Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A Câmara Municipal de Lisboa lançou no último dia 21 de abril o “Roteiro Lisboa Imigrante”.  O guia tem como objetivo oferecer informações essenciais para quem escolhe a capital para viver, como serviços, lojas do cidadão, juntas de freguesia, balcões municipais ou centros de saúde.

    Artigo escrito originalmente em abril de 2015

    Veja qual é o conteúdo:

    – Serviços de Finanças
    – Conservatórias e Registos
    – Lojas do Cidadão
    – Balcões únicos municipais
    – Instituto de Emprego e Formação Profissional
    – Hospitais Públicos
    – Agrupamentos de Centros de Saúde
    – Organismos Públicos
    – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)
    – Imigrantes e discriminação
    – Equivalência/ Reconhecimento de habilitações/ estudos e diplomas
    – Embaixadas/ Consulados
    – Esquadras PSP
    – Juntas de Freguesia

    Clique aqui para baixar o guia digital em formato PDF.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    12 Comentários

    1. Priscila, PARABÉNS pelo Cultuga! AMO muito este site!
      Eu dei entrada no processo de aquisição de nacionalidade por meio do meu avô, porém aqui no Rio eles não dão informação sobre o andamento.
      Saberia me informar se existe algum site aí de PORTUGAL que me permita saber o andamento?

      ansiosa….

      Um grande beijo,

      Fernanda

      • Priscila Roque em

        Olá, Fernanda!
        Agradeço tamanho carinho pelo Cultuga :)
        Olha, que eu tenha conhecimento, não há nenhum meio de descobrir o andamento desse processo. Somente por meio do consulado mesmo. Tenha um pouquinho que paciência que logo sai! Vai dar tudo certo!
        Um grande beijo

    2. Ola Priscila,

      Que otima noticia, estou pretendendo ir morar em Portugal com minha esposa em 2017, vou dar entrada na nacionalidade agora em dezembro, para mim está facil pois meu pai era portugues, se tudo der certo até o meio de 2016 ja estarei com passaporte e nacionalidade.

      Sou Designer Web e ja andei vendo que há boas oportunidades por ai, tenho lido bastante o Cultuga e alias parabens pelo otimo trabalho de vcs.

      Gostaria de fazer uma pergunta, Lisboa é o melhor lugar para morar para quem chega? Tenho Familia em Barcelos mais acho que por lá não devo ter boas oportunidades de trabalho né?

      Outra duvida que me paira é qdo eu for para ai de vez, na imigração o que eu devo falar? Minha esposa passa junto comigo?

      Obrigado desde já pela ajuda.

      • Olá, Marco
        Como vai?
        Peço desculpas pela demora da resposta. Espero que ainda esteja em tempo :) Agradeço o seu carinho pelo nosso conteúdo!
        Essa questão é bastante delicada… O que é bom para uma pessoa, não é tão bom a outra. Depende dos seus projetos e planos. Lisboa tem mais vagas de emprego e também mais procura. Barcelos terá menos oportunidade e menos concorrentes também. Aconselho que fortaleça o contato com colegas da sua área de atuação em Portugal e faça um balanço do suporte que você precisa para viver. Por vezes, um freelancer não precisa estar no centro, quando produz em seu escritório próprio e atua, principalmente, pela Internet. Em contrapartida, se o objetivo é estar nas grandes empresas da sua área, vale pesquisar onde elas estão, para que você possa se posicionar.
        Com o seu documento português, não precisará falar nada na imigração.
        Um forte abraço!

    3. Priscila, gostaria de saber de é difícil arranjar visto de trabalho em Portugal. Tenho intenção em fazer Mestrado em Portugal, mas gostaria de saber como a maioria dos estudantes lidam com a tentativa de custear os gastos, se eles procuram algum emprego informal, ou se há procedimento acessível para visto de trabalho para brasileiros, tendo em vista que, em tese, os países da comunidade de língua portuguesa têm direitos recíprocos.

      Atenciosamente.

      • Olá, Felipe
        Como vai?
        Aconselho que procure o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (www.sef.pt) para ter essas informações. É um assunto delicado e isso vai depender do que o seu visto vai oferecer. Eles poderão orientá-lo.
        Boas pesquisas

    4. Valéria Oliveira em

      Olá. Estou me preparando para cursar mestrado na Universidade Nova Lisboa. Vamos eu, marido e um filho que na época estará com 3 anos.
      Quero morar em um bairro perto da Universidade e que tenha um bom jardim de infância. Você pode me indicar algum bairro assim?
      Agradeço desde já.

      • Priscila Roque em

        Olá, Valéria
        Tudo bem?
        Infelizmente não tenho referências de bairros com jardins de infância para indicar. Aconselho que procure por grupos de imigrantes em Portugal no Facebook. Certamente, você encontrará outras mães em mestrado ou doutorado que poderão orientá-la nesse ponto específico.
        Um grande abraço

    5. Valéria Oliveira em

      Priscila boa noite.
      Tenho o visto de residência ( estudo) meu filho de 2 anos e 9 meses vai comigo. Preciso comprar passagem de volta para ele?

      • Olá, Valéria
        Tudo bem?
        Eu realmente não sei informá-la. Creio que o ideal seja buscar o SEF ou então o próprio Consulado para sanar a sua dúvida.
        Um grande abraço

    Deixe um comentário