Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O Santuário de Fátima emitiu um comunicado informando a grande reforma que sua principal Basílica vai sofrer a partir de hoje, dia 14 de maio, até o fim de 2015. O objetivo é deixar o espaço mais moderno e seguro para o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em 2017.

    As obras vão fechar a igreja, mas não interromperão o acesso aos túmulos dos pastorinhos. Essa parte poderá ser visitada durante todo o processo.

    leia também: roteiro – o que fazer em Fátima?

    Veja o comunicado na íntegra:

    “Tendo como horizonte a celebração do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima vai realizar uma profunda intervenção de limpeza e restauro no interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o que levará ao seu fecho durante um largo período de tempo.

    Desde a sua construção, a utilização continuada do edifício ao longo de várias décadas levou ao escurecimento das superfícies interiores e ao desgaste de alguns materiais.

    Muito embora os trabalhos a levar a efeito sejam fundamentalmente de caráter conservativo e de limpeza, aproveitar-se-á a ocasião para desenvolver outras importantes intervenções, como por exemplo ao nível da iluminação e do som. A obra compreende ainda a melhoria das condições de segurança dos peregrinos, designadamente das acessibilidades.

    Será igualmente dada uma atenção muito especial a todo o património artístico. Os espaços anexos, nomeadamente a sacristia e a capela de S. José, serão também melhorados.

    Pareceu ainda ajustado efetuar uma intervenção que valorize mais a visita aos túmulos dos Pastorinhos e a veneração das relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta Marto. Neste contexto, é intenção do Santuário criar um itinerário devocional que permita aos peregrinos a oração junto das relíquias dos videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento.

    Outro trabalho de grande monta a realizar durante a mesma altura é o da restauração do grande órgão de tubos da Basílica. Pretende-se fazer a renovação do instrumento, aproveitando tanto quanto possível o existente, mas na consciência de que muita coisa terá de ser alterada.

    Os trabalhos terão início no dia 14 de maio deste ano de 2014 e deverão prolongar-se durante vários meses, em princípio até ao final do ano de 2015. Por esta razão, as celebrações que ali tinham lugar serão transferidas para outros locais, como segue: as missas oficiais das 07:30, 09:00, 12:30, 15:00, 16:30 e 18:30 passarão para a Capela da Morte de Jesus, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade; a missa das 11:00, de segunda a sábado, será celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.

    Garante-se, no entanto, que a visita aos túmulos dos Pastorinhos se manterá acessível praticamente em todo o período das obras, com exceção de um ou outro momento em que as razões de segurança exijam a sua interdição.

    O Santuário agradece, desde já, a melhor compreensão de todos os peregrinos e visitantes de Fátima para os inconvenientes que as obras possam causar.”

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    2 Comentários

    1. Não acredito que não vou poder entrar no Santuario de Fátima, estou inconformada, vou do Brasil para Portugal para isso, não creio que seja verdade.

    Deixe um comentário