[Série Luso-Brasileiros] Conheça a história do Igor Lopes

5

Entramos o mês de novembro com mais uma etapa da série luso-brasileiros, em que dividimos aqui histórias sobre as famílias dos nossos leitores toda terça-feira.

Dessa vez, conversei com o Igor Lopes (que já havia nos contado um pouco sobre sua paixão por Portugal aqui). Ele tem os avós maternos do concelho de Armamar, distrito de Viseu, e o pai de Constantim, concelho e distrito de Vila Real.

Aliás, essa foto tão linda do topo do post estão o avô Joaquim Pereira e a avó Maria de Lourdes Pereira. De acordo com o Igor, sua família imigrou para o Brasil entre os finais da décadas de 1950 e 1960 e se instalou no Rio de Janeiro.

Em sua infância, na década de 1980, descobriu a origem de sua família e esteve pela primeira vez em Portugal. Eles haviam lhe contado que tais regiões eram mais pobres, com pouco desenvolvimento e uma vida rural. Depois, ao longo de sua adolescência e vida adulta, já teve a oportunidade de retornar ao país por muitas vezes.

Perguntei a ele o que sentiu quando esteve na terra de sua família:

Foi uma imersão nas minhas origens, algo bem diferente do que vivo hoje no Rio de Janeiro. Era como se estivesse voltando ao passado e conhecendo o que os meus avós e pais viveram. Fui surpreendido com a paz e a calma dos lugares.

O Igor já viveu, inclusive, alguns anos em Portugal:

“Nasci no Rio de Janeiro, nos anos 1980. Adoro esta cidade. Mas vivi em Portugal, terra dos meus avós e do meu pai, entre 2004 e 2010. Por lá, tive belas experiências profissionais e de vida em Lamego, Peso da Régua, Armamar, no Douro em geral, mas também no Porto, Lisboa e Coimbra – onde acabei fazendo Mestrado.”

Ele ainda me contou que os avós viveram imigrados no Brasil por mais de 50 anos e tal carinho é também por eles terem ajudado os seus pais em sua criação. “Adoro Portugal”, ele completou :)

Obrigada por compartilhar um pouco da sua história, Igor!

Não sabe por onde começar o planejamento da sua viagem a Portugal? Veja aqui uma seleção com os artigos mais lidos do nosso blog para organizar o seu roteiro.

Viaje tranquilo para Portugal

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Real Seguro Viagem e pague em 12x SEM JUROS

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-consultoria

TRANSFER
Tenha uma chegada tranquila e segura a Portugal. Reserve aqui um transfer

icon-carroCITY TOURS EM PORTUGAL
Quer viajar Portugal de norte a sul? Faça um city tour privativo

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA – LISBOA E PORTO
Tenha fotos lindas da sua viagem! Conheça as nossas Sessões Fotográficas

icon-tour

TOUR A PÉ EM LISBOA
Venha percorrer a nossa Lisboa! Faça um tour a pé com o Cultuga

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

5 comentários

  1. Avatar
    Ana Medeiros em

    Conheci o Igor no trabalho. Ele é um apaixonado por Portugal e um grande divulgador da cultura luso-brasileira. Tem um grande talento. Jornalista, escritor, batalhador. Escreveu um lindo livro sobre a fadista Maria Alcina. As histórias dos imigrantes portugueses e seus descendentes se entrelaçam e são parecidas em vários aspectos, pois todas trazem a marca da coragem, da fé, da esperança, da determinação, da dedicação ao trabalho, à família e aos amigos. Isso fica marcado no DNA de cada um de nós e nos dá força nos momentos difíceis. Portugal é o resgate que fazemos de nossa história e o carinho que afaga a alma de um filho luso-brasileiro. Viva o Brasil que acolheu nossas famílias e viva Portugal que sempre nos recebe em seu coração generoso, acolhedor e amigo! Parabéns, Igor pela família linda que te ensinou a ser um homem de bem. Abraços, Ana Medeiros.

  2. Avatar
    Mario Machado Lima em

    Mario Machado,

    Conheci o Igor em 2011 no inpi onde trabalhamos até hoje. Uma das melhores pessoas que existem no mundo, cara do bem, amigo de todos e ótimo filho. O meu contato com Portugal foi ele que me apresentou através de fotos, reportagens dos lugares e a experiência de ter morado por lá alguns anos. Um grande abraço Igor para você e família.

  3. Avatar

    Como jornalista, Ígor colabora em muitas matérias para o nosso Jornal Mundo Lusíada. Parabéns Ígor e que venham muitas histórias mais para contar!

Deixe um comentário