Sintra: visitar o impressionante Castelo dos Mouros

2

Do alto de suas muralhas, uma vista impressionante. É preciso bastante disposição para visitar  o Castelo dos Mouros, em Sintra. Mas, com tantas inspirações históricas e naturais espalhada por lá, difícil é não encontrar energia.

Sintra: visitar o impressionante Castelo dos Mouros

Como chegar a Sintra

Se você vai fazer turismo em Portugal, não deixe de colocar a vila em seu roteiro de viagem. Sintra está localizada nos arredores de Lisboa e é um dos destinos que você pode fazer facilmente em bate-volta de transporte público.

A viagem demora, em média, 45 minutos e é feita de trem a partir da estação do Rossio (com ligação ao metrô Restauradores) e do Oriente.

Ao desembarcar, pegue o ônibus 434, que sai da própria estação e te leva até o Castelo dos Mouros. É com esse mesmo transporte que você também poderá conhecer o centro histórico, o Palácio Nacional e o Palácio da Pena.

Veja aqui também um roteiro alternativo para conhecer Sintra

Visitar o Castelo dos Mouros internamente

Para chegar até muralhas do Castelo dos Mouros é preciso encarar uma longa caminhada entre espécies botânicas raras e pequenos animais. Então, dê preferência para fazer esse passeio com sapatos confortáveis.

O acesso para as cinco torres, sinalizadas com bandeiras portuguesas, são feitas a partir de rampas e escadarias. A chamada Torre Real (a mais alta do terreno), por exemplo, pode ser descoberta após uma subida de 500 degraus.

Vale buscar também pela Igreja de São Pedro e pela necrópole medieval escondidas nas curvas do Castelo.

Para um passeio calmo e bem aproveitado, leve também um lanchinho e uma garrafa de água na mochila. Na entrada, há uma pequena lanchonete. Entretanto, esteja prevenido.

Visitar o Castelo dos Mouros, em Sintra

História do Castelo dos Mouros

Pouco se sabe sobre essa antiga construção. Os primeiros documentos apontam para a plena ocupação de muçulmanos no século XI, de acordo com a Câmara da Sintra. Porém, diversos autores acreditam que ele tenha sido erguido antes disso, ainda no século IX.

Contrário do que muita gente pensa, nunca houve uma grande batalha por lá. O que aconteceu, ao longo da história, foi o revezamento da ocupação entre muçulmanos e cristãos. Mas, em 1147, com D. Afonso Henriques (o primeiro rei de Portugal), o Castelo dos Mouros foi entregue definitivamente aos cristãos de forma voluntária. Ele tinha como principal função servir para a vigilância de Lisboa e seus arredores.

Com o avanço da Reconquista do território – que depois se tornou Portugal, o local perdeu importância estratégica e foi abandonado. As ruínas do tempo se intensificaram com o terremoto de 1755.

O Castelo dos Mouros, então, foi restaurado completamente no século XIX, por D. Fernando II (o mesmo do Palácio da Pena). E é desde essa fase que ele se mantém como o que podemos ver hoje.

Visitar o Castelo dos Mouros, em Sintra

Serviço

Castelo dos Mouros – Sintra
Informações: www.parquesdesintra.pt
Horário: funciona todos os dias, das 10h às 18h (26 outubro – 28 fevereiro) e das 09h30 às 20h (01 março – 25 outubro) – fecha dias 25 de dezembro e 1 de janeiro
Preço: variável de acordo com a época do ano. Vale a pena comprar o bilhete antecipadamente pela Internet para entrar sem ter que pegar fila.

Não sabe por onde começar o planejamento da sua viagem a Portugal? Veja aqui uma seleção com os artigos mais lidos do nosso blog para organizar o seu roteiro.

Viaje tranquilo para Portugal

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Real Seguro Viagem e pague em 12x SEM JUROS

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-consultoria

TRANSFER LISBOA E PORTO
Tenha uma chegada tranquila a Portugal. Reserve aqui: TRANSFER LISBOA | TRANSFER PORTO

icon-carroCITY TOURS EM PORTUGAL
Quer viajar Portugal de norte a sul? Faça um city tour privativo

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA – LISBOA E PORTO
Tenha fotos lindas da sua viagem! Conheça as nossas Sessões Fotográficas

icon-tour

TOUR A PÉ EM LISBOA
Venha percorrer a nossa Lisboa! Faça um tour a pé com o Cultuga

icon-tourTOUR DE TUK TUK EM LISBOA
Tenha uma experiência diferente em Lisboa. Divirta-se neste passeio de Tuk Tuk

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 comentários

  1. Avatar

    Oi Priscila! Gosto muitos do seu site. Tenho algumas dúvidas sobre esse passeio:
    1) É possível chegar de carro alugado do Palácio da Pena até o Castelo e ainda estacionar?
    2) Qto tempo leva aproximadamente para chegar do local onde possa estacionar até o Castelo?
    3) Qto tempo reservo pra visitar o Castelo?
    Obrigada desde já,
    Silvia

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Silvia
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga! :)

      A distância entre as bilheterias do Palácio e do Castelo é de menos de 1km (de carro ou andando). Os estacionamentos não ficam ao lado das entradas. Há placas indicando. Entretanto, são poucas vagas. Por isso, é melhor estacionar no Palácio da Pena e seguir a pé até o Castelo. Os jardins de ambas as atrações são bem grandes, então é melhor deixar, no mínimo, duas horas para cada lugar. ;)

      Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário