Cultuga no IVEEBB: veja como foi o evento em Paris

12

A estação do ano mais bonita na Europa é, sem dúvidas, o outono. Confesso que, por isso, também estava ansiosa pela quarta edição do Encontro Europeu de Blogs Brasileiros, o IVEEBB – que em 2017 aconteceu em Paris.

O EEBB é um evento anual que reúne blogueiros brasileiros que vivem na Europa – e sempre acontece em cidades diferentes. Nos anos anteriores, as sedes foram Barcelona, Porto e Berlim. Por isso, neste ano, fomos a Paris.

Geralmente, participam por volta de 50 blogs previamente inscritos, sendo sua maioria focado em turismo. O objetivo é fortalecer o networking e também encontrar ferramentas para profissionalizar o nosso setor.

Em 2016, eu e o Rafa fomos palestrantes do EEBB em Berlim e falamos sobre produção de conteúdo (foto: Felipe Minnicelli)

Como ir de Lisboa a Paris

As viagens de trem rápido pela Europa são bastante comuns. Entretanto, esqueça quando o assunto é Portugal.

Estamos aqui na pontinha do continente – o que já seria uma “desvantagem” pela distância dos outros países. Entretanto, os próprios trilhos e o sistema ferroviário daqui não oferecem viagens que compensem ir de Lisboa a Paris (não há trens diretos, somente com baldeações, e o percurso completo demora mais de 20 horas). Afinal, são 1,5 mil km!

Uma curiosidade é que, quando a estação do Rossio foi inaugurada – no finalzinho do século XIX, havia uma ligação de trem para Paris, sim!

Eça de Queiroz foi um de seus ilustres passageiros, pois fez uma carreira diplomática. Ele era cônsul de Portugal em Paris e morava em Neuilly-sur-Seine, um município vizinho da capital francesa.

Posto isso, claro, eu e o Rafa fomos para o EEBB de avião. Encontramos boas opções pela TAP para fazer Lisboa-Paris. Pagamos 70€ (ida + volta) para cada um, sem mala despachada.

Embarcamos às 6h55 da manhã e, contando com um pequeno atraso na partida e a diferença de fuso horário entre as cidades, que é de 1h, chegamos um pouco antes do almoço no Aeroporto de Orly.

Em nosso retorno de Paris a Lisboa, uma deliciosa surpresa: sol e tempo aberto nesse fim de tarde lindo de outono sobre o Parque Eduardo VII, a Av. da Liberdade e o rio Tejo

Alguns dos clássicos parisienses que não poderiam faltar

Onde nos hospedamos em Paris

Apesar dessa ser a nossa segunda vez em Paris, não tínhamos muita noção de quais eram os melhores bairros para se hospedar.

Em busca de um espaço com boa localização, limpeza, aquecimento e preço, optamos por um Ibis recentemente remodelado no Canal Saint Martin, entre o 10º e o 19º arrondissement (aproveite para tomar o café da manhã no Maison Bichon, que é bem pertinho. Ótimos pães, variedade de chás e atendimento super educado). 

Usamos a linha 7 do metro (via estação Louis Blanc – são 300m a pé) para, praticamente, tudo e o bairro é uma gracinha.

Como foi o IVEEBB

O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros acontece sempre em um fim de semana do mês de novembro. No sábado, temos um dia de palestras e, no domingo, um percurso pela cidade.

Mas, para aqueles que chegam antes na cidade sede, há uma recepção e integração do grupo já na sexta-feira. E foi isso que nós fizemos 🙂

A mesa linda merece uma foto, claro!

Em Paris, tivemos um cocktail de boas-vindas no XO Hotel, servido em parceria com o Hôtel Gustav, às 18h30. O salão era charmoso, quentinho e eles nos serviram alguns petiscos e bebidas – entre elas, um suco de uva orgânico, que me chamou a atenção…

Você sabia que não é tão comum encontrar uma variedade de sucos de uva em Portugal, na Itália e na França – apesar da abundância em produção de uvas de qualidade – como aqueles que vemos no Brasil?

Conversando com a Patrícia, do blog Guia de Roma, e a Martinha, organizadora do evento deste ano e autora do blog Viajoteca, chegamos a conclusão que pode ser “um pecado” ou um “desperdício” fazer suco de uvas tão boas.

Se você souber mais sobre isso, divida aqui nos comentários conosco 😉

Um dia de palestras no Hôtel de Sully

Diante de um imprevisto com o local escolhido para receber as palestras deste sábado, a Martinha – organizadora e anfitriã desta edição do EEBB, procurou histórico edifício do Hôtel de Sully, que abraçou o nosso encontro e se tornou um parceiro de ouro.

