Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O Dia do Livro nasceu na Espanha em memória ao falecimento de Miguel de Cervantes. Tal momento passou a ser celebrado mundialmente após a UNESCO decretar o Dia Internacional do Livro e do Direito de Autor, já que o dia 23 de abril também assinalava a morte de outros escritores.

    Aproveito o momento para indicar alguns livros vendidos somente em Portugal e que podem ser boas aquisições para quem estiver de viagem marcada. Todos eles são facilmente encontrados nas principais livrarias do país e podem se tornar uma boa recordação de sua passagem por Portugal.

    vitrine_livros_portugal

    1. Bibliotecas – Maravilhas de Portugal (Libório Manuel Silva/ 2013/ Edições Centro Atlântico): esse livro reúne 21 das mais belas bibliotecas históricas de Portugal. Um verdadeiro documento, em edição de luxo, com aproximadamente 140 imagens. Públicas ou privadas, pequenas ou grandes, famosas ou ‘desconhecidas’, de acesso livre ou museológicas, civis ou militares, o livro revela verdadeiros tesouros, transportando-nos a estas autênticas catedrais do conhecimento.

    2. Os Cinemas de Lisboa (Margarida Acciaiuoli/ 2012/ Bizâncio): aos apaixonados por cinema, essa é também um grande documento. A autora reúne histórias de um momento da capital em que as salas de cinema proliferavam. Diversas delas se tornaram memoráveis,  como S. Luís, Chiado-Terrasse, Tivoli e Éden. Uma obra ideal para quem quer conhecer a Lisboa antiga e uma de suas maiores memórias culturais.

    3. Os Objectos de Fernando Pessoa (Jerónimo Pizarro, Patricio Ferrari e Antonio Cardiello/ 2013/ Dom Quixote): nas palavras de Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa: “Dos óculos que se tornaram icônicos à máquina de escrever, da famosa cômoda sobre a qual escrevia de pé à estante que o acompanhou sempre, passando por blocos de notas, cartões de visita (seus, de Alexander Search e de Álvaro de Campos), documentos e as cigarreiras, indispensáveis ao grande fumador que era. Fernando Pessoa não nos deixou muitos objetos – o que faz com que cada um deles seja especial”.

    4. Lisboa nos passos de Fernando Pessoa (Marina Tavares Dias/ 2011/ Objectiva): a Marina Tavares Dias é uma das maiores estudiosas da história de Lisboa e do Porto. Ela tem uma série de livros que retraram essas duas grandes cidades portuguesas no passado. Para ela, Lisboa e Fernando Pessoa são indissociáveis. Assim, uniu a sua coleção de livros uma obra que leva o leitor a uma viagem por meio de textos e imagens inéditas da época. Um passeio pela Lisboa pessoana com uma Baixa Pombalina alegre e animada, diferente da atual, e para uma cidade em que bairros residenciais, como o Campo de Ourique, eram ainda considerados pitorescos e muito longínquos do centro.

    5. Eusébio, a biografia autorizada (João Malheiro/ 2012/ Quidnovi): Essa é a biografia completa e autorizada daquele que foi o maior jogador que Portugal já teve. Um trabalhador insano e lutador indomável. Um ótimo companheiro e um admirável adversário. Chegou a deixar o país em transe e, certamente, agitou o orgulho pátrio até seu último momento.

    Onde encontrar

    Como todos os títulos são recentes, as principais livrarias portuguesas certamente os têm. Lembro também que existe a possibilidade de comprar os livros pela Internet com entrega no Brasil. Entretanto, o frete ainda é bastante alto.

    Bertrand Livreirosacesse o site e veja os endereços espalhados pelo país
    Fnacacesse o site e veja os endereços espalhados pelo país

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário