À Terra: uma viagem gastronômica pelas ilhas dos Açores

0

A Ilha de São Miguel, nos Açores, proporciona as mais diversas experiências gastronômicas aos viajantes que visitam esse paraíso em Portugal.

Eu e a Pri tivemos a oportunidade de provar iguarias ímpares durante a nossa viagem, que vai da carne, como o Bife Regional e o cozido das Furnas, aos sabores do mar. O melhor de tudo é que há restaurantes para todos os bolsos e com propostas originais e diferentes. Uma dessas propostas fica no À Terra, restaurante inserido no único hotel 5 estrelas do arquipélago, o Azor Hotel.

Como foi o nosso jantar no restaurante À Terra

O ambiente e o serviço

O restaurante À Terra fica no primeiro andar do Azor Hotel, com uma vista privilegiada para a marina da cidade de Ponta Delgada. Esse já um bom motivo para reservar uma mesa ao lado das amplas janelas do salão.

Onde comer em Ponta Delgada: Restaurante A Terra, Açores

A cadeira onde sentei ficava quase em frente a cozinha. Ou seja: consegui ver e sentir o clima de harmonia e dinamismo entre os cozinheiros.

Aliás, o chef Cláudio Pontes, responsável pela cozinha, é um açoriano que defende o uso dos produtos da sua terra e que faz o cliente “viajar” pela gastronomia dos Açores. Uma das principais metas dele como chef é conquistar uma estrela Michelin para o arquipélago – o jornal Diário dos Açores destaca justamente isso, em uma boa reportagem sobre o Cláudio.

E foi em um ambiente descontraído, com funcionários atenciosos e boa comida que viajamos – sentados em uma mesa – ao redor das ilhas.

Como é o clima e o que levar na mala para os Açores?

O couvert e a entrada

A “viagem” pelos sabores dos Açores começou pelo oceano. O couvert foi um pãozinho de cogumelos e alecrim bem temperado, acompanhado de uma terrina de espadarte, que é como se fosse uma pasta de peixe, no caso, peixe-espada. Além disso, havia a tradicional manteiga açoriana.

Onde comer em Ponta Delgada: Restaurante A Terra, Açores

O menu apresentado para nós seguiu de forma leve, com um gaspacho fumado no Josper (uma mescla de uma grelha com carvão e de um forno) e cavala meia cura. Geralmente, a sopa se sobressai, porém, nessa entrada, ela era mais espessa, dando mais brilho para o pequenino peixe.

Onde comer em Ponta Delgada: Restaurante A Terra, Açores

Entradas aprovadas e com apetite para mais uma parte da viagem gastronômica.

O peixe e a carne não poderiam faltar

Mais um peixe típico chegou a nossa mesa. Dessa vez, um Boca Negra de sabor leve e suave, com caldo (de peixe) típico da ilha do Picoa título de curiosidade, é nessa ilha que se encontra o ponto mais alto de Portugal. A Torre, na Serra da Estrela, é o segundo. ;)

Para dar um toque adocicado e deixar o prato ainda mais harmônico, acompanhava batata doce em duas texturas.

Onde comer em Ponta Delgada: Restaurante A Terra, Açores

Chegava a vez das pastagens açorianas demonstrarem o porquê conseguem acolher tão bem as vaquinhas no meio do Atlântico. O resultado disso é a fama que a carne dos Açores tem no país todo.

Durante a nossa estadia em São Miguel, o bife regional foi um dos pratos que mais comemos. No À Terra, foi a vez de provar outra parte da vaca, o Sete da Pá. Ela vinha fumada – no Josper, claro – e acompanhada com ervilhas, batata e aipo. Um prato com empratamento clássico, mas que faz a maciez da carne – desmanchando no talher e na boca – ser a grande estrela.

Onde comer em Ponta Delgada: Restaurante A Terra, Açores

Como ir de Lisboa aos Açores?

Sobremesa com sabor açoriano

O ananás é a fruta rainha dos Açores. É impossível pensar no arquipélago e não lembrar dele – pelo menos pra mim. Independente do perfil do restaurante que você comer na Ilha de São Miguel, o ananás estará lá. Aqui no A Terra não poderia ser diferente.

Na nossa sobremesa, o ananás era o destaque, com duas formas distintas de apreciar: natural em calda e em um chips bem crocante. Só com isso eu já estaria feliz, mas a composição ficou ainda melhor com a frescura do sorvete de côco, os pedacinhos de suspiro e o toque final de anis.

Onde comer em Ponta Delgada: Restaurante A Terra, Açores

Sobremesa de ananás e um café acompanhado de doces variados para finalizar esse delicioso jantar

Restaurante À Terra – Azor Hotel
Endereço: Av. Dr. João Bosco Mota Amaral – Ponta Delgada – Ilha de São Miguel – Açores
Contato: (+351) 296 249 900
Horário: todos os dias, das 12h30 às 23h
Preço: média de 30€ por pessoa

A série de reportagens #AçoresParaBrasileiros foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. A nossa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do VisitAzores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – AzoresAirlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa.

Não sabe por onde começar o planejamento da sua viagem a Portugal? Veja aqui uma seleção com os artigos mais lidos do nosso blog para organizar o seu roteiro.

Viaje tranquilo para Portugal

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Real Seguro Viagem e pague em 12x SEM JUROS

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-consultoria

TRANSFER
Tenha uma chegada tranquila e segura a Portugal. Reserve aqui um transfer

icon-carroCITY TOURS EM PORTUGAL
Quer viajar Portugal de norte a sul? Faça um city tour privativo

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA – LISBOA E PORTO
Tenha fotos lindas da sua viagem! Conheça as nossas Sessões Fotográficas

icon-tour

TOUR A PÉ EM LISBOA
Venha percorrer a nossa Lisboa! Faça um tour a pé com o Cultuga

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário