Qual a melhor época para viajar a Portugal?

0

Se tem algo que ouvimos com frequência de amigos e leitores do Cultuga que viajam pela primeira vez ao país é: “Qual a melhor época para viajar a Portugal?”. É difícil dizer, pois cada viajante tem um perfil. Mas esse artigo é, justamente, para você conhecer as características de cada época e escolher aquele período do ano combina mais com você! 😉

Dividi o texto em tópicos para deixar a sua pesquisa mais fácil. De qualquer forma, já adianto: todas as estações do ano têm o seu charme e cada mês tem suas vantagens e desvantagens para quem deseja conhecer Portugal.

Qual a melhor época para viajar a Portugal?

Auge da primavera e início do outono: nosso período favorito

Braga, Portugal

As maravilhosas flores da Avenida da Liberdade em Braga, no norte de Portugal

Abril, maio, setembro e outubro são os meses que eu e a Pri mais gostamos de indicar aos viajantes brasileiros que desejam conhecer Portugal. As temperaturas são amenas, formando um par perfeito com o colorido da primavera ou o charme das folhas caídas no outono.

O movimento turístico no país, principalmente em Lisboa e no Porto, começa a crescer a partir de abril. Mas, mesmo assim, as ruas centrais e os monumentos não ficam tão cheios como no verão. As opções e os valores das hospedagem costumam ser mais interessantes – no interior de Portugal são melhores ainda. 😉

+ Pontos positivos: temperaturas amenas e cenários incríveis para você registrar ou guardar na memória.

– Pontos negativos: o pólen da primavera pode ser ruim para os alérgicos e esses meses de primavera e outono estão mais propícios as chuvas.

Aldeias históricas para conhecer nos arredores da Serra da Estrela

Verão europeu: festas populares e festivais de música

Várias ruas do centro histórico de Lisboa e do Porto são tomadas pela população durante as Festas dos Santos Populares

O verão na Europa é sinônimo de festas, feiras e festivais, pois também é a época das férias escolares mais longas do ano. Em Portugal não é diferente. Em junho, julho e agosto há uma grande variedade de eventos acontecendo em todo o país.

Destaco primeiro as festas dos Santos Populares, que acontecem em todo o país durante o mês de junho (do final da primavera ao início do verão), como a de Santo António, em Lisboa, dia 13 de junho, e a de São João, no Porto, dia 24 do mesmo mês.

Os fãs da Idade Média poderão se divertir nas feiras medievais de Óbidos e de Santa Maria da Feira que, geralmente, ocorrem em julho e agosto. Já em Viseu, na região centro, tem a secular Feira de São Mateus em agosto e setembro.

Para quem gosta de festivais de música, não faltam oportunidades para desfrutar dos principais de Portugal. Como a lista é grande, vou separar alguns para deixar você com mais vontade curtir essa época:

NOS Alive (Lisboa) – Julho
MEO Marés Vivas (Vila Nova de Gaia) – Julho
Super Bock Super Rock (Meco, Sesimbra) – Julho
EDP Cool Jazz (Cascais) – Julho
Vagos Metal Fest (Vagos) – Agosto
EDP Vilar de Mouros (Vilar de Mouros) – Agosto
Festival do Crato (Vila do Crato, Portalegre) – Agosto

+ Pontos positivos: aproveitar as festas dos Santos Populares em junho e os shows de grandes bandas internacionais nos festivais de verão.

– Pontos negativos: hospedagens mais caras e bastante movimento nas principais cidades turísticas. O clima é bastante quente e muito seco.

Julho e agosto: perfeito para quem gosta de praia

A Praia do Camilo é uma das mais bonitas do Algarve e tem fácil acesso de carro ou ônibus a partir do centro de Lagos

Apesar de serem os meses mais procurados pelos portugueses e europeus para tirar férias, os meses de julho e agosto costumam ser os mais quentes em Portugal. Isso significa que é a época perfeita para tomar um banho de mar naquelas praias paradisíacas do Algarve.

Aliás, a região do Algarve, no sul do país, é a mais concorrida. É aí que entra a conhecida “lei da oferta e da procura” rs. Por conta disso, aconselho que faça as reservas de hotéis e o aluguel do carro, se for usar, com bastante antecedência. Assim, você terá mais opções e preços melhores.

+ Pontos positivos: poder mergulhar nos cenários paradisíacos do Algarve, claro. Aliás, a temperatura da água é bem fria nas praias portuguesas – então, o calorão também ajuda a “quebrar” esse o gelo e deixa a experiência mais agradável.

– Pontos negativos: muito movimento no litoral, preços mais altos na rede hoteleira e alguns restaurantes e lojas fechados para férias nos grandes centros – como Lisboa e o Porto. 

A vila de Cascais é linda a qualquer época do ano. Se o dia estiver ensolarado, melhor ainda!

Baixa temporada: preços mais baixos e menos movimento

O que fazer em Lisboa: MAAT

Pôr-do-sol de inverno no MAAT, em Lisboa: o sol se põe sobre o rio Tejo

A baixa temporada em Portugal vai de novembro a março (tirando as épocas de Natal, Ano Novo e Carnaval). Esse período tem menos procura turística por dois motivos: o inverno e o calendário escolar europeu.

Contamos aqui neste artigo como montar a sua mala para o inverno em Portugal

A possibilidade de chuva em dezembro, janeiro e fevereiro é maior. Mas isso não significa que não dá para passear pelo país. É só estar preparado. Há atrações cobertas bem interessantes, bons museus, locais para assistir a um show ou espetáculo e, como não poderia faltar, deliciosos restaurantes e cafés para aproveitar.

Por falar em comida, nós adoramos passar mais tempo almoçando ou jantando durante o inverno porque o clima acaba sendo mais convidativo para estar a mesa. Já imaginou comer aquele prato de bacalhau acompanhado de um bom vinho com calma?

+ Pontos positivos: os preços das hospedagens são mais baixos e há menos turistas nas ruas. É mais fácil para conversar com as pessoas do local e desfrutar das experiências, pois o ritmo e a rotina é mais lenta.

– Pontos negativos: pode chover e fazer bastante de frio (mas as chances de nevar – principalmente na Serra da Estrela – também são maiores).

Saiba o que fazer num dia de chuva em Lisboa

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário