Saiba como levar vinhos na mala de viagem

6

Os vinhos portugueses estão entre as melhores coisas para levar de recordação ou de presente para o Brasil. São de excelente qualidade, têm bons preços e há diversos tipos para todos os gostos. Porém, um velho problema incomoda muitos viajantes: como levar vinhos na mala?

Como levar garrafas de vinho na mala?

Eu e a Pri já embalamos diversas vezes garrafas com sacos, roupas e plástico bolha para levar aos familiares e amigos quando vamos de Lisboa para São Paulo rs. Por isso, a Lazenne nos convidou para testar alguns de seus protetores. Esta é uma empresa europeia (com atendimento em português) especializada em artigos próprios para proteger as garrafas de vinho, principalmente, quando transportadas na bagagem de porão.

Embalagens especiais para garrafas de vinho

Ao todo, são mais de 20 produtos diferentes para transportar garrafas comercializados pela Lazenne. Nós recebemos quatro deles para testar: dois protetores de isopor, cada um com capacidade para seis garrafas de formatos variados, além de dois protetores individuais revestidos de materiais diferentes.

De acordo com a experiência que nós tivemos, para quem viaja a Portugal com uma mala grande ou média e pretende comprar vários vinhos e azeites, a forma mais segura de encaixar na mala é com o protetor para seis garrafas clássicas – com diâmetro máximo de 78 mm. A embalagem de isopor protege contra impactos, temperaturas extremas e mantém os níveis de pressão. Há também um modelo maior que assenta garrafas de espumante com diâmetro máximo de 90 mm.

Em uma mala média, é esse o espaço que será ocupado pelo protetor. Além de garrafas de 750ml, também transportamos 2 pequenas de vinho da Madeira. Do lado direito, um protetor maior, que pode ser usado para garrafas maiores, como as de espumantes, por exemplo

Outros dois tipos de embalagens que testamos foi a Wineskin e a bolsa Bottelo. Elas evitam que o líquido derrame, têm plástico bolha internamente e um bom revestimento, sendo assim, ideal para quem vai levar poucas unidades na mala e pretende espalhá-las junto a outros artigos da mala (sem ter que fazer aquele “bolo” com as roupas e sacos plásticos).

Na Wineskin, optamos por levar uma garrafa de azeite – que também é plenamente compatível

Uma coisa que eu achei interessante especificamente na Bottelo é a alça, pois também é uma peça útil após a viagem para carregar a bebida quando você for a um jantar na casa de amigos, por exemplo.

A bolsa Bottelo ainda pode ser usada para o transporte em um jantar na casa de um amigo, por exemplo

icon-consultoriaQuer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Como comprar os protetores de garrafa?

Comprando pelo site da Lazenne, você pode pagar com cartão de crédito internacional. Entretanto, a melhor forma de receber os produtos é solicitar a entrega diretamente no hotel em que você vai se hospedar (que pode ser em qualquer país da Europa), visto que a empresa garante a entrega da encomenda durante a sua viagem e, se necessário, também pode contactar o concierge do hotel para confirmar o recebimento – de forma segura e confortável. O prazo fica entre 2 e 4 dias úteis.

12 curiosidades sobre o Vinho do Porto

Onde comprar bons vinhos em Portugal?

O que não falta são locais onde comprar vinho, principalmente em Lisboa e no Porto. Em todos os supermercados do país há uma boa variedade, como no El Corte Inglés Lisboa e Vila Nova de Gaia, e no hipermercado Continente – que são sempre as nossas opções de eleição.

Caso você procure por uma marca muito específica ou algum vinho premiado ou especial, indico as garrafeiras mais tradicionais e as lojas das próprias vinícolas. Afinal, Portugal todo produz vinho – inclusive nos arquipélagos da Madeira e dos Açores – então não será difícil comprar uma boa garrafa do Alentejo, do Douro, da Península de Setúbal ou do Dão, por exemplo.

Portugal não é só um grande produtor de vinhos, mas também de azeites, licores e cervejas. Ou seja, dependendo do formato das garrafas de vidro, dá para transportá-las nessas embalagens da Lazenne da mesma forma.

Quantas garrafas de vinho levar de Portugal para o Brasil?

De acordo com a Receita Federal, cada viajante pode levar 12 litros de bebida alcoólica de Portugal para o Brasil. Ou seja, visto que boa parte das garrafas de vinho possuem 750ml cada, você poderá entrar no Brasil com mais do que 12 garrafas (diferentes).

Em uma mala média, geralmente levávamos 4 garrafas enroladas no meio das roupas rs. Com os protetores, conseguimos colocar 8 garrafas no total, todas bem acondicionadas

Mas tenha atenção também ao limite do valor total das compras internacionais, que não podem ultrapassar os 500 dólares e as 12 garrafas idênticas (ou seja, da mesma marca, tipo e tamanho), para estar isento de declará-las na sua passagem pela alfândega na chegada ao Brasil.

Atualmente, as companhias aéreas TAP e Azul, as únicas que fazem a ligação direta entre Portugal e Brasil, estão com novas regras de transporte. As franquias de bagagem de porão variam entre os 23kg e 32kg, sendo possível embarcar com duas ou três malas, de acordo com o tipo de passagem que você escolheu. Fique de olho ao comprar a passagem aérea 😉

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 34 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tara Perdida.

6 comentários

  1. Olá! Parabéns pelo blog, o conteúdo é demais e ajudou muito no nosso planejamento!!! Estou indo a Portugal dia 04, e planejei um roteiro eu mesma, mas por nunca ter visitado o país não sei se é viável. Poderiam me ajudar? Alugarei um carro e faria todo o percurso com ele, sei que as paradas são rápidas mas o intuito é só “ter um ideia” de cada cidade. Muito obrigada!!!
    04/12 – Lisboa
    05/12 – Sintra e Cascais, pernoite em Lisboa
    06/12 – Óbidos, Nazaré e pernoite em Fátima
    07/12 – Batalha, Coimbra, Aveiro e pernoite no Porto
    08/12 – Porto
    09/12 – Volta do Porto a Lisboa

    • Rafael Boro

      Oi, Natalie
      Tudo ótimo e com você?

      Fico feliz que tenha gostado do post e selecionado para o #linkódromo. Muito obrigado!
      Um grande abraço!

  2. Raphael Siqueira em

    Sensacional ! Ótimo post, Rafa ! Aliás, produto aprovado. Todos os nossos vinhos sobreviveram à viagem e chagaram aqui no Brasil DIRETO para a Adega ! Beijos e abraços pra vocês ! Saudades !!

    • Rafael Boro

      Muito obrigado, Rapha! 🙂
      Legal que você gostou do produto e que todos os vinhos sobreviveram e, lógico, que eles vão ter vida curta na sua adega hahaha Aproveitem bastante os maravilhosos vinhos portugueses e voltem logo para cá. 😉
      Abraços e beijos para você e para a Ju!

Deixe um comentário