O melhor cenário para esse início de manhã

O Hôtel de Sully é um edifício charmoso do século XVII, localizado no bairro do Marais, e também ponto de passagem dos viajantes que visitam Paris pela carga histórica que ele traz. Conheça os detalhes dessa história nesse post da querida Renata, do blog Direto de Paris.

A abertura do sábado foi feita pela Fernanda Souza, do blog Preciso Viajar, às 10h da manhã, com uma palestra sobre a monetização do blog com programas de afiliados. Essa era uma das apresentações mais aguardadas por mim e pelo Rafa, sobretudo por acompanhar o trabalho, o esforço e o engajamento da Fernanda dentro da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, grupo do qual fazemos parte.

Depois, subiram ao palco outras duas profissionais que são inspirações para o Cultuga, sobretudo em nosso trabalho de guias turísticos em Lisboa: a Cristina, do blog Sol de Barcelona, e a Magê, do blog Milão nas Mãos. Elas falaram sobre como potencializar os nossos serviços por meio do blog. Ambas fazem city tour na cidade em que vivem e nos arredores e estão nas indicações de guias brasileiros na Europa que nós recomendamos aqui no Cultuga ♥

Já estamos de volta a Lisboa! 🇵🇹 O #IVEEBB foi espetacular! 🇫🇷 É tão bom poder aprender mais e rever pessoas que gostamos tanto ❤️ Aqui na foto, conseguimos reunir alguns blogueiros brasileiros que são guias na Europa 😃 #Repost @destinomunique (@get_repost) ・・・ 🗼🗼 Paris foi um máximo, principalmente por rever tanta gente bacana da blogosfera e colegas de profissão em outras cidades na Europa! 😍 Na foto não estão todos(as), mas deixo aqui a seguir o Insta de cada um (a) destes (as) feras (guias!) aqui na Europa, brasileiros (as) que também trabalham com tours privativos e personalizados, com anos de casa, muito conhecimento de suas respectivas cidades, sua história, cultura e vida cotidiana! 😉😉😉 Lá no nosso blog tem uma lista completa deste time 😉😉😉 . . Barcelona ➡️ @soldebarcelonablog Milão ➡️ @milaonasmaos Lisboa ➡️ @cultugaoficial Londres ➡️ @londrespravoce Paris ➡️ @dicas_de_paris Porto ➡️ @oportoencanta Praga ➡️ @pragaboemia Roma ➡️ @roma.holiday Veneza ➡️ @italiaperamore Zurique ➡️ @euandopelomundo Diversas cidades na França ➡️ @francaentreamigos . . ➡️➡️ Quem já passeou com eles pela Europa também??? ⬅️⬅️ #destinomunique #guiasbrasileirosnomundo #guiasbrasileirosnaeuropa

Uma publicação partilhada por Cultuga – Dicas sobre Portugal (@cultugaoficial) a

Intervalo para o almoço e também hora de matar as saudades dos amigos que fizemos nas edições anteriores do EEBB. Fomos acompanhados pela querida Raquel, do blog Praga Boêmia – a quem já devemos uma visita e também um beer tour em Praga.

A segunda ronda de palestras foi aberta pela Damaris Lago, da agência de comunicação AtitudeCom. Uma feliz coincidência conhecê-la pessoalmente aqui, pois a agência dela prestou assessoria de imprensa para várias marcas com as quais trabalhei quando escrevia para revistas no Brasil, há quase 10 anos. Ela apresentou sugestões de parcerias antes agências e blogs e ressaltou a importância dos influenciadores digitais, independente do seu alcance em números (parafraseando a Rita, do blog O Porto Encanta que sempre diz que “nós não somos feitos de números”).

Para amarrar essa ideia, assistimos a palestra da Julia Morales, do blog Nosso Armário. Ela reforçou a importância de ter uma presença digital e como fazer bom uso das redes sociais na promoção dos blogs.

Meninas do BLPM – Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid

Para fechar o ciclo de palestras, vieram as meninas do BLPM – Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid, que contaram quais foram as mais valias alcançadas diante da formação de um blog coletivo – um modelo interessante de networking, com a troca de conhecimento entre os profissionais envolvidos, e que comprova o valor de uma parceria. Definitivamente, juntos somos mais fortes e, claro, vamos mais longe.

Ao final de cada encontro, como é de costume, o destino sede do próximo encontro é anunciado. O que não estávamos esperando é que já teríamos duas cidades pré agendadas para 2018 e 2019: Manchester e Madrid 😀

Nós também tivemos um outro anúncio especial durante o evento. A Azbileg Tsamba Incerto, gerente de vendas internacional das Galeries Lafayette e coordenadora de parcerias para a América do Sul,  esteve presente no encontro, pois os tivemos como apoiadores nesta edição de Paris (com um kit de boas-vindas lindíssimo). Ela se colocou à nossa disposição para que as Galeries Lafayette permaneçam como nossos parceiros nas próximas edições, mesmo fora da França.

