Tour virtual nos Açores: 9 lugares que vão te impressionar!

#EspalhePortugal → Envie este artigo para alguém que você gosta!

Tours virtuais se tornaram aquele acalento ao nosso coração viajante. Você já fez algum?

Frente a essa pandemia, como não sabemos quando poderemos retomar as viagens com segurança, podemos utilizar a Internet para nos fazer sonhar um pouquinho em uma deliciosa experiência.

Há uma ferramenta do Google, o Street View, que normalmente nos ajuda a visualizar algum ponto específico quando estamos planejando um percurso.

Mas, agora que estamos todos em casa, aproveitei esse momento para selecionar vistas interativas em 360º que vão te trazer a sensação de estar mesmo nos Açores.

Para visualizar, basta clicar na imagem, segurar o clique e arrastar para os lados, para cima ou para baixo. Você ainda pode utilizar os comandos do lado direito da foto, como o zoom (nos sinais de mais e menos), além do controle da bússola.

LEIA TAMBÉM: Veja como é formado o arquipélago dos Açores

Tour virtual nos Açores: 9 lugares que vão te impressionar!

Ilha de São Miguel: Lagoa do Fogo

Esse é um lugar em que eu já estive pessoalmente. Aliás, a Lagoa do Fogo, na Ilha de São Miguel, foi a paisagem portuguesa que mais me emocionou até hoje.

Nenhuma foto será capaz de mostrar a beleza verdadeira dessa lagoa – formada a partir da cratera de um vulcão preenchida com as águas das chuvas ao longo do tempo.

Mas, aqui nesse tour virtual, você poderá ter uma ideia do quão mágico é estar a beira de uma estrada, parar o carro e ser presenteado com essa natureza selvagem.

LEIA TAMBÉM: 10 lugares para conhecer na Ilha de São Miguel

Ilha de Santa Maria: Poço da Pedreira

Há algo muito interessante nos Açores, que é perceber o quão diferente e autêntica cada ilha do arquipélago é.

E olha que são nove ilhas que formam os Açores.

Na Ilha de Santa Maria, temos o privilégio de ver o Poço da Pedreira. Como o nome já diz, aqui era uma antiga pedreira e, a beira desse paredão vermelho esculpido, formou-se um lago com o acúmulo da água da chuva.

Um ponto pitoresco que acabou por se tornar um dos cartões-postais da Ilha de Santa Maria.

Ilha Terceira: Angra do Heroísmo

A Ilha Terceira é também cheia de espaços naturais incríveis. Entretanto, escolhi colocar sua maior cidade, Angra do Heroísmo, para que possa perceber que há também edifícios históricos interessantes além de suas belezas rurais e selvagens.

Desta ilha partiram muitos imigrantes açorianos rumo ao Brasil. Parte deles se instalaram em Santa Catarina.

Portanto, se você conhece o sul do Brasil, vai gostar de percorrer essas ruas pelo Google Street View e encontrar alguns sinais dessa partilha arquitetônica e histórica tão interessante.

Nesta experiência, você pode utilizar as setas que estão na parte inferior da imagem (na altura da rua) para “andar” por todo o centro de Angra do Heroísmo, inclusive percorrendo algumas das travessas desta avenida (para o lado esquerdo está o mar).

Ilha Graciosa: Furna do Enxofre

A maior parte das experiências impressionantes dos Açores estão vinculadas ao seu histórico vulcânico. É isso que tanto nos enchem os olhos.

Aqui na Ilha Graciosa não poderia ser diferente.

Para essa experiência de tour virtual, escolhi a Furna do Enxofre, uma caverna formada pelas lavas de um vulcão que é acessada a partir de uma torre com quase 40 metros de altura (e perto de 200 degraus).

Ilha de São Jorge: Poça Simão Dias

Em nossa visita a Ilha de São Jorge, havia algo que estava em nosso topo da lista: visitar piscinas naturais.

Esta é uma ilha com grande extensão e há formações dessas piscinas tanto em sua parte norte, como sul.

A Poça Simão Dias é uma das mais emblemáticas. Pela imagem que você vê aqui já dá para perceber os motivos, não é?

Para chegar até ela, você caminha sobre formações rochosas bem escuras, como em um curioso labirinto. Pouco a pouco, começa a ver a imensidão do oceano, o movimento do mar, e então chega as piscinas de acesso livre.

LEIA TAMBÉM: O curioso café dos Açores plantado na Ilha de São Jorge

Ilha do Faial: Ponta dos Capelinhos

Novamente falando de formações vulcânicas, a Ilha do Faial é o lugar em que você poderá ver uma bastante recente produzida a partir da erupção submarina do Vulcão dos Capelinhos, em 1957.

Em uma de suas pontas está essa imensa área de beleza selvagem, que mistura o aspecto desértico com a vegetação e o mar que os rodeiam.

Há aqui também o Farol da Ponta dos Capelinhos, desativado após a erupção.

Ilha do Pico: Montanha do Pico

Você consegue imaginar como é o ponto mais alto de Portugal? Ele fica na Ilha do Pico, nos Açores.

A Montanha do Pico atinge seu cume a 2351 metros de altitude.

É possível chegar lá?

Sim.

Mas, para isso, é preciso encarar uma trilha com nível de dificuldade médio a elevado.

Aqui, você pode ter uma ideia da sensação que é chegar a um ponto tão alto, como se efetivamente estivesse com as nuvens aos seus pés.

LEIA TAMBÉM: Tours virtuais em Portugal com exposições bem interessantes

Ilha das Flores: Cascatas das Flores

O cartão postal das Flores são essas cascatas lindíssimas, que parecem cortar as montanhas. Não dá para ficar indiferente a tamanha beleza em uma das menores ilhas do arquipélago dos Açores.

Tendo essa paisagem de tirar o fôlego a frente e com tantos tons de verde para admirar, a vontade é ser transportado imediatamente para lá e esquecer do tempo.

Desfrutar da natureza, e só isso.

Ilha do Corvo: Caldeirão do Corvo

Agora, sim, chegamos a menor ilha do arquipélago – seja em extensão, seja em número de habitantes.

No Corvo vivem cerca de 450 pessoas e o seu cartão postal é o chamado Caldeirão – essa imensa cratera vulcânica que pode ser percorrida a pé e ver cada um de seus detalhes.

Com essa visita virtual, temos ao menos a sensação se como é chegar a esse espaço e o contraste da cratera com a linha do oceano ao horizonte (alta e com um azul impressionante, destacando-se do céu).

 

Qual dessas experiências virtuais você mais gostou, me conta?

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM  10% OFF
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

PASSAGEM PARA PORTUGAL
A TAP  voa direto do Brasil para Portugal e adotou medidas rigorosas de higienização para garantir a segurança dos passageiros.

Conheça os serviços do Cultuga

icon-carroTRANSFER E TOURS Clean&Safe
Tenha uma viagem a Portugal relaxante e segura com os transfers e tours privativos do Vinícius e sua equipe.

TOURS A PÉ Clean&Safe
Conheça Lisboa a pé e ao ar livre com os nossos tours privativos históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK Clean&Safe
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour privativo de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos e tranquilos para fazer o seu ensaio fotográfico com total segurança.


Não sabe por onde começar a organizar sua viagem para Portugal? Veja aqui as nossas recomendações!


 

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário