Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    No fim da última semana, aconteceu a primeira coletiva de imprensa do Ano de Portugal no Brasil e do Ano de Brasil em Portugal. O encontro, marcado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, reuniu o comissariado dos dois países e os principais representantes do projeto.

    A primeira e grande apresentação ficará por conta da fadista Mariza, um dos maiores nomes da atualidade. No próximo 7 de setembro de 2012, início da programação oficial e Dia da Independência do Brasil, ela vai se apresentar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, junto com a cantora brasileira Roberta Sá e a Orquestra Sinfônica de Brasília. Dois dias depois, ela se encontra com Milton Nascimento no palco do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

    Mariza nasceu em Moçambique, no início dos anos 1970, mas foi criada em Portugal. Em 1979, com a família já instalada em Lisboa, seu pai abriu uma taberna. Foi por lá que ela começou a cantar e, aos 7 anos de idade, já apresentava alguns fados.

    Na adolescência, arriscou canções do pop, do gospel, do soul e do jazz até permanecer no fado. Em 1996, morou por alguns meses no Brasil. Nessa época, agregou também ao seu repertório diversas músicas tupiniquins.

    Em 2001, se lançou profissionalmente com um primeiro disco, Fado em Mim. Desse momento em diante, tornou-se um fenômeno mundial, fazendo shows por países diversos. Não é a toa que, por muitos, é chamada de o grande nome do fado contemporâneo. Claro que há outros nomes marcantes no gênero mas, sem dúvidas, Mariza representa muito bem a classe.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário