Experimente: tour virtual pelos palácios de Portugal!

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Há algo que está sempre em nosso imaginário que são os palácios de Portugal, não é? Afinal, o que há por dentro de construções tão luxuosas e históricas? Como são os mobiliários? Como eram os costumes da época em que foram construídos e utilizados?

Em tempos de pandemia, as viagens para conhecer tudo isso pessoalmente ficaram em segundo plano.

Mas, enquanto pacientemente esperamos e cuidamos da nossa saúde, podemos aproveitar os tours virtuais para sentir um pouquinho de como são esses espaços.

Há uma ferramenta bastante interessante do Google, o Street View, que pouco utilizamos para percorrer lugares interiores. Geralmente, fazemos uso para conhecer melhor as ruas, as avenidas e as construções exteriores.

Entretanto, alguns palácios de Portugal tiveram seus espaços interiores capturados pelo Google e podem ser vistos em 360º. Ou seja, com o seu mouse, poderá navegar por esses espaços como se pudesse reproduzir a sensação de olhar para cima, para baixo, para os lados…

Para fazer a visita virtual, basta utilizar os comandos da tela.

As setas que estão no chão fazem você “caminhar” pelo espaço.

Se você clicar e segurar em qualquer ponto da imagem, poderá movimentar para cima, para baixa ou para os lados.

Na lateral direita de cada imagem, há também o zoom e uma bússola, que podem ser acionados para tornar a sua experiência mais interessante.

Espero que esse artigo deixe os seus dias de confinamento mais leves, que possa te inspirar. :)

Experimente: tour virtual pelos palácios de Portugal!

Palácio Nacional da Pena, em Sintra

O Palácio Nacional da Pena é um dos mais emblemáticos de Portugal. É aquele palácio super colorido (que parece até um castelo) no topo da Serra de Sintra.

O rei (consorte) responsável por sua construção, D. Fernando II, é um sujeito típico do século XIX, romântico. E, em busca de um local para o seu palácio dos sonhos, encontrou nas ruínas do antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Pena de Sintra, de 1503, o espaço perfeito.

Aqui nessa experiência você poderá percorrer algumas de suas salas, ver o mobiliário, obras de arte, lustres glamurosos… Enfim, ter uma ideia do que há em seu interior.

Ah, e se você quiser aprofundar o seu conhecimento, recomendo que leia aqui o nosso artigo mais completo sobre a história desse palácio de Portugal.

Palácio de Monserrate, em Sintra

Diferente de todos os palácios portugueses aqui deste artigo, o Palácio de Monserrate não tem ligação direta com a monarquia de Portugal.

Ele fica inserido em um dos jardins mais bonitos do país, na encantadora vila de Sintra.

Aliás, este palácio também é uma referência arquitetônica do Romantismo em Portugal, com influências góticas, indianas e mouriscas – de deixar o queixo caído.

Claro que o tour virtual não chega perto da experiência real que é estar lá, pois a visita pessoal também inclui um bom material sobre sua história.

Entretanto, desfrute dessas imagens que, certamente, vão enriquecer o seu olhar cultural.

Ah, e se você tiver planos futuros de conhecê-lo pessoalmente, temos aqui a sugestão de um roteiro para você fazer em Sintra.

Palácio Nacional de Queluz: por dentro do Quarto D. Quixote

Você sabia que o D. Pedro I do Brasil (o D. Pedro IV de Portugal) nasceu e morreu no mesmo quarto? Esse quarto fica dentro do Palácio Nacional de Queluz, pertinho da vila de Sintra.

Nesta visita virtual, você poderá conhecer o famoso Quarto D. Quixote e dar uma pequena volta pelas demais dependências do palácio.

Uma história que também está intimamente ligada ao período da fuga da família real portuguesa das Invasões Francesas para o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Veja aqui uma seleção especial de castelos portugueses

Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa

O Palácio Nacional da Ajuda foi a última residência da família real portuguesa em Lisboa (somente a título de curiosidade, a monarquia portuguesa caiu em 1910).

Para quem conhece Lisboa, esse palácio fica em um bairro vizinho a Belém. Aliás, quem sobe ao Padrão dos Descobrimentos, consegue ver claramente o Palácio da Ajuda no alto.

Aproveite essa visita virtual para percorrer alguns de seus corredores e identificar os gostos pessoais dos últimos reis de Portugal.

Palácio Nacional de Mafra

A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é uma das mais bonitas de Portugal e das mais importantes da Europa.

É impossível ficar indiferente a grandiosidade de seu acervo com 36 mil volumes.

Nesta visita virtual, você poderá percorrer o corredor da biblioteca deste palácio em Portugal e também conhecer mais algumas salas desse complexo, que não compreende só as alas reais, mas também de um antigo convento.

Um complexo conhecido, principalmente, por seu principal morador e idealizador: o excêntrico rei D. João V.

LEIA TAMBÉM: Roteiro completo em Coimbra (incluindo a incrível Biblioteca Joanina)

Palácio Nacional de Sintra

Dos palácios de Portugal aqui citados, este é o que nos leva em uma viagem ainda mais distante no tempo.

Em sua origem, está um antigo palácio mouro, anterior a Reconquista Cristã e ao que conhecemos hoje pelo território de Portugal.

O primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou Sintra aos Mouros em 1147. Entretanto, foi só no século seguinte que a coroa portuguesa passou a utilizar este palácio efetivamente.

Percorrer seus corredores é ver o gosto dos monarcas ao longo dos séculos e as marcas que cada um deixou, presentes até os dias de hoje.

 

Você já conhecia algum desses palácios em Portugal? Me conta qual foi aquele que você mais gostou!


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário