Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Essa coluna que assino aqui no Cultuga tem como principal objetivo matar a saudade de Portugal. Ou aguçar ainda mais a vontade de quem ainda não colocou os seus pés por lá. E ao entrar na Casa de Portugal, na capital paulista, a gente consegue fazer isso de várias formas.

    Gastronomia, literatura, música, dança, artes visuais e até mesmo as festas fazem parte dos serviços oferecidos pela casa. Você vai poder comer castanhas e uvas nas festas anuais. Ou ouvir o Fado e acompanhar danças folclóricas. Saborear a gastronomia e ainda ler gratuitamente um clássico da literatura portuguesa.

    Ah, os azulejos… Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

    Quer saber como você pode aproveitar essa instituição? Acompanhe as dicas e, depois, é só escolher por onde começar – porque as atividades são abertas a quem não é associado, inclusive as gratuitas.

    Conheça a Casa de Portugal de São Paulo

    casa-de-portugal-fachada-marianagajanigo
    Entrada da Casa de Portugal, na Av. da Liberdade. Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

    A Casa de Portugal completa 82 anos em 2017. Nasceu nas mãos de imigrantes portugueses lá na década de 1930, na Rua São Bento, no centro da cidade de São Paulo. Ganhou sede própria em 1956 – local que ocupa até hoje: um imponente edifício no estilo neoclássico no bairro da Liberdade.

    casa-de-portugal-fachada
    Iluminação noturna da fachada. Foto: Divulgação/ Casa de Portugal

    Esse edifício foi construído pelo escritório de Ramos de Azevedo, em projeto do arquiteto Ricardo Severo. E por lá passaram inquilinos importantes, que mostram a importância da Casa para a comunidade portuguesa. O Consulado, por exemplo, ocupou parte do prédio por décadas, o mesmo com a Câmara do Comércio. Já o Instituto Camões usava uma grande sala que hoje é a ampliação da biblioteca. E mesmo com o passar do tempo, não perdeu sua essência na promoção e difusão da cultura portuguesa.

    Gastronomia

    No restaurante Sabores de Portugal acontece um evento bem tradicional que se repete há cerca de 70 anos! Isso mesmo, é o famoso Almoço de Quinta. Toda quinta-feira, a partir das 12h30, a refeição é servida no sistema buffet, totalmente dedicado à gastronomia portuguesa. Tem uma localização interessante pois fica no subsolo do prédio. O ambiente é todo decorado e climatizado. Virou um ponto de encontro de portugueses e descendentes em São Paulo.

    Onde comer um BOM pastel de nata em São Paulo?

    Festas e concertos

    A Casa tem vários espaços que são utilizados para eventos. Só o Salão Social cabem mais de mil pessoas sentadas. Há ainda o auditório da biblioteca, com 120 lugares, e o Salão Nobre, para 150 pessoas.

    Nos aniversários da Casa é comum ter grandes concertos de Fado, como aconteceu nos últimos dois anos. Em 2016, foi Carminho quem se apresentou; já em 2015, Camané.

    camane-casa-de-portugal-cultuga
    Camané na Casa de Portugal, em 2015. Foto: Cultuga

    Há festas que estão anualmente no calendário de eventos, como a Vindima, com uvas importadas de Portugal, o Aniversário da Casa, o Aniversário do Grupo Folclórico e a Festa das Castanhas. E esporadicamente há ainda almoços e jantares temáticos com música.

    Foto: Cultuga

    Para acompanhar a agenda, siga a página oficial da Casa no Facebook.

    Literatura

    Se gosta de ler, vá direto para a biblioteca da Casa, que completa 60 anos em 2017. Ela é gratuita e tem cerca de 26 mil livros em língua portuguesa, a maioria títulos de literatura e história. Mas há também literatura infantil, filosofia, crítica literária, cinema, entre outros.

    Auditório da Biblioteca. Foto: Divulgação/ Casa de Portugal

    Atualmente, a biblioteca ocupa dois grandes salões, que ficam no terceiro andar do prédio. Um deles, o Salão Camões, é todo decorado com móveis antigos, alguns do século XVI. É lá que estão os 12 mil títulos doados há um ano pelo professor Massaud Moisés.

    A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h30. A leitura e empréstimos dos livros são gratuitos. E não deixe de tirar uns minutos para bater um papo com a simpática a Dona Eliane Junqueira, que cuida de todo esse acervo há 23 anos com muita dedicação.

    Um cantinho português na cidade de São Roque

    Dança folclórica

    casa-de-portugal-sao-paulo-grupo-folclorico-1
    Grupo Folclórico da Casa de Portugal em apresentação. Foto: Divulgação/ Casa de Portugal

    A Casa de Portugal mantém um grupo folclórico composto por 16 pares, uma banda com 10 instrumentistas e um cantor. Já são 46 anos de atividade. Normalmente se apresentam nas festas que são realizadas na Casa. Assim vai poder conhecer um pouco a cultura portuguesa, principalmente do norte do país.

    Exposições

    Há também uma galeria de arte que recebe exposições de artes visuais. No dia 28 de abril de 2017 foi inaugurada a exposição fotográfica “Bancos – de mobiliário urbano a instrumento de integração”, da fotógrafa Catarina Machado. São 20 ampliações de fotos tiradas em diversas localidades de Portugal.

    Casa de Portugal de São Paulo
    Endereço: Av. da Liberdade, 602 – Centro/ São Paulo – SP
    Informações: 55 (11) 3273-5555

    Jornalista, fã das artes, consultora de viagens e guia de turismo em São Paulo. Desde 1998, trabalho com jornalismo cultural. O meu pai morou em Portugal na década de 1980, e eu passava as férias de verão do hemisfério norte com ele. Assim, nasceu a minha forte ligação com o país. Desde então, já desembarquei 8 vezes em Lisboa. Aqui no Cultuga, escrevo a coluna Portugal no Brasil.

    2 Comentários

    1. Fabio Dos Santos Freitas bettencourt em

      Ótimo comentário da profissional Marina .
      Valores de família ,viagens e profinalismo e conhecer novas culturas não tem preço!

      Bom perfeito :happy new year
      Família Santos Freitas bettencourt
      ????????☕️????????????

    Deixe um comentário