Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    “Cresci ouvindo histórias de Portugal, com vinho sempre à mesa e com a vontade de descobrir o mundo. Os contos e tradições portuguesas, que estão presentes na minha família desde que me entendo por gente, têm suas raízes na Ilha da Madeira, a terra natal do meu avô paterno – o vô Gregório –, que saiu de lá com seus vinte e poucos anos. O pós-guerra estava dificultando a vida de quem morava na ilha lusitana, e a fértil terra roxa paranaense prometia uma vida mais tranquila e próspera. Meu avô – assim como meus outros avós e muitos familiares – se instalou em Altônia, no noroeste do Paraná, vivendo de agricultura. Até hoje essa cidadezinha é bastante rural e rodeada pela natureza. O que lembra bastante a Ilha da Madeira.

    stephanie_1

    O meu desejo de estudar em outro país surgiu na adolescência, assim como a vontade de conhecer Portugal. Consegui unir esses dois sonhos enquanto estudava Jornalismo na UFPR, quando surgiu a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica. Entre Porto e Coimbra (as duas possibilidades que minha universidade permitia) minha escolha foi pela tradicional Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal. Morei nessa adorável cidade cortada pelo Rio Mondego entre 2012 e 2013, e como adoro escrever e fotografar, resolvi compartilhar minhas experiências lusitanas com estudantes, futuros intercambistas e curiosos em geral no blog De volta a Madeira. Comecei a escrever lá um pouquinho antes de ir para Portugal e até hoje continuo atualizando, dando dicas de viagem pela Europa e para futuros moradores de Coimbra. Também gosto de fazer posts sobre aleatoriedades turísticas e sempre colocar muitas, muitas fotos!

    stephanie_3

    Sempre achei que na Ilha da Madeira eu pudesse descobrir mais sobre um pedacinho da minha própria história. Daí surgiu o nome do blog, inspirado no livro “De volta a Istambul”, da turca Elif Shafak. Essa obra narra a história de uma menina estadunidense que vai até a Turquia para descobrir o seu passado e entender o seu presente, já que o seu pai tinha nascido em Istambul, mas muitos mistérios cercavam a vida dele. E, de fato, conhecer a Ilha da Madeira foi um dos eventos mais importantes da minha vida. Conheci vários parentes portugueses queridos, vi lugares tão bonitos que pareciam saídos de um sonho, bebi muito vinho feito em casa e senti que conhecia a Madeira desde sempre, mesmo sem nunca antes ter colocado os pés lá.

    stephanie_2

    O De volta a Madeira é meu jeito de mostrar um pouquinho do meu olhar sobre Portugal (e outros países) pra todo mundo. E é uma maneira de matar um pouquinho as saudades, porque esse país além do mar sabe como deixar a gente amando mesmo a léguas de distância. O que eu aprendi é que, mesmo do Brasil, dá sempre pra levar Portugal no coração.”

    Stephanie D’Ornelas
    www.devoltaamadeira.wordpress.com

    Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário