Atrizes e atores portugueses em novelas do Brasil

PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Ao longo de décadas, foram muitas participações de portugueses em novelas do Brasil.

Neste artigo, fizemos uma lista com atrizes e atores de Portugal no Brasil que ganharam destaque.

Conheça alguns desses portugueses em novelas brasileiras que fizeram sucesso longe de terras lusitanas!

Ricardo Pereira

Ricardo Pereira - Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook

A estreia do ator português Ricardo Pereira em uma novela no Brasil foi no ano de 2004, em Como uma Onda, interpretando Daniel. 

Ele, que é um dos atores portugueses mais conhecidos no Brasil, também trabalhou em diversas outras produções na Globo como Pé na Jaca, Aquele Beijo, Novo Mundo e o remake de Éramos Seis.

Em Portugal, a sua “casa” é a SIC – uma das três grandes emissoras do país.

Como curiosidade, ele é casado com a portuguesa Francisca Pinto e os três filhos do casal nasceram no Rio de Janeiro.

Paulo Rocha

Paulo Rocha - Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

Paulo Rocha ficou bastante conhecido no Brasil por ser o “português da novela Fina Estampa”, em 2011.

Ele fez o papel de Guaracy Martins, par romântico da mecânica Griselda (Lília Cabral). Sua música tema era “Fado Sagitário”, do fadista Camané.

Guerra dos Sexos, Império e Novo Mundo , além do remake de Éramos Seis, foram outras novelas da Globo que ele participou.

Natural de Setúbal, próximo de Lisboa, o ator foi convidado para ser Embaixador dos Vinhos da Península de Setúbal no Brasil – região de ótimos vinhos, como o afamado Moscatel.

Maria João Bastos

Maria João Bastos - Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

A atriz Maria João Bastos fez sua primeira aparição em novelas brasileiras em O Clone (2001). Seu papel era da jornalista Amália.

Ela também trabalhou em outras famosas produções, como Sítio do Pica Pau Amarelo, Boogie Oggie e Novo Mundo (neste, como par romântico do personagem de Ricardo Pereira).

Em Portugal, foi jurada da sexta temporada do programa Ídolos.

Filipe Duarte

Filipe Duarte - Foto: Estevan Avellar/ Globo
Foto: Estevam Avellar/ Globo

O ator Filipe Duarte interpretou o personagem Gabo na novela Amor de Mãe, da Globo. A música “Haja o que Houver”, da banda portuguesa Madredeus, foi tema do par romântico Thelma (Adriana Esteves) e Gabo.

Na televisão portuguesa, atuou em séries e novelas da RTP, SIC e TVI.

O ator faleceu em 2020, aos 46 anos, quando teve um infarto em sua casa, junto da família, no concelho de Cascais, em Portugal.

Tony Correia

Tony Correia - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Tony Correia tem uma ligação muito forte com o Brasil, onde começou a carreira nas telenovelas em O Casarão, no ano de 1976.

Foi uma viagem ocasional para visitar a família no Brasil que acabou por transformá-lo em um galã das novelas da época.

Isso mostra que aparição de portugueses em novelas do Brasil acontece há muitas décadas. Ele participou do elenco de mais de 15 produções brasileiras. 

Entre suas aparições mais recentes, interpretou o Marquês de Marialva no primeiro capítulo da edição especial de Novo Mundo.

🎶 Veja artistas portugueses cantando músicas brasileiras

Pedro Carvalho

Pedro Carvalho - Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

Assim como o compatriota Ricardo Pereira, o ator Pedro Carvalho se divide entre Brasil e Portugal para residência e trabalho.

Esse interesse e envolvimento pelos dois países faz com que o ator trabalhe constantemente os sotaques para que possa viver papéis diversos em novelas brasileiras – não somente interpretando um português.

Sua estreia na Globo foi em O Outro Lado do Paraíso, em 2017. 

Marina Mota

Marina Mota - Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook

A atriz e cantora Marina Mota é muito conhecida em Portugal por atuar em produções de humor e no popular teatro de revista. No Brasil, seu único trabalho para a televisão foi na novela Aquele Beijo (2011).

Na época, a atriz passou uma temporada no Rio de Janeiro. Em entrevista ao Cultuga na época, ela disse:Senti-me uma estreante, o que não deixa de ser divertido, com 40 anos de carreira, 30 dos quais dedicados ao teatro e a televisão, senti-me a começar de novo. O público tem sido muito carinhoso e generoso comigo.”

Somente a título de curiosidade, em 1979, Marina Mota passou uma temporada em São Paulo e cantava fados no extinto restaurante Adega Lisboa Antiga, no centro da cidade.

Joana Solnado

Joana Solnado - Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook

Joana Solnado trabalhou em três novelas da Globo (Como uma Onda, Liberdade, Liberdade e Novo Mundo) e uma do SBT (Revelação).


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Apoie o Cultuga ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal.

Com a pandemia, manter o Cultuga tem sido um desafio. Se você gosta do nosso trabalho e se o nosso conteúdo é útil para você, veja como nos apoiar:

Apoie com o valor que puder via PIX. Chave: contato@cultuga.com.br

 Inscreva-se em nosso canal no YouTube – é gratuito e há sempre novidades

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Sobre o autor

Redação Cultuga

O Cultuga tem como principal objetivo promover a paixão pela cultura portuguesa, pelo turismo cultural de Portugal e fortalecer a conexão entre Portugal e Brasil. No ar desde 2010 e mantido pelo casal de jornalistas luso-brasileiros Priscila Roque e Rafael Boro, residentes em Lisboa.

Deixe um comentário