5 livros que merecem a sua atenção em Portugal

Envie este artigo para alguém que você gosta!

O Dia do Livro nasceu na Espanha em memória ao falecimento de Miguel de Cervantes. Tal momento passou a ser celebrado mundialmente após a UNESCO decretar o Dia Internacional do Livro e do Direito de Autor, já que o dia 23 de abril também assinalava a morte de outros escritores.

Aproveito o momento para indicar alguns livros vendidos somente em Portugal e que podem ser boas aquisições para quem estiver de viagem marcada. Todos eles são facilmente encontrados nas principais livrarias do país e podem se tornar uma boa recordação de sua passagem por Portugal.

vitrine_livros_portugal

1. Bibliotecas – Maravilhas de Portugal (Libório Manuel Silva/ 2013/ Edições Centro Atlântico): esse livro reúne 21 das mais belas bibliotecas históricas de Portugal. Um verdadeiro documento, em edição de luxo, com aproximadamente 140 imagens. Públicas ou privadas, pequenas ou grandes, famosas ou ‘desconhecidas’, de acesso livre ou museológicas, civis ou militares, o livro revela verdadeiros tesouros, transportando-nos a estas autênticas catedrais do conhecimento.

2. Os Cinemas de Lisboa (Margarida Acciaiuoli/ 2012/ Bizâncio): aos apaixonados por cinema, essa é também um grande documento. A autora reúne histórias de um momento da capital em que as salas de cinema proliferavam. Diversas delas se tornaram memoráveis,  como S. Luís, Chiado-Terrasse, Tivoli e Éden. Uma obra ideal para quem quer conhecer a Lisboa antiga e uma de suas maiores memórias culturais.

3. Os Objectos de Fernando Pessoa (Jerónimo Pizarro, Patricio Ferrari e Antonio Cardiello/ 2013/ Dom Quixote): nas palavras de Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa: “Dos óculos que se tornaram icônicos à máquina de escrever, da famosa cômoda sobre a qual escrevia de pé à estante que o acompanhou sempre, passando por blocos de notas, cartões de visita (seus, de Alexander Search e de Álvaro de Campos), documentos e as cigarreiras, indispensáveis ao grande fumador que era. Fernando Pessoa não nos deixou muitos objetos – o que faz com que cada um deles seja especial”.

4. Lisboa nos passos de Fernando Pessoa (Marina Tavares Dias/ 2011/ Objectiva): a Marina Tavares Dias é uma das maiores estudiosas da história de Lisboa e do Porto. Ela tem uma série de livros que retraram essas duas grandes cidades portuguesas no passado. Para ela, Lisboa e Fernando Pessoa são indissociáveis. Assim, uniu a sua coleção de livros uma obra que leva o leitor a uma viagem por meio de textos e imagens inéditas da época. Um passeio pela Lisboa pessoana com uma Baixa Pombalina alegre e animada, diferente da atual, e para uma cidade em que bairros residenciais, como o Campo de Ourique, eram ainda considerados pitorescos e muito longínquos do centro.

5. Eusébio, a biografia autorizada (João Malheiro/ 2012/ Quidnovi): Essa é a biografia completa e autorizada daquele que foi o maior jogador que Portugal já teve. Um trabalhador insano e lutador indomável. Um ótimo companheiro e um admirável adversário. Chegou a deixar o país em transe e, certamente, agitou o orgulho pátrio até seu último momento.

Onde encontrar

Como todos os títulos são recentes, as principais livrarias portuguesas certamente os têm. Lembro também que existe a possibilidade de comprar os livros pela Internet com entrega no Brasil. Entretanto, o frete ainda é bastante alto.

Bertrand Livreirosacesse o site e veja os endereços espalhados pelo país
Fnacacesse o site e veja os endereços espalhados pelo país


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário