Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Anualmente, acontece um encontro entre blogueiros brasileiros que vivem na Europa com o objetivo de fortalecer e discutir formas de profissionalização dessa atividade.

    A primeira edição foi feita em Barcelona, comandada pela Cris, do blog Sol de Barcelona, em 2014. A segunda veio em novembro do ano passado, no Porto, e foi organizado pela Rita, do blog O Porto Encanta. Nesse ano, entramos no terceiro encontro, dessa vez tocado pela Nicole e pelo Pacelli, do blog Agenda Berlim, e pela Claudia, do Brasileiros Mundo Afora.

    A edição do Porto foi a nossa primeira participação e ela funcionou como um divisor de águas para o Cultuga. Primeiro porque pudemos aprender muito com as dicas e os novos olhares dos blogueiros que estiveram presentes. Depois, pela integração entre os participantes, quando entendemos o valor que existe no trabalho feito em grupo.

    O EEBB se tornou uma fonte de inspiração e motivação. Muito do crescimento que tivemos em 2016 se deve ao que absorvemos nesse encontro. Foi um dos melhores investimentos que pudemos fazer para a formação e estrutura do Cultuga.

    Com os novos amigos e uma comida excelente no jantar oferecido pela Fundação de Serralves
    Momentos do II EEBB
    Manhã de palestras na Casa da Música
    Momentos do II EEBB

    Agora, para a edição de Berlim, recebemos com muito carinho e orgulho o convite para apresentarmos uma palestra sobre produção de conteúdo. Esse também foi o tema central do nosso ano, quando conseguimos delinear melhor o perfil de você, leitor do Cultuga, para desenvolver um material que você realmente precisa, adequado a sua linguagem.

    iiieebb-cultuga-cartaz

    Além do nosso tema, um time muito competente e bacana vai integrar as demais palestras trazendo informações sobre profissionalização do blog (com o nosso parceiro Daniel Duclos/ DucsAmsterdam), SEO (com Erick Weicker/ Euro Dicas), realização de projetos com parcerias (com Rita Branco/ O Porto Encanta e Juliana Guimarães/ Eu Ando Pelo Mundo), além de uma rodada de discussão sobre redes sociais com (Isa Discacciati/ Itália per Amore, Camilian Siqueira/ Destino Munique, Letícia Diethelm/ Viva Viena, Suzana Paquete/ That Good Trip, Gisele Almeida/ Viajar Pela Europa e moderação de Rode Veiga-Pfeifer/ Entre Duas Culturas).

    Entretanto, é sobretudo pelo apoio dos nossos parceiros, que conseguimos crescer ano a ano nesse encontro. Na terceira edição, quem vai nos acompanhar são: visitBerlinMicrosoft Berlin, Scandic Berlin, GetYourGuide e o The Circus Hostel Berlin.

    Para quem deseja acompanhar os ecos desse mega encontro, poderá nos seguir pelas redes sociais a partir da hashtag #IIIEBBB2016, nos dias 12 e 13 de novembro de 2016.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    6 Comentários

      • Obrigada pelo carinho, Naiara! Realmente não é fácil. Eu e o Rafa temos a sorte de um poder dar uma lida e revisada no texto do outro. Mas o botão “publicar” é quase viciante auhauahauhaua :D
        Um grande beijo

    Deixe um comentário