Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A pouco, recebemos a triste notícia da morte do ícone da luta pela igualdade racial, Nelson Mandela. Entretanto, você sabia que Lisboa transformou a Praça do Rossio (Praça D.Pedro IV) em Praça Nelson Mandela por um dia?

    praca_nelson_mandela_1

    A iniciativa aconteceu no dia 18 de julho desse ano, data em que o histórico líder da luta contra o apartheid completou seu 95º aniversário. O objetivo foi inspirar os portugueses nessa época de forte crise que o país atravessa por meio de um projeto do Instituto Padre António Vieira.

    praca_nelson_mandela_2

    A data é assinalada pelas Nações Unidas como Dia Internacional Nelson Mandela desde 2009 e tem como meta fazer com que as pessoas no mundo todo possam ajudar uns aos outros, construindo um movimento global pela paz.

    “Precisamos nos inspirar em homens como Nelson Mandela”, disse Graça Fonseca, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, na inauguração da placa de homenagem.

    praca_nelson_mandela_lisboa

    Nelson Mandela conquistou o Prémio Nobel da Paz em 1993 pelo seu contributo no final pacífico do apartheid e pelo estabelecimento de princípios democráticos na África do Sul.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário