips (Luli Monteleone)

República Tcheca

Praga Boêmia (Raquel Rezende)

Suécia

Viajar pela Europa (Gisele Almeida, Daniel Kifarkis e Vanessa Passos)

Suiça

As Viagens da Rê (Renata Autran) – Brasileiros Mundo Afora (Marisa Pfeiffer) – Eu Ando pelo Mundo (Juliana Guimarães) – Me Joguei no Mundo (Monique Ribeiro)

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

8 comentários

  1. celso prudente da silva em

    Olá Priscila e Rafael… adoramos conhece-los, ter feito um roteiro elaborado por voces em nossa viagem a lisboa e felizes por ve-los participando do EEBB. Li a reportagem e adorei. Fiquei feliz. Parabens.
    celso/nilza

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Nós é que agradecemos o carinho de vocês!
      Sejam sempre bem-vindos ao Cultuga e a Portugal 🙂
      Um grande beijo e um excelente Ano, Celso e Nilza

  2. Excelente post, Priscila! Foi um privilégio revê-los em Berlim e muito bom reviver lendo o post! A palestra de vocês foi sensacional e extremamente importante para todos os blogueiros. Parabéns.

    E… espera… espera… VOCÊS FORAM NO MUSEU DOS RAMONES!!??? Ahhh!! Só por isso vão ter que ir de novo comigo!!!!!

    Um grande abraço!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Obrigada pelo carinho de sempre, Ducs 🙂
      Para nós, é sempre um prazer estar e aprender com você!
      … E sobre o Museu dos Ramones, podemos voltar 543.243 vezes! Yeaaaahhh 😀
      Um grande abraço a você e a família Ducs querida!

  3. Que relato mais gostoso de ler, Priscila! Fiquei entusiasmada em aprender mais e mais sobre como conduzir meu blog, ainda embrião, o Vivendo Portugal Contos, que conta Histórias inspiradoras de Brasileiros em Portugal, sejam à passeio ou Imigrantes. Detalhe, contadas pelos próprios aventureiros, onde a gente aqui do blog, somos meros catalizadores de pessoas inspiradoras! Quero participar dos próximos eventos de vocês e eu serei a “velhinha do grupo”..haha e cheia de disposição para curtir e trocar coisas boas com todos vocês! Temos um Grupo e uma página, também nascendo, e compartilhamos vários artigos maravilhosos de vocês, é o Vivendo Portugal! Vem cá: https://www.facebook.com/groups/vivendoportugal/
    Parabéns pelo blog, sou fã do trabalho de vocês!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ivete
      Tudo bem?
      Agradeço a sua mensagem e carinho 🙂 Vou olhar o seu grupo!
      Um grande abraço

Deixe um comentário