Conheça o trabalho do Cultuga

O Cultuga tem como principal objetivo promover a cultura portuguesa e o turismo cultural e criativo em Portugal.

O blog e as demais plataformas digitais são mantidos pelo casal de jornalistas Priscila Roque e Rafael Boro, ambos naturais de São Paulo, juntos há mais de 10 anos e residentes em Lisboa desde 2013.

No ar desde maio de 2010, o Cultuga já firmou importantes parcerias com empresas do Brasil e de Portugal, como:

  • TAP (Portugal)
  • Associação de Turismo do Porto (Portugal)
  • Visit Azores (Portugal)
  • Universal Music (Brasil)
  • Editora Peirópolis (Brasil)
  • Editora Prax (Brasil)
  • Editora Manuscrito (Portugal)

Em 2012, participou do programa “Portugal Dentro de Nós”, emitido pela Rádio Trianon 740 AM/ São Paulo, com boletins culturais ao vivo, semanalmente.

Programa Portugal Dentro de Nós (2012), na Rádio Trianon, com Adriana Cambaúva e Antonio Quintal

No final de 2013, o Cultuga esteve entre os 10 finalistas do prêmio “The Bobs – Best of Online Activism 2013“, promovido pela emissora alemã Deutsche Welle, na categoria de “Melhor Blog em Português”.

Em 2014, passou de uma estrutura amadora para a de um blog profissional.

Assim, além da produção de conteúdo exclusivo, o Cultuga também passou a oferecer serviços de turismo personalizado para viajantes que desejam se aproximar da cultura portuguesa.

Alguns dos nossos queridos viajantes :)

O início de 2015 veio com um novo passo para o blog, com o convite para ser um dos palestrantes do Congresso Nacional de Destinos de Viagem.

E, no ano seguinte, o convite para apresentar mais uma palestra durante o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, em Berlim, na Alemanha.

Palestra do Cultuga durante o EEBB, em Berlim (foto: Felipe Minnicelli)

Em 2017, o Cultuga deu um passo a frente em crescimento e reconhecimento.

A começar pela nomeação ao Blogger Travel Awards, da Bolsa de Turismo de Lisboa, quando esteve entre os 5 indicados na categoria de “Melhor Blogue de Viagens Profissional”.

Depois, com o convite para compor um dos painéis das Jornadas Internacionais de Turismo, evento promovido pela Câmara Municipal de Águeda, sob o tema “Blog, bloggers e viagens – Como colocar um destino na moda“.

Cultuga em Águeda durante a participação nas Jornadas Internacionais de Turismo

Participou também do Programa Destino Certo, exibido pelo canal Mais Globosat, e comandado pela apresentadora Mel Fronckowiak, quando teve a oportunidade de falar sobre o turismo cultural e criativo que desenvolve em Portugal.

A nossa participação no programa Destino Certo com a Mel Fronckowiak

Os anos de 2018 e 2019 nos brindaram com a divulgação do Cultuga em veículos de comunicação de grande expressão dos dois lados do Atlântico.

O jornal português Público nos entrevistou para um bonito perfil em página completa que traçou todo o nosso caminho pessoal até o fortalecimento profissional do Cultuga.

Já a rádio brasileira Band News FM nos convidou para um delicioso bate-papo sobre a escolha dos brasileiros por Portugal como um destino de viagem completo e cheio de boas descobertas. 

O ano de 2020 marcou os 10 anos do Cultuga e veio com o desafio da pandemia. Contornamos a crise da saúde e do turismo mundial fazendo lives temáticas todos os domingos em nosso canal do YouTube, de março a novembro, sempre com assuntos diferentes da cultura portuguesa.

Live especial sobre aldeias portuguesas no canal do Cultuga no YouTube

Durante todo o segundo semestre de 2020 também mantivemos um grupo na plataforma Apoia.se, com 40 membros, promovendo tours virtuais exclusivos e o envio de mimos digitais.

tour-virtual-cultuga

Tour virtual exclusivo para os apoiadores do Cultuga em 2020

Para 2021, permanecemos firmes em nosso propósito, aproximando você da cultura portuguesa!

Deseja falar com o Cultuga? Entre em contato conosco!


Agradecimentos

Para o Cultuga se tornar o blog que é hoje, nós contamos com o suporte, a energia e muitas horas de trabalho de amigos, profissionais e leitores muito especiais.

Sem eles, esse projeto não sairia do papel e, muito menos, dos nossos sonhos.

Gostaríamos de agradecer ao Roberto Cardoso que, com sua competente agência Perspic Comunicação, criou a nova marca do site e foi o responsável por implementar todo o visual.

Somos gratos também ao Fabiano Sandi, que alinhou toda a parte técnica necessária com enorme paciência e profissionalismo.

Outra pessoa muito importante para nós nesse processo foi a Milena Puig que, no meio de um bate-papo informal, sugeriu a troca do nome original do blog – “A Casa do Galinho” rs. – para o genial e lindo “Cultuga”, em 2010.

Agradecemos também aos amigos e familiares que sempre acreditaram na nossa proposta e, claro, a você que está diariamente conosco, lendo os nossos artigos e interagindo, seja por e-mail ou comentários, seja pelas redes sociais.

Um abraço bem forte ❤

 

Aproveite e cadastre-se na nossa newsletter para não perder as atualizações do Cultuga!