Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A pouco, enquanto navegava pelas atualizações do Facebook, encontrei uma novidade bacana na página do fadista Marco Rodrigues: a partir do próximo sábado, dia 15 de setembro, às 20h45, estreia no Canal Brasil a série “MPB – Música Portuguesa Brasileira”.

    No palco, estão mesas, cadeiras, copos de vinho e instrumentos, acompanhados de improvisações e conversas, valorizando a informalidade das jam sessions. A ideia é reunir músicos do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde para um intercâmbio cultural.

    Entre os que marcaram presença nos episódios, estão os portugueses Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Mário Laginha, Marco Rodrigues, Susana Félix, Paulo Praça, Pedro Jóia, Valete, JP Simões, Luísa Sobral, Luís Guerreiro, John e Nuno Gonçalves (The Gift), Sónia Tavares e Ana Zingoni; o cabo-verdiano Tito Paris; e os brasileiros Fernanda Abreu, Adriane Queiroz, Luiz Caracol, Mú Carvalho, Fred Martins, Teresa Cristina, Edu Krieger e Pedro Pinhal, dentre outros.

    A atração será comandada pelo cantor e compositor francês radicado em Portugal, Pierre Aderne, que também viveu muitos anos do Brasil. Em um ambiente acolhedor, o programa capta a intimidade dos convidados, registrados nos dois apartamentos do apresentador – um no Rio de Janeiro e o outro em Lisboa –, e no Conservatório de Música da capital portuguesa, construído em 1891.

    Assista ao teaser do programa:

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário