Onde comer um BOM pastel de nata em São Paulo?

12

Se você sente falta das doçarias portuguesas, agora há boas maneiras para matar essa saudade. É também uma ótima ideia para quem ainda não pisou na terrinha e quer começar a se familiarizar com os sabores de lá. Claro que já existe há muito tempo uma série de padarias que oferecem o pastel de nata no Brasil, mas agora esse doce tão pequeno e intrigante ganhou função de protagonista – o que já acontecia em Portugal, mas não aqui em terras brasileiras.

É, uma nova onda invadiu a cidade de São Paulo: locais que têm o foco nos doces portugueses. Desde um formato de padaria contemporânea até um local no qual só vende o famoso pastel de nata.

Pastel de Belém ou Pastel de Nata?

No Brasil, há quem chame de um ou de outro. Por isso, é sempre bom explicar a diferença. Em Portugal, o único pastel que pode ser chamado de Belém é o produzido pela Pastelaria de Belém, que fica em Lisboa. A receita é de um pasteleiro do Mosteiro dos Jerónimos; e há muito segredo envolvido nessa fórmula. Qualquer outro local no país não pode usar o nome, precisa chamar de pastel de nata. No Brasil, essa obrigação não é seguida como lá. Mas é bom saber para quando fizer sua visita a Portugal.

Onde comer pastel de nata em São Paulo

Eu, que não dispenso um pastel de nata quentinho, saí em busca dos melhores da capital e fiz uma lista para você se deliciar, desde locais já conhecidos dos paulistanos às novidades da cidade. Agora é a sua vez de fazer um roteiro de degustação e escolher o seu preferido 😀

Casa Mathilde

O local com mais tempo de história da lista é a Casa Mathilde, que tem origem em 1850 ainda em Portugal! Essa doçaria tradicional portuguesa é o paraíso para quem quer sentir os sabores açucarados de Portugal. Uma infinidade de opções, não tem como não ficar na dúvida. Mas aproveite, coma um, dois… Porque eles são deliciosos. E garanta pelo menos um pastel de nata, feito ali na sua frente. É, a Casa Mathilde colocou vidro em uma parte da cozinha, então você pode acompanhar eles sendo recheados um a um antes de irem ao forno. E as fornadas saem em uma frequência grande, o seu pastel virá quentinho, crocante e com creme perfeito.

Unidade Centro
Local: Praça Antonio Prado, 76, centro. (Estação São Bento do metrô)
Horários: 2ª a 6ª, das 9h às 19h30; sábados das 9h30 às 16h30

Unidade Moema
Local: Av. Ibirapuera, 2082, Moema
Horários: domingo a 5ª, das 9h às 20h; e 6ª e sábados, das 9h às 23h

Mais informações: casamathilde.com.br

Padaria da Esquina

Uma das novidades da lista é essa padaria, aberta pelo chef português Vitor Sobral em 2016. E o lugar já ganhou meu coração. Parece um cantinho de Portugal em São Paulo. Se a ideia é matar a saudade de lá, esse é o local perfeito. Pode levar para casa vários pães portugueses, doces ou então comer tudo na hora. Tem doces lindos e gostosos servidos em pote de vidro também, como o mousse de chocolate e a baba de camelo. Há serviço de mesas, com opções de sanduíches e pratos. O pastel de nata é servido quentinho, com creme e massa deliciosos.

Local: Alameda Campinas, 1630, Jardim Paulista
Horários: todos os dias, das 7h às 22h

Mais informações: padariadaesquina.com

Empório Arte Nata

Essa pastelaria portuguesa abriu as portas no meio de 2016 em uma localização privilegiada, pertinho da Avenida Paulista. O local é bem confortável e os profissionais muito simpáticos, que atendem no balcão e nas mesas. Ótimo para sentar com calma e apreciar um café acompanhado de um pastel de nata. A massa do doce é bem crocante, e o creme leve. Há salgados e outros doces portugueses, como o famoso pudim de claras. A decoração divertida completa o ambiente, não deixe de ver os personagens nas portas dos banheiros.

Local: Rua Frei Caneca, 1380, Cerqueira César
Horários: 2ª a 6ª, das 8h às 20h, sábado, das 10h às 17h

Mais informações: facebook.com/emporioartenata

B.Lem

Aberta em 2014, a B.Lem – Portuguese Bakery, apesar do pouco tempo já tem se destacado. O pastel de nata (que a casa chama de B.Lem) foi eleito pela revista Veja como o melhor de 2016. Eu achei ele um pouco menor do que os outros, mas de sabor cumpre o papel. Outros doces e uma variedade de pães podem ser consumidos na hora ou levados para casa. O pão de queijo, por exemplo, é feito com o Queijo Serra da Estrela. Há combos de café da manhã que ajudam você a se sentir, pelo menos, por algumas horas em Portugal. O bom desse local é que tem várias unidades, sinal que o paulistano aprovou a ideia.

Matriz
Local: Rua Afonso Braz, 400, Vila Nova Conceição
Horários: todos os dias, das 8h às 20h

Unidade Shopping Vila Olímpia
Local: Rua Olimpíadas, 360. Piso Térreo, Loja 140, Vila Olímpia
Horários: 2ª a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h

Pinheiros
Local: Rua Prof. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 187, Pinheiros
Horários: todos os dias, das 9h às 21h

Mais informações: blembakery.com

Aprenda a receita de um delicioso Caldo Verde português

A Quinta do Marquês

Essa é uma padaria tradicional paulista (daquelas fundadas por portugueses!). Ela foge um pouco do perfil da lista, mas o pastel é tão gostoso que o incluí de qualquer forma. E tem tudo o que se encontra no formato de padaria, buffet variado, pães franceses saindo a toda hora, balcão para o pingado. Mas a Quinta do Marquês ainda mantém algumas tradições portuguesas que a destacam. E o pastel de nata daqui não se assemelha em nada com os que encontramos em padarias brasileiras normalmente. Não, ele é um legítimo português. O segredo aqui é não julgar pela aparência. Ao chegar na mesa pode ser que ele não venha tão fotogênico como os outros. Mas o sabor e a crocância estarão lá.

Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1853, Jardim Paulistano
Horários: todos os dias, das 6h às 23h30

Mais informações: padariaquintadomarques.com.br

Manteigaria Lisboa

Primeiro é bom explicar que esse local não tem ligação nenhuma com a Manteigaria que fica em Lisboa, no Chiado, e é bem famosa por lá. Confesso que fiquei decepcionada quando descobri isso. Aberto em 2015, esse pequeno lugar tem uma característica interessante, só vende pastéis de nata. Para acompanhar, apenas algumas opções de bebida. Nada mais. O recheio do pastel é menos doce do que os tradicionais, mas vem quente e crocante como deve ser.

Jardins
Local: Rua Padre João Manoel, 37, Jardins
Horários: 2ª a 6ª, das 10h às 21h, sábado e domingo, das 10h às 20h

Pamplona
Local: Rua Pamplona, 674, Jardins
Horários: 2ª a sábado, das 7h30 às 22h, domingo, das 10h às 18h
Mais informações: (11) 3032-2229

Açúcar e canela

Em Portugal, em qualquer pastelaria ou confeitaria, você encontra o pastel de nata. E a tradição diz: polvilhe canela e açúcar de confeiteiro por cima. A maioria dos locais dessa lista em São Paulo oferece os dois mimos. Alguns já deixam à disposição nas mesas, como em Portugal, mas outras, basta pedir.

Compartilhe.

Sobre o autor

Mariana Rodrigues Gajanigo (colaboradora Cultuga)

Jornalista, fã das artes e consultora de viagens em São Paulo. Desde 1998, trabalho com jornalismo cultural. O meu pai morou em Portugal na década de 1980, e eu passava as férias de verão do hemisfério norte com ele. Assim, nasceu a minha forte ligação com o país. Desde então, já desembarquei 8 vezes em Lisboa. E, quem sabe um dia, não me mudo de vez para esse lugar apaixonante? Aqui no Cultuga, também escrevo mensalmente a coluna Portugal no Brasil. Quer falar comigo? Escreva para mariana.mosaico@hotmail.com

12 comentários

  1. Muito bom! Vontade de provar todos eles!
    Fiquei com a memória boa do pastel de nata da Manteigaria (em Lisboa) que achei delicioso! Veio até um na mala de mão, rs, que comi no café da manhã logo que cheguei ao Brasil! Tomara que os daqui sejam beeem parecidos!!!

  2. Sandra Fernandes em

    Eu conheço da Casa Mathilde. De fato é muito bom, vale a pena experimentar, não se arrependerá!
    Sandra

Deixe um comentário