Livro “Rimas de Lá e de Cá” traz intercâmbio luso-brasileiro

0
Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

A pouco recebi um lindo material de um autor que gosto muito: o brasileiro José Santos. Tenho um enorme carinho pelo trabalho dele porque todos os seus novos livros sempre são recheados de boas energias, sacadas inteligentes e uma forma muito própria de falar com a infância e a juventude.

A bola da vez é “Rimas de Lá e de Cá”, uma parceria com um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil portuguesa: José Jorge Letria. Esse encontro luso-brasileiro é curioso e bem interessante. Como o José Santos certa vez disse em entrevista ao Cultuga: “é como um repente. Eu pergunto, ele responde e vice-versa”.

capa_rimas_de_la_e_de_ca

O livro, que saiu pela Editora Peirópolis, terá um lançamento especial nesse sábado, às 15h, na Livraria da Vila, em São Paulo. O evento terá ainda a participação do grupo Pranayama, que vai contar histórias para o público.

Há um trecho do release que acho bem bacana destacar: “A obra de poesia apresenta dois amigos, dois Josés, que se encontraram para falar sobre seus países. Juntos, os personagens abordam paisagens, elementos da história e cultura do Brasil e de Portugal com a admiração de quem vê tudo pela primeira vez, como o olhar de uma criança.”

O José (Santos) já havia me contado um pouco de como foi esse processo de criação. São 19 poemas produzidos a partir de uma troca de e-mails que eles fizeram ao longo de dois meses – quase que um “desafio poético”.

“Há uma história a ser contada
em cada peça esculpida,
em cada tela pintada
com inspiração sentida”
(estrofe extraída de Rimas de Lá e de Cá)

Se você quer levar o seu filho ou neto para mais perto do universo luso-brasileiro, essa é uma boa dica!

José Santos

Entrevista feita pelo Cultuga com o escritor José Santos em agosto/ 2012

José Santos é brasileiro e nasceu outro dia mesmo (1959) em Minas Gerais. Atualmente vive em São Paulo. Antes de ser escritor, foi balconista de livraria, assistente de produção, cinegrafista e ajudou a criar um museu, o Museu da Pessoa. Desde que nasceram seus filhos, não parou mais de fazer livros para crianças e jovens. Como seus parentes são de Portugal, em 2009 passou uma gostosa temporada lá, viajando, estudando e lendo muito. Daí surgiu material para vários livros, como o Viagem às terras de Portugal, selecionado para a 50ª Feira do Livro Infantil de Bolonha e publicado pela Peirópolis. Nessa mesma viagem, conheceu pessoalmente o seu xará português, com quem simpatizou de imediato. Desde então estão a ter ideias, a inventar moda. O José de cá organizou a antologia do José de lá, chamada O livro extravagante, publicada em 2011 pela Peirópolis. Deu tão certo que se animaram a fazer este livro, nascido de uma conversa pela internet.

José Jorge Letria

Entrevista feita pelo Cultuga com o escritor Jorge Letria em agosto/ 2012

José Jorge Letria nasceu em Cascais, Portugal, perto do mar, em 1951, filho único de um casal feliz. Foi bom aluno e teve a ilusão de que o curso de Direito seria o caminho certo para o futuro, mas acabou por se tornar jornalista, profissão que exerceu durante 25 anos. Estreou-se em livro em 1973, há quarenta anos, como poeta, e nunca mais deixou de o ser. Publicou até a presente data cerca de duzentos títulos, a maioria para os mais novos. Está traduzido em mais de uma dezena de línguas e foi premiado em vários países. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e integra vários organismos internacionais, o que o obriga a viajar bastante, mas as viagens que mais gosta de fazer é por dentro dos livros. Ainda assim, faz questão de nunca deixar de ter tempo para escrever, pois essa é uma forma insubstituível de respirar e de viver. O primeiro encontro com José Santos aconteceu em Lisboa. Começaram a delinear projetos, de que este trabalho a quatro mãos e duas vozes é um bom exemplo, e têm outros em vias de concretização, que a imaginação e a energia felizmente nunca esmorecem.

Lançamento: “Rimas de Lá e de Cá” – Editora Peirópolis
Data e horário: 06/09/2014 às 15h00
Local: Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena
Telefone: (11) 3814-5811


Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

Temos parcerias com empresas que oferecem serviços de qualidade em Portugal e com bons preços aos nossos leitores. Sempre que você reserva um serviço utilizando os nossos links, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. 

icon-saude

SEGURO VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro. Parcele em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito ou ganhe 5% de desconto no boleto.

COTAR SEGURO VIAGEM

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Acesse a RentalCars para receber o orçamento das empresas mais conhecidas para o aluguel de carro em Portugal.

COTAR ALUGUEL DE CARRO

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
O Booking é o site que usamos para reservas há mas de 15 anos. Encontre apartamentos de temporada, casas típicas e hotéis com opção de cancelamento gratuito!

COTAR HOSPEDAGEM

icon-carroTRANSFER E PASSEIOS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com o Vinícius e sua equipe!

RESERVAR TRANSFER/ PASSEIO

TOURS A PÉ
Você sabia que nós, Priscila e Rafael, também podemos receber você?

RESERVAR PASSEIO A PÉ

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência diferente em Lisboa? A Kamila vai te levar em um passeio de tuk tuk!

RESERVAR PASSEIO DE TUK TUK

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

RESERVAR ENSAIO – LISBOA

RESERVAR ENSAIO – PORTO

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário