Qual a melhor época para viajar a Portugal?

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Se tem algo que ouvimos com frequência de amigos e leitores do Cultuga que viajam pela primeira vez ao país é: “Qual a melhor época para viajar a Portugal?”. É difícil dizer, pois cada viajante tem um perfil e o país é interessante o ano todo. Mas esse artigo é, justamente, para você conhecer as características de cada época e escolher aquele período do ano combina mais com você! ;)

Dividi o texto em tópicos para deixar a sua pesquisa mais fácil. De qualquer forma, já adianto: todas as estações do ano têm o seu charme e cada mês tem suas vantagens e desvantagens para quem deseja conhecer Portugal.

Qual a melhor época para viajar a Portugal?

Auge da primavera e início do outono: nosso período favorito

Melhor época para viajar para Portugal: primavera em Braga

As maravilhosas flores da Avenida da Liberdade em Braga, no norte de Portugal

Abril, maio, setembro e outubro são os meses que eu e a Pri mais gostamos de indicar aos viajantes brasileiros que desejam conhecer Portugal. As temperaturas são amenas, formando um par perfeito com o colorido da primavera ou o charme das folhas caídas no outono.

O movimento turístico no país, principalmente em Lisboa e no Porto, começa a crescer a partir de abril. Mas, mesmo assim, as ruas centrais e os monumentos não ficam tão cheios como no verão. O mesmo acontece em setembro e outubro. Já começa a ter uma queda na alta procura. As opções e os valores das hospedagens costumam ser mais interessantes – no interior de Portugal são melhores ainda. ;)

+ Pontos positivos: temperaturas amenas e cenários incríveis para você registrar ou guardar na memória.

– Pontos negativos: o pólen da primavera pode ser ruim para os alérgicos e esses meses de primavera e outono estão mais propícios as chuvas.

Veja aldeias históricas incríveis para conhecer nos arredores da Serra da Estrela

Verão europeu: festas populares e festivais de música

Melhor época para viajar para Portugal: verão em Lisboa

Várias ruas do centro histórico de Lisboa e do Porto são tomadas pela população durante as Festas dos Santos Populares

O verão na Europa é sinônimo de festas, feiras e festivais, pois também é a época das férias escolares mais longas do ano. Em Portugal não é diferente. Em junho, julho e agosto há uma grande variedade de eventos acontecendo em todo o país.

Destaco primeiro as festas dos Santos Populares, que acontecem em todo o país durante o mês de junho (do final da primavera ao início do verão), como a de Santo António, em Lisboa, dia 13 de junho, e a de São João, no Porto, dia 24 do mesmo mês.

Música no Mercado Medieval de Óbidos

Mercado Medieval de Óbidos: programa imperdível para o verão em Portugal

Os fãs da Idade Média poderão se divertir nas feiras medievais de Óbidos e de Santa Maria da Feira que, geralmente, ocorrem em julho e agosto. Já em Viseu, na região centro, tem a secular Feira de São Mateus em agosto e setembro.

Veja bons lugares para dormir em Óbidos

Para quem gosta de festivais de música, não faltam oportunidades para desfrutar dos principais de Portugal. Como a lista é grande, vou separar alguns para deixar você com mais vontade curtir essa época:

NOS Alive (Lisboa) – Julho
MEO Marés Vivas (Vila Nova de Gaia) – Julho
Super Bock Super Rock (Meco, Sesimbra) – Julho
EDP Cool Jazz (Cascais) – Julho
Vagos Metal Fest (Vagos) – Agosto
EDP Vilar de Mouros (Vilar de Mouros) – Agosto
Festival do Crato (Vila do Crato, Portalegre) – Agosto

+ Pontos positivos: aproveitar as festas dos Santos Populares em junho, as feiras medievais e os shows de grandes bandas internacionais nos festivais de verão.

– Pontos negativos: hospedagens mais caras e bastante movimento nas principais cidades turísticas. O clima é bastante quente e muito seco.

Julho e agosto: perfeito para quem gosta de praia

Melhor época para viajar para Portugal: verão no Algarve

A Praia do Camilo é uma das mais bonitas do Algarve e tem fácil acesso de carro ou ônibus a partir do centro de Lagos

Apesar de serem os meses mais procurados pelos portugueses e europeus para tirar férias, os meses de julho e agosto costumam ser os mais quentes em Portugal. Isso significa que é a época perfeita para tomar um banho de mar naquelas praias paradisíacas do Algarve.

Aliás, a região do Algarve, no sul do país, é a mais concorrida. É aí que entra a conhecida “lei da oferta e da procura” rs. Por conta disso, aconselho que faça as reservas de hotéis e o aluguel do carro, se for usar, com bastante antecedência. Assim, você terá mais opções e preços melhores.

+ Pontos positivos: poder mergulhar nos cenários paradisíacos do Algarve, claro. Aliás, a temperatura da água é bem fria nas praias portuguesas – então, o calorão também ajuda a “quebrar” esse o gelo e deixa a experiência mais agradável.

– Pontos negativos: muito movimento no litoral, preços mais altos na rede hoteleira e alguns restaurantes e lojas fechados para férias nos grandes centros – como Lisboa e o Porto. 

A vila de Cascais é linda a qualquer época do ano. Veja aqui um roteiro completo!

Baixa temporada: preços mais baixos e menos movimento

Melhor época para viajar para Portugal: baixa temporada em Lisboa

Pôr-do-sol de inverno no MAAT, em Lisboa: o sol se põe sobre o rio Tejo

A baixa temporada em Portugal vai de novembro a março (tirando as épocas de Natal, Ano Novo e Carnaval). Esse período tem menos procura turística por dois motivos: o inverno e o calendário escolar europeu.

Contamos aqui como montar a sua mala para o inverno em Portugal

A possibilidade de chuva em dezembro, janeiro e fevereiro é maior. Mas isso não significa que não dá para passear pelo país. É só estar preparado. Há atrações cobertas bem interessantes, bons museus, locais para assistir a um show ou espetáculo e, como não poderia faltar, deliciosos restaurantes e cafés para aproveitar.

Por falar em comida, nós adoramos passar mais tempo almoçando ou jantando durante o inverno porque o clima acaba sendo mais convidativo para estar a mesa. Já imaginou comer aquele prato de bacalhau acompanhado de um bom vinho com calma?

+ Pontos positivos: os preços das hospedagens são mais baixos e há menos turistas nas ruas. É mais fácil para conversar com as pessoas do local e desfrutar das experiências, pois o ritmo e a rotina é mais lenta.

– Pontos negativos: pode chover e fazer bastante de frio (mas as chances de nevar – principalmente na Serra da Estrela – também são maiores).

Veja aqui ótimos programas para fazer em um dia de chuva em Lisboa

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

10 Comentários

  1. Avatar
    herivelto miguel tavares em

    Muito bom, era o que estava precisando, obrigado….. é possível alugar uma kitnet, no mínimo um mês em Portugal. Abraço

  2. Avatar

    Rafael, boa noite! excelente suas dicas! Estou pensando ir em Novembro deste ano para Portugal. Vi em alguns sites que pode ter chuva. Costuma ser muito chuvoso em Novembro ou não seria um mês muito recomendado? Obrigada

  3. Avatar

    Adorei o relato! Estou programando viagem para Portugal na segunda quinzena de outubro. Estou um pouco desestimulada, pq li em alguns blogs que é período de chuvas e não valeria a pena. É isso mesmo? chove muito a ponto da gente não aproveitar as ruas, passeios externos? obrigada!

  4. Avatar
    Kátia Rocha em

    Rafael e Priscila, boa noite! Estou com viagem marcada para inicio de novembro. Estou sempre ligada nas suas dicas através do instagram e agora por aqui. Assim, me sinto mais segura para o planejamento. Volto a falar com voces conforme minha necessidade. Ainda não consegui definir as datas certas (IDA ESTA CERTO, SO NAO DEFINI A VOLTA), mas assim que tiver, entrarei em contato com voces para pesquisas de valores para voces me auxiliarem no tour…Grata, Kátia Rocha

Deixe um comentário