Sobre o Cultuga

Olá, olá! Muito prazer em receber você aqui! Somos o Cultuga e temos como principal objetivo promover a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal.

Ao longo desses mais de 10 anos de atividade desenvolvemos uma forma autêntica para fazer isso – quase artesanal – por tamanha dedicação e customização que colocamos sobre cada detalhe, cada conteúdo produzido, cada cliente atendido, cada parceria, cada criação do Cultuga.

O nosso trabalho é calcado na responsabilidade pela informação que transmitimos por aqui e no respeito que temos por Portugal e pelos nossos leitores.

Quem faz o Cultuga

Fotografia por Claudia Casal - Hello Twiggs

O blog e as demais plataformas digitais do Cultuga são mantidos por nós – Priscila Roque e Rafael Boro. Somos um casal de jornalistas especializados em cultura, ambos naturais de São Paulo, luso-brasileiros e residentes no coração de Lisboa desde 2013.

A nossa história pessoal também está intimamente ligada a Portugal e ao Brasil. ❤

Mas não fazemos tudo sozinhos. Temos o apoio de mais pessoas queridas que estão conosco nessa jornada. Conheça aqui a equipe do Cultuga.

A nossa história


PRIMEIROS PASSOS 
[2010 – 2013]

O Cultuga surgiu em maio de 2010. Naquela época, notávamos a escassez na divulgação da cultura portuguesa – popular e contemporânea – e na valorização do turismo cultural de Portugal nos meios de comunicação do Brasil.

A imagem de Portugal e da cultura portuguesa no Brasil era bastante estereotipada e desatualizada.

Na primeira semente plantada pelo Cultuga estava uma enorme paixão por Portugal e a consciência de que essas relações histórica, familiar e também cultural tinham excelentes frutos para serem colhidos no Brasil.

Os primeiros anos foram de divulgação da agenda cultural contemporânea portuguesa no Brasil, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, entrevistas com músicos, escritores e artistas portugueses ou brasileiros influenciados pela cultura portuguesa, além de curiosidades sobre o país envolvendo desde as diferenças da língua até o turismo.

Sempre tivemos a preocupação de desenvolver um conteúdo autoral e independente. E, por isso, ao longo do caminho encontramos pessoas fantásticas que partilharam ideais conosco e abriram espaço para divulgarmos esse trabalho.

Em 2012, o Cultuga participou do programa “Portugal Dentro de Nós”, emitido pela Rádio Trianon 740 AM/ São Paulo, produzindo boletins culturais ao vivo semanalmente.

Semanalmente, a Priscila apresentava o boletim do Cultuga no Programa Portugal Dentro de Nós (2012), na Rádio Trianon, ao lado de Adriana Cambaúva e Antonio Quintal que gentilmente nos abriram esse espaço

No final de 2013, o Cultuga esteve entre os 10 finalistas do prêmio “The Bobs – Best of Online Activism 2013“, promovido pela emissora alemã Deutsche Welle, na categoria de “Melhor Blog em Português”.


PROFISSIONALIZAÇÃO 
[2014]

Em 2014, o Cultuga passou de uma estrutura amadora para a de um blog profissional.

Do lado esquerdo, o Cultuga de 2013. Do lado direito, o Cultuga em 2014

Assim, além da produção de conteúdo exclusivo para o blog e para as redes sociais, demos início também aos nossos serviços de turismo personalizado com experiências para viajantes que desejam se aproximar da cultura portuguesa.

guia brasileiro em lisboa
Alguns dos bons momentos que passamos ao lado dos viajantes do Cultuga (aqui tem mais bons momentos) ♥

EXPANSÃO E RECONHECIMENTO 
[2015 – 2019]

O início de 2015 veio com um novo passo para o Cultuga com o convite para ser um dos palestrantes do Congresso Nacional de Destinos de Viagem.

E, no ano seguinte, o convite para apresentar mais uma palestra durante o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, em Berlim, na Alemanha.

Em ambos, tivemos a oportunidade de conhecer e encontrar blogs profissionais que se tornaram parceiros e amigos do Cultuga.

Palestra do Cultuga durante o EEBB Berlim (foto: Felipe Minnicelli)
EEBB Berlim (foto: Felipe Minnicelli)

Em 2017, o Cultuga deu mais um passo a frente em crescimento e reconhecimento.

A começar pela nomeação ao Blogger Travel Awards, da Bolsa de Turismo de Lisboa, quando esteve entre os 5 indicados na categoria de “Melhor Blogue de Viagens Profissional”.

capa-btl-melhor-blog-profissional-viagem
Equipe da organização e alguns dos bloggers nomeados na BTL 2017. Essa também foi uma excelente oportunidade que tivemos para conhecer blogs profissionais sediados em Portugal – com autores portugueses e estrangeiros.

Depois, com o convite para compor um dos painéis das Jornadas Internacionais de Turismo, evento promovido pela Câmara Municipal de Águeda, sob o tema “Blog, bloggers e viagens – Como colocar um destino na moda“.

Cultuga em Águeda durante a participação nas Jornadas Internacionais de Turismo

Nós também fomos convidados para participar do Programa Destino Certo, exibido pelo canal Mais Globosat, e comandado pela querida apresentadora e jornalista Mel Fronckowiak.

No 3º episódio da terceira temporada tivemos a oportunidade de falar sobre o trabalho que desenvolvemos em Portugal com o Cultuga.

A nossa participação no programa Destino Certo com a Mel Fronckowiak

Os anos de 2018 e 2019 nos brindaram com a divulgação espontânea do Cultuga em veículos de comunicação de grande expressão dos dois lados do Atlântico.

O jornal português Público nos entrevistou para um bonito perfil em página completa que traçou todo o nosso caminho pessoal até o fortalecimento profissional do Cultuga.

Perfil no jornal português Público

Já a rádio brasileira Band News FM nos convidou para um delicioso bate-papo sobre a escolha dos brasileiros por Portugal como um destino de viagem completo e cheio de boas descobertas. 


PANDEMIA E O REINVENTAR
[2020 – 2021]

O ano de 2020 marcou os 10 anos do Cultuga e veio com um desafio a altura: a pandemia.

Uma das formas de contornarmos a crise da saúde e do turismo mundial foi fazer lives temáticas todos os domingos em nosso canal do YouTube, de março a novembro, sempre com assuntos diferentes da cultura portuguesa.

Live especial sobre aldeias portuguesas no canal do Cultuga no YouTube

Durante todo o segundo semestre de 2020 também mantivemos um grupo na plataforma Apoia.se, com 40 membros, promovendo tours virtuais exclusivos e com o envio de mimos digitais para que Portugal permanecesse perto dos nossos leitores.

tour-virtual-cultuga
Tour virtual exclusivo para os apoiadores do Cultuga em 2020

Em 2021, mantemos o nosso propósito, aproximando você da cultura portuguesa.

Agora, com vídeos semanais em nosso canal no YouTube e tours virtuais por videoconferência para os nossos leitores e também para empresas.


Parcerias

Ao longo dessa jornada tivemos também a oportunidade de trabalhar em parceria com empresas e instituições em Portugal e no Brasil que apostaram no Cultuga e nos ajudaram a trazer um material mais relevante e confiável por aqui:


Agradecimentos

Para o Cultuga se tornar o blog que é hoje, nós contamos com o suporte, a energia e muitas horas de trabalho de amigos, profissionais e leitores muito especiais.

Sem eles, esse projeto não sairia do papel e, muito menos, dos nossos sonhos.

Gostaríamos de agradecer ao Roberto Cardoso que, com sua competente agência Perspic Comunicação, criou a nova marca do site e foi o responsável por implementar todo o visual.

Somos gratos também ao Fabiano Sandi, que alinhou toda a parte técnica necessária com enorme paciência e profissionalismo.

Outra pessoa muito importante para nós nesse processo foi a Milena Puig que, no meio de um bate-papo informal, sugeriu a troca do nome original do blog – “A Casa do Galinho” rs. – para o genial e lindo “Cultuga”, ainda em 2010.

Agradecemos também aos amigos e familiares que sempre acreditaram na nossa proposta e, claro, a você que está diariamente conosco, lendo os nossos artigos e interagindo, seja por e-mail ou comentários, seja pelas redes sociais.

Um abraço bem forte ❤


Acompanhe o Cultuga

Cadastre-se na nossa newsletter para não perder as atualizações do Cultuga!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Em que podemos te ajudar?
Por favor, indique-nos o serviço que deseja reservar que responderemos a sua mensagem assim que possível.