Receita de pão português: aprenda a fazer bola de água

Envie este artigo para alguém que você gosta!

A bola de água é um pão português muito consumido no país. Aqui em Portugal, eu adoro comê-la com manteiga, principalmente quando ainda está quentinha, ou com presunto (“fiambre”, em Portugal) e queijo. Que tal aprender essa deliciosa receita de pão português?

Receita de pão português: aprenda a fazer bola de água

Minha mãe já estava com saudade de comer um pãozinho típico de Portugal, por isso foi em busca de uma receita fácil de fazer.

Ela assistiu a um vídeo na RTP e adaptou a receita portuguesa com os melhores e mais parecidos ingredientes que encontrou disponíveis no Brasil (infelizmente, nem sempre é fácil comprar a farinha usada aqui em Portugal no Brasil).

A receita foi aprovado pelo meu pai, meu irmão e meus avós! Portanto, agora chegou a vez de você fazer essa bola de água na sua casa!

LEIA TAMBÉM: 10 tipos de pães portugueses para você conhecer

Ingredientes para fazer pão português (6 pães pequenos ou dois grandes)

  • 250g de farinha de trigo Tipo 65 (se puder usar farinha orgânica, melhor ainda)
  • 200ml de água (temperatura ambiente)
  • 10g de fermento de padeiro
  • 5g de sal
  • 3 a 5g de açúcar (pode ser refinado ou mascavo)

Modo de preparo

1. Separe todos os ingredientes e inicie a receita do pão misturando a farinha com o sal em um recipiente.

Receita de pão português

 

2. Em um outro recipiente, dissolva o fermento na água. Em seguida, coloque o açúcar e misture. Por gosto pessoal, minha mãe optou por usar açúcar mascavo.

Receita de pão português

 

3. Com a ajuda de um fuê (caso não tenha, recomendo que use uma colher de pau), misture bem os ingredientes líquidos com os sólidos.

Receita de pão português

 

4. Para raspar o resto de massa que ficou grudado na tigela e no fuê, use uma espátula. Você vai reparar que a massa fica um pouco grudenta. É assim mesmo. Cubra o recipiente com um plástico filme e faça um pequeno furo no meio. Deixe a massa crescer por 1 hora.

Receita de pão português

 

5. Antes de colocar os pães na bandeja, pré-aqueça o forno a 200ºC por 10 minutos.

 

6. Chegou o momento de modelar os pães. Não é preciso sovar a massa. Polvilhe a massa com farinha e, com a ajuda da espátula, retire um pedaço para moldar com a mão. Coloque um pouco de farinha nas mãos e também na bandeja para não grudar. Ao finalizar este processo, polvilhe farinha por cima dos pães. Leve ao forno a 200ºC de 20 a 30 minutos.

Receita de pão português

Caso a sua escolha seja fazer um pão grande e mais rústico, vire e assente a massa, jogue um pouco de farinha por cima e leve ao forno. O tempo é o mesmo: de 20 a 30 minutos.

Para os fãs de um pão com uma casquinha mais crocante, abaixe a temperatura do forno gradativamente (de 10 em 10ºC até desligar o forno). Esse método demora um pouco mais para ficar pronto.

Receita de pão português

Agora é só deliciar-se com essa receita de pão português feita em casa. 😋 Bom apetite!

MAIS RECEITAS PORTUGUESAS: Aprender a fazer Natas do Céu

Quer saber mais sobre pães portugueses?

Assista ao nosso vídeo com curiosidades sobre o pão em Portugal e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder nenhum dos nossos vídeos:


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

4 Comentários

    • Rafael Boro

      Olá, Vanda
      Tudo bem?

      Fico contente que tenha gostado da receita e que tenha enviado para a sua irmã! 😃 Ah… E viva, Bauru!
      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

Deixe um comentário