O Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo promovem na capital paulista um concerto gratuito e aberto ao público de um dos maiores pianistas portugueses da atualidade, Pedro Burmester. O recital será realizado na quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013, às 20h30, na Sala São Paulo e contará ainda com a participação especial do jovem pianista brasileiro Pablo Rossi.
Durante o concerto, serão apresentadas peças de Johann Sebastian Bach, Franz Shubert, Frédéric Chopin, Heitor Villa-Lobos, Darius Milhaud, Aaron Copland e Bernardo Sassetti. A obra Suíte Scaramouche, de Darius Milhaud, será executada por Burmester e Rossi, em uma interpretação a dois pianos. O evento faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil que levará Burmester a se apresentar também com a Orquestra Sinfônica de Brasília no dia 19 de fevereiro e no Palácio São Clemente (solo), no Rio de Janeiro, no dia 20.
A apresentação em São Paulo é gratuita e aberta ao público, sujeita à lotação da Sala São Paulo. Basta ir diretamente ao local e retirar os ingressos que estarão disponíveis a partir de 2h antes do evento. O concerto é uma realização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, com o patrocínio de EDP Brasil e apoio do Instituto Camões-Centro Cultural Português, da aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), do Tivoli-Hotels & Resorts, de A Bela Sintra e da BrasVini.
No concerto “3 Pianos”, Bernardo Sassetti, Mário Laginha e Pedro Burmester tocaram “Sonho dos Outros”. Na apresentação do dia 21 de fevereiro, em São Paulo, Pedro Burmester homenageará o amigo Bernardo Sassetti repetindo a peça.
Pedro Burmester
Sua carreira teve início aos 10 anos de idade e, desde então, já realizou mais de mil concertos solos, com orquestra e em diversas formações de música de câmara, em Portugal e no exterior. Ainda muito novo ganhou diversos concursos importantes, como os prêmios Moreira de Sá, a 2º edição do Vianna da Motta e a categoria especial do júri no Concurso Van Cliburn, nos Estados Unidos.
Participou em todos os festivais de música portugueses. No exterior, destaque para apresentações em La Roque d’ Anthéron e na Salle Gaveau (França), na Frick Collection e 92nd Y em Nova Iorque (EUA), na Gewandhaus de Leipzig na Casa Beethoven em Bona (Alemanha) e no Concertgebouw, em Amsterdã (Holanda). Burmester já tocou em parceria com os maestros Manuel Ivo Cruz, Miguel Graça Moura, Álvaro Cassuto, Omri Hadari, Gabriel Chmura, Muhai Tang, Lothar Zagrosek, Michael Zilm, Frans Brüggen e Georg Solti.
O pianista português dedicou-se também à música de câmara. Mantém há alguns anos um duo com o pianista Mário Laginha e atuou com os violinistas Gerardo Ribeiro e Thomas Zehetmair, com os violoncelistas Anner Bylsma e Paulo Gaio Lima e com o clarinetista António Saiote. Formou um grupo de pianos e percussões que tem atuado com grande sucesso em diversos festivais e concertos em Portugal.
Entre 97 e 98, Pedro Burmester atuou na França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Canadá e Austrália, onde realizou uma turnê com a prestigiada Australian Chamber Orchestra.
Sua discografia inclui três CDs solo com obras de Bach, Schumann e Schubert, um em duo com Mário Laginha, três gravações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, um CD solo com obras de Chopin, outro com as dez sonatas para violino e piano de Beethoven com o violinista Gerardo Ribeiro. Editou juntamente com Bernardo Sassetti e Mário Laginha o CD e DVD “3 Pianos”, gravado ao vivo no Centro Cultural de Belém, Portugal, e em 2010gravou e editou a Sonata em Lá Maior, D959 de Franz Schubert e os Estudos Sinfônicos op. 13 de Robert Schumann.
Foi diretor artístico e de educação na Casa da Música, projeto que ajudou a criar e a implementar. Atualmente, além da sua atividade artística, é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro, todas em Portugal.
Pedro Burmester com participação especial do brasileiro Pablo Rossi
Data: 21 de fevereiro de 2013, às 20h30.
Local: Sala São Paulo – Pça. Júlio Prestes, 16 – tel. (11) 3223-3966
Ingressos: Entrada Franca
Classificação Indicativa: a partir de 8 anos
* Com informações da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Viaje a Portugal com tudo organizado