O kit de boas-vindas do encontro (com Galeries Lafayette e Hippocketwifi)

Wi-fi de bolso: sempre conectados

Falando em parcerias deste encontro, uma outra empresa que abraçou o nosso projeto com enorme carinho foi a Hippocketwifi. Certamente, a cobertura do evento não teria sido a mesma sem o apoio deles.

A todos os blogueiros foi emprestado um modem de bolso para que fosse utilizado durante os dias em que estávamos em Paris.

Ele é bem simples de usar e tem autonomia de até 6h (e desliga automaticamente para economizar bateria enquanto não é usado. Portanto, para nós, só era necessário recarregar a noite, quando chegávamos ao hotel). Bastava apertar o botão central para ligar e acessar a rede com a senha marcada no verso. Podem ser conectados até 10 aparelhos no mesmo modem – um bom custo/ benefício para quem viaja em família, quando todos podem estar conectados sem a necessidade de comprar um chip para cada um.

A Hippocketwifi é uma empresa de aluguel de modens de bolso. Portanto, quem viaja para a França, pode solicitar a entrega do aparelho gratuitamente no Aeroporto ou no hotel em que estará hospedado com quatro dias de antecedência. Para quem viaja a Portugal (ou outro país da Europa coberto por esse serviço), também pode solicitar a entrega no hotel, mas com a taxa de 15€ adicionais. Para quem está na França, faz a devolução do aparelho gratuitamente em qualquer caixa de correio. Já para quem termina a viagem em Portugal, somam-se mais 10€ no valor final, destinado ao envelope de devolução, que pode ser deixado em qualquer agência dos Correios. Há planos ilimitados, com cobertura em vários países da Europa.

As atrações turísticas parceiras do EEBB em Paris

Para oferecer momentos de integração e informação ao grupo, a Martinha buscou por parceiros locais que pudessem apoiar o EEBB.

Foto: Cristina Rosa/ blog Sol de Barcelona

Na sexta-feira a tarde, a apresentação da cidade foi feita do alto da torre Montparnasse.  No sábado a noite, a descontração do final das palestras aconteceu no Paradis Latin Cabaret. O domingo seguiu com um passeio a pé, pela manhã, ao longo das ruas do charmoso bairro de Montmartre, promovido pelo França Entre Amigos. Depois do almoço, o Panthéon e o Arco do Triunfo, geridos pelo Centre des Monuments Nationaux, abriram suas portas para receber o EEBB. Na segunda-feira, ainda houve um passeio guiado pelas Galeries Lafayette.

Ah, o outono… 🙂

Veja quais foram os blogs que participaram do IVEEBB Paris 2017

Alemanha

Áustria

Espanha

França

Holanda

Inglaterra

Itália

Portugal

República Tcheca

Suíça

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

12 comentários

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Ju,
      Obrigada pelo carinho! Foi muito bom revê-la 🙂
      Claro que pode! Méritos do Rafa, que organizou tudo por países <3
      Um grande beijo

    • Rafael Boro

      Que bom saber que gostou do post, Tina! 🙂 Boa ideia. Aproveita para ter umas aulinhas aqui em janeiro.
      Um grande beijo e é sempre bom ver você!

  1. Adorei o texto, aliás eu adoro o Cultuga no IG e quando planejei minha roadtrip para Portugal li muito o blog 😉 Eu queria ter tido mais tempo para conhecer vocês melhor, como pra mim foi o primeiro ano tudo foi muita novidade e muita gente nova rs…

    As fotos estão lindíssimas e sinto que elas vão ilustrar o post do Passaporte com Pimenta hihihi =D

    Beijão casal e espero ter mais oportunidade no próximo encontro.

    • Rafael Boro

      Ficamos felizes com o seu recado, Mayte! <3
      É muito legal ter esse feedback, principalmente vindo de uma bloguer 🙂
      O primeiro ano é sempre muito novidade e gente nova para conhecer. No ano que vem em Ma... a gente não vai perder a oportunidade de conversar com mais calma!
      Um beijão!

    • Rafael Boro

      Obrigadinho, Raquel! 🙂
      Berlim, Lisboa e Paris já serviram de palco para a gente se ver, agora está faltando Praga. Estamos ansiosos para conhecer Praga com você!
      Um grande beijo e se tudo der certo… Até o ano que vem, em Praga!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Obrigada pelo carinho, Jessica!
      Adoramos conhecê-la 🙂 Com certeza teremos ainda muitos outros bons encontros como esse!
      Um grande beijo

Deixe um comentário