O histórico passeio de elétrico pelo Porto

6

Passear de elétrico no Porto é umas coisas mais gostosas e bonitas de se fazer na cidade. Eu e a Pri já embarcamos nos caminhos históricos algumas vezes. Dos três trajetos que você pode fazer na Invicta, o que mais gostamos é o da Linha 1.

A viagem liga o Jardim do Infante Dom Henrique, ao lado da Igreja de São Francisco, até o Jardim do Passeio Alegre. Há três bons motivos para pegar o 1: andar em um transporte cheio de história; admirar a arquitetura dos edifícios e a margem do Douro; e curtir o pôr-do-sol na Foz, já que a parada final fica a poucos metro do encontro do rio com o oceano.

Todos os bondinhos, como se diz no Brasil, são originais das décadas de 1920, 1930 e 1940 e totalmente remodelados. A primeira linha começou a circular pelo Porto no ano de 1872, e fazia o trajeto entre o Carmo e a Arrábida.

Os outros dois percurssos são mais focados no centro histórico e seus monumentos. A Linha 22 é uma viagem pelas ruas emblemáticas da Baixa, passando, por exemplo, pela Torre dos Clérigos, a Livraria Lello, a Estação de São Bento e a Av. dos Aliados. Já a Linha 18 percorre pontos que é possível ver a Torre dos Clérigos, a Igreja do Carmo e o Museu do Carro Elétrico.

O bilhete para qualquer um dos três passeios custa 3€ e é vendido a bordo dos bondinhos. Geralmente, as partidas são a cada 30 minutos – você pode ver todos os horários do Porto Tram City Tour no site da empresa responsável pelos transportes da cidade.

Embarque com a gente no elétrico 1 e percorra um lindo trecho desse caminho.

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico no Porto

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 33 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tara Perdida.

6 comentários

  1. LARISSA TEODORO ARAUJO P. GUSMÃO em

    Olá Priscila boa noite,

    estou indo a Lisboa no período de 29/09 à 11/10, vou ficar em porto dos dias 03/10 a 06/10 e gostaria de umas dicas de passeios de barco, o que me sugeri.

    Atenciosamente,

    Larissa Teodoro A. P. Gusmão

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Larissa
      Como vai?
      Que tipo de passeio de barco você procura? No Porto, há diversas empresas que promovem passeios pelo Douro, seja em grupo ou particular. Depende do perfil de passeio que deseja fazer. Você poderá olhar algumas sugestões junto a empresa Douro Azul, uma das mais reconhecidas do setor no Porto: http://www.douroazul.com
      Para Lisboa a oferta é similar. Entretanto, temos um parceiro em Lisboa que faz passeios particulares no Tejo. Assim, se desejar, podemos também colocá-los em contato.
      Um forte abraço e uma excelente viagem

    • Rafael Boro

      Você vai gostar bastante de andar de elétrico na beira do Douro, Normann!
      Um abraço e aproveite muita a sua viagem em julho. 🙂

Deixe um comentário