Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    “Tudo começou quando, há 60 anos, o meu pai saiu de Miranda do Douro (em Trás-os-Montes) e a minha mãe saiu de Satão (em Viseu) e foram cada qual com a sua família para uma terra chamada Brasil.

    Lá em São Paulo o destino os uniu. Casaram, tiveram seus dois filhos – eu e o meu irmão – e nunca mais voltaram a Portugal.

    Nasci e vivi em São Paulo, onde me formei em Comunicação Social, Publicidde e Propaganda. Depois de muitas voltas que a vida me obrigou a dar, resolvi vir conhecer a terra dos meus pais, as suas origens e ficar por aqui um tempo. A ideia era morar em Barcelona e voltar para o Brasil depois de uns 3 anos.

    Só que o destino me trouxe ao Porto, uma cidade que me encantou. Assim como um fotógrafo portuense. Casei. Com o fotógrafo e com a cidade.

    rita_oportoencanta_2

    Barcelona ficou apenas para as visitas que lá faço uma vez ou outra. Porque o meu lugar é o Porto.

    E, por isso, há quase 3 anos, comecei a escrever o blog O Porto Encanta, para mostrar às pessoas a minha paixão por esta cidade.

    A ideia era mostrar a cidade para os brasileiros, com o objetivo deles incluirem o Porto nos seus roteiros de viagens para a Europa. Mas, para minha surpresa, os próprios portuenses adoram o blog e os portugueses que vivem em outras cidades ou países também.

    Lá se vão quase 10 anos de Portugal e de Porto. Hoje sinto-me portuense e paulistana 50-50%.

    A vida em Portugal me seduziu por completo: aqui aprendi a apreciar cada vez mais a cultura, a gastronomia e os vinhos. Aprendi a respeitar as diferenças e a valorizar as coisas simples da vida.

    rita_oportoencanta_3

    Por incrível que pareça, descobri o valor de cada estação do ano e o que cada uma dela pode nos oferecer. Descubro, dia após dia, que a felicidade não é um estado geográfico, mas sim, um estado da alma.

    Uma coisa nunca me abandona: a saudades da minha família e dos meus amigos do Brasil.”

    Rita Branco
    O Porto Encanta

    Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    6 Comentários

    1. Jose Luiz Pontes Macedo em

      Cara Pricila
      Parabéns pelo belo trabalho que esta realizando. Espero que você possa me ajudar.
      Cheguei do Porto semana passada, tenho cidadania portuguesa , moro e trabalho aqui no Rio de Janeiro. Fiquei tão encantando com o Porto que acabei por comprar, ou melhor, manifestar interesse de compra em um imóvel na Ribeira. A duvida é: Por se tratar de imóvel remodelado, em fase final de obra, o mesmo esta sendo passado com contrato de cedência de posição do primeiro proponente. Sendo que deverei pagar um determinado valor já pago pelo primeiro proponente, acrescido do lucro que o mesmo esta obtendo . O restante segundo promessa de venda já enviada, deverá ser pago na ocasião da escritura definitiva, o que esta previsto para Maio. Que certidões/ documentos, devo solicitar ao proponente vendedor, para que eu possa transferir o dinheiro com tranquilidade. Caso não possa me ajudar, peço que indique alguém por ai que possa me ajudar Ok. Muito Obrigado. Seu site esta show. Abçs

    2. Olá Priscila!
      Vivi no Porto no ano de 2013. Desejo retornar à Portugal em Janeiro de 2016 (Inverno!). Mas gostaria de alugar um apartamento na região da Costa próxima à Lisboa. A ideia inicial é Setubal. O que achas?

      Estou preocupada com o custo de vida. Pensas que consigo um T2 mobiliado com o básico, confortável ( aquecimento) e em bairro agradável ( alguma opção de bairro?) em torno de 500 euros para 30 dias?

      Caso seja possível envia uma mensagem para o meu email?

      Parabéns pelo Blog!
      Abraço,
      A.

      • Priscila Roque em

        Olá, Alice!
        Como vai?
        Não sei se entendi bem a questão que propôs. Você deseja morar na região de Setúbal ou passar as férias de 1 mês por lá?
        Para viver, Setúbal pode ser uma opção. Para passear, escolheria Cascais. Na minha opinião, Cascais tem uma estrutura melhor para o turista e de acesso a Lisboa. Mas se é para viver, realmente Setúbal pode ser mais barato e interessante. Entretanto, essa questão é bastante pessoal e varia de acordo com o que você planeja para a sua rotina.
        Com relação a Setúbal conheço somente o centro histórico, então, infelizmente não posso ajudá-la. Para cotar preços de imóveis, creio que o ideal seja fazer uma pesquisa diretamente em sites direcionados. Para alugar por um longo tempo, por exemplo: http://www.imovirtual.com/ Para alugar por temporada, por exemplo: http://www.homestay.com
        Boas pesquisas!

    3. Rosemeire De Melo Telheiro em

      Olá, Priscila Roque. Adorei seu blog, estou prestes a me mudar para o Porto, pois meu marido foi contratado para trabalhar em Leca do Bailo, gostaria de dicas de onde alugar, pois hoje moro em Santos-SP, amamos aqui. Estamos até em dúvida em fazer essa mudança, devido ao clima que estamos acostumados aqui. O que vc me indica? Desde já, obrigada. Abs.

      • Olá, Rosemeire
        Como vai?
        Como vivo em Lisboa, não posso ajudá-la com sugestões de onde viver nos arredores do Porto, pois não conheço a área com profundidade – somente as áreas turísticas. O ideal é que vocês fiquem em um apartamento temporário ao chegarem a cidade para depois procurar, junto as imobiliárias locais, as melhores opções que possam se adequar ao que procuram.
        O clima é bem diferente de Santos, sim. Entretanto, poderão se adaptar – sobretudo pelas belezas do norte e do país como um todo.
        Um forte abraço

    Deixe um comentário