A paixão de A Banda Mais Bonita da Cidade por Portugal

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Para encerrar o especial de aniversário do Cultuga, convidei mais um grupo brasileiro – que também é apaixonado pela terrinha -, A Banda Mais Bonita da Cidade.

A Banda Mais Bonita da Cidade apaixonada por Portugal

Depois de estourar com o clipe de “Oração” no Brasil, eles viajaram para o outro lado do oceano e enriqueceram ainda mais o repertório. De Portugal, trouxeram na bagagem a música “Capitão Romance”, da banda lusa Ornatos Violeta, e incluiram no setlist brasileiro.

Acompanhe o bate-papo com a vocalista Uyara Torrente:

No final de 2011, vocês estiveram em Portugal para algumas apresentações. Como foi a estadia por lá? Deu tempo de conhecer um pouco do país e da cultura lusa?

Uyara – Foi uma grande felicidade! Na verdade foi bastante corrido, fizemos três shows em três cidades diferentes, tivemos pouco tempo pra turismo exatamente, mas claro que a gente deu um jeito de conhecer alguns lugares, mesmo que poucos e com pouco tempo.

Assim que foi lançado do clipe de “Oração”, o cantor português David Fonseca postou o vídeo no Facebook – demonstrando grande admiração. Vocês estreitaram contatos com músicos e produtores da terrinha?

Uyara – Somos admiradores do trabalho do já extinto Ornatos Violeta, fizemos inclusive uma versão da música “Capitão Romance”.  Mas o nosso contato mesmo feito em Portugal foi com o ator/roteirista João Moreira. O contato se deu porque todos da banda acompanham e adoram os vídeos do Bruno Aleixo – personagem criado por João. Quando soubemos da nossa ida pra Portugal, divulgamos na nossa página “queremos conhecer o Bruno Aleixo!”. Então, o João nos escreveu. Foi surreal! Saímos todos juntos duas noites. Foi muito divertido e até trocamos idéias para futuras parcerias.

O público português tem facilidade em absorver a música brasileira. Entretanto, não é fácil atravessar o oceano. O que mais impressionou vocês nessa ida a Portugal e o sucesso tão imediato?

Uyara – Tudo que já vinha nos acontecendo parecia um filme, um sonho, mesmo. E quando a gente achava que já estava tudo muito bom, a coisa nos surpreendia ainda mais. Eu estava muito nervosa no primeiro show, em Lisboa. Era um festival, tinha um monte de coisa acontecendo, achei que poucas pessoas fossem ficar pro show, e talvez alguns curiosos. Quando subi no palco, vi que estava lotado e quando começamos percebi que as pessoas conheciam as músicas, cantavam junto, pediam música! Foi muito emocionante! Os outros show que fizemos foram igualmente emocionantes e surpreendentes. Eu sempre pensava: “Ta, se prepara, dessa vez ninguém vai saber nada, ou não vai ter muito público, ou vai ser um show difícil”, e então eu entrava no palco e estava lotado, as pessoas vibrando e tudo correria lindamente. Acabei deixando de lado o ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia” [risos].

Aqui no Brasil, a música “Oração” ganhou uma porção de paródias. Em Portugal, além do carinho do público, a canção também recebeu versões?

Uyara – Não encontramos nenhuma paródia portuguesa, seria divertido se acontecesse. Acho que a maior  manifestação de carinho a gente sentiu pelos shows mesmo.

Em entrevista a um veículo português, você comentou que tem um irmão que mora em Lisboa e nunca tinha visitado o local. Como foi esse reencontro?

Uyara – BAH! Muito muito emocionante! Como se não bastasse tudo o que estávamos vivendo com a banda, ainda pude abraçar meu irmão que eu não via tinha uns anos. Estávamos muito a flor da pele. Durante o primeiro show, eu olhei pra ele e ele estava chorando muito, não consegui me segurar. Ele sempre acreditou muito em mim, no meu trabalho. Sempre acompanhou minha luta pra conseguir viver da minha arte, seja como atriz ou cantora. Sabíamos que o fato da minha banda estar fazendo um show ali, era muito significativo pra minha carreira, uma grande conquista, e pudemos comemorar da melhor maneira. Juntos.

Acompanhe o trabalho de A Banda Mais Bonita da Cidade.


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário