Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Uma canção antiga que se mantém atual em Portugal e no Brasil. A história de “Barco Negro”, que ficou popular na voz de Amália Rodrigues, tem raízes brasileiras. Pouca gente sabe, mas ela já foi chamada – originalmente – de “Mãe Preta”.

    LEIA TAMBÉM: Boas experiências para ver o Fado em Lisboa

    Caco Velho, um compositor brasileiro dos anos 1930, escreveu essa música com referências a escravidão. Anos mais tarde, na década de 50, a fadista Maria da Conceição a gravou e fez grande sucesso em terras lusas. Entretanto, ao descobrir a enorme propagação, a ditadura vetou sua execução nas rádios.

    Para driblar a censura, David Mourão Ferreira escreveu uma outra letra, dessa vez sobre uma história no mar, e Amália Rodrigues deu nova vida àquela música, agora chamada de “Barco Negro”. A canção conquistou diversos cantos do mundo e foi trilha sonora do filme Amantes do Tejo.

    A “nova” versão ganhou tanta projeção que ainda nos dias de hoje saem gravações de artistas de gêneros, gerações e nacionalidades bem diferentes.

    Veja algumas dessas referências:

    Maria da Conceição canta a versão original, “Mãe Preta”
    O grupo vocal Colletive Gospel canta “Barco Negro”, no Centro Cultural de Belém
    A versão pop rock da banda Amor Electro
    Margarida Guerreiro apresenta uma versão de “Barco Negro” com músicos de seis nacionalidades diferentes

    Quer saber mais sobre o Fado?

    Se você quiser conhecer mais sobre o Fado, deixo ainda a sugestão para que assista esse delicioso bate-papo que fizemos sobre o assunto.

    Aproveite e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder nenhum dos nossos vídeos!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    11 Comentários

    1. Izabel Conceição Gomes Nunes em

      Boa noite Priscila!
      Adorei seu documentário, seu texto é excelente. Gostei da pesquisa sobre a música Barco Negro (Mãe Preta) e apresentação em vários estilos musicais.
      Meu nome é Izabel Conceição Gomes Nunes, filha do cantor e compositor Caco Velho.
      Parabéns e mais sucesso, um abraço e muito, muito obrigada.

      • Izabel, vim aos comentários justamente solicitar mais informações sobre o compositor da letra original e me deparei com o seu comentário. Que alegria! Poderia falar mais sobre i seu pai? Sua obra, trajetória artística? Soube dessa versão original a partir do jornalista Luís Nassif, mas ele não chegou a lembrar toda a história, por isso vim pesquisar.

    2. Parabéns pela postagem! Amo essa música, a conheci inicialmente na interpretação do Ney Matogrosso, mas desconhecia a história dela. Obrigado por compartilhar

    3. Priscila, parabéns pela postagem, enriquecida com os vários vídeos de interpretações variadas, mas, principalmente, o com a letra original.
      Pediria, se possível, falar um pouco mais sobre o seu compositor, Caco Velho.

      • Olá, Rita
        Eu que agradeço a sua mensagem e carinho. :)
        Infelizmente, eu não tenho mais informações que possa acrescentar sobre o compositor Caco Velho. Entretanto, vou enviar a você por e-mail o contato da Izabel. Creio que ela possa ajudá-la em suas pesquisas e ficará feliz em saber do seu interesse.
        Um grande abraço! Seja sempre bem-vinda!

    Deixe um comentário