Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Minha vida portuguesa

    Sem nunca imaginar viver em Portugal, resolvi conhecer o país e me mudar para Lisboa em 2009. Meu objetivo era realizar a pós-graduação em Turismo e voltar para São Paulo, minha cidade natal. Fiz a pós, mas acabei me encantando por Portugal e por um português, que não me deixa retornar.

    Com essa vista, foi amor a primeira vista
    Com essa vista, foi amor a primeira vista

    Portugal é uma Graça

    A paulistana aqui, que de Portugal só conhecia as castanhas, as azeitonas e o Roberto Leal, ficou apaixonada pela cidade assim que colocou seus pés nela. O ar puro, a arquitetura, os vinhos e a culinária fizeram eu ter a certeza que era aqui que queria viver. Meus primeiros dias foram num hostel de um dono sueco no miradouro da Graça e foi aquela vista da cidade que me conquistou.

    debora_midori_3

    Com um guia de bolso e um mapa, fui me perdendo pelas ruas e pelos sabores da cidade, sem medo nem preconceitos. Depois de Lisboa, parti à descoberta do país que, embora pequeno, encerra em si uma enorme diversidade paisagística. O que me fascinou foi o fato de em uma hora de viagem podermos saltar de uma das muitas belas praias até ao verde das montanhas, descer o rio Douro de barco, visitar um castelo medieval ou simplesmente passear no parque EXPO com a sua arquitetura de vanguarda.

    Hoje em dia

    Nesses últimos três anos, presenciei um período difícil na economia do país e de toda a Europa, onde muitas pessoas tiveram e ainda estão a aprender a viver de forma mais comedida. Cheguei a retornar à São Paulo, frente a tantas dificuldades e a falta de oportunidades, mas meu coração falou mais alto e resolvi enfrentar de peito aberto e de mãos dadas com meu marido essa enorme crise europeia.

    debora_midori_4

    Como boa brasileira, não desisto jamais, e no meio de tantos obstáculos, encontrei meu caminho. Hoje em dia, dirijo a Mileva Lisboa, minha empresa de serviço de transfer privativo para turistas brasileiros, sou empreendedora social através de serviço de acompanhamento de idosos, sou voluntária e fundadora da Associação Plantar Uma Árvore e continuo firme e forte com o meu blogue Na Terra dos Bules que Babam.

    Sou muito feliz em Lisboa, onde encontrei o amor, qualidade de vida, saúde e paz de espírito. Recomendo a todos que venham visitar Portugal e sentir os sabores dessa terra magnífica e encantadora.

    Um abraço a todos de Lisboa,

    Debora Midori
    dmidori@gmail.com
    Na Terra dos Bules que Babam

    Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    3 Comentários

    1. Oi Débora, gostei de seu depoimento. Em 1 ano e meio estarei morando em Lisboa, aposentado! mas bem jovial ainda, e tenho intenção de me voluntariar na ajuda de idosos. Minha carreira tem sido jurídica, mas tive muito trabalho nessa área de idosos com meus pais, já falecidos, os quais tiveram gravíssimas incapacidades nos seus últimos anos de vida. Ficarei grato se você puder indicar como fazer e onde ir para incluir-me nesse tipo de trabalho e já na próxima visita a Lisboa, em abril, vou lá dar uma olhada e me apresentar!

      • Olá Geraldo!
        Com certeza, você encontrará muitos lugares para trabalhar nesse campo que você referiu.
        Eu não posso indicar nada nesse momento porque esta não é minha área e também não sei quais os procedimentos que você deve seguir para começar essa nova etapa da sua vida, mas você pode entrar em contato comigo por email e podemos nos falar melhor e pesquisar isso juntos.
        O que posso adiantar aqui é o site do CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante) que orienta em questões sobre como morar em Portugal e conseguir trabalho. E o site do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) onde pode encontrar toda a legislação para conseguir visto de residencia e autorização para trabalhar em Portugal.
        CNAI: http://www.acidi.gov.pt/
        SEF: http://www.sef.pt/
        Boa sorte e felicidades.
        Debora

    Deixe um comentário